@Vlad , @jhmelman e @Flávio Obrigada pelas informações! Consegui contato com a 3CRC via email e eles mandaram o ofício da exigência digitalizado. Já enviei email também com o assento da transcrição de casamento dos meus bisavós. Espero que dê certo!
Mas estou curiosa, a transcrição de casamento não fica no sistema informatizado deles? Como que não acharam? rs
Galera, muito suspense ainda, rs rs rs. Liguei hoje para LR e depois de intermináveis 29 minutos de espera, a atendente me informou que os processos ainda estão em Análise. Ambos entregues em 08/01 e numerados em 30/01. No final de Abril vou ligar de novo e espero já ter boas notícias!
O processo que enviei também está em análise, númerado em 31/01...! Pelo menos, já estou mais tranquila de saber que os de Dezembro já começaram a ser concluídos. Só esperando com os documentos em mão para dar entrada no do meu pai.
Vou fazer todos sem transcrição de casamento, por enquanto, porque preciso conseguir dar entrada presencialmente na minha cidadania em fevereiro! =P Depois entro com as transcrições de casamento!
Boa tarde! Meu processo é de dezembro, chegou no dia 07/12 (não esta na planilha). Liguei na LR e também caiu em exigência, pelo o que me passaram preciso enviar a certidão de casamento comprovando a origem do nome de casada. Vou entrar em contato com LR e pedir o oficio da exigência por e-mail assim como a @anafirmo
Pessoal, para cumprir a exigência basta mandar o documento por e-mail ou é necessário pedir o documento original no cartório, apostilar para enviar por correio?
@mariamateus a certidão tem que ser de inteiro teor e apostilada só tirar e enviar (sugiro DHL), aconteceu comigo! Nada atrapalha o andamento e a conclusão continua seguindo o prazo.
@Flavio Correa, para você também pediram a certidao de casamento? Eu não sabia que precisava, achei que fazer transcrição após o processo concluído bastava. Essa certidao pode ser por digitação ou precisa ser reprografica?
Eu não enviei a certidão de casamento, mas constava a averbação com alteração do nome de minha mãe pós casamento. Será q vão pedir mesmo assim? Mando logo para anexar ao processo antes de cair em exigência?
Tenho visto outros relatos de processos aqui no fórum e estou preocupada com o processo do meu sogro que já foi enviado para 3CRC, na verdade acho (99% de certeza) que o processo dele cairá em exigência.
Abaixo segue um resumo da documentação do meu sogro, que podem gerar exigências:
1. Escritura de reconhecimento de paternidade do requerente: • Consta a informação que o português foi o declarante da paternidade; • Foi reconhecido como filho aos 9 anos de idade; • Possui a informação que o Português era solteiro, não era casado com a mãe do requerente; • O nome do progenitor português está sem o ultimo sobrenome, porém todas as demais informações (nome do pai/mãe, data de nascimento e país/freguesia de nascimento) do progenitor português que constam na escritura estão iguais ao assentamento de nascimento do Português.
2. Assento de nascimento por cópia reprográfica do requerente: • Nascido em 1948; • A imagem da cópia do livro está um pouco clara, dificultando a leitura em alguns pontos; • Foi registrado pela mãe brasileira com menos de 1 ano de idade; • Possui a averbação da Paternidade, porém o nome do progenitor está conforme escritura de reconhecimento de paternidade, ou seja, semo ultimo sobrenome do progenitor português. • Possui a averbação da correção do nome do progenitor português, incluindo o ultimo sobrenome (feita em dezembro de 2017);
3. Identidade do requerente: • Foi emitido a mais de 10 anos (Meu sogro se recusou a tirar um novo documento, pois neste caso ele teria que ir até o Detran, as outras questões eu resolvi, pois sou procuradora dele); • O nome do progenitor português está sem o ultimo sobrenome, pois o documento foi emitido com base no assentamento de nascimento antes de averbar a correção do nome do progenitor português;
Seria conveniente enviar antecipadamente algum documento complementar ou carta com justificativa? Quais?
@liliangs13 é dificil saber exatamente o q a conservatória vai entender como documentos ou fatos q podem constituir exigências como impedimento da conclusão do processo.Acho melhor esperar uma posição da conservatória.
Considero o seguinte: - certidão reprográfica do seu sogro pouco legível: esta questão pode se tornar um problema, pois pode haver erro de digitação na criação do registro dele. O ideal é se enviar para estes casos, também a certidão de inteiro teor digitada. Se realmente está ilegível, terão que providenciar.
