Muito obrigado pelas respostas, gente! Esses 5-6 meses provavelmente vão me ferrar, já que solicitei a minha certidão da CIL mês passado e volto pro Brasil da Europa em Maio. Ainda há um pouquinho de esperança de sair rápido pois tenho familiares que tiraram recentemente...
Ola boa tarde tenho processo por judeus sefarditas portugueses com despacho favoravel. Alguem sabe me dizer quanto tempo leva pra feita do assento de nascimento? Obrigado
@Rodrigo17rlsc, para processo sem urgência, em média 5 meses. Você poderia informar quando foi dada entrada de seu processo na CRC e quando saiu seu despacho? Parabéns.
@Profisc vc pode fazer usando o paypal na propria pag da CIL.eu fiz por la .na epoca paguei 2.690 rais pelos 500 euros so que aconselho a pagar pelo menos 30 euros a mais pq o valor ficou faltando cerca de 26 euros .boa sorte
Também aconselho pagamento pelo Paypal do site da CIL, em casa de câmbio eles cobram aproximadamente 17% de IR mais uns 30 dólares de taxa, isto é, antes de emitir você terá que pagar um DARF de aproximadamente R$ 500,00 + o valor em reais de 500 euros.
Atualizada em 20/03/2019 - Colabore conosco fornecendo seus dados e mantendo atualizado o status de seu processo.
ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA - JUDEUS SEFARDITAS =======================================================================================
# Forista Envio Entr. Processo Duração F STATUS Obs. == ============= ======= ======== ========= ======= == ============== ================== DESPACHO FAVORÁVEL/FINALIZADOS (Parabéns!!!) 01 CesarMachado C 30/08/16 406XX/16 16m09d 12 Finalizado 02 CarmeMachado C 30/08/16 40xxx/16 19m04d 12 Finalizado 03 Bruno Saboia C 05/04/17 44xxx/16 18m12d 12 Finalizado 04 Marcelo B C 10/04/17 35xxx/17 20m28d 11 Aguarda Reg 05 Daniel E A 10/07/17 30xxx/17 15m10d 11 Aguarda Reg 06 Tomás Azoubel * 01/09/16 000XX/17 24m03d 12 Finalizado 07 Glenn M A 02/11/16 461xx/16 23m18d 11 Aguarda Reg 08 Dominique A A 02/11/16 44xxx/16 23m18d 11 Aguarda Reg 09 Leandro Z C 07/09/17 52xxx/17 17m02d 11 Aguarda Reg 10 Rodrigo17rlsc C xx/09/17 xxxxx/17 16m00d 11 Aguarda Reg
PENDENTES 11 Miriam M A 02/11/16 44xxx/16 27m18d 9 Aguarda MJ 12 Arthur A C 17/01/17 01xxx/17 26m03d 6 Análise CRC 13 Rod L C 07/09/17 01xxx/17 18m13d 6 Análise CRC 14 Jrahaim * 11/10/17 45xxx/17 17m09d 7 Cons. SEF/PJ/DGAJ 15 Evelyn E A 17/10/17 473xx/17 17m03d 6 Análise CRC 16 Darlene A 17/10/17 473xx/17 17m03d 6 Análise CRC 17 Joe E A 17/10/17 473xx/17 17m03d 6 Análise CRC 18 Vicky E A 17/10/17 473xx/17 17m03d 6 Análise CRC 19 Ester E A 17/10/17 473xx/17 17m03d 6 Análise CRC 20 Lydia A A 17/10/17 473xx/17 17m03d 6 Análise CRC 21 Rosa A A 20/10/17 51xxx/17 17m06d 6 Análise CRC 22 Jose2101 A 13/10/17 46xxx/17 16m07d 7 Cons. SEF/PJ/DGAJ 23 Nazira P 17/11/17 09xxx/18 16m11d 7 Cons. SEF/PJ/DGAJ 24 ÁvilaTânia A 05/02/18 34xxx/18 13m15d 6 Análise CRC 25 AlexandreLS C 23/02/18 41xxx/18 12m27d 6 Análise CRC 26 Rbgans_Pa C 17/04/18 50xxx/18 11m06d 6 Análise CRC 27 Rbgans_Irm C 17/04/18 50xxx/18 11m06d 6 Análise CRC 28 Mahlomar P 19/04/18 21xxx/18 11m08d 6 Análise CRC 29 T_Braga C 23/04/18 45xxx/18 11m12d 6 Análise CRC 30 Pe_Cohen C 23/10/18 71xxx/18 04m27d 6 Análise CRC 31 Emmanuelf97 C 01/03/19 19xxx/19 01m20d 6 Análise CRC
Modalidade de Envio Inicial do Requerimento e Documentos: P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto // * - Não informado/Informação Pendente
Para inserção de seus dados na planilha:
Caso deseje colaborar com a partilha de informações, favor informar os dados acima e fornecer as atualizações, a fim de que a lista de acompanhamento reflita a realidade dos andamentos do processo, ajude os demais foristas e não contenha informações desnecessárias. Contamos com a colaboração de todos.
