Documentos necessários para a atribuição
Ricardo14650
Member
Boa tarde,
Estou começando o processo de transcrição do casamento dos meus avós com a minhas tias. O meu avô nasceu em Portugal e minha avó e brasileira. Conseguimos uma agência que fará o processo por forma conservatória a transcrição e iremos fazer por eles, eles disseram que no final entregam a certidão de casamento deles de Portugal para que façamos a parte da atribuição como quisermos.
E é nesta parte que estou com dúvidas, quero fazer por via conservatória, porém sozinho, pois acredito que não seja tão complicado e estão querendo cobrar preços absurdos as agências. Já li muito do fórum porém estou bastante confuso, ai gostaria que me informassem aqui, quais documentos necessários para o processo de atribuição da minha mãe, como enviar os documentos, e se a certidão de casamento dos meus avôs basta, pois o meu avô perdeu a certidão de nascimento dele.
Agradeço desde já
Estou começando o processo de transcrição do casamento dos meus avós com a minhas tias. O meu avô nasceu em Portugal e minha avó e brasileira. Conseguimos uma agência que fará o processo por forma conservatória a transcrição e iremos fazer por eles, eles disseram que no final entregam a certidão de casamento deles de Portugal para que façamos a parte da atribuição como quisermos.
E é nesta parte que estou com dúvidas, quero fazer por via conservatória, porém sozinho, pois acredito que não seja tão complicado e estão querendo cobrar preços absurdos as agências. Já li muito do fórum porém estou bastante confuso, ai gostaria que me informassem aqui, quais documentos necessários para o processo de atribuição da minha mãe, como enviar os documentos, e se a certidão de casamento dos meus avôs basta, pois o meu avô perdeu a certidão de nascimento dele.
Agradeço desde já
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se ele foi o declarante do nascimento da sua mãe, nem precisaria transcrever o casamento
Pra fazer a atribuição da sua mãe vai precisar do assento(certidão)de nascimento do seu avô.
Sem isso,não será possivel atribuir sua mãe
Original da sua certidão de nascimento inteiro teor por cópia repográfica do livro legalizada com apostilha;
Cópia autenticada do seu documento de identificação e legalizado com apostilha;
Cópia da certidão ou número do assento do pai/mãe português;
O Impresso-modelo C1 legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório; (reconhecimento por autenticação)
Vale postal no valor de 175,00 €
Sua mãe foi registrada com que idade?
A agencia que vc contratou para transcrever o casamento dos seus avós,deve ter o assento(certidão)de nascimento do seu avô.Esse assento se faz necessário para o processo.Pergunte isso para o responsável da agencia
O processo de transcrição de casamento, quando é necessário, é muito fácil. Acompanhe as discussões, faça perguntas e faça tudo sem intermediários.
Já que nas certidões de nascimentos o pai português e declarante, não precisa transcrever o casamento?
Vi que existem algumas conservatórias que precisam e outras não, podiam me informar quais conservatórias não precisaria?
E acredito que o assento do meu avô está na conservatória de Bragança, mesmo assim posso enviar o processo de atribuição da minha mãe para qualquer conservatória?
A Conservatória de Gaia e o Arquivo Central do Porto não exigem a transcrição quando o português não casado com portuguesa é o declarante.
Poderá enviar para qualquer Conservatória que possui balcão de nacionalidade.
Então se o português for casado com portuguesa precisa transcrever independente da Conservatória?
Sendo ambos portugueses e casados no Brasil precisa transcrever pra fazer o processo por qualquer conservatória
Se for pra fazer a sua atribuição,precisa enviar o assento de nascimento ou o numero desse assento
Pode mandar a cópia do assento e da transcrição caso queira
No 1 C é pra colocar o numero do assento e ano,mas se vc enviar a cópia do assento,deixa em branco
Para o processo de atribuição os documentos da minha avó( filha de português), já está em Portugal. Minha dúvida é o seguinte, tenho que esperar o dela sair,para depois fazer a trancrição do casamento, para depois o meu pai tirar e por ultimo eu tirar? ou posso encaminhar todos os documentos de uma vez, sendo assim que sair o da minha da minha avó eles já forem atualizando os outros, resumindo fica mais rápido?. 2.Os documentos da minha vó chegou dia 20/06/2018, quanto tempo da demorando
Dos documentos que você precisará você vai precisar apostilar somente a certidão de nascimento e a cópia autenticada do RG.
Gostaria de saber se a identidade militar é aceita como documento de identificação para Atribuição e também se é necessário apostilar ou basta autenticar.
Grata
Inicialmente entraria com o pedido de atribuição (meu pai é português) pelo consulado de SP. Depois de encontrar esse fórum, decidi fazer direto pela conservatória, pelo que entendi é mais rápido, mais barato e preciso de providenciar menos documentos, estou correta?
A documentação exigida pelo consulado:
- certidão de nascimento de inteiro teor apostilada e certidão de nascimento por fotocópia do livro de registros de nascimento apostilada (as duas)
- cópia simples e apostilada de certidão de nascimento da minha mãe (que é brasileira) e apostilada,
- cópia autenticada e apostilada de RG e outro documento com foto (os dois, não um ou outro) e
- comprovante de endereço.
Posso considerar somente os documentos informados aqui no fórum para fazer o processo pela conservatória?
Depois que enviar os documentos, só consigo informações do andamento por telefone ou recebo alguma confirmação por outro meio?
Muito obrigada e parabéns mais uma vez!
