Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1575860626371

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado January 2018
    A LR está sempre desatualizada com VNG, que pelo visto concluem tudo e depois jogam a info inteira no sistema, em vez de ir alimentando. Enviei um email à VNG e eles foram super mal educados e grosseiros, com uma resposta inútil e genérica. Vou fazer uma queixa ao Ministério da Justiça, afinal pode atrasar e tudo mais, é normal pois há muita demanda e poucos funcionários, mas não podem deixar de atender telefone e dar respostas satisfatórias aos utentes. É um descaso.
  • @David Lima

    O processo de aquisição de minha irmã está em Gaia desde nov/2016, só falta reclamar ao Papa. O status na LR está o mesmo desde fev/2017 - aguardando diligências feitas ao Consulado português no Brasil - alguém engavetou esse pedido de averiguações, e penso que Gaia não cobra.
  • Gaia é uma palhaçada mesmo, mandei email na semana passada e nem se deram ao trabalho de me responder.
    Como foi dito, atrasar é normal mas deixar as pessoas esperando sem respostas, já é sacanagem.
    O processo eh pago e muito bem pago por sinal, parece que estão fazendo um favor para nós.
    Vou reclamar também, pois não acho certo a forma que estão tratando as pessoas que precisam do processo concluído.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Mariza caramba!
    A média tinha ficado em 5 meses pelo que venho acompanhando dos processos aqui do grupo, o seu caso realmente é de chorar. Vamos cobrar das autoridades, me disseram que tem que se fazer uma queixa ao Ministério da Justiça.
  • Estou com poucas esperanças de termino agora em fevereiro. Com muita sorte deve estar saindo la para Março. Sendo que foi numerado em 21/07/2017. Poderiam pelo menos atualizar o status. Agente fica sem saber. Tondela foi bem mais rápido. O processo do meu avô demorou 5 meses. Não mandei para lá o do meu pai pois não tinha documentação para transcrever o casamento do meu avô. Agora ficamos a mercê da boa vontade deles em repassar a informação. Acabei de ligar para a LR e nada.
  • @Davi Lima

    A próxima providência terá que ser essa que citou.
  • @guimaraesbsb o meu processo também é de setembro, mas ainda não sei o número.
  • @David Lima se conseguir ligar para Gaia me avisa porque gostaria muito de falar lá, mas quando tentei diz que o telefone está indisponível. Soube que eles não atendem mais telefone.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    32.xxx <3 please! kkkk
  • Bom dia! Por favor, preciso tirar uma dúvida: Vila Nova de Gaia exige a transcrição de casamento? Pergunto pq uma pessoa me falou que agora estão exigindo. Sei que existe muito boato, por isso quero confirmar aqui. No caso, meu irmão é o declarante na certidão do meu sobrinho, meu irmão português,claro! Obrigada!
  • @Beatriz Tupper

    Não temos certeza se estão exigindo as transcrição. Porém, é bom que saiba que Gaia está abarrotada de processos. Está compensando transcrever só para não enviar para lá. O ACP é outra alternativa mas não está aceitando nenhuma divergência.
  • Obrigada,Mariza Guerra!!
  • Bom dia a todos,

    Com muita alegria venho informar que o processo do meu pai já está completo. Saiu no dia 29 de janeiro, acabei de ligar para a LR. Graças a Deus peguei um bom atendente.

    Faço uma ressalva aos amigos e amigas que ainda estão recebendo a informação de que o processo se encontra em fase inicial. No inicio da ligação recebi a mesma informação de sempre, depois de suplicar ao atendente que fizesse uma averiguação recebi a grata surpresa.

    O atendente confirmou alguns dados e depois de 5 minutos de espera, recebi o numero de assento. Fiquei curioso para ver se receberia a mesma informação em outra ligação, desliguei o telefone e tornei a ligar em seguida. Recebi a mesma informação de que o processo estava em fase inicial, indaguei a atendente sobre o numero de assento que tinha recebido e disse que tinha ligado para confirmar o mesmo pois não tinha conseguido pedir a certidão pelo portal do cidadão.

    Ela então pediu que eu aguardasse, assim o fiz, depois da confirmação dos dados e cerca de 2 minutos foi então que ela confirmou o numero de assento como correto. Me explicou como requer a certidão pelo portal e desliguei.

