Boa noite a todos! O processo de aquisição de minha mãe já teve resposta das diligências externas (polícia judiciária, SEF e etc.) e entrou novamente na fase de análise, em Tondela. Algum solicitante já teve alguma exigência após essa fase de diligências ou agora só falta mesmo aguardar a fase de despacho? Abs.
@cegv, concordo contigo sobre a necessidade e importância de nos mobilizarmos para pressionar o governo português para que avance positivamente em diversos pontos críticos. já fiz uma petição para pressionar parlamentares para revisarem a questão da ligação efetiva, mas precisamos ir além. moro em foz mas topo marcar uma conversa contigo e quem quiser entrar no barco pra pensar em numa possível ação/mobilização. o que acha?quem mais aqui toparia?
@cegv, oi! estou alinhado contigo. a petição teve um caráter sinalizador, buscando mostrar com ela e com suas pouco mais de 600 assinaturas que estamos por aqui incomodados com alguns aspectos na nova lei. penso que precisamos, na direção do que você disse, criar aproximação com os deputados que são sensíveis às nossas causas e também muni-los de materiais para debaterem e defenderem posições e interesses da comunidade portuguesa, seja com nacionalidade ou não. há quase dois meses enviei email com mensagem e link para a petição para todos/todas os/as parlamentares da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, mais de 50. Obtive retorno semanas depois de apenas dois, agradecendo o contato e a mobilização. Um deles, ou melhor, uma delas, a deputada Teresa Morais, me indicou escrever pontualmente a três deputados novamente (todos da referida comissão), José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa. Parece que são os principais defensores e porta vozes hoje no plenário desta questão. Não escrevi novamente a eles mas me acho que poderíamos fazer isso em nome de um grupo maior, se for possível (neste sentido as petições dão uma maior legitimidade me parece). Contudo, seria ótimo se encontrássemos um meio melhor de contato. Não me parece que escrever via a página pessoal do deputado no site do parlamento dá muito resultado. Agora, como mostrar que somos muitos/muitas e que estamos insatisfeitos em vários pontos? Valeu pelas trocas!
Alô pessoal, Estou acompanhando as ideias e ainda não consegui parar para pesquisar mais a respeito. São bem interessantes! Enquanto isto ocorreu-me chamar mais pessoas que estão na mesma situação que este grupo para virem para cá e partilharem seus números de processo e situação. [APAGADO]
@marcos a unica coisa que temos feito é tomar assento e esperar, com a sobrecarga que esta sobre a crc lisboa isso ainda vai levar mais uns 6 meses pros que enviaram em junho...
@marcos petropolis, alguns foristas já alcançaram o despacho favorável mas não tenho noticias de que receberam o assento. No caso de minha mãe, cujo processo também é de junho, nem despacho favorável ainda recebeu.
Pessoal... alguém tem alguma informação sobre casos de netos de portugueses que já iniciaram o processo de solicitação de naturalização junto à Conservatória de Registos em Lisboa, pela lei antiga... No entanto, no meio o processamento, mudou a lei? O processo já tem um número e está "me análise" desde então. Como fica neste caso?
@Adriana, os processos de netos que deram entrada até o dia 30/06/2017 continuam correndo pela lei antiga (6.4).Foi informado ou está sendo informado se os requerentes desejam continuar na lei antiga ( recomendado) ou mudar para a lei nova.
Oi gente é com muita alegria e muita gratidão á vocês que venho dizer que sou portuguesa!!! Liguei hoje na linha de registro e minha nacionalidade ficou pronta no dia 09/01/18 19/05/17 Envio dos documentos para Tondela (Via DHL) 13/06/17 Processo numerado solicitado antecedente criminal ( eu enviei o tirado presencialmente na policia federal, porem eles só aceitavam o tirado no site da PF) 20/06/17 Envio do antecedente (Via DHL) 09/01/18 Processo finalizado! Meu muito obrigada a cada um de vocês, sem vocês eu não teria conseguido!
@marcospetropolis o meu assento ainda não chegou em casa, mas já tenho a numeração. Finalizou no dia 09/01, dei entrada em maio e meu processo foi numerado em junho
@Andressa Gouveia ...Parabéns por sua conquista...!!! Fiquei curioso com essa questão do Antecedentes criminais que eles não aceitaram... Você enviou o documento com firma reconhecida do responsável da Policia Federal que assinou o documento...Chegou a apostilar o documento...?
@NiltonHessel sim, com firma reconhecida e apostilado. No fim mandei outro impresso do site da PF sem apostilamento e sem reconhecer firma e foi aceito.