- certidão com o reconhecimento da paternidade averbado: se foi retificado o último sobrenome, está correto.
- questão do RG com mais de 10 anos: seu sogro está fazendo 70 anos este ano. A princípio, não devem.pedir prova de vida (pelo que temos visto). E, assim, o RG com mais de 10 anos não seria um problema.
- escritura de reconhecimento de paternidade: se encaminharam esta escritura, apostilada, junto aos documentos, não há problema. Se não foi enviada, terão que providenciar.
Mas, como o @Vlad Pen disse, difícil saber o que irão cobrar. Veja só as questões que coloquei.
@Marcia, obrigada pela resposta. Gostaria mais um pouco da sua ajuda...
- Certidão reprográfica pouco legível. Seria melhor tentar contato com a conservatória perguntando se devo enviar a certidão de inteiro teor? ou seria melhor enviar logo?
- Sim, o ultimo sobrenome foi retificado na certidão de nascimento.
- O RG continua com o nome do progenitor português sem o ultimo sobrenome, tem problema isso?
- Com relação a prova de vida, acho que não será solicitado, pois como sou procuradora do meu sogro, foi enviado junto com a documentação uma procuração recente com a assinatura dele reconhecida presencialmente em cartório.
- Sim a escritura de reconhecimento de paternidade foi enviada.
certidão reprográfica: se a certidão está realmente pouco legível, poderia de imediato enviar outra, se possível (onde possível é em relação ao custo do envio. Ou, pode esperar por mais exigências).
RG: pode ser sim um problema. Faça o seguinte: quando enviar a certidão de inteiro teor do seu sogro, mande junto uma carta, explicando o porquê da ausência do último sobrenome, e mostre que foi retificado na certidão.
Escritura de reconhecimento de paternidade: deve ter sido enviada, apostilada
Vc é procuradora do seu sogro: assinou o 1C por ele?
Já vou providenciar o envio da certidão de inteiro teor apostilada informando a retificação do sobrenome e a carta explicando a questão da ausência do último sobrenome no RG. Tenho uma declaração do Detran/RJ que informa que o Português foi identificado em 1975 com o nome correto/completo e anteriormente em 1971 teve outra identificação com o nome sem o ultimo sobrenome, seria bom enviar uma cópia autenticada dessa declaração, correto?
Sim, os documentos foram apostilados (escritura de paternidade, certidão de nascimento e documento de identidade).
@mariamateus@flaviocorrea o processo de vcs caiu em exigência por conta da certidão de casamento do requerente. Enviei a certidão de minha mãe com a averbação, onde contava o casamento e o nome que ela adquiriu pós casamento. No caso de vcs, contava essa averbação ou não?
@luizaparada na certidão de nascimento não constava o último casamento da minha mãe, então solicitaram para a finalidade de comprovar o nome atual do requerente, ou seja minha mãe, a certidão de inteiro teor apostilada do último casamento. Acredito que aqueles tê todos os atos civis transcritos nos assentos de nascimento não necessitem.
Obrigada @flaviocorrea! Na atribuição de minha avó tbm exigiram a certidão de casamento para comprovar a mudança do nome, pois não constava a averbação na certidão de nascimento. Foi a CRCentrais em Lisboa. Estou mais tranquila, acho q a de minha mãe não vai precisar então. Obrigada!
Comentários
Mas estou curiosa, a transcrição de casamento não fica no sistema informatizado deles? Como que não acharam? rs
Você pediu para colocar como Concluída, mas não sei se é o registro certo, o processo foi numerado em 22/11/2017 é isso?
Coloquei como concluído, mas se não for esse o registro, por favor informe para que possamos corrigir. Parabéns pela atribuição!
#Acelera3CRC #Desempaca3CRC
Vou fazer todos sem transcrição de casamento, por enquanto, porque preciso conseguir dar entrada presencialmente na minha cidadania em fevereiro! =P
Depois entro com as transcrições de casamento!
#Acelera3CRC
Meu processo é de dezembro, chegou no dia 07/12 (não esta na planilha). Liguei na LR e também caiu em exigência, pelo o que me passaram preciso enviar a certidão de casamento comprovando a origem do nome de casada. Vou entrar em contato com LR e pedir o oficio da exigência por e-mail assim como a @anafirmo
Essa certidao pode ser por digitação ou precisa ser reprografica?
esta certidão auxiliar não precisa ser reprográfica, só inteiro teor.
Tenho visto outros relatos de processos aqui no fórum e estou preocupada com o processo do meu sogro que já foi enviado para 3CRC, na verdade acho (99% de certeza) que o processo dele cairá em exigência.