    Em suma, peçam com jeito para que eles averiguem. Pode ser que haja mais processos nessa situação. Desculpem por ter me alongado. Agradeço a ajuda de todos e estamos ai.

    Obrigado
  • Apenas para tabela, o processo era 32xxx/17 e foi numerado em 21/07/2017. Foi finalizado em 29/01/2018.
  • Olá a todos. sei que a ansiedade é grande e todos querem ver a situação resolvida o mais breve possível. Como já citei acima, fiz meu processo direto em Vila Nova de Gaia. Dou meu testemunho de que as conservatórias estão cheias. A atendente que recebeu meus documentos me disse que não tem muitos funcionários, por isso a demora. No entanto, meu processo demorou 5 meses, e mais 1 mês para que me mandassem o registro. Eu segurei a ansiedade e esperei, sem telefonar, sem saber de nada, e felizmente o registro chegou em minha casa, pelo correio normal. Eu tinha dúvidas quanto a minha certidão de nascimento pois não fiz a cópia reprográfica. O cartório me enviou somente a transcrição do livro com os carimbos necessários, Se caísse em alguma exigência, VNG iria me enviar uma correspondência, pois segundo a atendente, não tem dinheiro para ligar por telefone(eu tinha mencionado de deixar o número). Felizmente não houve exigências. Portanto, considerem de 5 a 6 meses como um tempo normal, infelizmente. Boa sorte.
  • @cristina nunes , parabéns !!!
    Principalmente quem não tem motivo real para ter pressa, não fiquem mandando e-mail ou ligando para as conservatórias. Paciência que tudo dará certo !
  • Boa tarde amigos,

    Poderiam me ajudar a preencher a procuração?
    Na parte abaixo da Freguesia, concelho e estado, posso deixar em branco já que o solicitante é brasileiro e ainda mora no Brasil?
    Após o preenchimento do mesmo, eu devo apostilar e reconhecer firma em cartório?
    Junto com essa procuração, preciso da copia do RG apostilada do solicitante?



    F
    (nome completo)__________________, no estado de
    (casado/solteiro/divorciado/viúv
    o)____________ natural da freguesia de
    ___________concelho de _____________, filho de _______________e de
    ________________, com residência ha
    bitual em___________, de
    nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de
    identificação equivalente) n.º___________
    emitido em (data de emissão)
    ____/____/_____, por (entidade emissora)
    ___________, constitui seu procurador
    o Senhor _____________________(nome completo do procurador), portador do
    bilhete de identidade (ou outro docu
    mento de identificação equivalente)
    n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por (entidade
    emissora) ___________, com residênc
    ia habitual em ___________,
    a quem
    confere poderes especiais para o registar como português, na
    Conservatória dos Registos Centrais,
    podendo para o efeito declarar,
    praticar e
    assinar tudo o que seja necessário ao in
    dicado fim, nomeadamente a declaração
    para fins de inscrição de nascimento ou de
    atribuição da nacionalidade, podendo, se
    necessário, substabelecer
    os poderes que lhe forem
    conferidos
    .__________________________________________
    Em (local) ___________aos (dia) ___________,
    de (mês) ___________de (ano)
    __________________________________________________
    (Assinatura)
  • editado February 2018
    @danvanuchi Residencia habitual= endereço atual.Nacionalidade=Brasileiro e vc edita a procuraçao e tira o termo freguesia e coloca natural da cidade de .......e estado de ....... .coloca a cidade e estado brasileiros. Após o preenchimento, reconhecer a assinatura por autenticidade. O R.G. copia apostilada .

    nome completo)__________________, no estado de
    (casado/solteiro/divorciado/viúv
    o)____________ natural da cidade de
    ___________estado de_____________, filho de _______________e de
    ________________, com residência ha
    bitual em___________, de
    nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de
    identificação equivalente) n.º___________


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • MEUS QUERIDOS.
    É COM MUITA FELICIDADE QUE VENHO DAR A MARAVILHOSA NOTÍCIA QUE O PROCESSO DA MINHA AVÓ SAIU
    Marle de numeração 35XXX.2017
    Vocês atualizam a planilha?
    Quero agradecer primeiramente ao Vlad e Pedro Kormann e também a todos os integrantes, sem esse forum eu naão conseguiria NUNCA.

    Gostaria de saber se sabem como funciona o reagrupamento familiar, pois eu e minha mãe pensamos em ir com a minha avó.

