se eles disseram que nao precisa, entao nao manda, eles so te pedirao a certidao caso os dados que voce passe nao estejam corretos.
Seu filho tem direito, se ele e' menor de idade e voce, o declarante do nascimento dele, basta entrar com um pedido de atribuicao igual ao seu, mesmos documentos e formulario, a diferenca e' que o formulario voce tera que assinar e o processo e' gratuito.
Pessoal, depois de alguns meses dificeis, finalmente eu consegui reunir toda a documentação para a transcrição de casamento e óbito do meu Bisavô portuga!
Minha duvida é:
eu tenho (nessa etapa) que legalizar as certidões (casamento e óbito)???
- Se fará as transcrições pelo consulado não precisa legalizar. Entretanto as certidões precisam ter firma reconhecida das assinaturas dos oficiais. A firma deve ser reconhecida no mesmo estado do consulado. Por exemplo: Eu tinha umas certidões do estado de São Paulo, entretanto estou fazendo as transcrições pelo consulado de Curitiba, então tive que reconhecer firma no estado do Paraná.
- Se você for fazer as transcrições diretamente em Portugal, ai você precisa legalizar as mesmas pelo Itamaraty, reconhecer firma depois de legalizar no Itamaraty e então legalizar no consulado antes de encaminhar as mesmas para Portugal.
Jimmy, Fazendo tudo pelo consulado em SP nao precisa legalizar. Entendo que as certidoes ja estejam com a firma do escrivao do cartorio reconhecida. Siga as indicacoes do site do consulado e nao ha erro. Fiz duas transcricoes pelo consulado e deu tudo certo. Boa Sorte.
Pessoal, terei que retificar todas as certidões dos meus bisavôs!!
Apenas o óbito do meu bisavô Portugues esta inteiramente correto! No restante, as certidões de casamento, nascimento e óbito da minha bisavó precisarão ser retificadas!!!
Alguem sabe mais ou menos quanto tempo leva, quanto custa e qual o procedimento que terei que fazer???
Caro Jimmy, vc terá que contratar advogado pra fazer uma ação de retificação. Você deve aproveitar pra fazer todas as retificações (eventuais) que encontrar nas certidões, sua, do teu pai( ou mãe), do avô e dos bisavós. Lembre-se serão necessarias as certidões de nascimento e casamento de todos. O processo demora um pouco, você pode dar entrada na sua cidade.
Advogado não engana, desonesto é quem engana, independente da profissão. Entre no site da OAB do seu Estado e olhe a tabela dos honorários para o tipo do processo( Ação de Retificação de registro civil) ali tem os valores mínimos.
Veja se o seu caso, nos documentos brasileiros, não é o de retificar no Cartório Art.111 da lei de registros públicos LEI N. 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 ( casos de erro de grafia, que não necessita de Advogado para o pedido).
Falei p/ funcionaria q se tivesse q o fazer, que era 2000 reais, iria a defensoria publica pegar isenção dos custos, ai nem o preço do cartório iria pagar.
Ai tudo mudo.
Eu mesmo dei entrada, só paguei o processo do cartório.
No meu caso, não é só grafia! Há divergencias de nomes:
Amélia dos Anjos (certidão de nascimento da minha bisavó brasileira) Amélia dos Anjos Ribeiro Correia (Certidão de casamento dela)
E por ai vai!
Eu cheguei a pensar na defensoria pública, mas o problema é que lá eles tem limite de renda! Parece que se vc ganha mais que 3 mínimos vc "perde" o direito ao advogado público!
Amélia dos Anjos (certidão de nascimento da minha bisavó brasileira) Este não é nome de solteira?
Amélia dos Anjos Ribeiro Correia (Certidão de casamento dela) este não é nome de casada? Este, Ribeiro Correia veio de quem? se for do Marido esta tudo certo.
Se for sim e sim, a resposta na minha opinião esta tudo certo.
É assim, dos anjos é sobre nome, aki em portugal ou melhor apelido. Este sobrenome é raro.
