Bisneto de Portugueses
Ola pessoal.
Sou bisneto de Portugueses (Vila Real). Meu avô é brasileiro (São Paulo), meu pai idem meu avô.
Estou pesquisando pois pretendo ir para Portugal no final do próximo ano, sei que eu tenho direito pelo fato do meu avô e pai ainda serem vivos.
De todo o material que eu ja pesquisei, só obtive respostas muito complexas, citando leis (que eu não conheço), citando situações...enfim...
Sei também que contratando um advogado eu gasto bem mais, por isso gostaria de fazer eu mesmo (se possível) o processo.
Vocês sabem dizer que tipo de documento é necessário, onde conseguir esses documentos.... Ou seja o caminho que eu "bata menos a cabeça" para conseguir.
Agradeço desde já ajuda!!
abraços
Sou bisneto de Portugueses (Vila Real). Meu avô é brasileiro (São Paulo), meu pai idem meu avô.
Estou pesquisando pois pretendo ir para Portugal no final do próximo ano, sei que eu tenho direito pelo fato do meu avô e pai ainda serem vivos.
De todo o material que eu ja pesquisei, só obtive respostas muito complexas, citando leis (que eu não conheço), citando situações...enfim...
Sei também que contratando um advogado eu gasto bem mais, por isso gostaria de fazer eu mesmo (se possível) o processo.
Vocês sabem dizer que tipo de documento é necessário, onde conseguir esses documentos.... Ou seja o caminho que eu "bata menos a cabeça" para conseguir.
Agradeço desde já ajuda!!
abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
primeiro passo conseguir copia da certidão de nascimento de teu bisavô, atraves do portal do cidadão, tens todos os dados dele, nome completo, nome dos pais dele, data de nascimento e local (freguesia e concelho), se fizeres por atribuição tens que fazer a do teu avô, depois a do teu pai e depois a tua, se for por naturalização faz a do teu avô e depois direto a tua, só que é mais demorado e pedem mais documentações e se já tiveres filhos maiores eles não poderão ter a cidadania, então o melhor é por atribuição. se moras em são paulo faz tudo ai pelo consulado que o pessoal fala aqui que eles estão bem rapidos nos processos.
Obrigado pela resposta.
Meu avô tem toda a documentação do meu Bisavô. acho que será mais complicado a da minha Bisavó.
Somente com a certidão de nascimento eu consigo??
Ou necessito de mais alguma coisa?
não precisa da certidão da tua bisavó, só a do teu bisavô, já podes providenciar a certidão de nascimento do teu avô de inteiro teor (tem que legalizar no itamaraty) tem que ser nova(menos de 180 dias), xerox autenticada da identidade do teu avô. tu moras em são paulo?
É importante que vc verifique se todos os nomes estao de acordo nas certidoes, ou seja, que nao haja discrepancias.
Na Guia de Ajuda desta comunidade ha bastante informacao sobre atribuicao e sobre naturalizacao/aquisicao, inclusive a lista de documentos para ambos casos.
Voce tera que escolher entre essas modalidades depois que o seu avo tenha a cidadania.
E como disse o Jorge, se os interessados morarem sem SP ou MS vale muito a pena fazer os processos pelo consulado em SP.
jimmy
não precisa da certidão da tua bisavó, só a do teu bisavô, já podes providenciar a certidão de nascimento do teu avô de inteiro teor (tem que legalizar no itamaraty) tem que ser nova(menos de 180 dias), xerox autenticada da identidade do teu avô. tu moras em são paulo?
É importante que vc verifique se todos os nomes estao de acordo nas certidoes, ou seja, que nao haja discrepancias.
Na Guia de Ajuda desta comunidade ha bastante informacao sobre atribuicao e sobre naturalizacao/aquisicao, inclusive a lista de documentos para ambos casos.
Voce tera que escolher entre essas modalidades depois que o seu avo tenha a cidadania.
E como disse o Jorge, se os interessados morarem sem SP ou MS vale muito a pena fazer os processos pelo consulado em SP.
Joel Correia Jordão
Wladmir Correia Jordão
Wladmir Correia Jordão Filho
Vou dar uma vasculhada lá..
Mto obrigado
"certidões narrativas"
"certidao de nascimento de inteiro teor"
o que são essas coisas??
pede uma copia da certidão de nascimento do teu avô no cartorio que ele foi registrado tem que ser de inteiro teor (inteiro teor é exatamente tudo que consta registrado no livro do cartorio) ai depois leva a certidão no escritorio do itamaraty ai em são paulo este é o endereço:
NOVO ENDERECO ERESP
O novo endereço do Escritorio de Representação do Itamaraty em São Paulo - ERESP é o seguinte:
Av. das Nações Unidas, 11857 - 4 andar
Brooklin Paulista - São Paulo - SP
04578-908
Isso é facil.
