Sobre a nacionalidade para CÔNJUGE

13

Comentários

  • @Fecord

    Não é necessário.
    Tem pessoas que enviam como um reforço dos lacos,mas não vejo necessidade
  • FecordFecord Member
    Vejo da mesma forma , muito obrigada !
  • FecordFecord Member
    Boa noite,
    Alguém que saiba me dizer se no CNAIM Porto ainda estão numerando o processo na hora da entrega ? pra mim seria mais prático Lisboa, mas tenho como dar entrada pelo Porto caso valha a pena ...
  • @Fecord

    Processo de aquisição pelo casamento só é feito pela Conservatória de Lisboa
  • FecordFecord Member
    Eu sei, mas pode dar entrada pelo CNAIM Porto, posto avançado desta conservatória. Consta no formulário, inclusive...
  • @Fecord, ano passado estava sendo numerado na Hora pelo CNAI do Porto. eu fiz por lá e sai com o numero do processo na hora. hoje em dia nao sei...
  • Se o divórcio com o portugues não foi homologado em Portugal, o conjuge brasileiro pode pedir a nacionalidade?
    Ele também tem filho atribuído com a nacionalidade portuguesa.

  • Olá!
    Gostaria de saber se para pedir a nacionalidade para o cônjuge, devemos obrigatoriamente estar residindo em Portugal.... alguém sabe?

    Outra questão... Pelo link da Maria Nélida (pag. 2) quando abre a relação de documentos no site do IRN, ainda pede "prova de ligação efectiva", ou seja independente dos 3 anos casados + filhos portugueses ou 5 anos casados, ainda será necessário provar ligações com a comunidade... é isso mesmo!?

  • @Gabriella Martins Simonetti

    Não achei meu link,mas para aquisição pelo casamento,bastam 3 anos de casados com filhos já portugueses ou 5 de casados sem filhos
  • Desculpe @Maria Nélida, o link era da @marcia

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

    Esse aí - O penúltimo item dessa lista:

    """Se o estrangeiro estiver casado há mais de três anos com Nacional Português o pedido deve ser instruído com os seguintes documentos:

    -Impresso de modelo aprovado, devidamente preenchido e assinado, com reconhecimento presencial da assinatura.

    -Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira.

    -Certidão do registo de nascimento do cônjuge português, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Esta certidão do registo de nascimento pode ser oficiosamente obtida pelos serviços.

    -Certidão do registo de casamento, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Esta certidão do registo de casamento pode ser oficiosamente obtida pelos serviços.

    -Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado, acompanhado de tradução, se escrito em língua estrangeira.

    -Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira. O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal do país da naturalidade e ou do país da nacionalidade sempre que comprove que, após ter completado os 16 anos, residiu noutro país. O interessado está também dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos Serviços.

    -Documentos comprovativos de ligação efectiva à Comunidade Portuguesa; (AQUIII)

    -Documentos que comprovem a natureza das funções públicas ou do serviço militar não obrigatório, prestados a Estado estrangeiro, sendo caso disso. A apresentação destes documentos só tem lugar se o interessado tiver estado nestas circunstâncias."""""

    --- Onde consta essa informação sobre filhos?
    --- Outra dúvida, cumprindo esses requisitos (totalmente), ainda há o risco de ser negado ou é um "direito" - como a atribuição de filhos?

  • @Gabriella

    Casados há 3 anos com filhos ou 5 anos sem filhos,já são vínculos
    Não existe o risco de ser negado.
  • Amigos, desculpe, poderiam me esclarecer?. Eu adquiri minha cidadania a 3 anos, por ser filho de Português. Sou casado a 34 anos. Já passei a nacionalidade para um de meus filhos, e estou com processo em andamento, para meus outros dois filhos. Quais as chances de eu conseguir passar a cidadania para minha esposa?
  • @Antônio vc pode passar a nacionalidade para sua esposa .Veja detalhes nesse link do IRN.Esse processo é feito somente na CRC de Lisboa.


