Erros de grafia, e erros evidentes, podem ser corrigidos no cartório onde está o registro...
Assis
Member
Prezados amigos, depois de tanto aprender nesse maravilhoso fórum, gostaria de compartilhar com os amigos e amigas, que necessitam retificar certidões brasileiras, que podem fazer de maneira gratuita, usando o artigo de numero 110 da lei 6.015/73 que dá o direito do próprio interessado, ou um procurador, sem a necessidade de um advogado, e de forma isenta, não paga nada para corrigir erros de grafia, apenas erros de grafia, e erros evidentes, podem ser corrigidos nesta via!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
obrigada pelo seu relato!
como pedir o acerto da certidão de nascimento, casamento, ou óbito!!!
Se você puder enviar para mim o modelo de petição para retificação de Certidão de Casamento e também de Certidão de Nascimento, agradeço muito. Obrigado.
Preciso resolver c urgência. Pode me ajudar?
Na certidao de nascimento da minha tia veio que is pais dela eram wspanhois.
Mas é claramente um erro, ja que temos a certifao se nascimento do meu vo portugues, alem da de casamento e das de nascimento de todos outros 4 irmaos dela.
Porem, no cartorio, não aceitam a certidao que Portugal me mandou.
Alguém sabe dizer que certidão tenho qie pedir?
Estou com o seguinte problema: o sobrenome da minha família é Gama. Na certidão de casamento de meus pais o nome está correto, mas na certidão de nascimento da minha mãe consta que ao se casar ela passou a assinar Marlene Goma - com O. Me disseram há um tempo no cartório que eu só conseguiria alterar isso com advogado - mas de acordo com essa lei que vocês mencionaram, eu conseguiria fazer sozinha, não é isso?
Alguém pode me passar o modelo pra fazer esse pedido?
Obrigada!!!!
Quem é o portugues? Cidadania de quem vai fazer?
Estou com uma dúvida. Na certidão de nascimento da minha avó (filha de português) consta que o declarante é Gaspar Fernando (no caso o português), porém nao consta mais nenhuma informação, como data de nascimento ou nome dos avós paternos. Na certidao de nascimento do portugues está como Gaspar Fernandes. Gostaria de fazer o processo por ponta delgada. Como devo proceder nesse caso que a única informação que comprove o vinculo com o portugues é nome? Como eles saberão que é a mesma pessoa?
Obrigada
Divergências tão pequenas como Correia X Correa são aceitas. Nos registros portugueses antigos a esposa não adquiria o sobrenome do marido como é comum no Brasil.
Ponta Delgada não mais possui balcão de nacionalidade. Terá que enviar para Tondela, Ovar ou Gaia.
Junte ao processo a certidão de casamento de Gaspar.
Se a Conservatória enviou os números dos assento vc não precisa solicitar em papal para o processo. Basta utilizar um dos números com os dados do português para o preenchimento do formulário 1C.
Eu preciso fazer a averbação da certidao de casamento? Ou somente enviar junto?
Se o português foi declarante e casado com brasileira não precisará transcrever o casamento se vc enviar para Tondela. Desde que obtenha todas as certidões reprográficas.
A mãe de minha bisavó tem o nome com grafia diferente em portugal. Faz-se necessário retificar?
Nome da trizavó no Brasil: Ismenia Adelaide
Nome da trizavó em Portugal: Esménia Adelaide
Outra coisa... O Assento de Baptismo diz que minha bisaavó nasceu em 27.11.1906 e aqui no brasil os documentos dizem 27.11.1908. É preciso retificar isso também? Essa retificação se enquadra no artido 110 da lei 6.015/73?
Um abraço e obrigado, pessoas incríveis!!
Mas na certidao de nascimento da sua esposa (brasileira, casados aqui) foi registrado o nome errado de sua mae, como Helena ao inves de MAgdalena... Será que vai dar problema?
Essas divergências que vc citou são aceitas. Não se preocupe.