@Bárbara Loureiro Provavelmente o @leandrotresse é como eu, um "maníaco da apostila" e apostilou o 1c tb! Ou incluiu o custo de abrir firma no cartório, caso ele não tivesse.
Pessoal, enviarei a semana q vem o processo de atribuição do meu pai com a seguinte documentação mas estou com algumas dúvidas: 1. Assento do pai português, envio o original? Ele nasceu em 1906 e tenho assento enviado pelo arquivo distrital de Braga. 2. Certidão de nascimento apostilada e reprografia do meu pai (requerente). Na certidão consta o pai dele como declarante e q os pais eram solteiros. 3. RG do meu pai apostilado, emitido em 2015 4. Formulário 1 c preenchido, há necessidade de apostilar ou só reconhecer firma? 5. Como meus avós não foram casados fui orientada q fazer uma declaração constando essa informação, há necessidade de apostilar tbm? Ou é uma declaração simples? Mais alguma orientação importante? Muito obrigado pela ajuda de sempre!!
Boa tarde gente. Alguém sabe me dizer se eu posso enviar cnh em vez de rg? Na minha cnh tem meu rg, meu cpf e os nomes dos meus pais. Além disso alguém sabe se é necessário apostilar o rg/ cnh? Ou apenas autenticar basta? Eu falei por telefone com uma funcionária do consulado e ela disse para mandar o cnh e o passaporte mas nao senti muita firmeza nessa informação. Obrigado desde já!
@barbara na verdade foi isso que o @jhmelman citou, abertura de firma + reconhecimento de firma + autenticação da ID para o arquivo do cartório, por isso foi mais caro um pouco.
@jhmelman acredito que os correios ignoram o reclameaqui pelo fato de ter um canal de reclamação, contudo, fiz questão de registrar para compartilhar com as pessoas, uma vez que a reclamação no canal dos correios nao fica disponível para compartilhamento.
Entao a lista de documentos que vou enviar ficou assim:
-Cópia de inteiro teor da minha certidao de nascimento com cópia reprográfica apostilada e autenticada. -Cópia da minha CNH autenticada e apostilada. -Cópia simples da certidao de nascimento portuguesa da minha mae. (sem ser autenticada nem apostilada pois pelo que eu entendi a única coisa que importa é o número do assento, informação que está escrita na certidao dela). -Formulário 1C com assinatura autenticada em cartório.
@antoniobenassi isso mesmo, documentação OK. Depois de estar com tudo em mãos só fazer o vale postal, em para o IRN no endereço da conservatória e enviar tudo para lá.
Uma informação interessante para acompanhamento é pedir informações sobre o vale postal junto à CTT, eles informam quando o vale foi sacado (às vezes com uns dias de atraso). Peça no formulário https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3 ("Informações Gerais") e informe nome do remetente, beneficiário, data do envio, valor e número do vale.
Depois de sacado, eles já abrem o processo (abriram no dia seguinte, no meu caso). Acompanhe pela Linha de Registos +351 211 950 500 informando nome, data de nascimento e Conservatória. Evite ligar ou mandar email para a 3aCRC
@antoniobenassi , você escreveu "-Cópia de inteiro teor da minha certidao de nascimento com cópia reprográfica apostilada e autenticada." Não sei se escreveu errado, pois não é a cópia que tem que enviar, e sim enviar a própria certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada.
Alguém sabe me orientar sobre como tirar o passaporte após a nacionalidade sair? A conservatória vai me mandar um email ou uma carta com a minha certidão de nascimento? Eu faço meu passaporte pelo consulado português ou pela conservatória tbm? O passaporte demora muito a ficar pronto?
@antoniobenassi, A conservatória vai te enviar o assento de nascimento pelo correio.Primeiro vc pede o cartão cidadão e em seguida o Passaporte.Existe o CC e passaporte com urgência e sem urgência e os valores são diferentes.Se vc mora no estado de são paulo o caminho é por aqui:
Pessoal, boa noite. Alguém sabe confirmar se ainda é dada prioridade para os processos requeridos pessoalmente pelo próprio, se é necessário agendamento e se conseguimos agendar por telefone? Obrigada!
@Vlad Pen, jura? Caramba! Costuma demorar muito pra chegar, o do meu pai levou quase um mês, isso se o Correios não estiver com nenhum problema na época.
Prezados, boa tarde! Estou auxiliando minha mãe com o processo de atribuição dela. A 3CP está pedindo a certidão de casamento? Meu avô se casou no Brasil, e não foi averbado no assento em Portugal. Desculpem a dúvida, mas qual é o procedimento para recolhimento/envio do vale postal? Seria pagar os 175 euros nos correios e encaminhar junto com o resto dos documentos para a 3CP?
Não sei afirmar se pede a transcrição de casamento. Vi algum comentário algumas páginas atrás de alguém com a mesma dúvida, mas não sei o desfecho. Dá uma "folheada" e vê se encontra alguma informação a respeito.
