Judeus Sefarditas - Informações e processos

12324262829158

Comentários

  • AlexandreLS ok obrigado
  • Olá pessoal,

    Estou iniciando pesquisas de ascendentes judeus serfaditas com base no sobrenome de família NUNES e avô paterno nascido na Ilha da Madeira e avó materna em Macedo de Cavaleiros - Trás os Montes, ambos com sobrenome Nunes, e pelo que tenho visto nas minhas pesquisas muito comum. Cheguei aos nomes de meus tataravós e, diante da dificuldade de encontrar datas de nascimento e local, pergunto à essa comunidade se realmente vale a pena continuar essa pesquisa e , se positivo, o de devo concentrar minhas buscas. Tenho pesquisado pelo Tombo.

    Grata
  • @CláudiaNunes,. Vale a pena sim prosseguir. Realmente a comprovação documental nem sempre é fácil . Importante focar onde seus ancestrais judeus sefarditas chegaram no Brasil em virtude da perseguição religiosa , da expulsão da Portugal . A depender do local há literatura que dá suporte a construção da árvore genealógica. O sobrenome ou apelido Nunes é um indício , não a prova cabal Veja as considerações no site da CIL ou CIP. Boa sorte.
  • Bom dia,
    Alguém sabe como está o andamento dos processos dentro da CRC? A greve dos serventuários já terminou? Estou ligando para a linha de registros sem sucesso, fico aguardando mais de 1 hora até cair a ligação.
  • @AlexandreLS obrigada pelas informações. Estou conversando com uma genealogista, pois não consegui subir minha árvore ainda, mas confesso que fico na dúvida entre pagar alguém sem garantias de nada e continuar tentando. Parece que o arquivo da madeira ainda não tem os registros digitalizados em sua totalidade, daí a dificuldade, segundo informações recentes.
  • Alguém mais ta tirando a cidadania espanhola também?
    Ja dei entrada na portuguesa e estou juntando a documentação pra dar entrada na espanhola.
  • @pecohen Existe alguma vantagem em ter ambas as cidadanias?
  • Prezados,

    Para acompanhamento, informo que recebi o e-mail abaixo na última terça-feira, 23/04/2019.
    ______________________________________________________________
    Com referência ao seu processo, informa-se V. Exa, que o mesmo já teve despacho favorável da Exma Sra Secretária de Estado da Justiça, em 10 de dezembro de 2018, e que, atualmente, aguarda apenas a feitura do registo, o qual será feito seguindo a ordem cronológica da data do despacho, com exceção de pedido de urgência documentalmente comprovado.

    Mais se informa, que quando o mesmo estiver efetuado, será V. Exª notificado para a morada constante no processo.
    ______________________________________________________________
    Ou seja, passados 4 meses e meio, e o registo ainda não foi efetuado.
  • Rodrigo17rlscRodrigo17rlsc Member
    editado April 2019
    Marcelob
    Estou na mesma despacho favoravel 15 de janeiro 2019 e ate agora esperando apenas feitura do asento de nascimento
  • demoralizado, o meu processo ainda se encontra em fase inicial
  • Pessoal hoje recebi um e-mail , mas com informações genéricas. Não disseram qual o mês de entrada dos processos que estão a ser tratados .. Às vezes a gente não tem sorte com as respostas.
  • Bom dia pessoal
    Vi em um grupo uma pessoa que que recebeu um email CRC falando que pode mandar documentos processo de judeus pra crc do porto.
  • pecohenpecohen Member
    @samue1 No meu caso seria questão familiar mesmo.

    Tenho avó espanhola e familiares morando na Espanha mas como passei dos 21 anos não posso tirar cidadania através dela.

    Uma outra questão seria o visto de investidor(E-2) nos EUA em que cidadãos de alguns países da União Europeia, em que Portugal não está incluso pois não tem o tratado de comércio com os EUA, têm algumas facilidades.

    Resumindo:
    Visto E-2 > Investimento minimo 100 mil dólares - Cidadãos Europeus(Portugal não/Espanha sim)
    Visto EB-5 > Investimento minimo 500mil dólares - Todos
  • editado May 2019
    @ClaudiaNunes, sempre vale a pena. Levei 9 anos para montar a minha genealogia e foi reveladora.

