O meu processo de atribuição foi recepcionado na 3 CRC do Porto em 02/08/2017, ja liguei pra LR confirmei o numero do processo, ja enviei e-mail para 3 CRC e recebi como resposta um texto daquelas mensagens padrões como a @elainenunes1975 tb recebeu, nesse e-mail informava tb o numero do processo que coincide com o numero informado pela LR, parece estar tudo certo, aguardando somente a analise, não tem jeito agora é esperar, mais agente fica na expectativa querendo resolver logo...
Bom dia. Meu processo é de julho/17. Venho ligando semanalmente a LR e obtenho a mesma resposta. Processo no inicio sem movimentações. Após os relatos aqui do grupo, enviei um email a 3CRC e hoje obtive uma resposta que não mudou absolutamente nada, ou seja, resposta padrão. Segue texto:
"Exmo(a). Senhor(a)
Em resposta ao e-mail infra informamos que o(s) processo(s) em epígrafe, instruído com IMPRESSO MODELO LEGAL, foi recebido(s) na Conservatória dos Registos Centrais - SITPRO, tendo-lhe sido atribuído o(s) número(s) 29xxx/2017-sitpro.
A instrução oficiosa do processo, apresentado com Impresso Modelo Legal, será efectuada segundo a ordem de entrada.
No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto.
Logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento.
Com os melhores cumprimentos. A 1ª Aj., Isabel Vale
3ª Conservatória do Registo Civil do Porto
www.irn.mj.pt Rua de Álvares Cabral, nº 432, 4050-040 Porto VOIP: 723 571 | Telefone: 223 393 200 | Fax: 223 393 209 Telemóvel: 931554148 E-mail: civil3.porto@irn.mj.pt Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer! "
Acho que está é a última lista atualizada. O meu é o primeiro e até agora nada...
Nº do processo -- Data da numeração -- Nome -- Status do processo 29xxx/2017 -- 06/07/2017 -- Josué Matos -- Numerado 34xxx/2017 -- 08/08/2017 -- Elisabete da Silva Lopes -- Numerado 34xxx/2017 -- 09/08/2017 -- Elaine Moreira Nunes -- Numerado 34xxx/2017 -- 16/08/2017 -- Luis Augusto de Paula Marques -- Numerado
Nº do processo -- Data da numeração -- Nome -- Status do processo 29xxx/2017 -- 06/07/2017 -- Josué Matos -- Numerado 34xxx/2017 -- 08/08/2017 -- Elisabete da Silva Lopes -- Numerado 34xxx/2017 -- 09/08/2017 -- Elaine Moreira Nunes -- Numerado 34xxx/2017 -- 16/08/2017 -- Luis Augusto de Paula Marques -- Numerado 40xxx/2017 -- xx/xx/xxxx -- Avô Flávio Correa -- Numerado
@Josue Matos esse foi o mesmo e-mail que recebi, deve ser padrão. Recebi também da Sra Isabel, falei com ela que sabia o número do processo, porém queria saber o andamento do meu processo e a mesma, me respondeu de novo, com o mesmo texto. Agora, só nos falta aguardar.
Pessoal, já tem 1 mês que tenho enviado e-mail pra 3CRC, mas ninguém me responde. Quando ligo pra lá, não me dão nenhuma informação, falam apenas que irão responder por e-mail. Escolhi esta conservatória para dar entrada no processo da minha avó que é filha de português e gostaria de saber a lista atualizada da documentação que eles pedem. Tenho a lista básica de documentos, mas tenho receio de ter alguma particularidade desta CRC. Outra dúvida é se eles são tolerantes quanto a um erro na certidão de nascimento da minha avó, todos os SouZa estão como SouSa, sei que algumas CRCs toleram e outras não. Se alguém aqui puder me ajudar com base na experiência, agradeço muito.
Gente, Uma dúvida, estou juntando os últimos documentos dos meus bisavós (ambos portugueses casados em Portugal) para realizar o processo do meu avô. Preciso fazer a transcrição do óbtio de ambos antes de dar entrada com o processo na Consevatória?
@vlad Obrigada. Perguntei sobre os documentos pq vi no tópico de outra CRC que eles pediam certidão de casamento do progenitor quando a certidão de nascimento dele for anterior a 1911. Queria saber se na 3CRC eles pedem algo a mais da lista básica.
@Fernanda a certidão de casamento e pedida para comprovação de nomes ..normalmente para portugueses nascidos anterior a 1911 mas não faz parte da relação comum de documentos. Se tiver, envie uma cópia simples.
Desculpa torrar a paciência de vocês, mas li em vários posts e tópicos sobre isso aqui no fórum e realmente não ficou claro, porque tem gente que menciona e gente que não menciona nada: quando pedimas a tal Certidão de Nascimento com Cópia Reprográfica é necessário também pedir reconhecimento de firma do notário?
@flavia_s_r O reconhecimento de firma no notário atualmente é substituída pelo apostilamento de Haia. Todas as certidões brasileiras deverão ter o Apostilamento de Haia. A certidão de Nascimento por cópia reprográfica, significa que você tira uma cópia certificado do livro de registro, mesmo assim você tem que certificar que a pessoa que tirou tinha poderes para isso. de uma olhada na explicação do que é e para que serve o Apostilamento de Haia. http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia
Olá pessoal, tenho uma dúvida que gostaria de ter a opinião de vocês. Viajo para Portugal na próxima semana, como turista, devo passar 2 meses, o objetivo é resolver as questões documentais e conhecer cidades, visto que o plano é minha família ir em janeiro ou fevereiro de forma definitiva. O que acontece é que neste período de planejamento, recebi um convite de emprego. Com a situação da 3CRC, não tenho a mínima ideia de qdo eles irão analisar o meu processo, foi numerado em julho/17. Como é uma oportunidade de emprego boa, pensei em tentar falar com a 3CRC. Então pensei em ir lá pessoalmente e tentar um novo processo de forma presencial, ou transformar o envio anterior em presencial, não sei. Alguém do grupo já fez isso ou sabe se alguém o fez? É possível, é impossível, peço opiniões de vocês por favor. Abraços.
