Bisneto de Portugueses

24

Comentários

• Quando vc pedir a certidão do seu bisavô o funcionário do registro civil vai colocar a certidão no sistema.
    Pôs ele já sabe q tal pedido de certidão é p/ cidadania.
    Dai em diante tudo fica mais facil, vc já pode fazer o averbamento de casamento e obito em qualquer registro civil em pt.
  • 1ª- certidões online
    2º-Certidões de registro civil
    3º- vila real
    4º-conservatoria de registro civil de vila real
    no final da lista
  • Jimmy,
    No portal voce nao vai encontrar a certidao, ou seja, nao vai ve-la.
    Tera que entrar em certidoes online, colocar os dados que voce tem, so que como a certidao é de antes de 1911 coloque um ano posterior e na parte de baixo onde diz outros dados coloque a data correta. Eles responderao se encontram ou nao a certidao. Se nao encontram devolvem o dinheiro.
  • Enviei uma solicitação ao "Arquivo Distrital de Vila Real", prontamente eles me responderam por email que como meu Bisavô nasceu em 1908 eles não tem nada lá (só até 1902). Me orientaram a fazer o pedido para a "Conservatória do Registo Civil de Vila Real", me deram o email e tudo. Solicitei no email que o "ADVR" mandou, mas ja era 16:30hs, acho que só respondem amanha mesmo devido ao fuso horário.

Amanha posto o resultado!!

Obrigado gente!!
  • O CRC de Vila Real me deu um endereço para eu enviar o pedido, eles localizaram a certidão lá, me deram todos os dados necessários.

No inicio da próxima semana eu enviarei o pedido para eles pelo correio mesmo...pq no portal do cidadão não ta rolando....ele pede o login toda hora e nunca chega onde eu preciso.

O primeiro passo foi dado....

agradeço muito a todos vocês!!!

Ps: a medida que meu processo for caminhando irei postando aqui!!!

obrigado mais uma vez!!!
  • Que bom que tenha conseguido localizar a certidao com tanta facilidade! Já é um grande passo.
    Estranho que nao tenha se dado bem com o Portal do Cidadao! Eu mesma ja pedi diversas certidoes através deles com muito sucesso.
    Enfim...
    Aproveite o tempo e va providenciando os outros documentos. Veja se o casamento do avô está averbado na certidao dele, o do seu pai e o seu. Sao pequenos passos que pode ir dando. Nao peca as certidoes, mas pergunte nos cartorios, pois se os casamentos nao estao averbados tera que solicitar que os cartorios dos casamentos enviem uma notificacao aos das certidoes de nascimento. O mesmo procedimento terao que fazer com as respectivas esposas. Futuramente necessitara disso, entao é melhor ir vendo com calma.
  • Denise

Obrigado pelas dicas.

Meu bisavo (portugues) se casou no Brasil.

Meu avô tambem se casou (obvio rsrsrsrs)

Meu pai idem, mas com um detalhe, em 2002 ele se divorciou da minha mae.

Como fica nesse caso?

Outra duvida:

Como fazer para saber se o casamento esta averbado (desculpe a total ignorância)

Obrigado!
  • Denise

Ah...ref ao portal do cidadão, meu login estava com bug...

ja resolvi....

mas mesmo assim não consigo solicitar, pois é uma certidão de 03/10/1908. E no portal só pode solicitar certidões com 100 anos no maximo!!

