Bisneta de Avos Porugueses,avó viva e mãe Falecida

24

Comentários

• Aqqui neste tópico encontrei esta URL:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25

Que é o modelo 1C, que diz: Filhos de mãe ou Pai portugueses nascidos no estrangeiro que declararem que querem ser portugueses.
    Este formulário quem tem q preencher são meus avos? e depois meus pais tem que preencherem outro e depois eu tenho q preencher o mesmo formulário? é isso?
    Posso mandar todos os formulários de uma vez ou tenho q esperar os dos meus avós serem aprovados, depois os dos meus pais e por fim o meu. E para cada um dos formulários preenchidos tenho q pagar 175 euros?

Obrigada desde já quem responder.

Lady,
    1- O seu avô é o filho do português, certo? Então ele deverá ser o primeiro a pedir a cidadania por atribuição e portanto o primeiro a preencher o formulário 1C.
    2- O filho ou a filha do seu avô (seu pai ou mãe) está vivo-a? Em caso positivo, ele ou ela poderão pedir a cidadania quando ja tenha saido a do seu avô.
    3- Depois seria você dependendo de quem foi o declarante do seu nascimento.

Tem que ser um de cada vez. E sim são 175 por cada um.
  • Lady,
    Atenção!!!
    1- Você precisa da certidão do português que declarou o nascimento do seu avô (bisavô ou bisavó). Esta NÃO tem que passar nem pelo Itamaraty nem pelo consulado.

2- Certidão de nascimento de inteiro teor do seu avô com firma reconhecida. Legalizar no Itamaraty E no Consulado Português.

3- Copia do RG do seu AVÔ autenticada. Legalizada no Consulado.

4- Formulário 1C assinado pelo seu avô frente ao funcionário consular. (Você vai perguntar sobre isso, correto?)

5- Se tiver a certidão de casamento dos bisavós poderá colocá-la como documento adicional. Há um espaço para isso no formulário 1C.

O seu avò por requerer a cidadania portuguesa NÃO perde a brasileira. Isso não gerará nenhum problema/ transtorno futuro para ele.

Você não respondeu as perguntas sobre os seus pais e os declarantes de todos.
  • Denise

Consegui um retono do Cartório, quem declarou o nascimento da minha avó foi o meu Bisavô, pai dela.
    Acho que vc me perguntou quando fiz o questionamento sobre as Certidões dos meu Bisavos, se iria precisar das certidão de Nascimento dos 2?

Obrigada
  • Magda,

se foi seu bisavo o declarante, voce tem sorte, nao vai precisar fazer a transcricao de casamento dos seus bisavos e para o processo da sua avo, basta entao a certidao do seu bisavo.
  • Magda,
    A Cibele já falou!!!
    Cibele, os bisas da Magda casaram em Portugal. Está fácil para a avó dela!!!!
  • Ah, nao sabia, entao tanto faz a certidao de um ou outro.
  • meninas

Muito obrigada pelas orientações!!

Parace que agora estou no caminho certo... graças a vcs!!

Bjus
  • meninas

Eu não tenho a certidão de nascimento da minha Bisavó e nem a certidão de casamento dos meus bisavos, então só com a Certidão de nascimento do meu Bisavô consigo dar andamento ao processo da minha avó?
  • Magda

Mas vc ja deu entrada no pedido da certidao em Braganca , nao eh isso?

A certidao do Portugues vc precisa dos dados como freguesia , concelho, numero do assento etc. para prencehr o formulario 1C.

Se vc pediu ela ja estara chegando , enquanto isso vc ja vai preparando os outros documentos.

abs
  • É pagável no correio, é só pedir pra emitir o Vale Postal Internacional, conhecido como Dinheiro Certo no valor de 175 euros para a CRC. O site dos Correios informa às unidades que aceitam o Vale Postal Internacional (Dinheiro Certo). Se for dar entrada pelo correio é só anexar o comprovante nos documentos ou se for pelo Consulado é só levar no dia do agendamento (ao menos no Consulado do RJ é assim).
  • Dúvida pagto Bragança 38,50 euros

Dúvida pagto Bragança
    Uma dúvida, como realizar o pagamento para Bragança,para o Recebimento da Certidão do meu Bisavô
    Devo realizar a mesma forma que o Mário detalhou, pelo correio como Dinheiro certo seria da mesma forma?...

Muito Obrigada
  • Magda

Manda um email pra la perguntando como fazer o pagamento.
  • Sandra

acho que faltou eu complementar a minha pergunta... segue a msg que recebi:

Para procedermos à remessa da documentação, agradecemos antecipadamente o envio da quantia de 18,35 euros, através de vale de correio internacional (euros), emitido à ordem de Arquivo Distrital de Bragança, para o seguinte endereço:...

A minha dúvida é se seria o envio do valor por correio = Dinheiro Certo?

Obrigada
  • isso, Magda, pelo Dinheiro Certo! :)
  • Magda,

meu bisavo tambem era de Braganca, faca o vale postal ( dinheiro certo ) enderecado ao Arquivo Distrital.
  • meninas

Obrigada pela confirmação!!

Cibele,

Os seus bisavos tb eram de Bragança, legal!! Pra mim está sendo tudo uma grade novidade..rsrs
  • meninas

Fiz o pagamanto para Bragança, referente a solictação da Certidão de nacimento do meu Bisavô, na 6ª feira, 04/09´. E já encaminhaei para o Cartório daqui SP, a solicitação de Nascimento de Inteiro Teor da minha avó.Era isto mesmo né? os documentos mais difcieis agora, tirar a Xerox autenticada do RG e assim que tiver os docs encaminhar para o Itamaraty..

Bjuss
  • Magda, o único documento que vc precisa mandar pro Itamaraty é a certidão de nascimento de sua avó.

Se vc quiser aproveitar, vc já pode pedir tb sua certidão de inteiro teor e mandar junto pro Itamarary, daí essa parte do Itamaraty já fica feita.
  • Lara

Obrigada!!
    Eu já ia mandar todos os documentos...rsrsr...
    Legal a sua dica de já mandar também a minha certidão (Inteiro Teor), em um único envio .... só para confirmar eu envio os originais mesmo? Precivo enviar alguma cópia junto? ..

Abs,
  • Magda,
    Só as originais.
    Não me lembro se está em SP. Se assim for, na guia de ajuda está o link do escritorio de representação em São Paulo onde explicam como e onde mandar os documentos.
    Eles devolvem no endereço que você indique sem custo.
  • Magda, pro Itamaraty enviei só as certidões originais, não precisa enviar nenhuma cópia!

não se esqueça que vc pode mandar pro itamaraty de SP :)
  • Sim estou em SP!! vou ver o link de ajuda, muito obrigada!!
  • Magda,

Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
    Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
    ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
    Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
    São Paulo, SP
    CEP 04571-010
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal
  • Denise

Muito obrigada!!!
  • Meninas

Só para avisar A minha solicitação e pagamento já foi recebido em Bragança..rsrs

Queria tirar uma dúvida o que é o tal de assento que vcs falam... eu vou precisar disto? rsrs

Obrigada

Abs,
  • Assento é o numero do registro em Portugal, é o numero da certdão.
  • è o número da certidão "nova", como irei tirar da minha avó por exemplo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.