Enviei e já recebi a Certidão de Nascimento e o Rg da minha avó legalizado pelo consulado... agendei para ia assinar o Formulário 1C... qdo liguei pra agendar a menina ficou insistindo de onde eu tinha o formulário.. quem tinha me passado...etc... queria confirmar, pelas orientações que recebi:
1 - No dia irei somente no consulado para legalizar, correto?
2 - Não farei nada pelo consulado daqui.. será direto para Lisboa?
3 - O pagto de 175 euros será direto pra Portugal?
1 - No dia irei somente no consulado para legalizar, correto? Sim , somente reconheca a assinatura no Formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C, assinado na presença de funcionario do consulado e autenticado no consulado tambem..
2 - Não farei nada pelo consulado daqui.. será direto para Lisboa? Sim , nao fara nada alem do reconhecimento da assinatura presencial no consulado, pois ainda pensamos ser mais rapido por portugal diretamente.
3 - O pagto de 175 euros será direto pra Portugal? Sim , o vale postal para pagamento dos pedidos de atribuicao e aquisicao de nacionalidade, eh feito nos correios e chama-se Dinheiro Certo. Qualquer pessoa pode enviar a documentcao, mas o vale postal deve ser feito no nome do requerente. Levar documento de identificacao do requerente. Os pedidos de nacionalidade devem ser enviados para:
CRC-CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa Portugal
Enviar a documentacao por SEDEX MUNDI, prazo de entrega de 3 dias uteis. Os emolumentos sao calculados na hora com base na cotacao do euro no dia. Se houver mais detalhes alguem completara amensagem, boa sorte
Escreva o numero do Dinheiro Certo no formulario 1C. Coloque uma copia do recibo junto com os documentos e guarde uma copia para voce. Com o numero do SEDEX MUNDI voce podera dar seguimento por internet à entrega do envelope em Portugal.
Só pra confirmar, então tenho q fazer o envio do vale postal em nome da minha avó ?!.. Vou amanhã no consulado com a minha avó, depois que sair de lá já posso passar no correio pra encaminhar o processo e fazer o pagto é isto mesmo né??
Desculpe a quantidade de perguntas e confirmações.... rsrs
Fui em 05/01, levar a minha avó para fazer a assinatura do formulário no Consulado de SP, o atendimento foi ótimo, dentro do horário agendado... o rapaz q nos atendeu foi bem atencioso com a minha avó..
Amanhã vou fazaer o pagto pra Portugal e o envio pelo correio dos docs , para a Cidadania da minha avó!!
Mais uma vez obrigada pela ateção de todos q me ajudaram.!!
ontem chegou por correio retorno de portugal, da solicitação da minha avó, que mandei com o reconhecimento feito no consulado aqui no Brasil, estamos pedindo para averbar o casamento dos meus bisavos, que não consta nada lá.. é isto mesmo? como faço este processo? Achei q já iria receber a certidão de nascimento dela?!! agora tenho que fazer o que e como?
O melhor eh fazer a transcricao no Consulado de SP, fica pronta em 15 dias.
Precisa:
1. Certidao de nascimento dos seus bisavos ( ambos sao portugueses ? ) 2. Certidao de casamento de inteiro teor.
Apenas isso, no site do consulado tem tudo bem explicado como enviar e fazer o pagamento, tem que preencher um requerimento, disponivel tambem no site do Consulado.
Da uma olhada, e nao se preocupe, a CRC tem pedido transcricoes mesmo sendo o portugues o declarante, procedimento normal.
Magda, Geralmente se casavam na mesma paroquia onde foram registrados. Voce vai ter que investigar isso. A certidao de casamento é fundamental! Aproveite e faca tambem a transcricao do óbito que é gratis. Quanto ao prazo, peca um aumento do mesmo, pois poderia demorar um pouquinho mais ate reunir documentos e fazer a transcricao. Se esta em Sampa, faca o que disse a Cibele. Boa Sorte.
Magda, Sim, entre no site no item transcricoes e escolha a que quer fazer. Espero que na certidao do brasileiro ja estejam averbados o casamento e o óbito.
Magda, Entao o casamento nao foi transcrito. Providencie a transcricao no Consulado em Sao Paulo, ja que voce esta ai. Entre no site e veja os requisitos: www.consuladoportugalsp.org.br
Comentários
Muito obrigada
Abs
Sim , somente reconheca a assinatura no Formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C, assinado na presença de funcionario do consulado e autenticado no consulado tambem..