Agora, que documentos eu tenho que providenciar do meu Bisavo? Ele que é o Portuga... meu Avô ja nasceu aqui
Certidão de inteiro teor(Brasileira)
Certidão narrativa(portuguesa)
Então é tirar a certidão do seu avô de inteiro teor reconhecer firma da assinatura do escrivão e levar no itamaraty p/ carimbar.
e que docs do meu Bisavô, quais??
Tem q se ter:
Distrito, concelho e freguesia
Se tiver duvida cologue aki o local de onde ele era p/ ajuda-lo.
sem ele vc não tira a cidadania.
sera que vale?
Tem se saber o local do nascimento
Distrito, concelho e freguesia.
veio pro Brasil em 1911
Faz assim se vc não sabe os dados do Distrito, concelho e nem freguesia, vá ao consulado de portugal e pedi p/ ver os dados da fixa consular.
e anota o endereço dele em pt, q esta na fixa.
esta no tal do "modelo 19"
o que ngm tem é a certidão de nascimento.....e ele não foi batizado
Meu Bisavô nasceu em 1908:
Freguesia: Mateus
Concelho: Vila Real
Distrito: Vila Real
Eles vieram para o Brasil em outubro de 1911.
Como eu faço pra conseguir a certidão de nascimento?
Resumindo:
1- certidao de nascimento ou assento do batismo do seu bisavô. Para isso TEM que saber a data de nascimento, a filiacao e o local completo do nascimento, ou seja, distrito, freguesia e concelho (com c mesmo). Voce tem que pesquisar com o seu avo todos os dados disponiveis. Tambem pode tentar o consulado em Sao Paulo para ver se o seu bisavô tem inscricao consular. Com os dados obtidos entre e registre-se no Portal do Cidadao para solicitar a certidao. Como ele nasceu antes de 1911, voce tera que colocar no lugar da data uma ficticia e em outros dados a data correta de nascimento. Tem que ser uma certidao de copia integral para fins diversos. Concentre-se na obtencao desta certidao, pois sem ela nao podera seguir adiante. http://www.portaldocidadao.pt
2- estando em Sao Paulo é altamente aconselhavel fazer seu processo pelo consulado ai. Consulte o site www.consuladoportugalsp.org.br. Ai encontrara a informacao completa sobre os processos. Eles tambem tem uma central de atendimento telefonico muito boa. Pode ligar para tirar as duvidas.
cont.
3- caso vc nao queira usar o consulado junte:
a- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado, no caso o seu avô, com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
b- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
c- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Preencha os dados da certidão portuguesa (bisavô) no formulário 1C. De preferência envie uma certidão de cópia integral, o que diminuiu o tempo de espera.
Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
Envie o envelope por SEDEX MUNDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
cont.
A autenticacao da certidao de nascimento brasileria no Itamaraty, no escritorio de Sao Paulo, só é feita por correio. Leia as instrucoes de envio no site abaixo:
http://www.portalconsular.mre.gov
Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
Brooklin Novo
CEP: 04578-908
São Paulo - SP
TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
eresp@mre.gov.br
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_r
IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
Espero que agora ja esteja mais esclarecido. Guarde as informacoes acima.
farei o que vc disse. Concentrarei meus esforços em obter a certidão.
Só mais uma coisa.
Eu tenho um primo que esta indo pra PT em dezembro, ele ira mora em Lisboa, eu posso pedir pra ele tirar essa certidão??
Ela teria que ser em Vila Real, ou em Lisboa msm??
Obrigado mais uma vez!!!
meu bisavô se casou no Brasil (acho, não tenho certeza, que ela era Brasileira) eu tenho que trancrever o obito pra PT??
Uma vez obtida a certidao de nascimento, voce pode fazer as transcricoes de casamento e óbito diretamente no Consulado de SP. É super rápido. Veja no site os documentos necessarios.
Com os dados completos fica muito facil conseguir a certidao no Portal do Cidadao ou mesmo, se necessario, no lugar de nascimento, pois muitos registros ainda nao estao informatizados. Caso a certidao esteja integrada ao SIRIC (sistema informatizado) poderia ser retirada em qualquer conservatoria do registro civil, porem creio que pela data 1908 nao esteja. Voce tem que investigar.
Agradeço a todos pelas respostas.
Irei atrás dessa certidão.
Fiz um usuário no "Portal do cidadão" mas não estou encontrando a certidão por lá.
Sera que somente no consulado eu conseguirei essa certidão??
Não apesar do sistema esta informatizado, o seu bisavô como foi novo p/ o Brasil é praticamente certo de q a certidão dele não esta no sistema, assim sendo só pela internet ou em Vila real.