@nevgon de facto, hehe. Fico grato em saber que pude lhe ajudar com tudo isso.
Essa informação que você mencionou sobre o Consulado de Santos é algo importante. E isso será bom, pois o Consulado de São Paulo anda bem ágil para realizar processos de transcrição.
Isso. Para o seu processo você deverá enviar a certidão de nascimento. Quanto à outra certidão ela existe, mas no seu caso só a de nascimento basta.
Por fim, não vai precisar de comprovante. Apenas aqueles documentos que te indiquei bastarão para o seu caso.
Obrigado @PedroAntonioPereiraJr ! Então vou agorinha pedir pelo Civil Online uma "nova" Certidão de Nascimento" ou melhor atualizada pois entendo que essa "nova" Certidão irá constar Retificação do Casameto dela né. E por último, devo incluir comprovante de endereço ou não ?
Maravilha Pedro ! Não vou incluir o comprovante de residencia (obrigado) Acabei de receber uma informação que as Conservatórias estão em greve ate 03/08 (amanhã)
Ola de novo @PedroAntonioPereiraJr ! Você acha que não é necessário incluir a Certidão de Nascimento Brasileira do meu Pai ? Surgiu essa dúvida, pois não sei se na Transcrição de Casamento da minha mãe (Portuguesa) com meu Pai (Brasileiro) consta o nome dele para fins de prova de filiação etc. NA minha Certidão de NAscimento consta o nome dele, inclusive ele é o declarante. Posso incluir a Certidão de Casamento Brasileira também se for ajudar... A greve das Conservatórias acabou já ? Vi sua dica do Cartório de SC, Valeu ! Abs Nevil
Olá @PedroAntonioPereiraJr ! Obrigado pelas informações Segunda ja pedirei o Assento de Nascimento atualizado (com Casamento Averbado ) e assim que chegar os docs de SC esses docs estarão "voando" para Porto . Obrigado por tudo Grande abraço !
Bom dia, gostaria de uma ajuda para entrar com o processo para mim e minha filha. Meu pai conseguiu a cidadania portuguesa, pois o pai dele era português. Bom , primeira dúvida: Posso entrar com processo junto com a minha filha ou preciso primeiro fazer o meu e depois dar entrada na dela? Segunda dúvida: Quais documentos preciso juntar para dar entrada no pedido? Seria os documentos do meu pai, que já é cidadão português ou do meu avô? Terceira dúvida> para onde encaminho esses documentos? Qual o endereço? e como faço par efetuar o pagamento ? Desde já agradeço
1 - Você terá de dar entrada no seu processo primeiro para depois fazer o processo dela. Se você for casada você somente poderá fazer isso após a sua transcrição do casamento.
Sua filha é de menor ou de maior?
2 - Do seu pai você vai precisar apenas da cópia do assento de nascimento português dele ou o número de registro.
Essa é a lista completa do que você vai precisar para o seu processo:
- Cópia simples do assento de nascimento português do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C) - Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada - Cópia autenticada e apostilada do seu RG, com validade inferior a 10 anos (você pode também enviar a CNH ou ainda o passaporte, desde que este último mencione a filiação) - Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecida por autenticidade)
Se você for casada verifique se consta averbado o seu casamento na sua certidão de nascimento. Caso contrário, peçam para que a averbem. Depois de encerrar o processo de atribuição aí você passa para a transcrição. Ponta Delgada é a melhor opção para isso. Eles levam uns 30 dias para concluir com tudo.
3 - A melhor opção seria por ACP, desde que o seu pai tenha sido o declarante na sua certidão e isso se tenha dado com até 1 ano de idade. O endereço de envio é:
Arquivo Central do Porto (para o Vale Postal o nome do destinatário muda, que é IRN, IP) Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto
O pagamento foi ser efetuado através de vale postal ou por cartão de crédito. O valor da taxa é de 175 euros. Se optar por pagar por Vale Postal você deverá fazê-lo em seu nome. Se lhe perguntarem a razão de fazê-lo mencione que é para "manutenção de residentes". Nunca mencione que ele será para pessoa jurídica. Leve anotado o valor que você necessita, para fins de conferência. Nós temos uma calculadora que te ajuda com isso. Eis o link: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/. Não há problema em anotar o número do vale após o reconhecimento por autenticidade. Anexe junto à documentação que você irá enviar para lá uma cópia do comprovante dele. O original fica com você. Agora, caso você escolha pagar por cartão o link para a plataforma de pagamento do IRN é: http://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Após preenchido e feito o pagamento você receberá o formulário 1C no seu email. Você deverá fazer o mesmo procedimento: imprimir na frente e verso da folha e em cores e reconhecer a sua assinatura por autenticidade.
@LULOUREIRO então é só seguir do jeito que te falei acima.
