Pessoal, boa tarde! Acompanho o fórum desde o ano passado e vocês me ajudaram muito desde então. Meus avós são portugueses e hoje os processos de cidadania de meu pai e de minha tia foram concluídos!!!!!!! Realizei a transcrição do casamento dos meus avôs em Ponta Delgada e os processos de atribuição na ACP, todos os processos ocorreram dentro do prazo esperado e sem nenhum problema. =D Agora, irei dar entrada na cidadania para mim e para meu irmão e tenho duas dúvidas:
1) Meu pai agora é português e é casado há quase 30 anos com minha mãe, eu preciso fazer a transcrição do casamento deles? (obs.: meu pai é o declarante do meu nascimento)
2) Devido a um erro na certidão de nascimento de meu pai, o nome da minha avó ficou como nome de solteira e este nome é o que consta até minha certidão de nascimento... Entretanto, ao solicitar a cidadania do meu pai achamos melhor retificar a certidão de nascimento dele (bem como o RG) e corrigimos para o nome de casada (até porque realizamos a transcrição do casamento dos meus avós). A dúvida é: será que é necessário corrigir a minha certidão de nascimento?
Por enquanto o ACP não está exigindo transcrição nos casos que vc se enquadra mas a qual momento isso pode mudar. Se puder fazer a transcrição seria ótimo.
O ACP não está deixando passar nenhuma divergência. Acho bom retificar o nome de sua avó.
Gente, boa tarde! Gostaria que alguém me tirasse uma dúvida, por favor! Meu pai é o português e o declarante na minha certidão. Meus pais nunca foram casados (até aqui sei que não há nada para transcrever), mas no início do ano passado ele se casou com a minha madrasta! Eis que me surge a dúvida! Isso afeta meu processo de atribuição? Eu preciso transcrever esse casamento dele?? Tô completamente perdida!!! Quem puder ajudar eu agradeço muito!!
Olá! Poderiam me ajudar, por gentileza? Meu pai está em processo para obtenção da cidadania portuguesa por atribuição. Minha avó, portuguesa por atribuição, era casada porém se divorciou após seu nascimento. Atualmente, ela possui nome de solteira, como consta no documento enviado pela Conservatória. Meu avô é declarante e não possui nenhuma ligação com Portugal. Pretendo enviar pela ACP por não exigir transcrição de casamento. É possível realizar o processo sem a transcrição de casamento e divórcio? Agradeço desde já!
@mrascao toda mulher portuguesa por nascimento em Portugal ou por atribuição é obrigatória sua transcrição de casamento.Terá q fazer a transcrição mesmo se fizer o processo em ACP.
Estou providenciando documentos para cidadania de meu pai. O pai e a mãe eram portugueses e se casaram em portugal, ele nasceu no Brasil. Já localizei o assento de nascimento apenas de minha avó. 1 - É necessário localizar assento de nascimento de meu avô? 2 - É necessário localizar a certidão de casamento dos meus avós? 3 - Caso seja localizado o assento de casamento é necessário transcrever? 4 - se não acharmos assento de casamento, o que faço pois meu pai não tem nenhum documento de meu avô
@Vlad Pen, fico feliz com a sua orientação, até porque hoje chegou o final do processo da cidadania de meu marido, só que tenho uma dúvida de como posso seguir para dar entrada nos de meus filhos, então preciso saber se continuo enviando a Tondela, pois gostei muito de lá, mas eles não me orientam e como minha filha está indo para Portugal agora em março eu preciso muito saber se ela mesma consegue dar entrada na dela por lá sozinha, ela tem 19 anos, ou se será preciso uma averbação de casamento pois eu sou brasileira, mais meu marido(o pai) é que foi declarante dela na certidão de nascimento.
Boa tarde @Vlad Pen, só mais uma dúvida, posso enviar pelo correio para adiantar os documentos para atribuição de minha filha como filha de português e ela pegar pessoalmente?
