A LR está sempre desatualizada com VNG, que pelo visto concluem tudo e depois jogam a info inteira no sistema, em vez de ir alimentando. Enviei um email à VNG e eles foram super mal educados e grosseiros, com uma resposta inútil e genérica. Vou fazer uma queixa ao Ministério da Justiça, afinal pode atrasar e tudo mais, é normal pois há muita demanda e poucos funcionários, mas não podem deixar de atender telefone e dar respostas satisfatórias aos utentes. É um descaso.
O processo de aquisição de minha irmã está em Gaia desde nov/2016, só falta reclamar ao Papa. O status na LR está o mesmo desde fev/2017 - aguardando diligências feitas ao Consulado português no Brasil - alguém engavetou esse pedido de averiguações, e penso que Gaia não cobra.
Gaia é uma palhaçada mesmo, mandei email na semana passada e nem se deram ao trabalho de me responder. Como foi dito, atrasar é normal mas deixar as pessoas esperando sem respostas, já é sacanagem. O processo eh pago e muito bem pago por sinal, parece que estão fazendo um favor para nós. Vou reclamar também, pois não acho certo a forma que estão tratando as pessoas que precisam do processo concluído.
@Mariza caramba! A média tinha ficado em 5 meses pelo que venho acompanhando dos processos aqui do grupo, o seu caso realmente é de chorar. Vamos cobrar das autoridades, me disseram que tem que se fazer uma queixa ao Ministério da Justiça.
Estou com poucas esperanças de termino agora em fevereiro. Com muita sorte deve estar saindo la para Março. Sendo que foi numerado em 21/07/2017. Poderiam pelo menos atualizar o status. Agente fica sem saber. Tondela foi bem mais rápido. O processo do meu avô demorou 5 meses. Não mandei para lá o do meu pai pois não tinha documentação para transcrever o casamento do meu avô. Agora ficamos a mercê da boa vontade deles em repassar a informação. Acabei de ligar para a LR e nada.
@David Lima se conseguir ligar para Gaia me avisa porque gostaria muito de falar lá, mas quando tentei diz que o telefone está indisponível. Soube que eles não atendem mais telefone.
Bom dia! Por favor, preciso tirar uma dúvida: Vila Nova de Gaia exige a transcrição de casamento? Pergunto pq uma pessoa me falou que agora estão exigindo. Sei que existe muito boato, por isso quero confirmar aqui. No caso, meu irmão é o declarante na certidão do meu sobrinho, meu irmão português,claro! Obrigada!
Não temos certeza se estão exigindo as transcrição. Porém, é bom que saiba que Gaia está abarrotada de processos. Está compensando transcrever só para não enviar para lá. O ACP é outra alternativa mas não está aceitando nenhuma divergência.
Com muita alegria venho informar que o processo do meu pai já está completo. Saiu no dia 29 de janeiro, acabei de ligar para a LR. Graças a Deus peguei um bom atendente.
Faço uma ressalva aos amigos e amigas que ainda estão recebendo a informação de que o processo se encontra em fase inicial. No inicio da ligação recebi a mesma informação de sempre, depois de suplicar ao atendente que fizesse uma averiguação recebi a grata surpresa.
O atendente confirmou alguns dados e depois de 5 minutos de espera, recebi o numero de assento. Fiquei curioso para ver se receberia a mesma informação em outra ligação, desliguei o telefone e tornei a ligar em seguida. Recebi a mesma informação de que o processo estava em fase inicial, indaguei a atendente sobre o numero de assento que tinha recebido e disse que tinha ligado para confirmar o mesmo pois não tinha conseguido pedir a certidão pelo portal do cidadão.
Ela então pediu que eu aguardasse, assim o fiz, depois da confirmação dos dados e cerca de 2 minutos foi então que ela confirmou o numero de assento como correto. Me explicou como requer a certidão pelo portal e desliguei.
Em suma, peçam com jeito para que eles averiguem. Pode ser que haja mais processos nessa situação. Desculpem por ter me alongado. Agradeço a ajuda de todos e estamos ai.
Olá a todos. sei que a ansiedade é grande e todos querem ver a situação resolvida o mais breve possível. Como já citei acima, fiz meu processo direto em Vila Nova de Gaia. Dou meu testemunho de que as conservatórias estão cheias. A atendente que recebeu meus documentos me disse que não tem muitos funcionários, por isso a demora. No entanto, meu processo demorou 5 meses, e mais 1 mês para que me mandassem o registro. Eu segurei a ansiedade e esperei, sem telefonar, sem saber de nada, e felizmente o registro chegou em minha casa, pelo correio normal. Eu tinha dúvidas quanto a minha certidão de nascimento pois não fiz a cópia reprográfica. O cartório me enviou somente a transcrição do livro com os carimbos necessários, Se caísse em alguma exigência, VNG iria me enviar uma correspondência, pois segundo a atendente, não tem dinheiro para ligar por telefone(eu tinha mencionado de deixar o número). Felizmente não houve exigências. Portanto, considerem de 5 a 6 meses como um tempo normal, infelizmente. Boa sorte.