Quando chegar na vez da sua filha a documentação será a mesma que passei para o seu caso. Mas, ao invés de usar o assento de nascimento do seu pai será o seu.
Pessoal, meu vô é o portugues, já fiz a atribuição do meu pai. Agora para fazer a minha atribuição eu preciso enviar: -Copia do rg com apostila -Certidão de nascimento com apostila -Formulario Preciso enviar a certidão de nascimento do meu pai ? Estou esquecendo de alguma coisa? Obrigada
@nygomes eis a lista corrigida do que você irá precisar:
- Cópia simples do assento de batismo do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C) - Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica devidamente apostilada - Cópia autenticada e apostilada do RG (com validade inferior a 10 anos) - Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecido por autenticidade) - Pagamento de 175 euros por vale postal ou por cartão de crédito
Boa noite galera! estou querendo dar inicio ao processo do meu pai, pra depois eu tirar a minha nacionalidade.Meu pai chegou a dar inicio, porém nao conseguiu a certidão de nascimento de meu avo.Ele conseguiu a copia da identidade com apostilhamento de haia e sua certidao de inteiro teor, porem ele tem essa documentaçao de 2016 e nao tenho certeza sobre a validade. Tenho a numeração do assento do meu avo e gostaria da ajuda de vcs de como proceder. Desde ja agradeço marcel
seu pai terá que pedir outra certidão. Documentação para atribuição do seu pai: - certidão do se avô português (ou numero do assento/ano/conservatória) - certidão do seu pai de nascimento do tipo reprográfica apostilada - cópia autenticada e apostilada do RG do seu pai - modelo 1C preenchido e assinatura do seu pai reconhecida por autenticidade em cartório - vale postal de 175 euros (se for fazer pelo ACP aceitam pagamento em cartão pela plataforma de cartões do IRN)
Boa tarde pessoal! Sou nova aqui e estou cheia de duvidas, será que podem me ajudar?
Meu caso é o seguinte: Minha avó é Portuguesa (viva), casou no Brasil (atualmente viuva). Ela possui a certidão de nascimento. Fiz a transcrição de casamento dela no Brasil, devo fazer o mesmo em Portugal?
Em relação a minha avó não sei se tem algo a mais a ser feito e se houver por favor me informem, mas depois disso acho que ja devo entrar com a solicitação de cidadania para minha a minha mãe. Quais os documentos necessários? Posso enviar os documentos via correio, certo?
Apos minha mãe o pedido de cidadania seria pra mim e consequentemente para minha filha menor (11 anos). Eu não sou casada.
Posso solicitar a cidadania da minha mãe e meu juntos?
Os documentos que sei ser necessários tirei em Inteiro teor e Digitalizados, pode ser assim ou devem ser Reprograficos?
Sobre minha avo, como ela tem a certidão de nascimento, basta eu informar os dados da certidão ou preciso enviar algum documento junto no processo?
@Tatiana Lima sim, você terá de transcrever o casamento dela por lá. Ponta Delgada seria a sua melhor opção, pois eles levam uns 30 dias para concluir com isso.
Após feita a transcrição do casamento da sua avó você poderá realizar a atribuição para a sua mãe. Para o processo dela você vai precisar dos seguintes documentos:
- Cópia simples do assento de batismo da sua avó (ou o número de registro anotado no formulário 1C) - Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica devidamente apostilada da sua mãe - Cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe (com validade inferior a 10 anos) - Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecido por autenticidade) - Pagamento de 175 euros por vale postal ou por cartão de crédito
A melhor opção para fazer o processo dela é via ACP (Arquivo Central do Porto). Lá eles levam de 30 a 60 dias para a conclusão, em média.
Se a sua mãe for casada peça para que averbem o casamento na certidão de nascimento dela. Caso contrário, terá de enviar uma cópia da certidão de casamento em inteiro teor apostilada. Após feito o processo de atribuição você terá de transcrever o casamento dela. Isso é obrigatório para pessoas do sexo feminino que contraíram matrimônio.
Você pode enviar os documentos pelo correio. Alias, a ideia deste grupo é justamente esta, realizar tudo por conta própria sem a interferência de terceiros. Só um lembrete: eles não te devolvem os documentos. Já adianto isso, pois é algo que é perguntado com uma certa frequência por aqui.
Não há como fazer dois processos ao mesmo tempo. É um de cada vez.
@Pedro MUITO obrigada pelas informações, me ajudou bastante! Você sabe informar os documentos necessários para a transcrição de casamento em Portugal? E sobre o pagamento, como pode ser feito? Tentei localizar o site da conservatória de Ponta delgada mas não achei...
Para o pagamento da transcrição via PD você fará por Vale Postal. A taxa custa 120 euros.
