gostaria de dividir com vocês uma experiência... Tínhamos um total de 15 documentos para serem apostilados de processos da minha família. Como moramos em São Paulo ficaria em torno de R$ 1500,00 todos os documentos. Peguei a indicação de uma pessoa que mora em Brasilia e contatei diretamente o cartório de 6º oficio e fiz o processo SEDEX (com seguro ida e volta). O valor total desses 15 apostilamentos + SEDEX ficou R$ 617,75. Demorou 4 dias úteis em todo o processo, desde a postagem até o recebimento em casa. ... lógico que eu fiquei com medo dos documentos extraviarem... dos correios entrarem em greve etc.. de dar algum problema e eu não ter como ir lá resolver... mas eu achei que o risco compensaria a economia que nós estávamos tendo.
Na minha opinião é uma boa alternativa para quem quer economizar ou quem está tendo dificuldades de fazer na sua cidade.
Se necessitarem de informações adicionais me avisem!
Eu liguei para ter informações, mas na época me disseram que estavam autorizados, porém sem previsão para quando chegariam os papéis. Depois, entrei no site do CNJ e não constava mais esses cartórios na lista dos autorizados. Acredito que ainda não estejam fazendo. Abraços.
Sobre o cartório do Méier (10ª circunscrição) mencionado pela Theresa, fica o alerta:
As certidões reprográficas emitidas lá, vêm em duas folhas. Eles alegam que é uma certificação da certidão. Com isso, malandramente, te obrigam a realizar dois apostilamentos! Isso é errado! A tal certificação, nada mais é do que cópia, em papel timbrado do que está escrito no verso da certidão. A funcionária, no entanto, diz que NÃO PODE apostilar somente a certidão, para obrigar o cliente a pagar em dobro. Não caiam nesse golpe.
O cartório da Tijuca, 7º ofício reconhece o sinal público do escrevente do Méier e apostila a certidão, sem cobrar em dobro, de maneira limpa e honesta. Se levar de manhã, o documento já está pronto à tarde. Se levar à tarde, busca no dia seguinte.
Isso mesmo, @Matheus. A única vantagem para mim seria não precisar reconhecer as 7 firmas dos notários (SINAIS PÚBLICOS) já que a certidão é de lá mesmo.
Espero que até o momento que eu precise apostilhar esse documento, a CNJ já tenha colocado o cartório nos eixos uma vez que a cobrança da Apostila de Haia é POR DOCUMENTO.
Para documentos de uma única folha, a vantagem é que o apostilhamento é feito na hora.
Teresa, ainda não entendi isso de 7 firmas. A certidão que eu peguei tinha 3 assinaturas somente. Eu reconheci por sinal público a do escrevente e apostilei.
Pois nessa certidão, @Matheus, tem uma averbação no verso da segunda folha. Em cada página cerca de 2 pessoas assinam. Somando tudo, dão 7 assinaturas. Eles capricharam...
A certidão de nascimento da minha mãe é de São João de Meriti - RJ e a minha é de Belford Roxo - RJ. Estamos residindo na Tijuca, Rio. Minhas dúvidas são: 1- O apostilamento deve ser feito no mesmo cartório onde se emite a certidão? Existe essa regra? 2- Mesmo com o apostilamento, deve-se reconhecer firma das certidões?
Renato O apostilamento é feito nos cartórios autorizados das capitais. Consulte no site do CNJ. Não precisa levar em outro cartório para reconhecimento de firma, no ato do apostilamento será feito o reconhecimento de firma, é cobrado uns seis reais a mais para isso.
Atualizando , ontem fiz apostilamento de 2 certidoes em 1 hora , no 29 cartorio , na Av das Americas 4430, Barra da Tijuca. Ao lado do Barra Shopping , custo R$ 46,06 por certidao.
Já vi algumas pessoas enviando Sedex para apostilar em MG (cerca de R$ 24) e SC (cerca de R$ 32).
É preciso enviar e-mails para os cartórios com os documentos a apostilar digitalizados em anexo e confirmar com o tabelião a fim de confirmar o procedimento, exigências e prazos.