Abaixo segue um resumo da documentação do meu sogro, que podem gerar exigências:
1. Escritura de reconhecimento de paternidade do requerente:
• Consta a informação que o português foi o declarante da paternidade;
• Foi reconhecido como filho aos 9 anos de idade;
• Possui a informação que o Português era solteiro, não era casado com a mãe do requerente;
• O nome do progenitor português está sem o ultimo sobrenome, porém todas as demais informações (nome do pai/mãe, data de nascimento e país/freguesia de nascimento) do progenitor português que constam na escritura estão iguais ao assentamento de nascimento do Português.
2. Assento de nascimento por cópia reprográfica do requerente:
• Nascido em 1948;
• A imagem da cópia do livro está um pouco clara, dificultando a leitura em alguns pontos;
• Foi registrado pela mãe brasileira com menos de 1 ano de idade;
• Possui a averbação da Paternidade, porém o nome do progenitor está conforme escritura de reconhecimento de paternidade, ou seja, semo ultimo sobrenome do progenitor português.
• Possui a averbação da correção do nome do progenitor português, incluindo o ultimo sobrenome (feita em dezembro de 2017);
3. Identidade do requerente:
• Foi emitido a mais de 10 anos (Meu sogro se recusou a tirar um novo documento, pois neste caso ele teria que ir até o Detran, as outras questões eu resolvi, pois sou procuradora dele);
• O nome do progenitor português está sem o ultimo sobrenome, pois o documento foi emitido com base no assentamento de nascimento antes de averbar a correção do nome do progenitor português;
Seria conveniente enviar antecipadamente algum documento complementar ou carta com justificativa? Quais?
Desde já agradeço
Obrigada!
Considero o seguinte:
- certidão reprográfica do seu sogro pouco legível: esta questão pode se tornar um problema, pois pode haver erro de digitação na criação do registro dele. O ideal é se enviar para estes casos, também a certidão de inteiro teor digitada. Se realmente está ilegível, terão que providenciar.
- certidão com o reconhecimento da paternidade averbado: se foi retificado o último sobrenome, está correto.
- questão do RG com mais de 10 anos: seu sogro está fazendo 70 anos este ano. A princípio, não devem.pedir prova de vida (pelo que temos visto). E, assim, o RG com mais de 10 anos não seria um problema.
- escritura de reconhecimento de paternidade: se encaminharam esta escritura, apostilada, junto aos documentos, não há problema. Se não foi enviada, terão que providenciar.
Mas, como o @Vlad Pen disse, difícil saber o que irão cobrar. Veja só as questões que coloquei.
- Certidão reprográfica pouco legível. Seria melhor tentar contato com a conservatória perguntando se devo enviar a certidão de inteiro teor? ou seria melhor enviar logo?
- Sim, o ultimo sobrenome foi retificado na certidão de nascimento.
- O RG continua com o nome do progenitor português sem o ultimo sobrenome, tem problema isso?
- Com relação a prova de vida, acho que não será solicitado, pois como sou procuradora do meu sogro, foi enviado junto com a documentação uma procuração recente com a assinatura dele reconhecida presencialmente em cartório.
- Sim a escritura de reconhecimento de paternidade foi enviada.
Desde já agradeço
certidão reprográfica:
se a certidão está realmente pouco legível, poderia de imediato enviar outra, se possível (onde possível é em relação ao custo do envio. Ou, pode esperar por mais exigências).
RG:
pode ser sim um problema. Faça o seguinte: quando enviar a certidão de inteiro teor do seu sogro, mande junto uma carta, explicando o porquê da ausência do último sobrenome, e mostre que foi retificado na certidão.
Escritura de reconhecimento de paternidade:
deve ter sido enviada, apostilada
Vc é procuradora do seu sogro:
assinou o 1C por ele?
Já vou providenciar o envio da certidão de inteiro teor apostilada informando a retificação do sobrenome e a carta explicando a questão da ausência do último sobrenome no RG. Tenho uma declaração do Detran/RJ que informa que o Português foi identificado em 1975 com o nome correto/completo e anteriormente em 1971 teve outra identificação com o nome sem o ultimo sobrenome, seria bom enviar uma cópia autenticada dessa declaração, correto?
Sim, os documentos foram apostilados (escritura de paternidade, certidão de nascimento e documento de identidade).
Sim, eu assinei o formulário 1C por ele.
Mais uma vez agradeço sua atenção.
seria bom enviar esta declaração do Detran também.
Muito Obrigada!
Boa sorte!