    Nem se falava em cidadania sefardita na epoca kkkk. Hj em dia com as tecnicas corretas da para fazer a pesquisa em menos de 1 ano.
  • samue1samue1 Member
    @pecohen Obrigado pela sua explicação.
  • Alguém conseguiu saber novidades sobre a data de entrada dos processos que estão a ser analisados?
  • AlexandreLS, praticamente todos os dias ligo via skype para a CRC ficando 1:15h em espera e em seguida a ligação cai. Já mandei diversos emails sem resposta. Estarei indo a Portugal agora em maio e irei lá pessoalmente para ver o que está acontecendo.
  • Oi Pessoal td bem? ao ligar na conservatoria me passaram um status de (aguardando decisao geral da justica), isso seria referente a qual fase do processo?
  • pecohenpecohen Member
    Nos últimos 2 meses mandei 3 e-mails pra eles, sem resposta nenhuma.

    Tentei ligar uma vez nesse tempo, fiquei uns 20 minutos esperando a ligação e desisti.
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado May 2019
    Pessoal, confirmada aquela informação de que outras conservatórias internamente estão a ajudar a CRC de Lisboa. A CRC de Lisboa continua a ser o referência, mas foi determinada que outras conservatórias atuassem nesses processos. Já tive notícia de um caso distribuído para Conservatória de Ponta Delgada.

    Pode ser que corra tudo mais rápido agora. Tomara

    Mas no meu caso continuo sem saber se houve ou não avanço ou mesmo que outra consevatória nele está a atuar.

    Enfim.... Boa sorte para todos nós.
  • @alexandrels
    Soube sobre os assentos de nascimento qual mes estao a fazer ?
    A espera esta 5 mes ou mais ?
  • BetoMABetoMA Member
    @AlexandreLS que ótima notícia .espero q agilize ..divulga mais se souber
  • Rodrigo17rlsc, pelo que tenho visto, se não estiver em regime de urgência, tem sido ultimamente em torno disso..
  • @Alexandrels
    Ok obrigado
  • Finalmente, o meu processo encontra-se em fase 7. Quanto apostam que demora mais 13 meses para comunicarem o despacho? Bem, dedos cruzados!
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado May 2019
    @mahlomar, também.hoje pela manhã cedo consegui falar nai linha de registo. Me disseram que já haviam solicitado diligências oficiosas no meu caso, mas após muitas perguntas. Preferia uma confirmação via e-mail. Acho que podem correr mais rápido os processos devido à distribuição interna de processos para outras Conservatória, que estão a auxiliar a CRC de Lisboa. Vamos ver.
  • BetoMABetoMA Member
    @AlexandreLS significa q está na fase 7 ??
    Outra coisa , as fases seguintes de uma pra outra são mais rápido tipo um mês pra cada ou mais ?
  • @alexandreLS, interessante. Disseram-me logo que o meu foi a duas entidades externas: aos SEF, e ao DGAJ. Quanto à velocidade, vamos ver mesmo. Mas, se continuasse ao ritmo que temos visto até agora, quanto é que costumava demorar para comunicarem se se deu despacho favorável?
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado May 2019
    @BetoMA, estão descritas na lista de acompanhamento compartilhada aqui. Fase 7 é aquela em que a CRC faz consulta a entidades externas: PJ, DAGJ, SEF. Após essa segue para parecer e despacho do MJ. O tempo varia muito. Nos últimos 12 meses ficou acima da média, como se pode observar na lista de acompanhamento. Não se pode dizer que durará 1 mês cada fase posterior a de nº 7. Após o despacho para registo tem demorado em média de 4 a 5 meses, sem urgência deferida. Abs.
  • @mahlomar, antes durava em média uns 3 meses se não tivesse pendência, da fase 7 ao despacho. Mas vamos ver se há algum avanço. Pelo histórico das informações a qui compartilhadas, raros os processos que demoraram 20 meses até o despacho favorável. abs..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.