Boa tarde. Por favor me ajudem. Acabo de receber minha nacionalidade portuguesa, meu marido é brasileiro e somos casados. Fui a IRN de Almada para transcrever meu casamento atual e fui informada que era necessário primeiramente transcrever meu casamento anterior e depois disso fazer o divórcio aqui em Portugal. E depois de todo esse processo poder transcrever meu último e atual casamento. Como devo proceder? Há alguma conservatória aqui em Portugal que faça a transcrição do meu casamento atual sem ter q fazer todo o processo de casamento e divórcio do primeiro casamento? Obrigada
exatamente. O procedimento é transcrever todos os atos civis, conforme ocorreram cronologicamente.
É contra a lei transcrever o segundo casamento, antes do primeiro. Nenhuma conservatória fará isso. E a pessoa que o pedir, sem mencionar o primeiro casamento estará cometendo um crime.
Assim, deve fazer conforme te orientaram. Complementando: Para transcrever o casamento, vc mesma pode fazer, desde que entregue todos os documentos. Mas para homologar o divórcio, precisa constituir um advogado.
Bom dia! Sei que isso já tem sido discutido, mas ainda estou em dúvida, me desculpem! Estamos fazendo a aquisição do meu sogro, filho de português casado com brasileira. Ele foi o declarante do nascimento do meu sogro, preciso da transcrição do seu casamento? E do casamento do meu sogro, e preciso para dar continuidade para a do meu marido? Estou confusa! Obrigada!
@Rafaela Se o pai do seu sogro foi o declarante na certidão de nascimento dele e foi registrado antes de 1 ano de idade você pode enviar para ACP que não exige a transcrição de casamento nesse caso. Mesma coisa quando for o pedido do seu esposo se fizer por ACP e seu sgro ter sido o declarante na certidão de nascimento do seu marido e se a mãe for brasileira.
Bom dia a todos! Gostaria de uma ajuda! Entrei com a solicitação de nacionalidade portuguesa para o meu pai (filho de português e mãe brasileira) no Consulado de São Paulo. Porém recusaram solicitando a transcrição de casamento deles. Pra mim já estava transcrito, porque meu primo havia feito todo o processo para tirar a cidadania da mãe dele (irmã do meu pai) e a dele. Lendo os posts, entendi que se der entrada em Vila Nova de Gaia ou em ACP não é preciso efetuar a transcrição do casamento, pois meu avô que efetuou o registro do meu pai, é isso mesmo? a minha avó já faleceu, preciso averbar o falecimento dela em Portugal sendo o meu avô viúvo? Agradeço desde já a atenção!
Dúvida: Tenho nacionalidade portuguesa por atribuição. Embora seja casado, ainda não fiz a transcrição do casamento. Vou fazê-la, mas demora um pouco por conta do cartório fornecer a certidão atualizada, além do mais, na certidão de casamento consta o casamento, depois o divórcio e depois a reconciliação, quando restituímos o casamento. Tenho um filho de 13 anos e uma filha de 23.. ambos do mesmo casamento, com a mesma e única esposa... Nas duas certidões eu sou o declarante... Minha filha vai casar em setembro, então queria dar entrada logo no processo de registro de nascimento/naturalidade portuguesa... e aproveitar e fazer tb o do meu filho... - Posso fazer o registro dos dois filhos sem a transcrição ?? Tem que ser na ACP ou tem outra conservatória ??? - No caso do meu filho menor de idade, o formulário de solicitação é diferente do da minha filha que é maior de idade ?? - Meu filho por ser menor não paga nada ?? não tem nenhum valor a ser pago, sequer a despesa de envio da certidão portuguesa para o Brasil ??? Favor informar o link que devo entrar para melhores esclarecimentos sobre o envio da documentação do filho menor e da filha maior de idade.. Desde já agradeço a paciência...
@Sergio, para atribuição de nacionalidade para os filhos vc precisa antes transcrever seu casamento.O do filho menor vc pode fazer em Tondela.(é gratuito).O da da filha maior vc pode fazer em ACP.
Olá Amigos, saiu a atribuição de nacionalidade dos meus dois filhos, agora preciso fazer a das minhas netas, vejam se podem me ajudar com as dúvidas:
1. Para os meus filhos tirarem o CC e o Passaporte precisam atualizar o estado civil no consulado? 2. Caso não seja necessário, eles preencheriam o formulário do consulado como solteiros ou casados mesmo?