farei pelo correio mesmo!!
  • Jimmy
    Peca a certidao do bisavo de copia integral porque ai saira se ele transcreveu o casamento. No portal do cidadao voce pode colocar no lugar da data um ano diferente, 1912 por exemplo e nas outras informacoes voce coloca a data certa.
    O casamento do seu pai e o seu voce pode perguntar nos cartorios do registro do nascimento se estao averbados. Se nao estiverem é so pedir no cartorio do casamento que mandem uma notificacao para o do registro de nascimento.
    Quanto ao divorcio do seu pai... ele primeiro tera que transcrever o casamento, poderia ser no consulado, mas o divorcio so pode ser homologado em PT e com advogado. Para voce tirar a sua cidadania so precisaria que ele averbasse o casamento, mas ele teria que homologar o divorcio para poder atualizar o estado civil no caso de querer tirar o cartao de cidadao e o passaporte.
    Nao tire nenhuma certidao em inteiro teor antes de estar seguro que os casamentos estao averbados, pois seria perda de tempo e dinheiro.
  • Denise

Por enquanto a unica certidão que tirarei é a do meu Bisavô.

Quando chegar a dele, começarei a andar como processo...

meu Bisavô se casou no Brasil... tem algo especifico....

Estava entendendo tudo certinho ate o lance das averbações ..... perdi o"norte" agora....heheehh

antes disso eu estava com um "passo a passo" do que fazer...agora....complicou um pouco.....
  • ah....

no caso do meu pai....ele não tem interesse em tirar passaporte, muito menos ir para Potugal.....ele só faz parte do "meu processo"
  • Jimmy,

as averbacoes sao bem simples, caso o registro de nascimento e casamento estejam no mesmo cartorio, otimo, basta solicitar a averbacao, caso o registro de casamento e nascimento nao estejam no mesmo cartorio, voce precisara levar a certidao de casamento original, no cartorio onde esta feito o registro de nascimento e pedir pra averbar na certidao, eu fiz o meu assim, nao sei como e' a questao de pedir pra um cartorio comunicar o outro, como mencionou a Denise, eu levei a certidao e resolvi o problema.
  • Cibele,
    No caso específico do meu pai, cujo casamento nao estava averbado no registro de nascimento, meu irmao somente solicitou ao cartorio onde se celebrou o casamento em Sao Paulo e este enviou uma comunicacao ao cartorio em Campinas. Creio que o fizeram por e-mail.
    Enfim... como às vezes os cartórios funcionam de forma diferente deve-se perguntar onde corresponda.
  • Certo, e' uma otima opcao, principalmente quando os cartorios sao distantes, e' mesmo bom averiguar, nos cartorios onde estao os registros, qual o tramite que eles estao habituados.
  • Jimmy,
    1- Uma vez recebida a certidao do bisavô, verifique se o casamento dos bisavós esta averbado, ou seja, se aparece nota marginal onde diga que ele casou com a senhora fulana de tal, no dia tal, em tal lugar. Se nao estiver, voce tera que solicitar a transcricao de casamento deles. Faca pelo Consulado em SP ja que voce reside ai. Para isso entre no site e veja os requisitos.
    2- Em seguida pode entrar com o pedido de cidadania do seu pai, que tambem poderia ser pelo consulado, pois fica pronto mais rapido (veja no site).
    3- Como o seu pai nao esta interessado em tirar os documentos portugueses, quando a cidadania dele esteja pronta, ele so tera que fazer a transcricao do casamento para que voce possa dar entrada no seu pedido de cidadania.
    4- Quando voce ja tenha a sua cidadania entao solicitará a transcricao do seu casamento.
    Esse é o passo a passo.
  • Opa!!!
    agora sim....

hehehe

beleza...

Vou aguardar o recebimento da certidão do Bisavô e começar a andar com isso!!!
  • Pessoal vou solicitar hoje a certidão do meu Bisavô, farei pelo Correio, pois não possuo cartão internacional.

Só tenho uma duvida:

o que eu escrevo na solicitação?

Os dados eu tenho e sei quais são, pois vcs ja me falaram, mas o conteúdo do texto que eu tenho dividas....

Mais uma vez agradeço muito!
  • Mudou tudo??

Acabei de ligar no Consulado em SP...

Me informaram que eu não preciso da Certidão de Nascimento do meu Bisavô, preciso apenas informar a Portugal (Transcrever) o casamento e o óbito dele, para então solicitar a Cidadania do meu Avô.

