Pessoal, obrigada pelas dicas! Conseguimos hoje mas apenas para dia 29/4/19 no consulado do Rio de Janeiro. Acredito que tenha sido alguma vaga de desistencia, pois as outras vagas abertas eram para 14, 15 e 16/5/19. Vamos continuar acessando para tentar adiantar caso ocorra alguma desistencia. Caso alguem tenha outra sugestao, agradeco. Desculpem mais uma vez pela falta de acentos.
colegas, como funciona a opção de pedido de urgência para o processo de cidadania? o certificado da CIL da minha esposa saiu e vamos dar entrada no pedido agora. obrigado desde já!
@toneribe, pedido de urgência normalmente só é considerado para casos em que a pessoa esteja com promessa de contrato de trabalho e que o empregador diga que é necessário a documentação pra efetuar a contratação.
Uma mãe ou pai judeu, cujos descendentes são judeus sefarditas portugueses, obteve a nacionalidade portuguesa. Usando o artigo 6, não. 7
Após o processo de naturalização, os seus filhos adultos (30 anos) podem obter a cidadania portuguesa por atribuição? Existe um caso na lei de nacionalidade para isso?
Informa-se que o processo de naturalização referido se encontra a aguardar resposta a diligência efetuada nos termos do art. 37.º, n.º 7, al. a) do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa.
Alguém pode me ajudar a entender em que fase está minha aplicação? Muito obrigado pela sua resposta.
Alguém tem uma informação, quanto tempo é necessário a partir da fase 7, até o final do processo de candidatura? Agradeço antecipadamente pela sua resposta.
Oi @erasmus , meu caso já está em Portugal. Eu tenho o meu número de processo em outubro de 2017. E há poucos dias eu enviei um e-mail para perguntar sobre o status, e eles me responderam que está na fase 7. Estou apenas imaginando se há algum membro neste fórum que tenha experiência tempo eles levarão para terminar isto? obrigado
@jrhaim, o que posso dizer sobre esse tempo na fase 7 é que ele tende a diminuir, haja vista que a partir de junho deste ano a conservatória adotou nova sistemática: de não mais, ser, em regra, preciso renovar a certidão da DGAJ, mesmo se expirada a validade.
A propósito, se quiser inserir seu caso na lista de acompanhamento, basta informar os seus dados nos moldes acima.
Se alguém que passou por essa fase puder se manifestar seria importante. Boa sorte.
Como inserir dados? Meu nome é Jovan. A minha candidatura é recebida em Portugal a 11 de outubro de 2017. processo número 45xxx / 2017. E eu estou na fase 7 no momento.
Olá pessoal, Há dois meses enviei meu estudo genealogico para a CIL Lisboa e há 15 dias recebi um email dizendo que eu precisava fazer o pagamento e enviar um formulário. Respondi a eles que havia feito o pagamento da página deles na internet via paypal e que o formulário estava no item 7 do estudo genealógico. Anexei imagens do comprovante de pagamento com o numero do recibo. O pagamento foi efetuado três dias antes de eles receberem o estudo genealógico em Lisboa por que meu genealogista não me orientou para pagar antes e anexar o comprovante ao estudo... Enviei também um email para a tesouraria da CIL comprovando o pagamento. Mas já se passaram 15 dias e eles não me responderam nada. Não queria parecer a chata que ficar atrás para saber mas, ao mesmo tempo, também fico temerosa se eles ainda não conseguiram localizar o pagamento. Já tentei ligar mas dá sempre sinal de ocupado... Gostaria de uma sugestão sobre o que fazer... Atenciosamente, Ione
Boa tarde pessoal A CIL me enviou e-mail dizendo q são 500 euros pra iniciar o processo Achei estranho pq vi aqui q a CRC era 250 euros. Alguem sabe se resolveram enfiar a faca? A CIP foi mais rápida na resposta e disse q fosse ra enviar o que eu tivesse por email Estou na fase da obtenção do certificado de comunidade israelita Se alguem puder informar algo eu agradeço Obg Claudio Delman
A abertura do processo são 500 euros, porém 250 é referente a outros membros da família, isto é, o primeiro membro da família, que no caso é você, paga-se 500 euros, mas se um irmão seu for fazer ele já pagará 250.
Pessoal, segue informação partilhada em outro fórum que pode significar uma maior rapidez nas diligências externas próprias da fase 7 , feitas pela conservatória:
500 seria o donativo + os 250 da CRC?? Sim vi q os familiares subsequentes passaria pra 250 (o donativo). Isso eu entendi Mas a princípio seria somente eu Então tenho q pensar em 750, fora outros custos de documentação. Seria isso? Obg
@Raul Obrigado Engraçado q a CIP nada disse sobre valor de donativo. Foi bem mais simplista na sua resposta e pediu pra mandar o q eu tivesse (os já dito aqui, fotos, ketuba dos meus pais), pois perguntei se poderia mandar minha identidade de dentista (tem o RG e CPF), pois nem passaporte ainda tirei...e como disse responderam: "mande o q tiver" A CIL demorou 4 meses pra responder, mandou um e-mail cheio de letras e uma conta de 500 pra pagar...