Primeiro Filho - está casado e tem 2 filhas, uma de 13 anos e outra de 10 anos 3. Preciso averbar o casamento dele primeiro ou posso enviar o processo para a ACP já que ele foi o declarante dos nascimentos? 4. Nesse caso por serem menores teria que pagar a taxa de 175,00 euros para cada uma?
Segundo Filho - É divorciado e possui dois filhos desse casamento, uma menina com 5 anos e um menino de 3 anos. Está casado em segundas-nupcias e não tem filhos por enquanto. 5. Preciso averbar o casamento dele primeiro ou posso enviar o processo para a ACP já que ele foi o declarante dos nascimentos? 6. Nesse caso por serem menores teria que pagar a taxa de 175,00 euros para cada uma?
1-Não precisam , mas será solicitado 2-Como casados 3-Por serem menores a mãe terá q assinar o requerimento tb e creio seu filho ter q transcrever o casamento antes.( O processo para menores é gratuito)
Segundo filho:Procedimento igual o anterior...creio ter q transcrever o primeiro casamento.
Já peguei o meu primeiro documento de cidadania por atribuição do meu pai. Para dar entrada no pedido de cidadania dos meus filhos é necessário eu fazer a transcrição do meu casamento e do meu divorcio? Qual o passo a passo? para onde devo enviar?
Comentários
sim.
Meus avós são portugueses e hoje os processos de cidadania de meu pai e de minha tia foram concluídos!!!!!!!
Realizei a transcrição do casamento dos meus avôs em Ponta Delgada e os processos de atribuição na ACP, todos os processos ocorreram dentro do prazo esperado e sem nenhum problema. =D
Agora, irei dar entrada na cidadania para mim e para meu irmão e tenho duas dúvidas:
1) Meu pai agora é português e é casado há quase 30 anos com minha mãe, eu preciso fazer a transcrição do casamento deles? (obs.: meu pai é o declarante do meu nascimento)
2) Devido a um erro na certidão de nascimento de meu pai, o nome da minha avó ficou como nome de solteira e este nome é o que consta até minha certidão de nascimento... Entretanto, ao solicitar a cidadania do meu pai achamos melhor retificar a certidão de nascimento dele (bem como o RG) e corrigimos para o nome de casada (até porque realizamos a transcrição do casamento dos meus avós).
A dúvida é: será que é necessário corrigir a minha certidão de nascimento?
Obrigado pela atenção!!!
Por enquanto o ACP não está exigindo transcrição nos casos que vc se enquadra mas a qual momento isso pode mudar. Se puder fazer a transcrição seria ótimo.
O ACP não está deixando passar nenhuma divergência. Acho bom retificar o nome de sua avó.
Meu pai é o português e o declarante na minha certidão. Meus pais nunca foram casados (até aqui sei que não há nada para transcrever), mas no início do ano passado ele se casou com a minha madrasta! Eis que me surge a dúvida! Isso afeta meu processo de atribuição? Eu preciso transcrever esse casamento dele?? Tô completamente perdida!!! Quem puder ajudar eu agradeço muito!!
Meu pai está em processo para obtenção da cidadania portuguesa por atribuição. Minha avó, portuguesa por atribuição, era casada porém se divorciou após seu nascimento. Atualmente, ela possui nome de solteira, como consta no documento enviado pela Conservatória. Meu avô é declarante e não possui nenhuma ligação com Portugal.
Pretendo enviar pela ACP por não exigir transcrição de casamento. É possível realizar o processo sem a transcrição de casamento e divórcio?
Agradeço desde já!
1 - É necessário localizar assento de nascimento de meu avô?
2 - É necessário localizar a certidão de casamento dos meus avós?
3 - Caso seja localizado o assento de casamento é necessário transcrever?