Leve em consideração o preço do Sedex (ida e volta) + custos de Sinal Públicos nas certidões e apostilamentos.
CARTÓRIO 4° RCPN Rua Correia Dutra, nº 75-B - Catete Pontos de referência: - Estação Catete (saída Palácio) - Esquina com a Rua Catete e em frente à loja Leader. De segunda à sexta de 09:00h às 17:30h. Nos sábados, domingos e feriados plantão de 9:00h às 12:00h somente para registros de óbito e nascimento Email cartorio@cartoriocatete.com.br. (21) 2556-5113 e (21) 2556-6917
Fiz hoje lá! Super rápido e entregam na hora (demorou 20 min). Valor: 48,36
Pessoal, gostaria de confirmar se realmente não é necessário reconhecer firma em certidão de inteiro teor por cópia reprográfica. O funcionário do cartório do Catete me disse que por ser cópia reprográfica e estar apostilado que não era necessário reconhecer firma do oficial que assina.
Mas quem apostila pode reconhecer a firma do notário que assinou? Porque a minha certidão é de outro município distante. O cartório do Catete, por exemplo, poderá apostilar minha certidão e reconhecer a firma do notário que assinou ?
@Renato , não sei explicar direito porque não entendo muito dessa parte de cartórios, mas a certidão que enviei também foi de outro município, não veio com firma reconhecida mas veio com um tal numero de "selo de fiscalização eletronica", é aquele código que entra no site e aparecem os dados do notário. Então quando levei para apostilar no Rio, em um cartório no centro, eles me informaram que não precisavam reconhecer porque tinha o tal selo, e só apostilaram. Enviei para a conservatória e o processo foi aceito e já foi concluido, já tenho o numero do assento e tudo.
@Renato , foi para Ovar. Minha certidão era de inteiro teor, não reprográfica. Eu levei para apostilar e confiei no que me explicaram lá, que o selo bastava mais o apostilamento e deu tudo certo
Não sei como é em Tondela, mas Ovar pede o reconhecimento sim. O que entendi foi que o tal selo de fiscalização é como se fosse o reconhecimento e por isso pode apostilar. mas espera alguem que entenda melhor tirar sua dúvida para ter certeza
@Cleo , já vi gente falando que precisa apenas do apostilamento, já ouvi gente falando que tem que ser apostilamento mais o reconhecimento de firma.. aí estou bastante confuso e sem saber o que fazer.
Comentários
gostaria de dividir com vocês uma experiência...
Tínhamos um total de 15 documentos para serem apostilados de processos da minha família.
Como moramos em São Paulo ficaria em torno de R$ 1500,00 todos os documentos. Peguei a indicação de uma pessoa que mora em Brasilia e contatei diretamente o cartório de 6º oficio e fiz o processo SEDEX (com seguro ida e volta). O valor total desses 15 apostilamentos + SEDEX ficou R$ 617,75. Demorou 4 dias úteis em todo o processo, desde a postagem até o recebimento em casa. ... lógico que eu fiquei com medo dos documentos extraviarem... dos correios entrarem em greve etc.. de dar algum problema e eu não ter como ir lá resolver... mas eu achei que o risco compensaria a economia que nós estávamos tendo.
Na minha opinião é uma boa alternativa para quem quer economizar ou quem está tendo dificuldades de fazer na sua cidade.
Se necessitarem de informações adicionais me avisem!
Eu liguei para ter informações, mas na época me disseram que estavam autorizados, porém sem previsão para quando chegariam os papéis. Depois, entrei no site do CNJ e não constava mais esses cartórios na lista dos autorizados. Acredito que ainda não estejam fazendo. Abraços.
(71) 3036-8500
Entrega em 4 dias.
Rua São Cristóvão, 489, Rio de Janeiro/RJ
R$48,00
Fiz 5 apostilamentos e saiu tudo na hora.
