Que é o modelo 1C, que diz: Filhos de mãe ou Pai portugueses nascidos no estrangeiro que declararem que querem ser portugueses. Este formulário quem tem q preencher são meus avos? e depois meus pais tem que preencherem outro e depois eu tenho q preencher o mesmo formulário? é isso? Posso mandar todos os formulários de uma vez ou tenho q esperar os dos meus avós serem aprovados, depois os dos meus pais e por fim o meu. E para cada um dos formulários preenchidos tenho q pagar 175 euros?
Obrigada desde já quem responder.
Lady, 1- O seu avô é o filho do português, certo? Então ele deverá ser o primeiro a pedir a cidadania por atribuição e portanto o primeiro a preencher o formulário 1C. 2- O filho ou a filha do seu avô (seu pai ou mãe) está vivo-a? Em caso positivo, ele ou ela poderão pedir a cidadania quando ja tenha saido a do seu avô. 3- Depois seria você dependendo de quem foi o declarante do seu nascimento.
Tem que ser um de cada vez. E sim são 175 por cada um.
Lady, Atenção!!! 1- Você precisa da certidão do português que declarou o nascimento do seu avô (bisavô ou bisavó). Esta NÃO tem que passar nem pelo Itamaraty nem pelo consulado.
2- Certidão de nascimento de inteiro teor do seu avô com firma reconhecida. Legalizar no Itamaraty E no Consulado Português.
3- Copia do RG do seu AVÔ autenticada. Legalizada no Consulado.
4- Formulário 1C assinado pelo seu avô frente ao funcionário consular. (Você vai perguntar sobre isso, correto?)
5- Se tiver a certidão de casamento dos bisavós poderá colocá-la como documento adicional. Há um espaço para isso no formulário 1C.
O seu avò por requerer a cidadania portuguesa NÃO perde a brasileira. Isso não gerará nenhum problema/ transtorno futuro para ele.
Você não respondeu as perguntas sobre os seus pais e os declarantes de todos.
Consegui um retono do Cartório, quem declarou o nascimento da minha avó foi o meu Bisavô, pai dela. Acho que vc me perguntou quando fiz o questionamento sobre as Certidões dos meu Bisavos, se iria precisar das certidão de Nascimento dos 2?
se foi seu bisavo o declarante, voce tem sorte, nao vai precisar fazer a transcricao de casamento dos seus bisavos e para o processo da sua avo, basta entao a certidao do seu bisavo.
Eu não tenho a certidão de nascimento da minha Bisavó e nem a certidão de casamento dos meus bisavos, então só com a Certidão de nascimento do meu Bisavô consigo dar andamento ao processo da minha avó?
É pagável no correio, é só pedir pra emitir o Vale Postal Internacional, conhecido como Dinheiro Certo no valor de 175 euros para a CRC. O site dos Correios informa às unidades que aceitam o Vale Postal Internacional (Dinheiro Certo). Se for dar entrada pelo correio é só anexar o comprovante nos documentos ou se for pelo Consulado é só levar no dia do agendamento (ao menos no Consulado do RJ é assim).
Dúvida pagto Bragança Uma dúvida, como realizar o pagamento para Bragança,para o Recebimento da Certidão do meu Bisavô Devo realizar a mesma forma que o Mário detalhou, pelo correio como Dinheiro certo seria da mesma forma?...
acho que faltou eu complementar a minha pergunta... segue a msg que recebi:
Para procedermos à remessa da documentação, agradecemos antecipadamente o envio da quantia de 18,35 euros, através de vale de correio internacional (euros), emitido à ordem de Arquivo Distrital de Bragança, para o seguinte endereço:...
A minha dúvida é se seria o envio do valor por correio = Dinheiro Certo?
Fiz o pagamanto para Bragança, referente a solictação da Certidão de nacimento do meu Bisavô, na 6ª feira, 04/09´. E já encaminhaei para o Cartório daqui SP, a solicitação de Nascimento de Inteiro Teor da minha avó.Era isto mesmo né? os documentos mais difcieis agora, tirar a Xerox autenticada do RG e assim que tiver os docs encaminhar para o Itamaraty..
Obrigada!! Eu já ia mandar todos os documentos...rsrsr... Legal a sua dica de já mandar também a minha certidão (Inteiro Teor), em um único envio .... só para confirmar eu envio os originais mesmo? Precivo enviar alguma cópia junto? ..
Magda, Só as originais. Não me lembro se está em SP. Se assim for, na guia de ajuda está o link do escritorio de representação em São Paulo onde explicam como e onde mandar os documentos. Eles devolvem no endereço que você indique sem custo.
Comentários
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_
Este formulário quem tem q preencher são meus avos? e depois meus pais tem que preencherem outro e depois eu tenho q preencher o mesmo formulário? é isso?
Posso mandar todos os formulários de uma vez ou tenho q esperar os dos meus avós serem aprovados, depois os dos meus pais e por fim o meu. E para cada um dos formulários preenchidos tenho q pagar 175 euros?
Obrigada desde já quem responder.
Lady,
1- O seu avô é o filho do português, certo? Então ele deverá ser o primeiro a pedir a cidadania por atribuição e portanto o primeiro a preencher o formulário 1C.
