Quando o erro não é do cartório é preciso fazer a retificação via judicial.
Primeiramente veja se será necessário enviar documentos nos quais estão as divergências. Para os Processos via Conservatórias não são informados os óbitos.
Boa noite , na certidão de batismo do meu avô consta que sua mãe tinha o sobrenome Tubarôa e aqui na certidão de casamento e óbito estava com tubarão, é necessário corrigir? Obrigado.
Olá!! Minha avó (ja falecida) nasceu em Portugal e viveu até os 20 anos la. O sobrenome dela em Portugal era escrito "CORREA", quando chegou ao Brasil ocorreu um erro e em todos os seus documentos o sobrenome passou a ser escrito "CORREIA" (adicionado um "i"). Quais problemas terei com isso? Quais os procedimentos necessários para obter a minha cidadania? Aguardo, obrigada!!
quando me escreveu inbox, tinha entendido que o Gaspari havia sido trocado por Pedrosa. Gaspar e Gaspari e Pedroso e Pedrosa não constituem um problema.
Vou transcrever o casamento de meu avô português com minha avó brasileira, mas a grafia do nome de minha avó brasileira em cada documento que vejo está diferente rss.
Na certidão de casamento deles o nome dela consta como Sebastiana Schuwarten, filha de Henrique Schuwarten e Francisca Schuwarten.
Na certidão de nascimento de minha avó (que foi ela mesmo quem declarou, antes do casamento) consta seu nome como Sebastiana Chuwarten, filha de Henrique Chuwarten e Francisca Chuwarten.
No requerimento de transcrição preencho com o nome da certidão de casamento ou o nome da certidão de nascimento? Será que haverá problema neste caso, pelo fato de os nomes estarem diferentes?
Depois solicitarei a atribuição para o meu pai, na certidão de nascimento dele consta que ele é filho de Sebastiana Schvarten, que é filha de Henrique Schvarten e de Francisca Joanna da Cruz.
No requerimento para a atribuição da nacionalidade para o meu pai, preencho com os dados da certidão de nascimento dele? Colocando que é filho de Sebastiana Schvarten (com essa grafia)?
No documento de identidade de meu pai consta ser filho de Sebastiana da Silva, mas minha avó após o casamento, conforme consta na certidão de casamento, deveria se chamar Sebastiana Schuwarten Silva. Haveria algum problema?
Por fim, na certidão de nascimento de meu pai consta que seu nome é Henrique Christino, mas em todos os documentos da vida dele (identidade, CPF, CNH) consta Henrique Cristino, quando for preencher o requerimento coloco o nome do jeito que está na Certidão de nascimento?
Pessoal, e se for uma letra? Estou passando por isso e não sei o que faço. O pai da minha avó é Barcelos com um L só, já ela ficou com 2 Ls e minha mãe com um L só. Será que Portugal implica?
Boa tarde, estou com um caso parecido a certidao de nascimento do meu sogro que é Brasileiro filho de mãe portuguesa está WALDYR e nos documentos dele como certidão de casamento,carteira de identidade, e outros todos estão como WALDIR e todos os documentos dos filhos consta WALDIR e dos netos tambem. Pergunto: terei que retificar todos os documentos? porque pode voltar o processo de cidadania dele e dos demais?
considerando que a certidão portuguesa ficará exatamente como a de nascimento brasileira, então preencha com o y e a assinatura será como a identidade. Acredito que a firma registrada no cartório estará com o i, não é?
Por favor, mande-me o modelo para solicitar a retificação de nomes com desvios ortográficos nas certidões de nascimento. Na certidão de meu filho aparece vogais e assentos diferentes nos nomes dos avós paternos.
Prezadas e prezados, segue o modelo de petição para retificação de erro de grafia de fácil comprovação, esse é um direito, é uma lei e deve ser aceito por qualquer cartório em todo o Território Nacional.