Fases:
01 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória 02 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 250,00€) foram pagos 03 - Atribuição de um número de processo ao requerimento 04 - Digitalização documental 05 – Distribuição 06 - Análise dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais) 07 - Consulta a entidades externas: PJ, SEF, DGAJ ou mesmo serviços internacionais 08 - Despacho CRC 09 - Envio para o Ministério da Justiça para análise 10- Despacho MJ 11- Registo do assento (nascimento) na Conservatória 12- Processo finalizado
Obter informações sobre o estado do processo:
Para saber a situação de seu processo, ligue (+351)211950500 - opções 1 e 1, (inclusive para saber se saiu numeração e em que fase está)
Se sua documentação é recém chegada na conservatória, não houve pedido de urgência deferido, normalmente demora alguns meses para sair a numeração do processo.
Ao dar entrada em seu processo, informe-se se o pagamento dos emolumentos já foram contabilizados pela conservatória, com o setor de contabilidade: rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt , (+351) 213 817 600/213 817 631
Pessoal, fiz a atualização com as informações que nos foram compartilhadas. Peço por favor que os que pediram a inserção da das pessoas de 10 a 20 da lista também nos possam fornecer informações para que não fique desatualizado o acompanhamento. Há alguns mais recentes que não prestam informações, mas vou reforçar a solicitação in box. @GabrielGlauberMorais e @Danes36, favor atualizarem o status dos processos de seus parentes. Agradecemos. Boa sorte.
@Nazira, sobre a sua pergunta: pelo que me consta, se a nacionalidade portuguesa via aquisição for obtida após o nascimento dos filhos, esses somente terão direito à nacionalidade se submeterem a processo de aquisição individualmente, igual ao seu.
@RaulCâmara, a fase 6 é o seguinte: todo processo numerado já entra nela, mas não significa que estão sendo analisados propriamente. A análise efetiva tem demorado. Logo que analisam os processos digitalizados por ordem de entrada já remetem para fase 7 ou solicitam documentos complementares. É uma das mais demoradas fases em termos de espera, a tal fase 6.
Como informei acima, o meu, recebido em 23/02/2018, ainda está nessa fase 6, aguardando efetiva análise. O processo já foi digitalizado pelo setor de entradas. Deve ser analisado efetivamente no próximo mês. Por exemplo, o da @Nazira passou a ser analisado neste mês, como confirmado na postagem.
Agora, alguns processos da lista de acompanhamento realmente precisam ser atualizados e não refletem os seus atuais estados, infelizmente. O ideal é também ir acompanhando a evolução das postagens de quem é efetivamente ativo no fórum.
Olá a todos. Desculpe se eu tenho erros ortográficos, eu não falo português.
Meu nome é Samuel e sou da Venezuela. Eu entrei no meu caso em 03/07/2018 e estou na fase 6. Eu queria perguntar, uma vez que o processo vai para a fase 7, quanto tempo leva para completar tudo?
Os processos, se não caírem em exigência (necessidade de envio informações complementares e documentos) estão a durar em média de 16 a 24 meses. Se tramitarem em regime de urgência (necessário fazer-se pedido nesse sentido para MJ), podem durar menos do que 16 meses. Percebo que o andamento seu está avançado, não sei se por conta de você residir na Venezuela ou ser cidadão venezuelano. Estão a dar tratamento prioritário a processos de venezuelanos em razão da situação de instabilidade sociopolítica e econômica da Venezuela.