4 - se não acharmos assento de casamento, o que faço pois meu pai não tem nenhum documento de meu avô
Desculpe se não consegui ser clara
Por favor me ajudem. Acabo de receber minha nacionalidade portuguesa, meu marido é brasileiro e somos casados. Fui a IRN de Almada para transcrever meu casamento atual e fui informada que era necessário primeiramente transcrever meu casamento anterior e depois disso fazer o divórcio aqui em Portugal. E depois de todo esse processo poder transcrever meu último e atual casamento. Como devo proceder?
Há alguma conservatória aqui em Portugal que faça a transcrição do meu casamento atual sem ter q fazer todo o processo de casamento e divórcio do primeiro casamento? Obrigada
exatamente. O procedimento é transcrever todos os atos civis, conforme ocorreram cronologicamente.
É contra a lei transcrever o segundo casamento, antes do primeiro. Nenhuma conservatória fará isso. E a pessoa que o pedir, sem mencionar o primeiro casamento estará cometendo um crime.
Assim, deve fazer conforme te orientaram.
Complementando:
Para transcrever o casamento, vc mesma pode fazer, desde que entregue todos os documentos. Mas para homologar o divórcio, precisa constituir um advogado.
Mesma coisa quando for o pedido do seu esposo se fizer por ACP e seu sgro ter sido o declarante na certidão de nascimento do seu marido e se a mãe for brasileira.
Lendo os posts, entendi que se der entrada em Vila Nova de Gaia ou em ACP não é preciso efetuar a transcrição do casamento, pois meu avô que efetuou o registro do meu pai, é isso mesmo? a minha avó já faleceu, preciso averbar o falecimento dela em Portugal sendo o meu avô viúvo?
Agradeço desde já a atenção!
Tenho nacionalidade portuguesa por atribuição. Embora seja casado, ainda não fiz a transcrição do casamento. Vou fazê-la, mas demora um pouco por conta do cartório fornecer a certidão atualizada, além do mais, na certidão de casamento consta o casamento, depois o divórcio e depois a reconciliação, quando restituímos o casamento.
Tenho um filho de 13 anos e uma filha de 23.. ambos do mesmo casamento, com a mesma e única esposa...
Nas duas certidões eu sou o declarante...
Minha filha vai casar em setembro, então queria dar entrada logo no processo de registro de nascimento/naturalidade portuguesa... e aproveitar e fazer tb o do meu filho...
- Posso fazer o registro dos dois filhos sem a transcrição ?? Tem que ser na ACP ou tem outra conservatória ???
- No caso do meu filho menor de idade, o formulário de solicitação é diferente do da minha filha que é maior de idade ??
- Meu filho por ser menor não paga nada ?? não tem nenhum valor a ser pago, sequer a despesa de envio da certidão portuguesa para o Brasil ???
Favor informar o link que devo entrar para melhores esclarecimentos sobre o envio da documentação do filho menor e da filha maior de idade..
Desde já agradeço a paciência...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
1. Para os meus filhos tirarem o CC e o Passaporte precisam atualizar o estado civil no consulado?
2. Caso não seja necessário, eles preencheriam o formulário do consulado como solteiros ou casados mesmo?
Primeiro Filho - está casado e tem 2 filhas, uma de 13 anos e outra de 10 anos
3. Preciso averbar o casamento dele primeiro ou posso enviar o processo para a ACP já que ele foi o declarante dos nascimentos?
4. Nesse caso por serem menores teria que pagar a taxa de 175,00 euros para cada uma?
Segundo Filho - É divorciado e possui dois filhos desse casamento, uma menina com 5 anos e um menino de 3 anos. Está casado em segundas-nupcias e não tem filhos por enquanto.
5. Preciso averbar o casamento dele primeiro ou posso enviar o processo para a ACP já que ele foi o declarante dos nascimentos?
6. Nesse caso por serem menores teria que pagar a taxa de 175,00 euros para cada uma?
Agradeço a ajuda!
1-Não precisam , mas será solicitado
2-Como casados
3-Por serem menores a mãe terá q assinar o requerimento tb e creio seu filho ter q transcrever o casamento antes.( O processo para menores é gratuito)
Segundo filho:Procedimento igual o anterior...creio ter q transcrever o primeiro casamento.
Qual o passo a passo?
para onde devo enviar?