    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
  • Muito Obrigado Vlad Pen.
    Só mais uma informação. No site do Consulado, eles tem uma lista de documentos, e no site que voce indicou, parece que as exigências de documentos são maiores.
    Por onde eu me oriento?
  • @Antonio F Lacerda

    Se for fazer pelo Consulado,siga o que pedem
    Se for fazer diretamente por Lisboa,siga o link que o Vlad te enviou
  • editado September 2018
    Boa tarde amigos. Só a titulo de informação. Tentei entrar agora no IRNC, para realizar o pagamento e dar entrada no pedido de nacionalidade de minha esposa, e está dando erro de plataforma. Pensei que era alguma coisa no Site deles, mas parece que não é não, pois vi no Site do Consulado, consta que novos pedidos de nacionalidade, estão bloqueados até 30 de setembro.

    Artigo 3 (visa) - Pagamento Visa/MasterCard
    Nome Próprio :
    Apelido :
    Nome de Requerente * :
    Se difere do nome em cima
    O seu Email :
    Morada :
    Código Postal :
    Localidade :
    País :
    Telefone :
    Quantidade : 1
    Montante:
    250,00 Euros
    Nota: Todos os campos são obrigatórios - Obrigado.
    Unexpected Error Occured - msgCodigo: 701 - msgDescricao: Operação não é repetível portanto não é válida no estado actual da transacção.

    http://consuladoportugalsp.org.br/8853-2/
    Aviso: Suspensão de novos pedidos de nacionalidade
    Estão a registar-se grandes atrasos nas integrações dos pedidos de nacionalidade por parte da Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, problema a que somos alheios.

    Devido a estes atrasos, o prazo de conclusão deste tipo de pedido tem aumentado e hoje pode durar quatro meses a executar. Para evitar lentidão maior, a Conservatória dos Registos Centrais precisa de tempo para concluir parte do serviço pendente, motivo que forçará este Consulado Geral a suspender temporariamente, por um mês, a entrada de novos pedidos de nacionalidade.

    Agradecemos a vossa compreensão e pedimos a gentileza de aguardar até o próximo dia 30 de Setembro, data a seguir a qual reabriremos no site as informações sobre processos de nacionalidade.
  • @Antonio isso deve ser um erro temporário da plataforma de pgto.Tente novamente amanhã.
  • Consegui fazer o pagamento. Só que não fui direcionado para o site do Conservatória dos Registos Centrais.
    Qual é o formulário que devo preencher?
  • Não foi enviado o formulário para o meu email.
    E agora, o que eu faço?
  • Como eu faço? Envio mensagem por email para o Conservatório?
  • Liguei pra o Conservatório para obter informações, impossível! Tempo de espera 30 minutos. Alguem por favor, poderia me ajudar. Já fiz o pagamento, mas estou perdido aqui. Estou sem saber o comprovante que anexo, pois não veio nenhum para meu email. Qual seria o formulário? Se eu preciso tambem enviar minha certidão de casamento apostilada, ou é só a certidão de nascimento da minha esposa?
  • Descobri porque não veio o formulário.
    Eu esqueci e coloquei o gmail com br no final.
    O Conservatório disse que não pode reenviar.
    O que faço agora?
  • editado September 2018
    @Antonio fique calmo, ja respondi sua dúvida no outro topico q postou.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-por-casamento#latest
  • Boa tarde Vlad.
    Obrigado amigo!
  • KyleKyle Member
    editado September 2018
    Tenho cidadania portuguesa e uma união estável homologada no Brasil em 11/2016. Meu namorado vai morar comigo em Portugal este ano e queremos solicitar sua autorização de residência.
    Como homologo a união estável em Portugal? Quais documentos necessários pra isso?
    Ademais, Como é o procedimento para solicitar a autorização de residência após a homologação da união estável em Portugal?
    Por fim, pra solicitar a cidadania portuguesa, conta-se 3 anos da data de homologação em Portugal em 2018 ou do Brasil em 2016?
  • @Kyle para homologação de união estável em Portugal vc tem q contratar um advogado.
  • @vlad pen, será? Eu vi a Portaria 701/2006, de 13 de Julho. Lá não comenta nada sobre pedido judicial..
  • @Kyle

    Toda decisão judicial brasileira precisa ser homologada,também, em Portugal através de advogado
    Poderia,por favor,nos dizer em que parte a Portaria 701/2006, de 13 de Julho fala sobre não ser necessária a revisão em Portugal de uma sentença por união estável feita no Brasil?
Esta discussão está fechada.