Olá @Vlad, temos casos aqui no grupo que fizeram presencial na 3CRC e saiu em um mês. O do @mjrjunior é um deles. Como estarei lá, acho válido a tentativa. De qq modo dia 24/10 falo pra vcs o que ocorreu. Abraços.
@Josue Matos, Se puder: questione o porquê dos processos ficarem parados tanto tempo. Por que eles estão desde julho sem mexer com processos de cidadania? Seria essa paralisação só válida para processos via correio? Começando a achar que essa CRC foi um belo tiro no pé!
@Josue Matos teve um rapaz que conseguiu a nacionalidade em 2 dias pela ACP, apresentando uma proposta real de emprego. Está no tópico da Atribuição ACP. Boa sorte e que dê tudo certo pra vc e sua família.
Eu entreguei pessoalmente o meu pedido por nacionalidade por aquisação na 1º CRC Porto no dia 20/9/2017. Mas, aparentemente, eles apenas coletaram os documentos e passaram para a 3º CRC e foi numerado mais tarde com numero 41XXX/2017 e ainda esta na fase inicial.
O que a funcionária disse ao membro do tópico em 02 de Augusto de só começarem a mexer em outubro deve ser verdadeira.. @rodrigoiferreira "Mais o que me deixou mais triste foi saber que eles só voltaram a mexer com a cidadania lá pra outubro, segundo a atendente, que não perguntei o nome.".... ¯\_(ツ)_/¯
@Mei Valeu! Liguei hoje e a ela disse que esta com a 3º CRC do Porto. Vou verificar outra vez. Eu tenho um amigo que entregou hoje na CNAIM do Porto e eles enviaram para Lisboa!
Comentários
"Exmo(a). Senhor(a)
Em resposta ao e-mail infra informamos que o(s) processo(s) em epígrafe, instruído com IMPRESSO MODELO LEGAL, foi recebido(s) na Conservatória dos Registos Centrais - SITPRO, tendo-lhe sido atribuído o(s) número(s) 29xxx/2017-sitpro.
A instrução oficiosa do processo, apresentado com Impresso Modelo Legal, será efectuada segundo a ordem de entrada.
No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto.
Logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento.
Com os melhores cumprimentos.
A 1ª Aj., Isabel Vale
3ª Conservatória do Registo Civil do Porto
www.irn.mj.pt
Rua de Álvares Cabral, nº 432, 4050-040 Porto
VOIP: 723 571 | Telefone: 223 393 200 | Fax: 223 393 209
Telemóvel: 931554148
E-mail: civil3.porto@irn.mj.pt
Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!
"
Nº do processo -- Data da numeração -- Nome -- Status do processo
29xxx/2017 -- 06/07/2017 -- Josué Matos -- Numerado
34xxx/2017 -- 08/08/2017 -- Elisabete da Silva Lopes -- Numerado
34xxx/2017 -- 09/08/2017 -- Elaine Moreira Nunes -- Numerado
34xxx/2017 -- 16/08/2017 -- Luis Augusto de Paula Marques -- Numerado
29xxx/2017 -- 06/07/2017 -- Josué Matos -- Numerado
34xxx/2017 -- 08/08/2017 -- Elisabete da Silva Lopes -- Numerado
34xxx/2017 -- 09/08/2017 -- Elaine Moreira Nunes -- Numerado
34xxx/2017 -- 16/08/2017 -- Luis Augusto de Paula Marques -- Numerado
40xxx/2017 -- xx/xx/xxxx -- Avô Flávio Correa -- Numerado
Desculpe a demora da resposta.
Sim, responderam o mesmo q pra você.
Esperar!!!
Uma dúvida, estou juntando os últimos documentos dos meus bisavós (ambos portugueses casados em Portugal) para realizar o processo do meu avô.
Preciso fazer a transcrição do óbtio de ambos antes de dar entrada com o processo na Consevatória?
- Meu avô não tem passaporte... Só a cópia autenticada e apostilada do RG basta como documento?
@Fernanda a certidão de casamento e pedida para comprovação de nomes ..normalmente para portugueses nascidos anterior a 1911 mas não faz parte da relação comum de documentos. Se tiver, envie uma cópia simples.
Desculpa de novo. =/
O reconhecimento de firma no notário atualmente é substituída pelo apostilamento de Haia.
Todas as certidões brasileiras deverão ter o Apostilamento de Haia.
A certidão de Nascimento por cópia reprográfica, significa que você tira uma cópia certificado do livro de registro, mesmo assim você tem que certificar que a pessoa que tirou tinha poderes para isso.
de uma olhada na explicação do que é e para que serve o Apostilamento de Haia.
http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia
Se puder: questione o porquê dos processos ficarem parados tanto tempo. Por que eles estão desde julho sem mexer com processos de cidadania? Seria essa paralisação só válida para processos via correio?
Começando a achar que essa CRC foi um belo tiro no pé!
Eu tenho um amigo que entregou hoje na CNAIM do Porto e eles enviaram para Lisboa!