Eles estão dando prioridade aos venezuelanos que vivem na Venezuela. Meus irmãos estão em Caracas e um deles foi aprovado em 4 meses (o caso foi apresentado em julho e recebeu aprovação em novembro). No entanto, estou fora da Venezuela e eles não me dão prioridade. Embora a crise também me afete, porque o "governo" venezuelano já não emite passaportes para os venezuelanos no exterior.
Eu sei que a fase 6 é a mais atrasada. Eu gostaria de saber se uma vez que esta fase acabou, a resolução ocorre em um curto espaço de tempo.
@Samue 1, se seu processo já vai para a fase 7, está bem mais rápido que os demais, como o meu, por exemplo. Após essa fase até o despacho favorável, em trâmites sem regime de urgência, demora em media de 4 a 6 meses. Após isso ainda tem a espera pelo registo de nascimento , em torno de 5 meses. Falo isso base nos casos monitorados por aqui.
Como @Marcia falou acima, penso também.que há cabimento para a urgência em.seu caso, por prejuízos na emissão de seu passaporte. Mas enfim, não sei se já analisaram isso .
Informo que recebi hoje a informação de que os processos que estão a ser analisados, não submetidos a regime de urgência, são os entrados em dezembro de 2017. Penso já começaram a analisar os de janeiro de 2018, haja vista que um forista,além de compartilhar o seus dados para inclusão na lista de acompanhamento, confirmou em mensagem in box que o dele entrado em 27/12/2018 passou para fase 7 neste mês.
Tenho a expectativa de que em abril de 2019 passem os processos entrados em fevereiro de 2018 para a fase 7.
@AlexandreLS .isso é mto demorado .dei entrada mês passado na CRC e desanimei com a sua postagem..to achando q em 2 anos nao finaliza o processo .espero que eu esteja errado
@BetoMA, realmente o tempo de espera aumentou muito. Tem que se ter muita paciência. É mais ou menos por aí, 20 meses ou mais, se se considerar o tempo para o registro do nascimento. Espero que as coisas mudem. Enquanto isso vamos trocando informações. Boa sorte.
Prezados, Só para ajudar no acompanhamento, recebi e-mail hoje de que meu processo segue a aguardar integração no SIRIC do registo de nascimento. A primeira vez que recebi esta informação foi em 08/01/2019. Abs, Marcelo
Comentários
Boa sorte a todos!
Alguem sabe me dizer quanto tempo leva pra feita do assento de nascimento? Obrigado
Enviei setembro nao lembro o dia numerado 11 de novembro 2017 despacho ministra 15 janeiro 2019
vc pode fazer usando o paypal na propria pag da CIL.eu fiz por la .na epoca paguei 2.690 rais pelos 500 euros so que aconselho a pagar pelo menos 30 euros a mais pq o valor ficou faltando cerca de 26 euros .boa sorte
Vou tentar pelo PayPal mesmo.
Valeu!
Como eu devo proceder?
No site da CIL existe um link que vai direto a conta da CIL no Paypal.
O que você deve fazer é telefonar para o seu cartão internacional avisá-los que vai fazer uma remessa via Paypal.
Depois você será alertado por e-mail que fez a transferência diretamente para a CIL.
Muito obrigado pela atenção!
Atualizada em 20/03/2019 - Colabore conosco fornecendo seus dados e mantendo atualizado o status de seu processo.
Modalidade de Envio Inicial do Requerimento e Documentos:
P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto //
* - Não informado/Informação Pendente
Para inserção de seus dados na planilha:
Caso deseje colaborar com a partilha de informações, favor informar os dados acima e fornecer as atualizações, a fim de que a lista de acompanhamento reflita a realidade dos andamentos do processo, ajude os demais foristas e não contenha informações desnecessárias. Contamos com a colaboração de todos.
