Bisneta de Avos Porugueses,avó viva e mãe Falecida

Olá, sou nova na comunidade, preciso da ajuda de vcs??
Os meus Bisavós (maternos) eram protugueses, já são falecidos..a minha avó(brasileira) é viva, a minha já é falecida...queria saber se consigo a Cidadania Portuguesa? Caso sim, como seria o processo? Se tiver a oportunidade irei atrás da documentação, pois não tenho nada de docs..

Muito Obrigada!!
«134

Comentários

  • Acho que se voce fizer a atribuição da sua avó, visto ser viva, e depois a Aquisicao de Nacionalidade ou Naturalizacao dela direto para voce, visto que sua mãe é falecida,
    acho que daria certo, mas tem gente muito melhor no grupo para te responder isso.
  • Eliana

    Grata pelo retono... OK, vou esperar retorno do "pessoal especializado".. Estou muito anciosa em poder dar andamento ao processo... só preciso das orientações, pois estou na ETAPA ZERO!!..rsrsrs

    Abs
    Magda
  • Magna

    Solicite a atribuição da tua avó e posteriormente a sua naturalização... Sua avó como filha tem direito e logo após teras direito como neta.
  • Magda

    Aproveite enquanto sua avo esta viva e com certeza ela tera orgulho de se tornar portuguesa.
    Se tiver mais duvidas nos escreva ou visite o topico de ajuda.
  • Pessoal

    Grata pelo retorno!!

    Sabe que acha que não tinha direito nenhum!!! vai ser uma surspresa para a minha avó... ela nem imagina...o duro vai ser ela entender..rsrsr..isto será o de mesnos..rsrs

    Ainda não sei nem por onde começar? O qual,o minimo que preciso para regularizar a situação da minha avó?

    Mais uma vez muito obrigada

    Abs,

    Magda
  • documentos para atribuicao da vovo

    para atribuicao da vovo vc vai precisar

    1- As certidões narrativas de nascimento do portuguese no caso seus bisavos(vc precisa desta certidao mais pra ter os dados para prencher o formulario 1C) tipo freguesiam concelho , nome e numero de assento ( certidao). Caso a Vovo nao saiba procure o maximo de o informacao com elas , tipo de onde eles eram o nome,a data e tudo que for impressindivel para uma busca.
    2- Certidão de nascimento de inteiro teor da sua avo, autenticada no cartorio, legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado.
    3- Copias autenticadas do RG da vo , depois autenticada no consulado.
    4-Formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C, que a vovo vai ter q assinar na frente do funcionario do consulado e autenticado no consulado tambem.
    VC SOMENTE USARA O CONSULADO PARA LEGALIZAR OS DOCUMENTOS.

    AQUI ESTA O FORMULARIO 1C IMPRIMA COLORIDO, PREENCHA, MAS ASSINE SOMENTE NA FRENTE DO FUNCIONARIO DO CONSULADO.
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]
  • continuando

    DEPOIS DISSO ENVIE PELO CORREIO SEDEX MUNDI JUNTO COM O VALE POSTAL DE 175 EUROS. ACONSELHO A FAZER A COPIA DESSE VALE E FICAR CONTIGO. MANDE PARA ESSE ENDERECO ABAIXO

    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 Lisboa

    Rastreie pela internet ate o dia que for entregue na CRC, dai espere 2 semans e ligue pra la de o nome de seu pai e pegue o numero do processo , va acompanhado 1X por semana por telefone ate o dia q for aprovado e sair o numero do assento ( certidao) de seu pai.

    Dai inicie o seu processo de aquisicao.

    vai colocando aqui suas duvidas.

    abs

    fatima
  • Pessoal e Fatima

    Grata pelas respostas, como falei não sabia que tinha direito, então agora vou ver o que consigo de documentos e informações com a minha avó e com certeza voltarei com mais dúvidas sim..rsrsr!!

    Muito obrigada

    Abs,
    Magda
  • Ajuda

    O consulado de SP, tem como me ajudar com a localização ou identificação de local dos registros do meu Bisavô?

    Muito obrigada
  • Natutalização

    Qdo vcs falam em NATURALIZAÇÃO, deculpe a minha falta de conhecimento, teria alguma interferência quanto a abrir mão da Nacinalidade de Brasileira ou de outra nacionalidade que possa ter, como por ex Espanhola?

    Muito obrigada
  • Em teoria, a constituição diz que você perde a sua nacionalidade brasileira se você escolher se naturalizar em outro país (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/ECR/ecr3.htm#art12%C2%A74ii).

    Porém, na prática, o Brasil nunca retirou a cidadania de nenhum brasileiro que se naturalizou no exterior. O jogador de futebol Roberto Carlos é um exemplo disso. O que acontece é que o Brasil não reconhece automaticamente o ato administrativo de naturalização em um país estrangeiro. A perda da nacionalidade depende de um decreto presidencial.

    Não há comunicação entre os dois países sobre esses assuntos, então você realmente só perderá a cidadania se informar o governo brasileiro e pedir para deixar de ser cidadã. Vários aqui da comunidade já se naturalizaram e continuam brasileiros.
  • Matheus

    Grata pelo retorno!!

