Boa noite a todos. Estou requerendo a partir da próxima semana a minha atribuição de cidadania portuguesa, já que meu pai e meu irmão já possuem a deles. Ou seja, meu pai é brasileiro, filho dos meus avós portugueses, e tanto ele e depois meu irmão já possuem a cidadania portuguesa, muito embora meu pai nunca tenha tirado nenhum documento português em seu nome. O que tenho é uma cópia da sua certidão de nascimento portuguesa fornecida pelo consulado do Rio quando estava juntando a documentação antes de paralisarem os atendimentos.
Pelo que verifiquei há uma pouco de divergência na documentação a ser apresentada nos sites da embaixada e consulados gerais tanto no Brasil como no exterior e do próprio SEF e, justamente por isso, gostaria do auxílio dos mais experientes.
O que eu estou levando para instruir o meu pedido:
- 2 cópias autenticadas e apostiladas da carteira de identidade brasileira atualizada (2013) do meu pai (português) tiradas a poucos dias; - 2 cópias autenticadas e apostiladas do passaporte minha mãe (brasileira) tiradas a poucos dias; - 2 cópias autenticadas e apostiladas do meu passaporte (brasileiro) tirada a poucos dias; - Várias fotos 3x4 atualizadas, mas sem data (precisaria de data?); - 1 via da declaração de nascimento para atribuição da nacionalidade portuguesa; - 1 Certidão original de inteiro teor da minha certidão de nascimento expedida a menos de um ano apostilada; - 1 Fotocópia do livro de registro (encontra-se no verso da certidão de nascimento) apostilada junto com a certidão de nascimento; - 1 Formulário dirigido ao Ministro da Justiça requerendo a atribuição da nacionalidade portuguesa; - 3 comprovantes de residência do Brasil originais; - 1 original da certidão de nascimento do meu pai brasileira e apostilada; - 1 cópia do Assento de Nascimento português do meu pai (fornecida pelo Consulado do Rio); - 1 cópia da Certidão de Nascimento portuguesa da minha avó; - 1 cópia da Certidão de Casamento portuguesa dos meus avós;
OBS: Consta na minha certidão de inteiro teor que o comunicante do meu nascimento foi o meu pai, constando o seu estado civil à época como casado e consta, ainda, como testemunhas meu tio e meu avô paterno, ambos portugueses.
Será que falta alguma coisa?
Outra dúvida é acerca de onde dou entrada. Estou fazendo mestrado no Porto, mas já li que posso dar entrada em qualquer Conservatória. Onde me indicam dar entrada no procedimento?
de entrada na 3a CRC do porto ou na CRC de Braga vc vai primeiro, mostra a documentação, e dai uns 20 dias depois em data agendada vai de facto fazer a atribuição.
vc está com bastante coisa, o que vc precisa é apenas:
- certidão inteiro teor reprografica apostilhada - informar o numero do assento do seu pai - 175 euros
o formulário eles fornecem e vc preenche na hora, e o documento de identificação vc apresenta original, mas as suas copias apostilhadas podem ficar com eles.
@rodgama2000br , você gastou muito dinheiro se vais entregar pessoalmente os documentos em uma conservatória em Portugal para requerer a tua atribuição de nacionalidade. Você só precisa 1 - cópia do Assento de Nascimento português do teu pai, 2 - a tua certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada, 3 - levar um documento de identificação original com filiação (RG ou passaporte - será feita uma cópia na hora), 4 - pagar 175,00 Euros. Não precisa levar nenhum formulário, pois será feito na hora. Contando que o casamento do teu pai está transcrito, você pode entregar em qualquer conservatória que tenha balcão de nacionalidade, lembrando que algumas conservatórias, precisa fazer agendamento antes.
Se for enviar pelo correio, aí tem outros detalhes.
Para fazer o processo pelo consulado, ok, veja a documentação no site do consulado. Para fazer o processo direto na conservatória em Portugal, veja a documentação no site do IRN.
Uma dúvida. Eu não transcrevi o casamento do meu pai pq ele foi o comunicante na minha certidão de nascimento e meu avô e tio, ambos portugueses, foram as testemunhas. Ainda assim é necessária a transcrição do casamento?
E como pago a taxa? VP ou na própria Conservatória é possível pagar?
O documento de identificação original com filiação que precisa enviar pode ser a CNH? Esse documento precisa estar apostilado ou basta ser autenticado em cartório?
Boa tarde pessoal, tenho uma amiga que é filha de português, porém o mesmo não casou oficialmente com a mãe dela. Como ela pode requerer essa cidadania??
@Aline você por acaso ainda teria a lista de tudo o que você enviou para postar aqui pra gente?