@cristina nunes , parabéns !!! Principalmente quem não tem motivo real para ter pressa, não fiquem mandando e-mail ou ligando para as conservatórias. Paciência que tudo dará certo !
Poderiam me ajudar a preencher a procuração? Na parte abaixo da Freguesia, concelho e estado, posso deixar em branco já que o solicitante é brasileiro e ainda mora no Brasil? Após o preenchimento do mesmo, eu devo apostilar e reconhecer firma em cartório? Junto com essa procuração, preciso da copia do RG apostilada do solicitante?
F (nome completo)__________________, no estado de (casado/solteiro/divorciado/viúv o)____________ natural da freguesia de ___________concelho de _____________, filho de _______________e de ________________, com residência ha bitual em___________, de nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão) ____/____/_____, por (entidade emissora) ___________, constitui seu procurador o Senhor _____________________(nome completo do procurador), portador do bilhete de identidade (ou outro docu mento de identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por (entidade emissora) ___________, com residênc ia habitual em ___________, a quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória dos Registos Centrais, podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao in dicado fim, nomeadamente a declaração para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem conferidos .__________________________________________ Em (local) ___________aos (dia) ___________, de (mês) ___________de (ano) __________________________________________________ (Assinatura)
@danvanuchi Residencia habitual= endereço atual.Nacionalidade=Brasileiro e vc edita a procuraçao e tira o termo freguesia e coloca natural da cidade de .......e estado de ....... .coloca a cidade e estado brasileiros. Após o preenchimento, reconhecer a assinatura por autenticidade. O R.G. copia apostilada .
nome completo)__________________, no estado de (casado/solteiro/divorciado/viúv o)____________ natural da cidade de ___________estado de_____________, filho de _______________e de ________________, com residência ha bitual em___________, de nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de identificação equivalente) n.º___________
MEUS QUERIDOS. É COM MUITA FELICIDADE QUE VENHO DAR A MARAVILHOSA NOTÍCIA QUE O PROCESSO DA MINHA AVÓ SAIU Marle de numeração 35XXX.2017 Vocês atualizam a planilha? Quero agradecer primeiramente ao Vlad e Pedro Kormann e também a todos os integrantes, sem esse forum eu naão conseguiria NUNCA.
Gostaria de saber se sabem como funciona o reagrupamento familiar, pois eu e minha mãe pensamos em ir com a minha avó.
@danvanuchi parabéns pela atribuição da sua avó. Na procuração a @MarizaGuerra tb deu uma ajuda rsrs.Não pretende atribuir sua mãe e depois vc?De qualquer forma de uma lida nesse tópico .
@vlad farei a minha sim, do.meu irmão que eh menor e da minha mae... Mas o próximo passo eh a transcrição da minha avó que preciso ver por onde esta melhor. Ainda estou perdida nos próximos passos...(cartao cidadão, passaporte...)... A ideia seria já ir com minha vo enquanto eu faço a transcrição dela e fazer o reagrupamento enquanto não sai da minha mae, a minha e do meu irmão... Tenho alguns problemas aí. Minha mae não foi casada com meu pai e ele que me declarou... Ja meu irmão ter a que aguardar o processo da minha mãe, a transcrição e a homologação... Aí vai alguns passos
@danvanuchi, o ideal é que peça a nacionalidade de sua mãe, e a sua e do seu irmão. Cartão de residência para você, através de sua avó, dificilmente irá conseguir, pois sua mãe é viva. Para pedir a residência deve provar que depende financeiramente da portuguesa (você mora com ela?)
Os próximos passos são a transcrição de casamento de sua avó, depois CC para ela, e ao mesmo tempo a nacionalidade para sua mãe.
Quanto sua mãe não ter se casado com seu pai, você foi registrada antes de completar 1 ano de idade? Para seu irmão não tem problema algum, por ser menor.
Obrigada @Marcia Vamos la... eu ja estou indo para Italia pois casarei com meu noivo que tem nacionalidade italiana, então não tenho tanta pressa na minha ja que conseguirei o permesso para ficar la, mas tenho pressa sim em resolver da minha mae e meu irmao (Proximos passos que farei pessoalmente). Eu fui registrada com menos com um ano sim, nesse caso nao preciso de transcrição da minha mae, logo acabando o processo dela posso entrar com o meu, certo?
Eu entrei com o pedido de transcrição + cc + passaporte no consulado pois meu avô não tem certidão de nascimento e eles aceitam certidão negativa. Para dar entrada no processo de minha mãe preciso esperar finalizar a transcrição de minha avó? (O pai brasileiro dela que registrou ela).