Fases:
01 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória
02 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 250,00€) foram pagos
03 - Atribuição de um número de processo ao requerimento
04 - Digitalização documental
05 – Distribuição
06 - Análise dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência
com o requerente para fornecimento de informações adicionais)
07 - Consulta a entidades externas: PJ, SEF, DGAJ ou mesmo serviços internacionais
08 - Despacho CRC
09 - Envio para o Ministério da Justiça para análise
10- Despacho MJ
11- Registo do assento (nascimento) na Conservatória
12- Processo finalizado
Obter informações sobre o estado do processo:
Para saber a situação de seu processo, ligue (+351)211950500 - opções 1 e 1, (inclusive para saber se saiu numeração e em que fase está)
Se sua documentação é recém chegada na conservatória, não houve pedido de urgência deferido, normalmente demora alguns meses para sair a numeração do processo.
Ao dar entrada em seu processo, informe-se se o pagamento dos emolumentos já foram contabilizados pela conservatória, com o setor de contabilidade: rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt , (+351) 213 817 600/213 817 631
a solicitação in box. @GabrielGlauberMorais e @Danes36, favor atualizarem o status dos processos de seus parentes. Agradecemos. Boa sorte.
Como informei acima, o meu, recebido em 23/02/2018, ainda está nessa fase 6, aguardando efetiva análise. O processo já foi digitalizado pelo setor de entradas. Deve ser analisado efetivamente no próximo mês. Por exemplo, o da @Nazira passou a ser analisado neste mês, como confirmado na postagem.
Agora, alguns processos da lista de acompanhamento realmente precisam ser atualizados e não refletem os seus atuais estados, infelizmente. O ideal é também ir acompanhando a evolução das postagens de quem é efetivamente ativo no fórum.
Boa sorte.
Muito obrigado por me adicionar à lista de acompanhamento de processos.
Vou tentar manter o meu o mais atualizado possível.
Um abraço e muito sucesso!
Meu nome é Samuel e sou da Venezuela. Eu entrei no meu caso em 03/07/2018 e estou na fase 6. Eu queria perguntar, uma vez que o processo vai para a fase 7, quanto tempo leva para completar tudo?
Muito obrigado
Os processos, se não caírem em exigência (necessidade de envio informações complementares e documentos) estão a durar em média de 16 a 24 meses. Se tramitarem em regime de urgência (necessário fazer-se pedido nesse sentido para MJ), podem durar menos do que 16 meses. Percebo que o andamento seu está avançado, não sei se por conta de você residir na Venezuela ou ser cidadão venezuelano. Estão a dar tratamento prioritário a processos de venezuelanos em razão da situação de instabilidade sociopolítica e econômica da Venezuela.
Boa sorte.
Eles estão dando prioridade aos venezuelanos que vivem na Venezuela. Meus irmãos estão em Caracas e um deles foi aprovado em 4 meses (o caso foi apresentado em julho e recebeu aprovação em novembro). No entanto, estou fora da Venezuela e eles não me dão prioridade. Embora a crise também me afete, porque o "governo" venezuelano já não emite passaportes para os venezuelanos no exterior.
Eu sei que a fase 6 é a mais atrasada. Eu gostaria de saber se uma vez que esta fase acabou, a resolução ocorre em um curto espaço de tempo.
Saudações
ainda assim, caso não esteja regular em Portugal, creio que possa pedir prioridade, dado a condição humanitária.
Como @Marcia falou acima, penso também.que há cabimento para a urgência em.seu caso, por prejuízos na emissão de seu passaporte. Mas enfim, não sei se já analisaram isso .
Boa sorte
O pedido de urgência sempre adianta em algo, e esses prazos podem cair pela metade ou até mais ainda.
@samue1,
posso ajudá-lo com isso, a te orientar como formular o pedido.
Informo que recebi hoje a informação de que os processos que estão a ser analisados, não submetidos a regime de urgência, são os entrados em dezembro de 2017. Penso já começaram a analisar os de janeiro de 2018, haja vista que um forista,além de compartilhar o seus dados para inclusão na lista de acompanhamento, confirmou em mensagem in box que o dele entrado em 27/12/2018 passou para fase 7 neste mês.
Tenho a expectativa de que em abril de 2019 passem os processos entrados em fevereiro de 2018 para a fase 7.
Boa sorte a todos.
Só para ajudar no acompanhamento, recebi e-mail hoje de que meu processo segue a aguardar integração no SIRIC do registo de nascimento. A primeira vez que recebi esta informação foi em 08/01/2019.
Abs,
Marcelo