Atribuição - 3a. PORTO (Acompanhamento - ATENÇÃO desde 01/06 não é mais balcão de nacionalidade)

1568101168

Comentários

  • @Caroline Correia,
    Seu amigo levou os processos da sua mãe e tia para a 3 CRC do Porto?
    Esses 35 processos a serem levados ao responsável eram de cidadania?
  • @mauriciolopol Exatamente. Eram 35 processos de cidadania que estavam simplesmente parados por falta de tempo para encaminha-los a conservadora. =(
  • @Caroline Correia,
    Tomara que o meu processo ou de alguem aqui desse tópico esteja entre esses 35.
  • Precisa de pre agendamento para ser atendimento no CRC PORTO?
  • Fiz contato com a Conservatória e fui informada que os processos estão simplesmente parados... previsão para início, mas a funcionaria disse que não é certo... Outubro... =[
  • Péssima notícia... O meu chegou por lá em 21/08/2017.... Se Outubro resolverem todo processo está ótimo...! Tenho uma amiga que conseguiu presencialmente na 3ªCRC em caráter de urgência em 15 dias.. e dos filhos em 2 dias... Vai entender...
  • Estou muito preocupado com a 3CRC. Meu processo foi um dos primeiros a serem enviados via correio para lá. Não queria entrar em contato por telefone devido aos pedidos aqui do fórum, todavia face a falta de informações liguei para lá e realmente foi desesperador. Um homem me atendeu e, após informar o número do meu processo, ele demorou uns 5 minutos para encontrar, e o quando o fez, disse que estava concluído. Então lhe pedi o numero do assento, neste momento ele disse o nome da pessoa, e, pasmem, ele informou outra pessoa. Disse a ele q não era eu, ele então repetiu o numero do processo, passei novamente e estava certo! Fiquei desesperado e disse a ele que tinha um email da conservatória me passando este número e que meu nome era Josué, ele pediu para aguardar. Demora mais uns minutos e volta dizendo que o processo ainda não foi concluído. Então eu questionei se estava ou não, pois minutos atrás ele informou q estava. Então ele disse: "vi algo aqui q me pareceu ser correto, mas não está, vc deve aguardar o contato por email" . Então eu questionei em qual fase está o processo visto que enviei no final de junho. Então ele apenas disse, já irritado, que tinham muitos processos e q era para eu aguardar. Sequer respondeu minha pergunta. Bem, acredito que estejam perdidos lá. Ou pelo menos, este Sr. está. É uma situação muito preocupante. Vou ligar amanhã novamente pois estou com uma séria dúvida com o que fizeram no meu processo, pois depois de 15 minutos no telefone, ficou claro para mim que a pessoa que me atendeu, não sabia.
  • @Josue..tenha paciência..os processos estão demorando em média 5 meses para conclusão. Não irrite os conservadores com sucessivas ligações. Ligue na Linha de registro para saber o status do seu processo.
  • Josue MatosJosue Matos Member
    editado September 2017
    @vlad pen Esse é o problema, já liguei na LR, e a resposta deles foi um dos motivos para eu ligar na conservatória. Na LR eles simplesmente dizem que o número do processo existe mas não consta nenhuma informação. Por isso estou preocupado. Se a LR não sabe, e a conservatória tb não, o que devo fazer?
  • editado September 2017
    @Josue..quando enviou seu processo? Lembre-se Julho e Agosto foi período de férias..tudo tava parado ..tem processos com 2 meses e nem foram numerados.
  • @vlad pen chegou em Portugal 04/07 e foi numerado em 06/07.
  • @Josue..mto recente ainda..aguarde mais um 30 dias e ligue na LR.
  • Oi Pessoal,
    Depois que enviamos os documentos e pagamento do vale postal, qual seria o próximo passo, além de esperar, claro...rsrsrsr
    Obrigada a todos.
  • @Josue Matos, o que te preocupa?

    Seu processo foi enviado justamente nas férias. Se na LR não tem nenhuma informação é porque ainda não fizeram nada. As outras conservatórias só começaram a trabalhar esse mês de setembro.