Já para o processo de atribuição via ACP, além da opção de pagar pelo Vale, há também a opção de pagar pelo cartão de crédito. Eles aceitam cartões Visa e MasterCard. O link da plataforma é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. A taxa deste tipo de processo custa 175 euros.
Olá pessoal, Tenho uma dúvida vou começar o processo de atribuição da minha mãe para depois fazer o meu, porém tenho um problema minha mãe não era casada no papel com meu pai e quem declarou meu nascimento foi meu pai, será que consigo fazer o meu processo ? meu pai já é falecido porém minha mãe ainda está viva, alguém sabe de alguma maneira. obrigado
Comentários
Não é necessário cópia de comprovante de endereço ?
Essa informação que você mencionou sobre o Consulado de Santos é algo importante. E isso será bom, pois o Consulado de São Paulo anda bem ágil para realizar processos de transcrição.
Isso. Para o seu processo você deverá enviar a certidão de nascimento. Quanto à outra certidão ela existe, mas no seu caso só a de nascimento basta.
Por fim, não vai precisar de comprovante. Apenas aqueles documentos que te indiquei bastarão para o seu caso.
Então vou agorinha pedir pelo Civil Online uma "nova" Certidão de Nascimento" ou melhor atualizada pois entendo que essa "nova" Certidão irá constar Retificação do Casameto dela né.
E por último, devo incluir comprovante de endereço ou não ?
Não, não é necessário o comprovante. Apenas aqueles documentos que te indiquei bastarão para o seu caso.
Não vou incluir o comprovante de residencia (obrigado)
Acabei de receber uma informação que as Conservatórias estão em greve ate 03/08 (amanhã)
Você acha que não é necessário incluir a Certidão de Nascimento Brasileira do meu Pai ?
Surgiu essa dúvida, pois não sei se na Transcrição de Casamento da minha mãe (Portuguesa) com meu Pai (Brasileiro) consta o nome dele para fins de prova de filiação etc.
NA minha Certidão de NAscimento consta o nome dele, inclusive ele é o declarante.
Posso incluir a Certidão de Casamento Brasileira também se for ajudar...
A greve das Conservatórias acabou já ?
Vi sua dica do Cartório de SC, Valeu !
Abs
Nevil
Quanto à greve, ela acabou hoje. Na semana que vem tudo voltará ao normal.
E esse cartório de SC é muito bom. Eu quase mandei para eles. Mas como tinha pressa decidi fazer por aqui em SP mesmo.
Obrigado pelas informações
Segunda ja pedirei o Assento de Nascimento atualizado (com Casamento Averbado ) e assim que chegar os docs de SC esses docs estarão "voando" para Porto .
Obrigado por tudo
Grande abraço !
gostaria de uma ajuda para entrar com o processo para mim e minha filha. Meu pai conseguiu a cidadania portuguesa, pois o pai dele era português. Bom , primeira dúvida: Posso entrar com processo junto com a minha filha ou preciso primeiro fazer o meu e depois dar entrada na dela?
Segunda dúvida: Quais documentos preciso juntar para dar entrada no pedido? Seria os documentos do meu pai, que já é cidadão português ou do meu avô?
Terceira dúvida> para onde encaminho esses documentos? Qual o endereço? e como faço par efetuar o pagamento ?
Desde já agradeço
1 - Você terá de dar entrada no seu processo primeiro para depois fazer o processo dela. Se você for casada você somente poderá fazer isso após a sua transcrição do casamento.
Sua filha é de menor ou de maior?
2 - Do seu pai você vai precisar apenas da cópia do assento de nascimento português dele ou o número de registro.
Essa é a lista completa do que você vai precisar para o seu processo:
- Cópia simples do assento de nascimento português do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do seu RG, com validade inferior a 10 anos (você pode também enviar a CNH ou ainda o passaporte, desde que este último mencione a filiação)
- Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecida por autenticidade)
Se você for casada verifique se consta averbado o seu casamento na sua certidão de nascimento. Caso contrário, peçam para que a averbem. Depois de encerrar o processo de atribuição aí você passa para a transcrição. Ponta Delgada é a melhor opção para isso. Eles levam uns 30 dias para concluir com tudo.
3 - A melhor opção seria por ACP, desde que o seu pai tenha sido o declarante na sua certidão e isso se tenha dado com até 1 ano de idade. O endereço de envio é:
Arquivo Central do Porto (para o Vale Postal o nome do destinatário muda, que é IRN, IP)
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
O pagamento foi ser efetuado através de vale postal ou por cartão de crédito. O valor da taxa é de 175 euros. Se optar por pagar por Vale Postal você deverá fazê-lo em seu nome. Se lhe perguntarem a razão de fazê-lo mencione que é para "manutenção de residentes". Nunca mencione que ele será para pessoa jurídica. Leve anotado o valor que você necessita, para fins de conferência. Nós temos uma calculadora que te ajuda com isso. Eis o link: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/. Não há problema em anotar o número do vale após o reconhecimento por autenticidade. Anexe junto à documentação que você irá enviar para lá uma cópia do comprovante dele. O original fica com você. Agora, caso você escolha pagar por cartão o link para a plataforma de pagamento do IRN é: http://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Após preenchido e feito o pagamento você receberá o formulário 1C no seu email. Você deverá fazer o mesmo procedimento: imprimir na frente e verso da folha e em cores e reconhecer a sua assinatura por autenticidade.