Alguns documentos da lista que mencionou são dispensáveis. Eis a lista correta dos documentos que você irá precisar:
- Cópia simples do assento de nascimento português do seu pai
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do seu RG (serve também a CNH ou o passaporte, desde que este último tenha a filiação)
- Formulário 1C preenchido, assinado e reconhecido por autenticidade
- Pagamento de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito
Você é casada? Se sim, verifique se na certidão de nascimento consta averbada o casamento? Caso contrário peçam para que anotem tudo isso nesse documento.
Quanto a informações referentes ao andamento do processo você só irá obter pela linha de registro, a LR. Você não deve enviar email ou telefonar para as Conservatórias. Eles mesmos pedem para que não se faça isso. O motivo é simples: eles são poucos para lidarem com uma demanda alta de processos.
Vou respostar algo que disse em outros tópicos por aqui sobre a LR: a linha de registro é um telefone que oferece informações a respeito de diversos serviços de lá. Um deles é sobre processos de nacionalidade. Uma vez que os seus documentos forem recebidos lá você espera de 7 a 10 dias até ligar. O número que deverá discar é (351) 211 950 500. Ao ser atendida tecle 1 e, em seguida, a tecla 1. A demora na linha é normal. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que não só o seu processo entrou em análise, como também o vale postal foi sacado e utilizado (caso se utilize deste método de pagamento). Passe a usar este número para se informar a respeito do seu processo. Após entrar em análise espere umas 3 semanas até voltar a ligar para eles. Se eles te disserem que o processo foi despachado favorávelmente significa que você já é português. Caso contrário, se cair em exigência, eles vão te dizer o motivo e como proceder. Depois dessa fase você volta a ligar depois de umas duas semanas, tempo médio que leva para que eles façam o teu registro por lá e por fim concluir todo o processo. É isso.
Uma boa alternativa para não gastar muito ao ligar para lá é usar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e pode ser obtido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de comprá-lo).
Por fim, você pode baixar o formulário 1C aqui: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/ (maior de idade). Imprima-o em cores, na frente e verso da folha (somente o formulário e não as folhas de instrução).
Tenho ótimas notícias Consulado de Santos finalizou a Transcrição de Casamento de minna mãe, e assim estou pronto para dar entrada da minha Atribuição por mãe Portuguesa.
Eu tenho apenas duas dúvidas, sobre a documentação, pois Santos não manda documento nem impresso nem digital.
Dúvidas:
1- Como tirar uma certidão atualizada pelo Civil Online, e que tipo de certidão pedir exatamente (NAscimento ou Casamento) Lembrando que minha mãe nasceu e casou no Brasil filha de Portugueses recentmenete recebeu NAcionalidade Portuguesa por atribuição e Casamento Transcrito ontem por Santos ?
2- Eu já tinha tirado uma Cópia Digitalizada, Inteiro Teor da Certidão Brasileira de Casamemto dela, é válido eu mandar junto com os documentos ?
3- Se por favor o pessoal puder checar se estou com a documentação correta para enviar:
1- Formulário 1C assinado em Cartório
2- Minha Certidão de Nascimento Inteiro Teor Reprográfica e Apostilada
3- Cópia do Assento de Nascimento Português da minha mãe (antigo ante de ser Transcrito Casamento)
4- Aqui ainda falta copia da Transcriçao de Casamento dela (Não sei como conseguir pelo Civil Online)
5- Certidão de NAscimento do meu Pai (ele Brasileiro) Digitalizada Inteiro Teor Apostilada
6- Cópia Autenticada do meu CNH Apostilada (preferi CNH em vez do RG porque RG tem mais de 10 anos)
7- Cópia Autenticada de meu Passaporte Apostilada
8- Cópia de comprovante de endereço
9- Falta Pagamento que vou fazer pelo Cartão de Crédito
Acho que é isso pessoal, penso em mandar para ACP segundo dicas do Fórum, será que esqueci algo ?
Obrigado !
Nevil
Bora lá te responder:
1 - Nós temos um tutorial de como tirar uma cópia por lá. O link é:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
2 - Vou te passar a lista correta da documentação que irá precisar:
- Cópia simples do assento de nascimento português da sua mãe (ou o número de registro anotado no formulário 1C). Envie a cópia atualizada, que você obter do Civil Online.
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do seu RG (serve também a CNH ou o passaporte, desde que este último tenha a filiação)
- Formulário 1C preenchido, assinado e reconhecido por autenticidade
- Pagamento de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito
O Arquivo Central do Porto é, de facto, o mais rápido para realizar atribuições. Eles levam de 30 a 60 dias para concluir um processo do tipo. O endereço de envio para lá é:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
Se for pagar por vale o endereço é o mesmo, mudando apenas o nome do destinatário. Ao invés de Arquivo Central do Porto você usa IRN, IP. Se lhe perguntarem o motivo diga que é para "manutenção de residentes".
Já para pagamentos por cartão de crédito você acessa esse link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Eles lhe enviam um email com o formulário, no qual você edita com os seus dados e procede normalmente com o reconhecimento da assinatura.
Você participou de cada passo né !
Pois é, Santos foi muito prestativo em finalizar rápidamente inclusive me explicaram que desde o falecimento do Consul lá eles estarão se transformando num escritório adjunto ao Consulado de São Paulo, ou seja não existira mais atendimento presencial e sim tudo online e por agendamento idêntico à São Paulo.
Bem eu só queria tirar uma pequena dúvida sobre a certidão que devo tirar no Civil Online.
A certidão que devo pedir é de NAscimento ou Casamento ? Penso que é de NAscimento correto ? Ela casou no Brasil então não existe Certidão de Casamento Portuguesa é isso ?
Obrigado !