    E obrigada @vlad, pela ajuda com a procuração.
  • @danvanuchi parabéns pela atribuição da sua avó. Na procuração a @MarizaGuerra tb deu uma ajuda rsrs.Não pretende atribuir sua mãe e depois vc?De qualquer forma de uma lida nesse tópico .


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1
  • parabéns!
  • @vlad...ela me ajudou bastante também.
    Obrigada @marizaguerra....

    @vlad farei a minha sim, do.meu irmão que eh menor e da minha mae... Mas o próximo passo eh a transcrição da minha avó que preciso ver por onde esta melhor.
    Ainda estou perdida nos próximos passos...(cartao cidadão, passaporte...)...
    A ideia seria já ir com minha vo enquanto eu faço a transcrição dela e fazer o reagrupamento enquanto não sai da minha mae, a minha e do meu irmão...
    Tenho alguns problemas aí.
    Minha mae não foi casada com meu pai e ele que me declarou...
    Ja meu irmão ter a que aguardar o processo da minha mãe, a transcrição e a homologação...
    Aí vai alguns passos :(
  • Parabéns, @cristina nunes e @danvanuchi.

    @danvanuchi,
    o ideal é que peça a nacionalidade de sua mãe, e a sua e do seu irmão.
    Cartão de residência para você, através de sua avó, dificilmente irá conseguir, pois sua mãe é viva.
    Para pedir a residência deve provar que depende financeiramente da portuguesa (você mora com ela?)

    Os próximos passos são a transcrição de casamento de sua avó, depois CC para ela, e ao mesmo tempo a nacionalidade para sua mãe.

    Quanto sua mãe não ter se casado com seu pai, você foi registrada antes de completar 1 ano de idade?
    Para seu irmão não tem problema algum, por ser menor.
  • Obrigada @Marcia
    Vamos la... eu ja estou indo para Italia pois casarei com meu noivo que tem nacionalidade italiana, então não tenho tanta pressa na minha ja que conseguirei o permesso para ficar la, mas tenho pressa sim em resolver da minha mae e meu irmao (Proximos passos que farei pessoalmente).
    Eu fui registrada com menos com um ano sim, nesse caso nao preciso de transcrição da minha mae, logo acabando o processo dela posso entrar com o meu, certo?

    Eu entrei com o pedido de transcrição + cc + passaporte no consulado pois meu avô não tem certidão de nascimento e eles aceitam certidão negativa. Para dar entrada no processo de minha mãe preciso esperar finalizar a transcrição de minha avó? (O pai brasileiro dela que registrou ela).

    Quanto a residência com a minha avó, eu não moro com ela, mas ela tentaria reagrupamento para minha mãe e meu irmão enquanto o processo deles não saem.. Mas eles não dependem dela =(
  • @danvanuchi,
    parabéns pelo seu futuro casamento!

    "Eu fui registrada com menos com um ano sim, nesse caso nao preciso de transcrição da minha mae, logo acabando o processo dela posso entrar com o meu, certo?"
    Como assim? Sua mãe não é casada com seu pai, certo?
    Então, não há o que transcrever.
    Tem que transcrever o casamento de sua avó.

    "Quanto a residência com a minha avó, eu não moro com ela, mas ela tentaria reagrupamento para minha mãe e meu irmão enquanto o processo deles não saem.. Mas eles não dependem dela =("
    Para sua mãe e seu irmão conseguirem o cartão de residência, através de sua avó, têm que depender dela financeiramente. Tem que provar isso!
  • @Marcia
    Obrigada pelos parabéns.
    Sobre meu pai e minha mãe: Exato, eles não são casados, não precisarei da transcrição dela.

    Sobre o cartão de residência de meu irmão e minha mãe: Minha avó pode ser a representante fiscal no caso? como podemos provar isso, pois realmente aqui no Brasil não dependemos dela, mas a ideia seria morar com ela em Portugal.

  • Obrigada @marcia
    Vc sabe me dizer se na procuração TEM QUE ter "na conservatorianfe registro civil( e o nome da conservatória)?

    Não queria colocar o nome de uma conservatória Pois penso em fazer por Braga mas ainda não é certeza...
  • editado February 2018
    @Danvanuchi os processos de agrupamento familiar são feitos somente na CRC de Lisboa.
  • Obrigada @vllad.
    E procuraçao para atribuição? Tem que ter o nome da crc? :/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.