No Brasil o cartório entendeu como sendo segundo nome, como Maria de Jesus, etc.... Então foi colocado sobre nome nela na certidão de casamento.
Bisavô Português - José Correia Jordão Bisavó Brasileira - Amelia dos Anjos Ribeiro (nome de Solteira) Amélia dos Anjos Ribeiro Correia (nome de casada)
Nas certidões de casamento o nome dele esta: José Correa (o dela esta correto)
Na certidão de nascimento dela: Amélia dos Anjos (só isso. Eles comeram o resto do nome dela)
Na certidão de óbito dele, todos os nomes estão corretos (como postei acima).
No óbito dela, o nome do meu bisavô também esta José Correa!
Existem outras pequenas divergências, mas eu não estou com as certidões em mãos para colocar aqui....só coloquei o que eu lembrei de cabeça!!
ah e comeram também o nome do pai da minha bisavó: O nome dele é Francisco José Ribeiro, mas na certidão de nascimento dela esta só Francisco José! Ele também era Português, mas eu creio que isso não tenha importancia....ou sera que tem
Bisavô Português - José Correia Jordão Bisavó Brasileira - Amelia dos Anjos Ribeiro (nome de Solteira) Amélia dos Anjos Ribeiro Correia --- correto!
Nas certidões de casamento o nome dele esta: José Correa---o dele tbm esta correto!!!! Pq antigamente se usava o nome do pai como sendo o 1º sobrenome o da mãe sendo o segundo, no caso correia então esta certo! depois isso mudou, passou a ser o ultimo sobrenome o do pai.
Na certidão de nascimento dela: Amélia dos Anjos (só isso. Eles comeram o resto do nome dela)
Existem outras pequenas divergências, mas eu não estou com as certidões em mãos para colocar aqui....só coloquei o que eu lembrei de cabeça!! 17 jul (5 dias atrás) Jimmy ah e comeram também o nome do pai da minha bisavó: O nome dele é Francisco José Ribeiro, mas na certidão de nascimento dela esta só Francisco José! Ele também era Português, mas eu creio que isso não tenha importancia....ou sera que tem
Procure o Ministério público! Se eu fosse vc não daria entrada sem retificar todos os seus documentos errados. Vê como é de fato e pede a retificação sim. Pois, muito provavelmente cairá em exigência sim. Dei entrada no processo da minha avó e havia erros nos sobre nomes dos meus antepassados.
Quando mandei, Portugal logo me avisou pra eu retificar tudo, alegando que do jeito que estava não iria passar. Fui ao Ministério Público daqui de Salvador, dei entrada através de uma petição e aguardei todas as retificacões necessárias!! Hoje minha avó já é Portuguesa por atribuição. Logo fui dar entrada em minha documentação e descobrir que na certidão do meu Pai já falecido, também havia erros nos sobrenomes. Ao invés de Cidreira que é nosso sobre nome tinha Cerqueira!! Sendo assim, para mudar apenas esse sobrenome, eles também exigiram que eu retificasse. assim, tive que esperar 10 meses pra essa retificação o que atrasou bastante meu processo.
Contudo, devido a essa minha experiência negativa, não aconselho a vc de forma alguma dar entrada com erros de nomes ou sobrenomes em certidões!!!
Pode arriscar e passar, mais realmente acho uma roleta russa!
Normalmente os cartórios não mudam erros de nomes ou sobrenomes em certidões de inteiro teor!! O normal é fazerem depois de uma autorizacão do Ministério Público...
Prudência e paciência nesse caso, creio que seja o caminho. Um abraço
Essa petição é através do próprio ministério!! Foi sem custo, o ruin só foi a demora mesmo.
Fui ao Ministério Público daqui, e pedi as tal correções. então uma recepcionista marcou o dia e hora com um promotor deles e levei os documentos a serem mostrados pra ele e consequentemente corrigidos...