SEGUE ABAIXO O MODELO:
NOME DO TITULAR DO CARTÓRIO DADOS, ENDEREÇO, E TELEFONE DO CARTÓRIO. Estado_______________ - Poder Judiciário - Comarca da Capital
Excelentíssimo Dr. Juiz de Direito em exercício nesta serventia do Rio de Janeiro
@Maria Isabel ,a retificaçao pode ser feita junto ao cartório e este envia para o Ministério Publico que autoriza a retificaçao , Não é preciso de autorizaçao de nenhum juiz. Fiz na certidão de casamento dos meus avó e foi dessa maneira.Demora de 5 a 10 dias e custou R$ 108,00.Esse procedimento esta baseado na ultima lei sobre retificações de certidões.
@Vlad Pen e demais componentes do fórum, Essa retificação é gratuita, e está amparada pelo artigo 110 da lei de registros públicos 6015/71 de 31 de dezembro de 1973, o cartório pode até tentar negar o atendimento, mas devemos insistir pois não podem obstruir a lei, se insistirem em negar o atendimento, chamem a polícia!!! Depois de preenchido a petição de retificação, deve-se dar entrada no cartório onde a certidão que se pretende corrigir está registrada!!! FAÇAM CUMPRIR A LEI!!! (O Juiz de Direito em exercício nesta serventia tem a ver com o cartório em questão).
olá. Comentei na transcrição de casamento de Ponta Delgada (pq foi mandando a transcrição que percebi o problema) semana passada, mas acho que a pergunta se perde por lá para conseguir auxílio certo e se encaixa melhor nesse tópico...
O sobrenome da família "MaiO" se transformou em "MaiA" a partir da certidão de nascimento de quem vamos fazer atribuição. Não apenas no nome dela, mas trocaram a ascendência da família (da mãe e avós portugueses).
Li diferentes tópicos sobre o assunto, e gostaria de pedir ajuda principalmente para @Theresa Lima ou @Marcia moderadoras que já comentaram sobre casos parecidos, ou se mais alguém do fórum teve essa experiência, já que a troca não é bem de som/fonética (z/s, y/i), mas de O para A... Será que vai ser aceita (já que todas próximas atribuições futuras, também da descendência a partir dela, mudou o sobrenome pra A) e qual a conservatória indicariam?
Aproveitando no tópico, gostaria de entender melhor se esse tipo de retificação pode ser considerada simples para esse tipo de pedido, já que podemos comprovar que a certidão e documentos da mãe dela estão com sobrenome correto e a partir da certidão de nascimento dessa filha é que tem o erro (+casamento+identidade...).
E @Vlad Pen e @Assis, e como é essa retificação simples? É como um documento comprovante do cartório, para ser usado anexo ("extra") aos documentos da pessoa, ou a partir desse trâmite, o nome da pessoa troca e ela tem que refazer todos seus documentos (identidade, etc), já que o sobrenome muda? Estou tentando entender se essa retificação não acaba por complicar mais a vida burocrática da pessoa, ao trocar de sobrenome, já que vem certidão nascimento, casamento, identidade, etc...
Gostaria de uma opinião dos mais informados sobre o assunto, por favor
As certidões de nascimento e casamento de minha avó, brasileira filha de portugueses, casados em Portugal, estão com data de nascimento, e sobrenome do pai e da mãe divergentes. Os documentos posteriores que constam estes nomes, seguem a certidão de casamento da minha avó.
Por sorte, a cidadania esta sendo requisitada pela minha mãe através do meu avo, também português, este com todos os dados batendo com a certidão portuguesa. Os documentos ja foram enviados, porem, caso seja solicitado a transcrição do casamento deles, acho difícil ela ser realizada com as certidões do jeito que estão.
Seria possível, baseado na certidão de nascimento dela, solicitar a retificação desdas divergências na certidão de casamento? Da data de nascimento e sobrenome dos pais? Ou para retificar o sobrenome teríamos que ter as certidões portuguesas?