Isso confere??? Ou entendi algo errado??
  • Jimmy,
    Estará correto se eles puderem "levantar" a certidao atraves do SIRIC (sistema informatico que tem) caso contrario como vao poder transcrever o casamento se nao tem os dados da certidao? Voce tem o numero de assento do seu bisavô? Se tiver entao eles poderao fazer a transcricao. Veja com eles isso.
  • Tenho o Assento sim!!

melhor assim!

será mais rapido!!!
  • Jimmy,
    Entao entre no site do consulado e siga as intrucoes para transcricao de casamento.
    É super fácil e rápido.
    Que bom que voce tem o numero de assento!!!! Vai economizar tempo e dinheiro!
    Va providenciando os outros documentos para os processos de nacionalidade por atribuicao. Se decide fazer tudo pelo consulado em Sao Paulo, seguramente em menos de 1 ano todos terao a nacionalidade desde que a documentacao esteja em ordem.

Lembre de verificar se os casamentos estao averbados antes de pedir as certidoes em inteiro teor (avo, pai e sua) brasileiras.
  • Como que eu vejo se os casamentos estão averbados?

Meus pais se divorciaram judicialmente em 2002 ou 2003...tem algum problema?
  • Jimmy,
    Pergunte nos cartórios de cada um de voces antes de pedir a certidao em inteiro teor se os casamentos ja estao averbados. Caso nao estejam é só pedir aos cartórios onde foram os casamentos que enviem uma notificacao aos cartorios dos registros de nascimento.
    Seu pai, para ter o estado civil atualizado em Portugal deveria transcrever o casamento e homolar o divorcio. O Consulado so faz a transcricao. A homologacao deve ser feita diretamente em Portugal e precisa de advogao. Entretanto nao se assuste, pois para o seu processo penso que basta com que o seu pai somente transcreva o casamento para que vc possa dar entrada no seu processo.
  • OK Denise...

Muito obrigado pelas informações!!!

Retomarei o processo em Janeiro!

Creio que esta mais facil agora, pois ja tenho os locais onde se encontram as certidões da minha Bisavó, casamento do meu Bisavô, nascimento do meu avô e avó, casamento deles, nasc do meu pai e casamento dele....

creio que sera mais simples agora!

só não entendi o porque eu não precisarei da certidão de nascimento do meu Bisavô (que é o único Portugues de verdade nessa história)
  • claro que voce precisa da certidao de nascimento do seu bisavo, e' o documento mais importante do processo, sem ele, o resto nao vale nada.
  • Eu liguei no Consulado, eu disse que tenho o Número do Assento de Nascimento dele, falaram que o primeiro passo é transcrever o óbito e o casamento dele e então solicitar a atribuição do meu avô
  • ah ! entao nao e' que voce nao tem a certidao, voce tem o numero do assento, se o consulado aceita so o numero, tudo bem, faca como eles te informaram e eles se viram pra encontrar a certidao, se fosse fazer a transcricao direto em Portugal, certamente deveria enviar a certidao em papel e original.
  • Cibele

Eu liguei no Consulado assim que li seu post...

A moça que me atendeu me deu um "choque" .....heheheh

Falou assim:

- No email que eu te enviei esta pedindo a certidão?

- Não, mas que eu to em dúvida... (eu disse)

- Então não precisa...se não tem escrito lá é claro que não precisa...

husaushusuhsa

Bicha grossa do inferno!!!!

Ao contrario do pessoal da Conservatória de Vila Real...gentileza pura...pronto atendimento...mto bom o atendimento lá
  • Dando um UP no tópico!!

Eu estava pensando:

O meu pai tem uma restrição (SPC/SERASA) no nome dele...Ta rolando processo e tals, pois a cobrança é indevida....

Isso atrapalha no processo de atribuição? Atrapalha na hora de ir pra Portugal?
  • Nao interfere em nada !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.