Expliquei para o promotor o que estava errado lhe mostrando, um dos documentos que estava certo e como de fato nossos sobrenomes são. Logo, ele faz algumas anotações provando documentalmente e manda vc aguardar. Aí soube que isso vai para um juíz e ele pedi todas a correções necessárias para os orgãos competentes, ou seja, para os cartórios. Aí os cartórios não tem mais como te dizer não, que nao pode mexer no livro etc...
Sendo assim, os cartórios não podem depois dessa ordem de um Juiz e de sair claro no diário oficial, (essa é a ordem) te negar as tal correções e então as fazem lá no livro. Só descobrir isso quando fui ao cartório para pedir as correções explicando os erros e eles me disseram que só assim poderiam mexer no livro antigo, onde eles tiram todas as informações necessárias para fazerem a Certidão de Inteiro Teor a qual Portugal nos exige. E olhe que a tabeliã titular do cartório era amiga da minha família, mesmo assim não adiantou eu tentar esse tipo de pedido. Pois, isso é lei e aqui eles seguiram a risca a lei!! Para minha tristeza momentanea, porque tive que esperar exatos 10 meses para autorizarem a correção de um sobrenome na certidão do meu Pai! Correção de Cerqueira para Cidreira que é nosso nome correto. Enfim Jimmy, foi isso que ocorreu comigo! Acho mesmo uma roleta russa o lance de portugal aceitar ou não, mais tudo pode acontecer meu querido. Eu, preferir não arriscar e fiz tudo como manda o figurino e como Portugal me exigiu na época. Meu processo é de naturalização, já tem 7 meses lá em Portugal e graças a deus não caiu em exigência como da primeira experiência com o da minha avó.
Contudo, te desejo toda sorte do mundo e que tudo se resolva logo para vc. Um abraço
Importante isso que o Rodrigo falou e bom lembrar que, quando for pedir as retificacoes, seja atraves do ministerio publico ou atraves de advogado, nao esqueca de nenhuma certidao que precisa ser modificada, verifique tudo ate chegar em voce pra que nao perca tempo abrindo novo processo pra retificar, tambem aconteceu comigo, nao retifiquei o nome do meu bisavo na certidao da minha mae e precisou reabrir o processo, fique atento !
Comentários
Eu tenho um filho...mas nunca fui casado!
Como faço pra ele ter cidadania PT???
Como eu falei....é só curiosidade!
se eles disseram que nao precisa, entao nao manda, eles so te pedirao a certidao caso os dados que voce passe nao estejam corretos.
Seu filho tem direito, se ele e' menor de idade e voce, o declarante do nascimento dele, basta entrar com um pedido de atribuicao igual ao seu, mesmos documentos e formulario, a diferenca e' que o formulario voce tera que assinar e o processo e' gratuito.
Narrativa
Cópia integral
Qual das 2?
Tks
Niguem sabe pessoal!!
To precisando disso pra ontem!
Meu primo vai pegar pra mim em Cascais!
Minha duvida é:
eu tenho (nessa etapa) que legalizar as certidões (casamento e óbito)???
Se tiver ql o procedimento???
Obrigado again!!!!
Pelo que entendi.
- Se fará as transcrições pelo consulado não precisa legalizar. Entretanto as certidões precisam ter firma reconhecida das assinaturas dos oficiais. A firma deve ser reconhecida no mesmo estado do consulado. Por exemplo: Eu tinha umas certidões do estado de São Paulo, entretanto estou fazendo as transcrições pelo consulado de Curitiba, então tive que reconhecer firma no estado do Paraná.
- Se você for fazer as transcrições diretamente em Portugal, ai você precisa legalizar as mesmas pelo Itamaraty, reconhecer firma depois de legalizar no Itamaraty e então legalizar no consulado antes de encaminhar as mesmas para Portugal.
Fazendo tudo pelo consulado em SP nao precisa legalizar. Entendo que as certidoes ja estejam com a firma do escrivao do cartorio reconhecida.