Sim , nao fara nada alem do reconhecimento da assinatura presencial no consulado, pois ainda pensamos ser mais rapido por portugal diretamente.
Sim , o vale postal para pagamento dos pedidos de atribuicao e aquisicao de nacionalidade, eh feito nos correios e chama-se Dinheiro Certo.
Qualquer pessoa pode enviar a documentcao, mas o vale postal deve ser feito no nome do requerente. Levar documento de identificacao do requerente.
Os pedidos de nacionalidade devem ser enviados para:
CRC-CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003
Lisboa
Portugal
Enviar a documentacao por SEDEX MUNDI, prazo de entrega de 3 dias uteis.
Os emolumentos sao calculados na hora com base na cotacao do euro no dia.
Se houver mais detalhes alguem completara amensagem,
boa sorte
Com o numero do SEDEX MUNDI voce podera dar seguimento por internet à entrega do envelope em Portugal.
Mto obrigada pelas respostas !!
Só pra confirmar, então tenho q fazer o envio do vale postal em nome da minha avó ?!..
Vou amanhã no consulado com a minha avó, depois que sair de lá já posso passar no correio pra encaminhar o processo e fazer o pagto é isto mesmo né??
Desculpe a quantidade de perguntas e confirmações.... rsrs
Muito obrigada
Abs, e um ótimo 2010 !!
Fui em 05/01, levar a minha avó para fazer a assinatura do formulário no Consulado de SP, o atendimento foi ótimo, dentro do horário agendado... o rapaz q nos atendeu foi bem atencioso com a minha avó..
Amanhã vou fazaer o pagto pra Portugal e o envio pelo correio dos docs , para a Cidadania da minha avó!!
Mais uma vez obrigada pela ateção de todos q me ajudaram.!!
Abs!!
Excelente!
Boa Sorte!
Obrigada!!! muito obrigada por tudo!!!
Depois eu vou atualizando sobre os acontecimentos .. rsrsr
Bjo grande
Oi pessoal Voltei!!
Adivinha? preciso de ajuda de vcs!!!
ontem chegou por correio retorno de portugal, da solicitação da minha avó, que mandei com o reconhecimento feito no consulado aqui no Brasil, estamos pedindo para averbar o casamento dos meus bisavos, que não consta nada lá.. é isto mesmo? como faço este processo? Achei q já iria receber a certidão de nascimento dela?!! agora tenho que fazer o que e como?
Muito obrigada
Abs
Magda
Precisa:
1. Certidao de nascimento dos seus bisavos ( ambos sao portugueses ? )
2. Certidao de casamento de inteiro teor.
Apenas isso, no site do consulado tem tudo bem explicado como enviar e fazer o pagamento, tem que preencher um requerimento, disponivel tambem no site do Consulado.
Da uma olhada, e nao se preocupe, a CRC tem pedido transcricoes mesmo sendo o portugues o declarante, procedimento normal.
Sim os 2 são portugueses!
Vou verificar no site, para fazer o processo... nossa não acaba né?!! rsrs
Pela carta que recebi posso mandar pelo correio mesmo, só que tem prazo de 30 dias..
Bjus
Geralmente se casavam na mesma paroquia onde foram registrados. Voce vai ter que investigar isso. A certidao de casamento é fundamental!
Aproveite e faca tambem a transcricao do óbito que é gratis.
Quanto ao prazo, peca um aumento do mesmo, pois poderia demorar um pouquinho mais ate reunir documentos e fazer a transcricao.
Se esta em Sampa, faca o que disse a Cibele.
Boa Sorte.
Vou verificar o loocal da certidão de casamento deles... faço pelo consulado de São Paulo mesmo? a de óbito tb ?
Obrigada
Pelo Site do consulado achei em transcrição é este item mesmo?
Sim, entre no site no item transcricoes e escolha a que quer fazer.
Espero que na certidao do brasileiro ja estejam averbados o casamento e o óbito.
Desculpe se estou fazendo trapalhadas...
Entao o casamento nao foi transcrito. Providencie a transcricao no Consulado em Sao Paulo, ja que voce esta ai.
Entre no site e veja os requisitos: www.consuladoportugalsp.org.br
Procure a certidao de casamento na mesma regiao das certidoes de nascimento. Geralmente se casavam perto de onde viviam.
Boa Sorte!
Averbar e transcricao é a mesma coisa?
Não to conseguindo falar no telefone de lá para negociar o prazo..
Fazem a transcricao de casamento e averbam (nota marginal) nas certidoes dos nubentes.