Seria por esse mesmo processo acima, ou neste caso tem que ser via judicial?
@melxavier Essa lei concede o direito de qualquer cidadão sem auxílio de advogado, e de forma gratuita, a retificar qualquer certidão desde que o erro seja de fácil comprovação com documentos anteriores anexados a petição.
Acesse o link abaixo e leia o artigo de numero 110 da lei 6015/71 de 31 de dezembro de 1973.
@Vlad Pen, a atribuição foi para VNG, pai português, declarante. Espero que não comecem a cobrar a transcrição Seria mais para informação mesmo, caso cobrem já teria um rumo a tomar
Comentários
Quando o erro não é do cartório é preciso fazer a retificação via judicial.
Primeiramente veja se será necessário enviar documentos nos quais estão as divergências. Para os Processos via Conservatórias não são informados os óbitos.
Minha avó (ja falecida) nasceu em Portugal e viveu até os 20 anos la. O sobrenome dela em Portugal era escrito "CORREA", quando chegou ao Brasil ocorreu um erro e em todos os seus documentos o sobrenome passou a ser escrito "CORREIA" (adicionado um "i").
Quais problemas terei com isso? Quais os procedimentos necessários para obter a minha cidadania?
Aguardo, obrigada!!
Tenho o mesmo "problema" Gouveia X Gouvêa e vou seguir desta forma. Se eu tiver algum problema eu aviso aqui!
quando me escreveu inbox, tinha entendido que o Gaspari havia sido trocado por Pedrosa.
Gaspar e Gaspari e Pedroso e Pedrosa não constituem um problema.
Minha biza na certidão do meu pai está como Joaquina Trevoa e o correto é Joaquina da piedade
Na certidão de casamento deles o nome dela consta como Sebastiana Schuwarten, filha de Henrique Schuwarten e Francisca Schuwarten.
Na certidão de nascimento de minha avó (que foi ela mesmo quem declarou, antes do casamento) consta seu nome como Sebastiana Chuwarten, filha de Henrique Chuwarten e Francisca Chuwarten.
No requerimento de transcrição preencho com o nome da certidão de casamento ou o nome da certidão de nascimento? Será que haverá problema neste caso, pelo fato de os nomes estarem diferentes?
Depois solicitarei a atribuição para o meu pai, na certidão de nascimento dele consta que ele é filho de Sebastiana Schvarten, que é filha de Henrique Schvarten e de Francisca Joanna da Cruz.
No requerimento para a atribuição da nacionalidade para o meu pai, preencho com os dados da certidão de nascimento dele? Colocando que é filho de Sebastiana Schvarten (com essa grafia)?
No documento de identidade de meu pai consta ser filho de Sebastiana da Silva, mas minha avó após o casamento, conforme consta na certidão de casamento, deveria se chamar Sebastiana Schuwarten Silva. Haveria algum problema?
Por fim, na certidão de nascimento de meu pai consta que seu nome é Henrique Christino, mas em todos os documentos da vida dele (identidade, CPF, CNH) consta Henrique Cristino, quando for preencher o requerimento coloco o nome do jeito que está na Certidão de nascimento?
Os nomes do lado português estão todos corretos.
Se alguém puder me ajudar.
não irão implicar. Foneticamente, Barcelos e Barcellos são iguais.
Preencha de acordo com a identidade. O nome acabou se modernizando.
considerando que a certidão portuguesa ficará exatamente como a de nascimento brasileira, então preencha com o y e a assinatura será como a identidade. Acredito que a firma registrada no cartório estará com o i, não é?
Por favor, mande-me o modelo para solicitar a retificação de nomes com desvios ortográficos nas certidões de nascimento. Na certidão de meu filho aparece vogais e assentos diferentes nos nomes dos avós paternos.
Prezadas e prezados, segue o modelo de petição para retificação de erro de grafia de fácil comprovação, esse é um direito, é uma lei e deve ser aceito por qualquer cartório em todo o Território Nacional.