Siga as indicacoes do site do consulado e nao ha erro. Fiz duas transcricoes pelo consulado e deu tudo certo.
Boa Sorte.
Pessoal, terei que retificar todas as certidões dos meus bisavôs!!
Apenas o óbito do meu bisavô Portugues esta inteiramente correto! No restante, as certidões de casamento, nascimento e óbito da minha bisavó precisarão ser retificadas!!!
Alguem sabe mais ou menos quanto tempo leva, quanto custa e qual o procedimento que terei que fazer???
Grato
A Cibele fez varias retificacoes de na epoca demorou 5 meses.
Espere que ela entre e lhe oriente.
Caro Jimmy, vc terá que contratar advogado pra fazer uma ação de retificação. Você deve aproveitar pra fazer todas as retificações (eventuais) que encontrar nas certidões, sua, do teu pai( ou mãe), do avô e dos bisavós.
Lembre-se serão necessarias as certidões de nascimento e casamento de todos.
O processo demora um pouco, você pode dar entrada na sua cidade.
pergunto isso com medo de ser "enganado" por advogados.....tipo..pegar uma cara careiro de mais!
Veja se o seu caso, nos documentos brasileiros, não é o de retificar no Cartório Art.111 da lei de registros públicos LEI N. 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 ( casos de erro de grafia, que não necessita de Advogado para o pedido).
No guia de ajuda tem um tópico sobre isto.
Abraços!
Falei p/ funcionaria q se tivesse q o fazer, que era 2000 reais, iria a defensoria publica pegar isenção dos custos, ai nem o preço do cartório iria pagar.
Ai tudo mudo.
Eu mesmo dei entrada, só paguei o processo do cartório.
Há divergencias de nomes:
Amélia dos Anjos (certidão de nascimento da minha bisavó brasileira)
Amélia dos Anjos Ribeiro Correia (Certidão de casamento dela)
E por ai vai!
Eu cheguei a pensar na defensoria pública, mas o problema é que lá eles tem limite de renda! Parece que se vc ganha mais que 3 mínimos vc "perde" o direito ao advogado público!
Amélia dos Anjos Ribeiro Correia (Certidão de casamento dela) este não é nome de casada?
Este, Ribeiro Correia veio de quem? se for do Marido esta tudo certo.
Se for sim e sim, a resposta na minha opinião esta tudo certo.
É assim, dos anjos é sobre nome, aki em portugal ou melhor apelido.
Este sobrenome é raro.
No Brasil o cartório entendeu como sendo segundo nome, como Maria de Jesus, etc....
Então foi colocado sobre nome nela na certidão de casamento.
Bisavó Brasileira - Amelia dos Anjos Ribeiro (nome de Solteira) Amélia dos Anjos Ribeiro Correia (nome de casada)
Nas certidões de casamento o nome dele esta: José Correa (o dela esta correto)
Existem outras pequenas divergências, mas eu não estou com as certidões em mãos para colocar aqui....só coloquei o que eu lembrei de cabeça!!
Ele também era Português, mas eu creio que isso não tenha importancia....ou sera que tem
Bisavó Brasileira - Amelia dos Anjos Ribeiro (nome de Solteira) Amélia dos Anjos Ribeiro Correia --- correto!
Nas certidões de casamento o nome dele esta: José Correa---o dele tbm esta correto!!!! Pq antigamente se usava o nome do pai como sendo o 1º sobrenome o da mãe sendo o segundo, no caso correia então esta certo! depois isso mudou, passou a ser o ultimo sobrenome o do pai.
Existem outras pequenas divergências, mas eu não estou com as certidões em mãos para colocar aqui....só coloquei o que eu lembrei de cabeça!! 17 jul (5 dias atrás)
Jimmy
ah e comeram também o nome do pai da minha bisavó: O nome dele é Francisco José Ribeiro, mas na certidão de nascimento dela esta só Francisco José!