A Cil está demorando muito para mandar os certificados entrei com o processo de oito membros da minha família em 14/06 e no final de novembro recebi de 4 integrantes só que dois vieram com o nome errado e tive que pedir para a Cil retificar, já se passaram mas de 06 meses da entrada do processo e ainda estou aguardando o restante dos certificados, espero que essa informação ajude, quem ingressou próximo dessa época. Alguém sabe quanto tempo a Cil demora para corrigir um certificado?
Claudio, na verdade vc precisará recolher a taxa da CIL e juntar o passaporte brasileiro. Creio que sua carteira funcional não tenha validade em Portugal.
@APLima, não estava assim o atendimento. No meu caso , que recebi o certificado em fevereiro de deste ano , mas.emitido em dezembro de 2017 , em pouco menos de 01 mês após o envio do requerimento e documentos, foi relativamente rápido o atendimento.
Importante manter contato via e-mail e telefone , sempre conferir os dados colocado no certificado .
É uma pena que esteja a demorar tanto..
Sempre que liguei e enviei e-mail obtive rápidas respostas . Tratei sempre com a Sra. Teresa Santos
Comentários
Desculpem mais uma vez pela falta de acentos.
obrigado desde já!
Após o processo de naturalização, os seus filhos adultos (30 anos) podem obter a cidadania portuguesa por atribuição?
Existe um caso na lei de nacionalidade para isso?
Exmo(a) Senhor(a)
Informa-se que o processo de naturalização referido se encontra a aguardar resposta a diligência efetuada nos termos do art. 37.º, n.º 7, al. a) do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa.
Alguém pode me ajudar a entender em que fase está minha aplicação? Muito obrigado pela sua resposta.
A propósito, se quiser inserir seu caso na lista de acompanhamento, basta informar os seus dados nos moldes acima.
Se alguém que passou por essa fase puder se manifestar seria importante. Boa sorte.
Será necessário abrir processo para cada fº obter o certificado, após dar-se-á entrada em Lisboa.
Há dois meses enviei meu estudo genealogico para a CIL Lisboa e há 15 dias recebi um email dizendo que eu precisava fazer o pagamento e enviar um formulário.
Respondi a eles que havia feito o pagamento da página deles na internet via paypal e que o formulário estava no item 7 do estudo genealógico. Anexei imagens do comprovante de pagamento com o numero do recibo.
O pagamento foi efetuado três dias antes de eles receberem o estudo genealógico em Lisboa por que meu genealogista não me orientou para pagar antes e anexar o comprovante ao estudo...
Enviei também um email para a tesouraria da CIL comprovando o pagamento.
Mas já se passaram 15 dias e eles não me responderam nada.
Não queria parecer a chata que ficar atrás para saber mas, ao mesmo tempo, também fico temerosa se eles ainda não conseguiram localizar o pagamento.
Já tentei ligar mas dá sempre sinal de ocupado...
Gostaria de uma sugestão sobre o que fazer...
Atenciosamente,
Ione
A CIL me enviou e-mail dizendo q são 500 euros pra iniciar o processo
Achei estranho pq vi aqui q a CRC era 250 euros.
Alguem sabe se resolveram enfiar a faca?
A CIP foi mais rápida na resposta e disse q fosse ra enviar o que eu tivesse por email
Estou na fase da obtenção do certificado de comunidade israelita
Se alguem puder informar algo eu agradeço
Obg
Claudio Delman
A abertura do processo são 500 euros, porém 250 é referente a outros membros da família, isto é, o primeiro membro da família, que no caso é você, paga-se 500 euros, mas se um irmão seu for fazer ele já pagará 250.
"A partir de hoje o SEF passa a funcionar das 8h as 20h, mais 4h do que habitual e tem dobro de funcionários, tudo isso para agilizar o acumular em geral dos serviços. Fonte :
https://observador.pt/2018/12/17/sef-alarga-servico-telefonico-e-aumenta-vagas-diarias-para-atendimentos/amp/ "
Enfim, vamos aguardar..
Sim vi q os familiares subsequentes passaria pra 250 (o donativo). Isso eu entendi
Mas a princípio seria somente eu
Então tenho q pensar em 750, fora outros custos de documentação.
Seria isso?
Obg
Exatamente 750. 500 para abertura do processo da CIL e mais 250 para a CRC.
Obrigado
Engraçado q a CIP nada disse sobre valor de donativo. Foi bem mais simplista na sua resposta e pediu pra mandar o q eu tivesse (os já dito aqui, fotos, ketuba dos meus pais), pois perguntei se poderia mandar minha identidade de dentista (tem o RG e CPF), pois nem passaporte ainda tirei...e como disse responderam: "mande o q tiver"
A CIL demorou 4 meses pra responder, mandou um e-mail cheio de letras e uma conta de 500 pra pagar...
Importante manter contato via e-mail e telefone , sempre conferir os dados colocado no certificado .
É uma pena que esteja a demorar tanto..
Sempre que liguei e enviei e-mail obtive rápidas respostas . Tratei sempre com a Sra. Teresa Santos
Boa sorte. . Alexandre.