2- O filho ou a filha do seu avô (seu pai ou mãe) está vivo-a? Em caso positivo, ele ou ela poderão pedir a cidadania quando ja tenha saido a do seu avô.
3- Depois seria você dependendo de quem foi o declarante do seu nascimento.
Tem que ser um de cada vez. E sim são 175 por cada um.
Atenção!!!
1- Você precisa da certidão do português que declarou o nascimento do seu avô (bisavô ou bisavó). Esta NÃO tem que passar nem pelo Itamaraty nem pelo consulado.
2- Certidão de nascimento de inteiro teor do seu avô com firma reconhecida. Legalizar no Itamaraty E no Consulado Português.
3- Copia do RG do seu AVÔ autenticada. Legalizada no Consulado.
4- Formulário 1C assinado pelo seu avô frente ao funcionário consular. (Você vai perguntar sobre isso, correto?)
5- Se tiver a certidão de casamento dos bisavós poderá colocá-la como documento adicional. Há um espaço para isso no formulário 1C.
O seu avò por requerer a cidadania portuguesa NÃO perde a brasileira. Isso não gerará nenhum problema/ transtorno futuro para ele.
Você não respondeu as perguntas sobre os seus pais e os declarantes de todos.
Consegui um retono do Cartório, quem declarou o nascimento da minha avó foi o meu Bisavô, pai dela.
Acho que vc me perguntou quando fiz o questionamento sobre as Certidões dos meu Bisavos, se iria precisar das certidão de Nascimento dos 2?
Obrigada
se foi seu bisavo o declarante, voce tem sorte, nao vai precisar fazer a transcricao de casamento dos seus bisavos e para o processo da sua avo, basta entao a certidao do seu bisavo.
A Cibele já falou!!!
Cibele, os bisas da Magda casaram em Portugal. Está fácil para a avó dela!!!!
Muito obrigada pelas orientações!!
Parace que agora estou no caminho certo... graças a vcs!!
Bjus
Eu não tenho a certidão de nascimento da minha Bisavó e nem a certidão de casamento dos meus bisavos, então só com a Certidão de nascimento do meu Bisavô consigo dar andamento ao processo da minha avó?
Sim.
Mas vc ja deu entrada no pedido da certidao em Braganca , nao eh isso?
A certidao do Portugues vc precisa dos dados como freguesia , concelho, numero do assento etc. para prencehr o formulario 1C.
Se vc pediu ela ja estara chegando , enquanto isso vc ja vai preparando os outros documentos.
abs
Dúvida pagto Bragança
Uma dúvida, como realizar o pagamento para Bragança,para o Recebimento da Certidão do meu Bisavô
Devo realizar a mesma forma que o Mário detalhou, pelo correio como Dinheiro certo seria da mesma forma?...
Muito Obrigada
Manda um email pra la perguntando como fazer o pagamento.
acho que faltou eu complementar a minha pergunta... segue a msg que recebi:
Para procedermos à remessa da documentação, agradecemos antecipadamente o envio da quantia de 18,35 euros, através de vale de correio internacional (euros), emitido à ordem de Arquivo Distrital de Bragança, para o seguinte endereço:...
A minha dúvida é se seria o envio do valor por correio = Dinheiro Certo?
Obrigada
meu bisavo tambem era de Braganca, faca o vale postal ( dinheiro certo ) enderecado ao Arquivo Distrital.
Obrigada pela confirmação!!
Cibele,
Os seus bisavos tb eram de Bragança, legal!! Pra mim está sendo tudo uma grade novidade..rsrs
Fiz o pagamanto para Bragança, referente a solictação da Certidão de nacimento do meu Bisavô, na 6ª feira, 04/09´. E já encaminhaei para o Cartório daqui SP, a solicitação de Nascimento de Inteiro Teor da minha avó.Era isto mesmo né? os documentos mais difcieis agora, tirar a Xerox autenticada do RG e assim que tiver os docs encaminhar para o Itamaraty..
Bjuss
Se vc quiser aproveitar, vc já pode pedir tb sua certidão de inteiro teor e mandar junto pro Itamarary, daí essa parte do Itamaraty já fica feita.
Obrigada!!
Eu já ia mandar todos os documentos...rsrsr...
Legal a sua dica de já mandar também a minha certidão (Inteiro Teor), em um único envio .... só para confirmar eu envio os originais mesmo? Precivo enviar alguma cópia junto? ..
Abs,
Só as originais.
Não me lembro se está em SP. Se assim for, na guia de ajuda está o link do escritorio de representação em São Paulo onde explicam como e onde mandar os documentos.
Eles devolvem no endereço que você indique sem custo.
não se esqueça que vc pode mandar pro itamaraty de SP
Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
São Paulo, SP
CEP 04571-010
http://www.abe.mre.gov.br/aviso
Muito obrigada!!!
Só para avisar A minha solicitação e pagamento já foi recebido em Bragança..rsrs
Queria tirar uma dúvida o que é o tal de assento que vcs falam... eu vou precisar disto? rsrs
Obrigada
Abs,