Ele também era Português, mas eu creio que isso não tenha importancia....ou sera que tem
Mande o processo como estão os documentos na minha opinião passa.
se cair em pendência o q eu acho dificil, vc usa as copias p/ mover o acerto dos documentos no cartório.
jimmy!
Procure o Ministério público! Se eu fosse vc não daria entrada sem retificar todos os seus documentos errados. Vê como é de fato e pede a retificação sim. Pois, muito provavelmente cairá em exigência sim. Dei entrada no processo da minha avó e havia erros nos sobre nomes dos meus antepassados.
Quando mandei, Portugal logo me avisou pra eu retificar tudo, alegando que do jeito que estava não iria passar. Fui ao Ministério Público daqui de Salvador, dei entrada através de uma petição e aguardei todas as retificacões necessárias!! Hoje minha avó já é Portuguesa por atribuição. Logo fui dar entrada em minha documentação e descobrir que na certidão do meu Pai já falecido, também havia erros nos sobrenomes. Ao invés de Cidreira que é nosso sobre nome tinha Cerqueira!! Sendo assim, para mudar apenas esse sobrenome, eles também exigiram que eu retificasse. assim, tive que esperar 10 meses pra essa retificação o que atrasou bastante meu processo.
Contudo, devido a essa minha experiência negativa, não aconselho a vc de forma alguma dar entrada com erros de nomes ou sobrenomes em certidões!!!
Pode arriscar e passar, mais realmente acho uma roleta russa!
Boa sorte e Fé em Deus, que tudo dará certo. Abs
Normalmente os cartórios não mudam erros de nomes ou sobrenomes em certidões de inteiro teor!! O normal é fazerem depois de uma autorizacão do Ministério Público...
Prudência e paciência nesse caso, creio que seja o caminho. Um abraço
Cara, mas vc precisou de um advogado não foi???
Sai caro isso??
Jimmy!
Essa petição é através do próprio ministério!! Foi sem custo, o ruin só foi a demora mesmo.
Fui ao Ministério Público daqui, e pedi as tal correções. então uma recepcionista marcou o dia e hora com um promotor deles e levei os documentos a serem mostrados pra ele e consequentemente corrigidos...
Expliquei para o promotor o que estava errado lhe mostrando, um dos documentos que estava certo e como de fato nossos sobrenomes são. Logo, ele faz algumas anotações provando documentalmente e manda vc aguardar. Aí soube que isso vai para um juíz e ele pedi todas a correções necessárias para os orgãos competentes, ou seja, para os cartórios. Aí os cartórios não tem mais como te dizer não, que nao pode mexer no livro etc...
Sendo assim, os cartórios não podem depois dessa ordem de um Juiz e de sair claro no diário oficial, (essa é a ordem) te negar as tal correções e então as fazem lá no livro. Só descobrir isso quando fui ao cartório para pedir as correções explicando os erros e eles me disseram que só assim poderiam mexer no livro antigo, onde eles tiram todas as informações necessárias para fazerem a Certidão de Inteiro Teor a qual Portugal nos exige. E olhe que a tabeliã titular do cartório era amiga da minha família, mesmo assim não adiantou eu tentar esse tipo de pedido. Pois, isso é lei e aqui eles seguiram a risca a lei!! Para minha tristeza momentanea, porque tive que esperar exatos 10 meses para autorizarem a correção de um sobrenome na certidão do meu Pai! Correção de Cerqueira para Cidreira que é nosso nome correto. Enfim Jimmy, foi isso que ocorreu comigo! Acho mesmo uma roleta russa o lance de portugal aceitar ou não, mais tudo pode acontecer meu querido. Eu, preferir não arriscar e fiz tudo como manda o figurino e como Portugal me exigiu na época. Meu processo é de naturalização, já tem 7 meses lá em Portugal e graças a deus não caiu em exigência como da primeira experiência com o da minha avó.
Contudo, te desejo toda sorte do mundo e que tudo se resolva logo para vc. Um abraço