Quanto a residência com a minha avó, eu não moro com ela, mas ela tentaria reagrupamento para minha mãe e meu irmão enquanto o processo deles não saem.. Mas eles não dependem dela =(
"Eu fui registrada com menos com um ano sim, nesse caso nao preciso de transcrição da minha mae, logo acabando o processo dela posso entrar com o meu, certo?" Como assim? Sua mãe não é casada com seu pai, certo? Então, não há o que transcrever. Tem que transcrever o casamento de sua avó.
"Quanto a residência com a minha avó, eu não moro com ela, mas ela tentaria reagrupamento para minha mãe e meu irmão enquanto o processo deles não saem.. Mas eles não dependem dela =(" Para sua mãe e seu irmão conseguirem o cartão de residência, através de sua avó, têm que depender dela financeiramente. Tem que provar isso!
@Marcia Obrigada pelos parabéns. Sobre meu pai e minha mãe: Exato, eles não são casados, não precisarei da transcrição dela.
Sobre o cartão de residência de meu irmão e minha mãe: Minha avó pode ser a representante fiscal no caso? como podemos provar isso, pois realmente aqui no Brasil não dependemos dela, mas a ideia seria morar com ela em Portugal.
Comentários
O processo de aquisição de minha irmã está em Gaia desde nov/2016, só falta reclamar ao Papa. O status na LR está o mesmo desde fev/2017 - aguardando diligências feitas ao Consulado português no Brasil - alguém engavetou esse pedido de averiguações, e penso que Gaia não cobra.
Como foi dito, atrasar é normal mas deixar as pessoas esperando sem respostas, já é sacanagem.
O processo eh pago e muito bem pago por sinal, parece que estão fazendo um favor para nós.
Vou reclamar também, pois não acho certo a forma que estão tratando as pessoas que precisam do processo concluído.
A média tinha ficado em 5 meses pelo que venho acompanhando dos processos aqui do grupo, o seu caso realmente é de chorar. Vamos cobrar das autoridades, me disseram que tem que se fazer uma queixa ao Ministério da Justiça.
A próxima providência terá que ser essa que citou.
Não temos certeza se estão exigindo as transcrição. Porém, é bom que saiba que Gaia está abarrotada de processos. Está compensando transcrever só para não enviar para lá. O ACP é outra alternativa mas não está aceitando nenhuma divergência.
Com muita alegria venho informar que o processo do meu pai já está completo. Saiu no dia 29 de janeiro, acabei de ligar para a LR. Graças a Deus peguei um bom atendente.
Faço uma ressalva aos amigos e amigas que ainda estão recebendo a informação de que o processo se encontra em fase inicial. No inicio da ligação recebi a mesma informação de sempre, depois de suplicar ao atendente que fizesse uma averiguação recebi a grata surpresa.
O atendente confirmou alguns dados e depois de 5 minutos de espera, recebi o numero de assento. Fiquei curioso para ver se receberia a mesma informação em outra ligação, desliguei o telefone e tornei a ligar em seguida. Recebi a mesma informação de que o processo estava em fase inicial, indaguei a atendente sobre o numero de assento que tinha recebido e disse que tinha ligado para confirmar o mesmo pois não tinha conseguido pedir a certidão pelo portal do cidadão.
Ela então pediu que eu aguardasse, assim o fiz, depois da confirmação dos dados e cerca de 2 minutos foi então que ela confirmou o numero de assento como correto. Me explicou como requer a certidão pelo portal e desliguei.
Em suma, peçam com jeito para que eles averiguem. Pode ser que haja mais processos nessa situação. Desculpem por ter me alongado. Agradeço a ajuda de todos e estamos ai.
Obrigado
Principalmente quem não tem motivo real para ter pressa, não fiquem mandando e-mail ou ligando para as conservatórias. Paciência que tudo dará certo !
Poderiam me ajudar a preencher a procuração?
Na parte abaixo da Freguesia, concelho e estado, posso deixar em branco já que o solicitante é brasileiro e ainda mora no Brasil?
Após o preenchimento do mesmo, eu devo apostilar e reconhecer firma em cartório?
Junto com essa procuração, preciso da copia do RG apostilada do solicitante?