Muito obrigada pelas respostas.
Sim sou casada e minha filha é maior de idade, tem 19 anos.
Quando chegar na vez da sua filha a documentação será a mesma que passei para o seu caso. Mas, ao invés de usar o assento de nascimento do seu pai será o seu.
-Copia do rg com apostila
-Certidão de nascimento com apostila
-Formulario
Preciso enviar a certidão de nascimento do meu pai ? Estou esquecendo de alguma coisa?
Obrigada
- Cópia simples do assento de batismo do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica devidamente apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do RG (com validade inferior a 10 anos)
- Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecido por autenticidade)
- Pagamento de 175 euros por vale postal ou por cartão de crédito
Você é casada?
seu pai terá que pedir outra certidão.
Documentação para atribuição do seu pai:
- certidão do se avô português (ou numero do assento/ano/conservatória)
- certidão do seu pai de nascimento do tipo reprográfica apostilada
- cópia autenticada e apostilada do RG do seu pai
- modelo 1C preenchido e assinatura do seu pai reconhecida por autenticidade em cartório
- vale postal de 175 euros (se for fazer pelo ACP aceitam pagamento em cartão pela plataforma de cartões do IRN)
Certidão de 2016 do requerente perdeu a validade.
Sou nova aqui e estou cheia de duvidas, será que podem me ajudar?
Meu caso é o seguinte:
Minha avó é Portuguesa (viva), casou no Brasil (atualmente viuva). Ela possui a certidão de nascimento. Fiz a transcrição de casamento dela no Brasil, devo fazer o mesmo em Portugal?
Em relação a minha avó não sei se tem algo a mais a ser feito e se houver por favor me informem, mas depois disso acho que ja devo entrar com a solicitação de cidadania para minha a minha mãe. Quais os documentos necessários? Posso enviar os documentos via correio, certo?
Apos minha mãe o pedido de cidadania seria pra mim e consequentemente para minha filha menor (11 anos). Eu não sou casada.
Posso solicitar a cidadania da minha mãe e meu juntos?
Os documentos que sei ser necessários tirei em Inteiro teor e Digitalizados, pode ser assim ou devem ser Reprograficos?
Sobre minha avo, como ela tem a certidão de nascimento, basta eu informar os dados da certidão ou preciso enviar algum documento junto no processo?
Obrigada pessoal!
Após feita a transcrição do casamento da sua avó você poderá realizar a atribuição para a sua mãe. Para o processo dela você vai precisar dos seguintes documentos:
- Cópia simples do assento de batismo da sua avó (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
- Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica devidamente apostilada da sua mãe
- Cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe (com validade inferior a 10 anos)
- Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecido por autenticidade)
- Pagamento de 175 euros por vale postal ou por cartão de crédito
A melhor opção para fazer o processo dela é via ACP (Arquivo Central do Porto). Lá eles levam de 30 a 60 dias para a conclusão, em média.
Se a sua mãe for casada peça para que averbem o casamento na certidão de nascimento dela. Caso contrário, terá de enviar uma cópia da certidão de casamento em inteiro teor apostilada. Após feito o processo de atribuição você terá de transcrever o casamento dela. Isso é obrigatório para pessoas do sexo feminino que contraíram matrimônio.
Você pode enviar os documentos pelo correio. Alias, a ideia deste grupo é justamente esta, realizar tudo por conta própria sem a interferência de terceiros. Só um lembrete: eles não te devolvem os documentos. Já adianto isso, pois é algo que é perguntado com uma certa frequência por aqui.
Não há como fazer dois processos ao mesmo tempo. É um de cada vez.
Você sabe informar os documentos necessários para a transcrição de casamento em Portugal? E sobre o pagamento, como pode ser feito?
Tentei localizar o site da conservatória de Ponta delgada mas não achei...
Segue o link dos tópicos referentes à transcrição do casamento: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p1
Para o pagamento da transcrição via PD você fará por Vale Postal. A taxa custa 120 euros.
Já para o processo de atribuição via ACP, além da opção de pagar pelo Vale, há também a opção de pagar pelo cartão de crédito. Eles aceitam cartões Visa e MasterCard. O link da plataforma é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. A taxa deste tipo de processo custa 175 euros.
Segue um post detalhado sobre como pagar pelo VP: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/137899/#Comment_137899