Gente, vim avisar que o processo de minha mae deu entrada no dia 13.06.2017 na CRC de Tondela, para se aproveitar do vale postal antes que este caducasse pois acabei por entrar com o processo por outro lado da família e enviar novos documentos. Acredito que isso tenha contribuído um pouco mais para a demora do meu processo. No dia 23.10 recebi e-mail para verificar se desejava que o processo mudasse ou não para a LN. Ao ligar hoje para LR fui informada que o processo encontra-se concluído e que a carta com o número de assento já fora enviada.
Queria agradecer principalmente a @Mariza que me ajudou imensamente, colaborou, acredito que até se perguntou como eu podia perguntar 50x a mesma coisa se era algo tão simples. Mas teve paciência sempre com as minhas perguntas e me ajudou na busca por todos os documentos.
Caros colegas deste prestigiado fórum, enfim o processo de naturalização (6.4 LN) de minhã mãe foi concluído, com sucesso. Ela já é portuguesa! Gostaria de agradecer a todos que colaboraram nessa empreitada, especialmente @Mariza Guerra, @Theresa Lima, @marcia, @cidabribeiro, @CEGV, @Vlad Pen e tantos outros. Acho que o processo dela está fechando a tampa do caixão dos naturalizados, pois a documentação chegou em Tondela exatamente no último dia de vigência da legislação anterior (6.4), em 30/06/2017. Abraço a todos e muito obrigado!
Obrigado @CEGV. Adivinhou que faria a pergunta sobre a atualização da vida civil de minha mãe e já antecipou a resposta kkk. Vou seguir a orientação e depois percorrer a "estradinha", com a ajuda de todos como sempre. Forte abraço!
Pessoal tenho uma duvida, se não puder perguntar aqui desculpe, procurei e não achei resposta. Tenho a nacionalidade por aquisição (avô para neta), pretendo morar em Portugal com meu marido, ele tem direito a cidadania por casamento? Ou somente se eu tivesse a nacionalidade originaria? Obrigada
@Andressa vc tem q pedir a conversão da sua nacionalidade derivada para a originária para depois ele pedir a nacionalidade pelo casamento. De uma lida nesse tópico.
Comentários
O processo de aquisição de minha mãe já teve resposta das diligências externas (polícia judiciária, SEF e etc.) e entrou novamente na fase de análise, em Tondela.
Algum solicitante já teve alguma exigência após essa fase de diligências ou agora só falta mesmo aguardar a fase de despacho?
Abs.
Valeu pelas trocas!
Enquanto isto ocorreu-me chamar mais pessoas que estão na mesma situação que este grupo para virem para cá e partilharem seus números de processo e situação.
[APAGADO]
O processo já tem um número e está "me análise" desde então.
Como fica neste caso?
Liguei hoje na linha de registro e minha nacionalidade ficou pronta no dia 09/01/18
19/05/17 Envio dos documentos para Tondela (Via DHL)
13/06/17 Processo numerado solicitado antecedente criminal ( eu enviei o tirado presencialmente na policia federal, porem eles só aceitavam o tirado no site da PF)
20/06/17 Envio do antecedente (Via DHL)
09/01/18 Processo finalizado!
Meu muito obrigada a cada um de vocês, sem vocês eu não teria conseguido!
Fiquei curioso com essa questão do Antecedentes criminais que eles não aceitaram...
Você enviou o documento com firma reconhecida do responsável da Policia Federal que assinou o documento...Chegou a apostilar o documento...?
É Maria da Conceição Girão. É certa e direta, sou fã dela.
Mas é normal demorar assim?
O processo foi inciado em 13/03/2017 e está em análise ainda... foi optado por correr pela lei antiga
Queria agradecer principalmente a @Mariza que me ajudou imensamente, colaborou, acredito que até se perguntou como eu podia perguntar 50x a mesma coisa se era algo tão simples. Mas teve paciência sempre com as minhas perguntas e me ajudou na busca por todos os documentos.
Parabéns! Que bom que deu tudo certo. Sucesso!
Parabéns para a sua mãe! No apagar das luzes mesmo, rumo à convolação!
Forte abraço!
Tenho a nacionalidade por aquisição (avô para neta), pretendo morar em Portugal com meu marido, ele tem direito a cidadania por casamento? Ou somente se eu tivesse a nacionalidade originaria? Obrigada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9263/acompanhamento-de-processos-de-convolacao-atribuicao-p-netos-ja-naturalizados-art-6-4-da-lei-37-81/p1