@Raphael Aguiar O valor de transcrição de casamentoé 120 euros. Você necessita de uma certidão de nascimento da sua vó de inteiro teor apostilada.,certidão de casamento de inteiro teor apostilada. E cópia da certidão do seu avô.
Comentários
Provavelmente o @leandrotresse é como eu, um "maníaco da apostila" e apostilou o 1c tb!
Ou incluiu o custo de abrir firma no cartório, caso ele não tivesse.
Chegou hoje a documentação do meu filho na 3ª CRC Porto para atribuição.
Sabem me informar quanto tempo estão levando para numerar?
Obrigada.
1. Assento do pai português, envio o original? Ele nasceu em 1906 e tenho assento enviado pelo arquivo distrital de Braga.
2. Certidão de nascimento apostilada e reprografia do meu pai (requerente). Na certidão consta o pai dele como declarante e q os pais eram solteiros.
3. RG do meu pai apostilado, emitido em 2015
4. Formulário 1 c preenchido, há necessidade de apostilar ou só reconhecer firma?
5. Como meus avós não foram casados fui orientada q fazer uma declaração constando essa informação, há necessidade de apostilar tbm? Ou é uma declaração simples?
Mais alguma orientação importante?
Muito obrigado pela ajuda de sempre!!
1-assento original
2-ok
3-ok
4-reconhecer a assinatura por autenticidade
5-declaração simples
Alguém sabe me dizer se eu posso enviar cnh em vez de rg?
Na minha cnh tem meu rg, meu cpf e os nomes dos meus pais.
Além disso alguém sabe se é necessário apostilar o rg/ cnh? Ou apenas autenticar basta?
Eu falei por telefone com uma funcionária do consulado e ela disse para mandar o cnh e o passaporte mas nao senti muita firmeza nessa informação.
Obrigado desde já!
@jhmelman acredito que os correios ignoram o reclameaqui pelo fato de ter um canal de reclamação, contudo, fiz questão de registrar para compartilhar com as pessoas, uma vez que a reclamação no canal dos correios nao fica disponível para compartilhamento.
Boa tarde
O documento de identificação a apresentar tem de conter os dados relativos também à filiação.
A minha cnh tem os dados relativos a filiação.
Entao deve ser aceita ne?
-Cópia de inteiro teor da minha certidao de nascimento com cópia reprográfica apostilada e autenticada.
-Cópia da minha CNH autenticada e apostilada.
-Cópia simples da certidao de nascimento portuguesa da minha mae. (sem ser autenticada nem apostilada pois pelo que eu entendi a única coisa que importa é o número do assento, informação que está escrita na certidao dela).
-Formulário 1C com assinatura autenticada em cartório.
Bom quando alguém atualizar fazer algum comentário aqui também, para todos estarem atentos.
Ex: atualizei planilha incluindo o filho da @Kátia Macedo Mendes, chegada hoje.
Na 3a CRC tem sido rápido, o meu e da minha irmã numeram em algo como 1 e 2 semanas.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/123516/#Comment_123516
Uma informação interessante para acompanhamento é pedir informações sobre o vale postal junto à CTT, eles informam quando o vale foi sacado (às vezes com uns dias de atraso). Peça no formulário https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3 ("Informações Gerais") e informe nome do remetente, beneficiário, data do envio, valor e número do vale.
Depois de sacado, eles já abrem o processo (abriram no dia seguinte, no meu caso). Acompanhe pela Linha de Registos +351 211 950 500 informando nome, data de nascimento e Conservatória. Evite ligar ou mandar email para a 3aCRC
"-Cópia de inteiro teor da minha certidao de nascimento com cópia reprográfica apostilada e autenticada."
Não sei se escreveu errado, pois não é a cópia que tem que enviar, e sim enviar a própria certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada.
Sim foi isso mesmo que quis dizer. Escrevi errado só. Obrigado
A conservatória vai me mandar um email ou uma carta com a minha certidão de nascimento?
Eu faço meu passaporte pelo consulado português ou pela conservatória tbm?
O passaporte demora muito a ficar pronto?
http://consuladoportugalsp.org.br/cartao-cidadao/
Se vc mora no Rio:
http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/cartao-do-cidadao/informacoes-gerais/
Obrigada!
Estou auxiliando minha mãe com o processo de atribuição dela.
A 3CP está pedindo a certidão de casamento? Meu avô se casou no Brasil, e não foi averbado no assento em Portugal.
Desculpem a dúvida, mas qual é o procedimento para recolhimento/envio do vale postal? Seria pagar os 175 euros nos correios e encaminhar junto com o resto dos documentos para a 3CP?
Vale Postal: de uma lida nesse comentário com as instruções de como proceder. Você pode pagar em dinheiro ou algumas agências do correio permitem débito de conta do Banco do Brasil.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
Envie cópia do Vale Postal junto com os documentos, e guarde a original consigo para qualquer eventualidade.
O valor de transcrição de casamentoé 120 euros.
Você necessita de uma certidão de nascimento da sua vó de inteiro teor apostilada.,certidão de casamento de inteiro teor apostilada. E cópia da certidão do seu avô.