    Abs

    Magda
  • Magda

    O consulado nao ajuda muito a encontrar os docuemntos de seu Bisa. Coloca os dados aqui na comunidada no topico da Rosangela. BUSCA DE CERTIDOES , talvez podemos te ajudar.

    abs

    fatima
  • Fatima

    Grata pelo retorno, coloquei os dados que tenho até o momento no item indicado - Busca de certidões..

    Queria só mais um esclarecimento, sobre o meu caso, eu sou Bisneta de portugues, a minha avó está viva, a minha mãe já é falecida...consigo a Cidadania mesmo com a minha mãe falecida ( pois a minha mãe seria a Neta) não teria quebra de passagem, onde todos os descentes devem estar vivos?

    Mto obrigada e abs,

    Magda
  • Magda

    não tem problema não, pois quando chegar na sua vez, vc pode obter sua nacionalidade direto de sua avó, por naturalização. A sorte no seu caso é sua avó, a filha do portugueses ainda estar viva, assim que ela se tornar portuga, ela pode passar pra vc.
  • Magda

    Olá, vc disse no outro tópico q sua bisavó era de Trás os Montes., mas vc precisa saber em q Concelho(estado) e Freguesia (cidade) ela nasceu, pois Trás os Montes é uma região de Portugal.
    Procure nos documentos q vc tiver dela se em algum tem esses dados.

    Meu avô também era trasmontano e achei na certidão de casamento dele o concelho q ele nasceu, e dai parti na busca da freguesia.
  • meninas e Meninos

    Muito obrigada pelas respostas.

    Tenho Good News!!! consegui os dados de nascimento do meu Biasvô, postei no no Item Busca de Certidões!!

    Abs,

    Magda
  • Processo/documentação

    Olá, agora que consegui localizar as informações para solicitar a Certidão do mei Bisavô, quero dar andamento aos demais documentos necessários, queria ajuda:

    1 - 1º tenho que fazer o processo da minha avó, então só depois q tiver o retorno é q posso fazer o meu?

    2 - Os documentos que irei precisar da minha avò, são:
    2.1 Certidão de nascimento inteiro Teor com firma reconhecida?
    ( a firma reconhecida tem q ser de um tabelião de Notas ou pode ser pelo representate do cartório, caso não seja Cart´rio de Notas?
    2.2 Xerox autenticada RG e CPF

    3 - O formulário, dever ser autenticado no Consuldao?

    4 - Preciso da Certidão de Nascimento do meu Bisavô?

    5 - Preciso da Certidão de Nascimento da minha Bisavó?

    6 - Preciso da certidão de Casamento dos meus Bisavos?

    7 - Preciso da certidão de casamento da minha avó?

    8 - Preciso da Certidão de Nascimento da minha mãe?

    9 - Preciso da certidão de óbito da minha mãe?

    Obrigada
  • Rosângela

    Neste 1º momento, referente ao processo da minha avó, não preciso pedir a regularização/autenticação tb no Itamaraty, antes de ir ao Consulado?

    Grata
  • Magda,

    sim, voce deve ir primeiramente ao Itamaraty legalizar a certidao de nascimento da sua avo, e so depois ir ao Consulado.
  • Lady,
    Ligue ou mande um e-mail para o Consulado e pergunte se eles aceitam que o seu avô assine o formulário em um cartório. Se concordarem vocês deverão reconhecer a firma do vovô por autenticidade.
    Se o Consulado aceitar não haverá problema.
  • Muito obrigada pelas informações...

    Tenho mais uma dúvida..rsrs, qto a regularização da minha avó (ela q é filha de prrtugues), eu preciso da certidação de nascimentos dos pais dela, ou se tiver de um dos dois já é o suficiente? Preciso ter também a certidão de casamento dos pais dela?

    Muito obrigada

    Abs
  • Magda,
    Quem é o declarante na certidão de nascimento da sua avó?
  • Lady,
    Espero que saia tudo bem. Depois conte aqui o resultado para que o pessoal também tenha essa informação.
    Sorte.
  • Denise

    Eu ainda não sei, pois consegui esta semana a certidão da minha avó..só que é tão antiga que não consta..já solicitei ao Cartório a localização, devo ter um retorno nos próximos dias..

    Obrigada
  • Madga,
    Os seus bisavós casaram em Portugal?
  • Denise

    Sim os meus Biavos casaram em Portugal..
  • Magda,
    Muito bem! Aparentemente o caso da sua avó está bem fácil.
    Consiga a certidão dela de inteiro teor.
    Veja quem foi o declarante. Espero que tenha sido qualquer um dos bisavós.
    Espero que consiga logo também a certidão do bisavô ou da bisavó.
  • Denise

    Muito obrigada!!!

    Já solicitei a Certidão do meu Bisavó, em 25/08, para Bragança, estou no aguardo.. e nos próximo dias devo ter o retorno do Cartório de SP sobre a Certidão da Minha AVó...

    Assim que tiver novas infs e volto..rsrs

    Pelo o que entendi não irei precisar da Certidão de Casamento dos meus Bisavos, é isto mesmo?

    Abs,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.