SEGUE ABAIXO O MODELO:
NOME DO TITULAR DO CARTÓRIO
DADOS, ENDEREÇO, E TELEFONE DO CARTÓRIO.
Estado_______________ - Poder Judiciário - Comarca da Capital
Excelentíssimo Dr. Juiz de Direito em exercício nesta serventia do Rio de Janeiro
Requerente: ___________________________________________
Estado civil ____________, nacionalidade______________, profissão______________, portador da carteira de
identidade numero___________________, telefone,______________, residente:________________________
Bairro______________, cidade_____________________, vem através desta, com fulcro no artigo 110 da lei de
registros públicos 6015/71 de 31 de dezembro de 1973, requerer a Vossa Excelência, a retificação no assento
de: ( ) NASCIMENTO ( ) CASAMENTO ( ) ÓBITO de:__________________________________________
lavrado nesta serventia, no livro ________, fls.________ , numero de ordem____________, conforme segue no
referido registro ficou erroneamente:____________________________________________________________
Quando o correto é:_________________________________________________________________________
Face ao exposto, após oitiva do ilustre membro representante do Ministério Público, pede e aguarda deferimento.
Rio de Janeiro,______de_______________de 2017.
__________________________________________________________________________________________
assinatura do requerente.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12100.htm
O sobrenome da família "MaiO" se transformou em "MaiA" a partir da certidão de nascimento de quem vamos fazer atribuição. Não apenas no nome dela, mas trocaram a ascendência da família (da mãe e avós portugueses).
Li diferentes tópicos sobre o assunto, e gostaria de pedir ajuda principalmente para @Theresa Lima ou @Marcia moderadoras que já comentaram sobre casos parecidos, ou se mais alguém do fórum teve essa experiência, já que a troca não é bem de som/fonética (z/s, y/i), mas de O para A...
Será que vai ser aceita (já que todas próximas atribuições futuras, também da descendência a partir dela, mudou o sobrenome pra A) e qual a conservatória indicariam?
Aproveitando no tópico, gostaria de entender melhor se esse tipo de retificação pode ser considerada simples para esse tipo de pedido, já que podemos comprovar que a certidão e documentos da mãe dela estão com sobrenome correto e a partir da certidão de nascimento dessa filha é que tem o erro (+casamento+identidade...).
E @Vlad Pen e @Assis, e como é essa retificação simples? É como um documento comprovante do cartório, para ser usado anexo ("extra") aos documentos da pessoa, ou a partir desse trâmite, o nome da pessoa troca e ela tem que refazer todos seus documentos (identidade, etc), já que o sobrenome muda?
Estou tentando entender se essa retificação não acaba por complicar mais a vida burocrática da pessoa, ao trocar de sobrenome, já que vem certidão nascimento, casamento, identidade, etc...
As certidões de nascimento e casamento de minha avó, brasileira filha de portugueses, casados em Portugal, estão com data de nascimento, e sobrenome do pai e da mãe divergentes. Os documentos posteriores que constam estes nomes, seguem a certidão de casamento da minha avó.
Por sorte, a cidadania esta sendo requisitada pela minha mãe através do meu avo, também português, este com todos os dados batendo com a certidão portuguesa. Os documentos ja foram enviados, porem, caso seja solicitado a transcrição do casamento deles, acho difícil ela ser realizada com as certidões do jeito que estão.
Seria possível, baseado na certidão de nascimento dela, solicitar a retificação desdas divergências na certidão de casamento? Da data de nascimento e sobrenome dos pais? Ou para retificar o sobrenome teríamos que ter as certidões portuguesas?
Seria por esse mesmo processo acima, ou neste caso tem que ser via judicial?
Acesse o link abaixo e leia o artigo de numero 110 da lei 6015/71 de 31 de dezembro de 1973.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12100.htm
Seria mais para informação mesmo, caso cobrem já teria um rumo a tomar