    Relaxa cara, o prazo é esse mesmo entre 4 e 6 meses. Vai dar tudo certo.
  • @vinicius3 essa já é a segunda nacionalidade que faço. A primeira para o meu pai, por Tondela demorou menos que 4 meses. Essa pela 3CRC esperava que fosse mais rápida, visto que, segundo a própria conservatória (liguei antes de enviar para ela) ainda não estariam de férias, sendo o processo numerado no inicio de julho. Também informaram que haviam acabado de abrir a recepção de pedidos via correio, sendo o meu um dos primeiros. Várias pessoas, inclusive membros do grupo, acreditavam que sairia rápido, até porque, mesmo estando de férias, os serviços não deveriam parar. E é exatamente o que eles fizeram com os pedidos via correio, estão parados, totalmente. Isso me preocupa. Me preocupa o fato de estar parado a 80 dias. Me preocupa a possibilidade de algo estar errado e eles só avisarem em outubro, me preocupa a perda do processo como já foi relatado por outro membro do grupo em outra conservatória. Então, a soma das possibilidades me preocupa. Todavia, sabia que seria um risco, visto que ninguém do grupo havia enviado para lá ainda. Então, me resta torcer muito para q seja só questão de prazo mesmo, pois dos males o menor. Abraços.
  • editado September 2017
    @Josue Matos
    O processo aparentemente perdido é o meu em Gaia da minha prima idosa , ele não foi numerado .Estou ligando direto na LR desde 30/08 .E como vi processos serem numerados lá que chegaram apos o meu 24/07
    Me alarm
  • Continuando
    Me alarmeii sim mas no meu caso nem foi numerado .Já respondi a Gaia com os comprovantes de recebimento vale postal mail do CTT com data do vale sacado
    Vou aguardar resposta .
  • @Josue Matos enviei a minha documentação no dia 02/08/2017 e chegou lá no dia 07/08/2017 e no dia 16/08/2017 liguei e o meu processo já tinha sido numerado. No dia 30/08/2017 a conservadora da 3ª CRC me respondeu, assim:

    Bom dia

    O processo encontra-se em análise.

    Com os melhores cumprimentos

    Conservadora

    (Maria Manuel Ferreira de Campos Folhadela de Oliveira)

    Descrição: Descrição: Descrição: C:\Data\mmoliveira\Desktop\REGISTO CIVIL\REGISTO CIVIL\LOGOTIPO.jpg

    Então penso que está sendo visto sim, vamos ter fé, que vai dar tudo certo!!!!





  • @Marcia peço desculpas se estou sendo repetitiva mas estou na dúvida, sabe me informar qual conservatoria não exige transcrição de casamento de pai português declarante do filho casado com não portuguesa?
    tenho que enviar o processo da minha mãe mas estou com medo de exigirem esta transcrição pois meus avós são falecidos há mais de 40 anos e não temos os documentos. desde já agradeço.
  • @Malu ACP e Vila Nova de Gaia

    Obs: Se os dois forem portugueses ou a mulher for a portuguesa ,terá q transcrever o casamento de qualquer forma
  • @Vlad no caso meu avô é o português, minha avó brasileira e o registro de nascimento da minha mãe o pai foi o declarante, posso enviar o processo de atribuição da minha mãe para ACP sem correr o risco de exigirem a transcrição do casamento dos pais?
  • @malu Silva pode sim!
  • @elainenunes1975,
    Quando eu ligo para a LR sempre me dizem que o processo não começou a ser trabalhado e está muito recente ainda
  • @mauriciolopol o meu tem 2 meses na ACP e ainda não começou a ser analisado também, é "normal" isso acontecer no período de férias. Disseram também que a LR estava desatualizada há um tempo atrás, as vezes é isso!
  • Boa Tarde,
    Estou indo para Portugal no mês de Novembro e pretendo fazer a atribuição do meu pai por procuração, pos estou indo pessoalmente para isso. Gostaria de saber o seguinte:

    Estou juntando todos os documentos necessários do meu pai, preciso levar algum documento da minha vó (filha do português ? Se sim qual(is) ?

    A certidão de nascimento do meu Bisavô (o Português ) irei buscar no Arquivo Distrital de Vila Real, já o localizei !

    Outra dúvida minha é que meus bisavós casaram-se no Brasil, preciso levar essa certidão também ?

    Alguém poderia me ajudar ?
    Muito Obrigado
  • @andremunhos Atribuição de netos tem que comprovar ligação efetiva com Portugal e só é feita na CRC de Lisboa. Provavelmente terá que transcrever o casamento dos Bisavós lá em Portugal.
  • @elainenunes1975 vc mandou por correio? Pra 3CRC?
  • @bel_linden mandei sim ! Chegou rapidinho.
  • Não sei se ajuda, mas minha mãe vai fazer novo RG (para comprovar que está viva por causa da idade) e vai anexar a cópia autenticada e apostilada. Ela quer garantir não ter problemas. Achei bom.
Esta discussão está fechada.