F
(nome completo)__________________, no estado de
(casado/solteiro/divorciado/viúv
o)____________ natural da freguesia de
___________concelho de _____________, filho de _______________e de
________________, com residência ha
bitual em___________, de
nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de
identificação equivalente) n.º___________
emitido em (data de emissão)
____/____/_____, por (entidade emissora)
___________, constitui seu procurador
o Senhor _____________________(nome completo do procurador), portador do
bilhete de identidade (ou outro docu
mento de identificação equivalente)
n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por (entidade
emissora) ___________, com residênc
ia habitual em ___________,
a quem
confere poderes especiais para o registar como português, na
Conservatória dos Registos Centrais,
podendo para o efeito declarar,
praticar e
assinar tudo o que seja necessário ao in
dicado fim, nomeadamente a declaração
para fins de inscrição de nascimento ou de
atribuição da nacionalidade, podendo, se
necessário, substabelecer
os poderes que lhe forem
conferidos
.__________________________________________
Em (local) ___________aos (dia) ___________,
de (mês) ___________de (ano)
o)____________ natural da cidade de
___________estado de_____________, filho de _______________e de
________________, com residência ha
bitual em___________, de
nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de
identificação equivalente) n.º___________
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
É COM MUITA FELICIDADE QUE VENHO DAR A MARAVILHOSA NOTÍCIA QUE O PROCESSO DA MINHA AVÓ SAIU
Marle de numeração 35XXX.2017
Vocês atualizam a planilha?
Quero agradecer primeiramente ao Vlad e Pedro Kormann e também a todos os integrantes, sem esse forum eu naão conseguiria NUNCA.
Gostaria de saber se sabem como funciona o reagrupamento familiar, pois eu e minha mãe pensamos em ir com a minha avó.
E obrigada @vlad, pela ajuda com a procuração.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1
Obrigada @marizaguerra....
@vlad farei a minha sim, do.meu irmão que eh menor e da minha mae... Mas o próximo passo eh a transcrição da minha avó que preciso ver por onde esta melhor.
Ainda estou perdida nos próximos passos...(cartao cidadão, passaporte...)...
A ideia seria já ir com minha vo enquanto eu faço a transcrição dela e fazer o reagrupamento enquanto não sai da minha mae, a minha e do meu irmão...
Tenho alguns problemas aí.
Minha mae não foi casada com meu pai e ele que me declarou...
Ja meu irmão ter a que aguardar o processo da minha mãe, a transcrição e a homologação...
Aí vai alguns passos
@danvanuchi,
o ideal é que peça a nacionalidade de sua mãe, e a sua e do seu irmão.
Cartão de residência para você, através de sua avó, dificilmente irá conseguir, pois sua mãe é viva.
Para pedir a residência deve provar que depende financeiramente da portuguesa (você mora com ela?)
Os próximos passos são a transcrição de casamento de sua avó, depois CC para ela, e ao mesmo tempo a nacionalidade para sua mãe.
Quanto sua mãe não ter se casado com seu pai, você foi registrada antes de completar 1 ano de idade?
Para seu irmão não tem problema algum, por ser menor.
Vamos la... eu ja estou indo para Italia pois casarei com meu noivo que tem nacionalidade italiana, então não tenho tanta pressa na minha ja que conseguirei o permesso para ficar la, mas tenho pressa sim em resolver da minha mae e meu irmao (Proximos passos que farei pessoalmente).
Eu fui registrada com menos com um ano sim, nesse caso nao preciso de transcrição da minha mae, logo acabando o processo dela posso entrar com o meu, certo?
Eu entrei com o pedido de transcrição + cc + passaporte no consulado pois meu avô não tem certidão de nascimento e eles aceitam certidão negativa. Para dar entrada no processo de minha mãe preciso esperar finalizar a transcrição de minha avó? (O pai brasileiro dela que registrou ela).
Quanto a residência com a minha avó, eu não moro com ela, mas ela tentaria reagrupamento para minha mãe e meu irmão enquanto o processo deles não saem.. Mas eles não dependem dela =(
parabéns pelo seu futuro casamento!
"Eu fui registrada com menos com um ano sim, nesse caso nao preciso de transcrição da minha mae, logo acabando o processo dela posso entrar com o meu, certo?"
Como assim? Sua mãe não é casada com seu pai, certo?
Então, não há o que transcrever.
Tem que transcrever o casamento de sua avó.
"Quanto a residência com a minha avó, eu não moro com ela, mas ela tentaria reagrupamento para minha mãe e meu irmão enquanto o processo deles não saem.. Mas eles não dependem dela =("
Para sua mãe e seu irmão conseguirem o cartão de residência, através de sua avó, têm que depender dela financeiramente. Tem que provar isso!
Obrigada pelos parabéns.
Sobre meu pai e minha mãe: Exato, eles não são casados, não precisarei da transcrição dela.
Sobre o cartão de residência de meu irmão e minha mãe: Minha avó pode ser a representante fiscal no caso? como podemos provar isso, pois realmente aqui no Brasil não dependemos dela, mas a ideia seria morar com ela em Portugal.
dê uma lida nesta discussão:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia
Vc sabe me dizer se na procuração TEM QUE ter "na conservatorianfe registro civil( e o nome da conservatória)?
Não queria colocar o nome de uma conservatória Pois penso em fazer por Braga mas ainda não é certeza...
E procuraçao para atribuição? Tem que ter o nome da crc?