Meu caso é parecido, preciso fazer a da minha mãe, transcrever o casamento dela e aí solicitar a minha... Mas quanto as documentações eu estou em dúvida pois ainda não terei o número de assento dela para solicitar a transcrição de casamento e a minha atribuição. Como foi o procedimento? Você poderia nos dar mais detalhes?
boa noite, tenho uma duvida, desculpem se ja fizeramesta pergunta aqui, eu sou filho de portugueses casados no Brasil em Vila Nova de Gaia faz o pedido de cidadania sem fazer a transcrição do casamento de meus pais? ]
Entre a Vn de Gaia e a ACP do Porto (que fazem sem a atribuição sem transcrição), alguém sabe me dizer qual está mais rápida ou estão com o mesmo prazo? Quanto tempo está demorando mais ou menos?
Bom dia galera. Seguinte...semana passada liguei e falaram que o processo da minha avó NEM COMEÇOU a ser analisado e estão atrasados.. Sendo que enviei no fim de agosto. Numerado como 35xxx
Estou um pouco preocupada. Alguém passou por isso?
No meu formulário e do meu filho eu não preenchi os dados do assento, só no da minha mãe que foi os dados do meu avô. Fiz um traço a caneta, pois não é possível reconhecer assinatura sem todos os campos preenchidos.
Segue os documentos que envie, cada um em um envelope, pela ordem certinho, escrito o nome completo e o que se tratava do lado de fora, todos dentro de um da DHL.
- Atribuição da minha mãe Certidão de Nascimento Inteiro Teor (com firma reconhecida e apostilada) Cópia do RG atualizado (Autenticada e apostilada) Formulário 1C (com firma reconhecida por autenticidade) Comprovante do vale postal
- Transcrição de casamento da minha mãe Certidão de casamento Inteiro Teor por cópia do livro (com firma reconhecida e apostilada) Certidão de Nascimento do meu pai por cópia do libro (com firma reconhecida e apostilada) Cópia do RG da minha mãe, do meu pai e o meu (pois eu assinei o formulário da transcrição como requerente) (autenticada e apostilada) Formulário de Transcrição de casamento (com firma reconhecida por autenticidade) Comprovante do vale postal
- Minha Atribuição Certidão de nascimento Inteiro Teor (com firma reconhecida e apostilada) Cópia do meu RG (Autenticada e apostilada) Formulário 1C (com firma reconhecida por autenticidade) Comprovante do vale postal
- Minha transcrição de casamento Certidão de casamento Inteiro Teor por cópia do livro (com firma reconhecida e apostilada) Certidão de nascimento Inteiro Teor por cópia do livro do meu marido (com firma reconhecida e apostilada) Cópia RG meu e do meu marido (autenticada e apostilada) Formulário de Transcrição de casamento (com firma reconhecida por autenticidade do requerente, no caso eu) Comprovante do vale postal
- Atribuição do meu filho menor Certidão de Nascimento Inteiro Teor por cópia do livro (com firma reconhecida e apostilada) Cópia do RG do meu filho e de ambos os pais (autenticados e apostilados) Formulário 1C menor (com firma reconhecida por autenticidade de ambos os pais)
Comentários
Não, ele consta como solteiro lá e vivo. rs
Pelo que verifiquei há uma pouco de divergência na documentação a ser apresentada nos sites da embaixada e consulados gerais tanto no Brasil como no exterior e do próprio SEF e, justamente por isso, gostaria do auxílio dos mais experientes.
O que eu estou levando para instruir o meu pedido:
- 2 cópias autenticadas e apostiladas da carteira de identidade brasileira atualizada (2013) do meu pai (português) tiradas a poucos dias;
- 2 cópias autenticadas e apostiladas do passaporte minha mãe (brasileira) tiradas a poucos dias;
- 2 cópias autenticadas e apostiladas do meu passaporte (brasileiro) tirada a poucos dias;
- Várias fotos 3x4 atualizadas, mas sem data (precisaria de data?);
- 1 via da declaração de nascimento para atribuição da nacionalidade portuguesa;
- 1 Certidão original de inteiro teor da minha certidão de nascimento expedida a menos de um ano apostilada;
- 1 Fotocópia do livro de registro (encontra-se no verso da certidão de nascimento) apostilada junto com a certidão de nascimento;
- 1 Formulário dirigido ao Ministro da Justiça requerendo a atribuição da nacionalidade portuguesa;
- 3 comprovantes de residência do Brasil originais;
- 1 original da certidão de nascimento do meu pai brasileira e apostilada;
- 1 cópia do Assento de Nascimento português do meu pai (fornecida pelo Consulado do Rio);
- 1 cópia da Certidão de Nascimento portuguesa da minha avó;
- 1 cópia da Certidão de Casamento portuguesa dos meus avós;
OBS: Consta na minha certidão de inteiro teor que o comunicante do meu nascimento foi o meu pai, constando o seu estado civil à época como casado e consta, ainda, como testemunhas meu tio e meu avô paterno, ambos portugueses.
Será que falta alguma coisa?