Cartório 8º Ofício de Notas de Belo Horizonte - Felício dos Santos
Rua São Paulo, 684, loja 7 e 9. Centro
As certidões reprográficas emitidas lá, vêm em duas folhas. Eles alegam que é uma certificação da certidão. Com isso, malandramente, te obrigam a realizar dois apostilamentos!
Isso é errado! A tal certificação, nada mais é do que cópia, em papel timbrado do que está escrito no verso da certidão.
A funcionária, no entanto, diz que NÃO PODE apostilar somente a certidão, para obrigar o cliente a pagar em dobro.
Não caiam nesse golpe.
O cartório da Tijuca, 7º ofício reconhece o sinal público do escrevente do Méier e apostila a certidão, sem cobrar em dobro, de maneira limpa e honesta.
Se levar de manhã, o documento já está pronto à tarde. Se levar à tarde, busca no dia seguinte.
Espero que até o momento que eu precise apostilhar esse documento, a CNJ já tenha colocado o cartório nos eixos uma vez que a cobrança da Apostila de Haia é POR DOCUMENTO.
Para documentos de uma única folha, a vantagem é que o apostilhamento é feito na hora.
A certidão que eu peguei tinha 3 assinaturas somente.
Eu reconheci por sinal público a do escrevente e apostilei.
A certidão de nascimento da minha mãe é de São João de Meriti - RJ e a minha é de Belford Roxo - RJ.
Estamos residindo na Tijuca, Rio.
Minhas dúvidas são:
1- O apostilamento deve ser feito no mesmo cartório onde se emite a certidão? Existe essa regra?
2- Mesmo com o apostilamento, deve-se reconhecer firma das certidões?
O apostilamento é feito em qualquer cartório autorizado.
No processo de apostilamento é feito o reconhecimento. Aguns cartórios recomendam para não levar com firma reconhecida.
Então eu devo apostilar a certidão em qualquer cartório e depois ir no cartório onde foi emitida minha certidão para reconhecer firma?
O apostilamento é feito nos cartórios autorizados das capitais. Consulte no site do CNJ. Não precisa levar em outro cartório para reconhecimento de firma, no ato do apostilamento será feito o reconhecimento de firma, é cobrado uns seis reais a mais para isso.
18 registro civil do Ipiranga
Rua dos sorocabanos, 249
Tel: 11 2063-4581
Apostila em 5 dias úteis
31 oficial registro civil Pirituba
Av Mutinga, 201, Pirituba
Tel: 11 3901-7035
Fiz 2 apostilas saiu na hora
Pagamento somente em dinheiro ou cheque..
29 cartório de Santo Amaro
Av Santo Amaro, 6635
Tel: 11 5545-3166
Apostila em 5 dias úteis
Pagto somente dinheiro ou cheque.
É preciso enviar e-mails para os cartórios com os documentos a apostilar digitalizados em anexo e confirmar com o tabelião a fim de confirmar o procedimento, exigências e prazos.
Leve em consideração o preço do Sedex (ida e volta) + custos de Sinal Públicos nas certidões e apostilamentos.
CARTÓRIO 4° RCPN
Rua Correia Dutra, nº 75-B - Catete
Pontos de referência:
- Estação Catete (saída Palácio)
- Esquina com a Rua Catete e em frente à loja Leader.
De segunda à sexta de 09:00h às 17:30h.
Nos sábados, domingos e feriados plantão de 9:00h às 12:00h somente para registros de óbito e nascimento
Email cartorio@cartoriocatete.com.br.
(21) 2556-5113 e (21) 2556-6917
Fiz hoje lá! Super rápido e entregam na hora (demorou 20 min).
Valor: 48,36
Boa sorte!
sim, é necessário o reconhecimento de firma ou sinal público.
O funcionário que fizer o apostilamento, reconhece na hora.
Mas quem apostila pode reconhecer a firma do notário que assinou? Porque a minha certidão é de outro município distante. O cartório do Catete, por exemplo, poderá apostilar minha certidão e reconhecer a firma do notário que assinou ?
Você mandou para qual conservatória? Ouvi dizer que Tondela não exige o reconhecimento de firma. Apenas o apostilamento.