Transcrição de casamento ( necessário ou não)

124»

Comentários

  • Sim Já fiz.
    Meu pai é Português, casado com brasileira, o meu documento de cidadania veio com meu nome de solteira.Fui casada coloque o nome do meu ex marido que hoje já é falecido na minha certidão de casamento, Divorciei e voltei com o nome de solteira. Tenho 2 filhos que tem o meu nome de casada na certidão de nascimento deles, e a minha identidade atual Brasileira está com nome de solteira. Meus filhos podem dar entrada no pedido de cidadania antes de eu dar entrada na transcrição de casamento? E sobre o divórcio é necessário eu fazer ou não.Por gentileza, qual seria a ordem a seguir? Estou confusa. Posso mandar todos os documentos juntos ou tenho que mandar de cada filho separado? Para qual endereço? Cada filho tem um valor? Eles são maiores de idade. Fico no aguardo e muito obrigada.
  • Prezados,
    Muitas duvidas sobre transcrição em função de ser meu segundo casamento:

    Entrei com meu processo de cidadania. Minha mãe é portuguesa e sou casada pela segunda vez, tenho um filho menor de 14 anos, do segundo casamento.
    Duvidas:
    (1) Saindo meu processo de cidadania meu status civil pelo que li aqui será solteira, correto?
    (2) Para que eu possa solicitar meu cartão cidadão e passaporte, precisarei transcrever meu primeiro casamento, contratar advogado em Portugal para homologação do divórcio e ai sim transcrever meu segundo casamento?
    (3) Para a entrada da cidadania do meu filho menor, em sua certidão de nascimento o declarante sou eu e o meu marido, mas o meu nome está o atual do segundo casamento, e não o de solteira, precisaria fazer todo o processo de transcrição, ou não?
    Se não, qual a exigência para envio da certidão de nascimento do meu filho ( inteiro teor, apostilhada, reprográfica...)?
    Precisaria enviar a certidão de casamento atual?
    Obrigada
  • @Bruna

    1-Depende do que vc colocar no requerimento ..casada, solteira ou divorciada
    2-não é obrigatório a não ser que pretenda pedir a atribuição para um filho
    3-Para vc pedir a atribuição do filho..vc terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal e dai transcrever o segundo casamento.
  • Uma dúvida:
    Estou ajudando um colega a tirar a cidadania portuguesa.. vamos aos dados:
    O pai dele é português, a mãe brasileira.. AMBOS falecidos...e casados, apenas no Brasil...a mãe, alterou o nome quando casou..
    Meu colega nasceu no Brasil.. na certidão de nascimento dele, consta a MÃE como declarante do nascimento e não o pai....
    Embora o nome do pai dele não tenha alterado quando ele casou, como não foi o pai que declarou o nascimento, mas sim a mãe, gostaria de saber se precisa transcrever o casamento antes de dar entrada no pedido da nacionalidade do meu colega ???
    Outra dúvida: como o pai e a mãe já são falecidos, o meu colega pode assinar o formulário de transcrição do casamento ?? Caso possa, é necessário ele precisa anexar as certidões de óbito do pai e da mãe ??
  • @sergio sim, é preciso fazer a transcrição de casamento e o filho pode assinar o requerimento. Não precisa enviar as certidões de óbito.
  • Bom Dia a todos. Eu tenho 2 filhas(5 e 9 anos) e sou casado pela 2ª vez(fui divorciado). As meninas são do casamento atual. Minha nacionalidade é por atribuição. Eu consigo fazer o processo das meninas sem fazer a transcrição do casamento+divórcio+casamento?
  • @Marcelo se vc foi o declarante do registro das filhas não precisa fazer a transcrição se o processo for feito pelo ACP do Porto. Não esqueça que ambos os pais tem que assinar o formulário 1C.
  • @Vald Pen Muito Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.