Outra dúvida é acerca de onde dou entrada. Estou fazendo mestrado no Porto, mas já li que posso dar entrada em qualquer Conservatória. Onde me indicam dar entrada no procedimento?
Poderiam me ajudar?
Desde já, agradeço.
Feliz 2018 a todos.
vc vai primeiro, mostra a documentação, e dai uns 20 dias depois em data agendada vai de facto fazer a atribuição.
vc está com bastante coisa, o que vc precisa é apenas:
- certidão inteiro teor reprografica apostilhada
- informar o numero do assento do seu pai
- 175 euros
o formulário eles fornecem e vc preenche na hora, e o documento de identificação vc apresenta original, mas as suas copias apostilhadas podem ficar com eles.
Você só precisa
1 - cópia do Assento de Nascimento português do teu pai,
2 - a tua certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada,
3 - levar um documento de identificação original com filiação (RG ou passaporte - será feita uma cópia na hora),
4 - pagar 175,00 Euros.
Não precisa levar nenhum formulário, pois será feito na hora.
Contando que o casamento do teu pai está transcrito, você pode entregar em qualquer conservatória que tenha balcão de nacionalidade, lembrando que algumas conservatórias, precisa fazer agendamento antes.
Se for enviar pelo correio, aí tem outros detalhes.
Para fazer o processo pelo consulado, ok, veja a documentação no site do consulado.
Para fazer o processo direto na conservatória em Portugal, veja a documentação no site do IRN.
Uma dúvida. Eu não transcrevi o casamento do meu pai pq ele foi o comunicante na minha certidão de nascimento e meu avô e tio, ambos portugueses, foram as testemunhas. Ainda assim é necessária a transcrição do casamento?
E como pago a taxa? VP ou na própria Conservatória é possível pagar?
Como ela pode requerer essa cidadania??
Desde já grata,
Meu caso é parecido, preciso fazer a da minha mãe, transcrever o casamento dela e aí solicitar a minha...
Mas quanto as documentações eu estou em dúvida pois ainda não terei o número de assento dela para solicitar a transcrição de casamento e a minha atribuição.
Como foi o procedimento? Você poderia nos dar mais detalhes?
Muito obrigada!
eu sou filho de portugueses casados no Brasil em Vila Nova de Gaia faz o pedido de cidadania sem fazer a transcrição do casamento de meus pais? ]
grato pela paciencia e atenção
Obrigado.
começo de novembro, que fique bem claro
Seguinte...semana passada liguei e falaram que o processo da minha avó NEM COMEÇOU a ser analisado e estão atrasados.. Sendo que enviei no fim de agosto.
Numerado como 35xxx
Estou um pouco preocupada.
Alguém passou por isso?
No meu formulário e do meu filho eu não preenchi os dados do assento, só no da minha mãe que foi os dados do meu avô. Fiz um traço a caneta, pois não é possível reconhecer assinatura sem todos os campos preenchidos.
Segue os documentos que envie, cada um em um envelope, pela ordem certinho, escrito o nome completo e o que se tratava do lado de fora, todos dentro de um da DHL.
- Atribuição da minha mãe
Certidão de Nascimento Inteiro Teor (com firma reconhecida e apostilada)
Cópia do RG atualizado (Autenticada e apostilada)
Formulário 1C (com firma reconhecida por autenticidade)
Comprovante do vale postal
- Transcrição de casamento da minha mãe
Certidão de casamento Inteiro Teor por cópia do livro (com firma reconhecida e apostilada)
Certidão de Nascimento do meu pai por cópia do libro (com firma reconhecida e apostilada)
Cópia do RG da minha mãe, do meu pai e o meu (pois eu assinei o formulário da transcrição como requerente) (autenticada e apostilada)
Formulário de Transcrição de casamento (com firma reconhecida por autenticidade)
Comprovante do vale postal
- Minha Atribuição
Certidão de nascimento Inteiro Teor (com firma reconhecida e apostilada)
Cópia do meu RG (Autenticada e apostilada)
Formulário 1C (com firma reconhecida por autenticidade)
Comprovante do vale postal
- Minha transcrição de casamento
Certidão de casamento Inteiro Teor por cópia do livro (com firma reconhecida e apostilada)
Certidão de nascimento Inteiro Teor por cópia do livro do meu marido (com firma reconhecida e apostilada)
Cópia RG meu e do meu marido (autenticada e apostilada)
Formulário de Transcrição de casamento (com firma reconhecida por autenticidade do requerente, no caso eu)
Comprovante do vale postal
- Atribuição do meu filho menor
Certidão de Nascimento Inteiro Teor por cópia do livro (com firma reconhecida e apostilada)
Cópia do RG do meu filho e de ambos os pais (autenticados e apostilados)
Formulário 1C menor (com firma reconhecida por autenticidade de ambos os pais)
Espero ter ajudado.