Pessoal! Só pra constar, e pra ajudar os próximos. Emiti o vale postal hoje lá na agência do barra shopping e fui super bem atendida. A funcionária disse que estava fazendo varios vales por dia e ja estava super acostumada com o processo todo.
Pra quem possa interessar também o cartório do barra shopping está prestando um otimo serviço também. Emitindo as apostilas bem rápido.
deve ser emitido antes do envio. Para atribuição --> tem que anotar o número do vale postal no 1C Para aquisição e transcrição de casamento --> recomendo juntar uma folha branca avulsa, e colocar "Processo de ... de fulano de tal" "Número do Vale Postal xxx"
Alguém está tendo problemas com os vales postais sendo recebidos com valores menores? Observei uma falha no envio, algums funcionários fazem da maneira errada, porque tem dois métodos! Se for o caso, eu faço um post detalhando o procedimento correto.
@monique, existe a possibilidade. Mas pensa que pode chegar lá no valor certo. Acredito que só dê erro quando a variação cambial é grande. Se a conservatória não falar nada, relaxa!
Bom dia! Desculpem, mas após ver o tópico do vale postal fiquei com muitas dúvidas. Enviei o meu vale para a conservatória de Ovar em 20 de março. Pelo que li o vale postal só pode ser sacado em até um mês.Meu documento chegou em Ovar no dia 27 de março. Como poderei saber se Ovar sacou o vale para ele não expirar? Faltam 13 dias para completar um mês. Muito obrigada pela atenção e desculpem a minha ansiedade, mas é que já deu tanto problema para resolver a documentação que fico preocupada.
Só para dizer q mandei hj vale postal pela agência dos correios que fica na rua da Alfândega quase esquina c Miguel Couto no Centro. A atendente Sara super simpática, sabia tudo, fez no câmbio certo, no recibo vem calor em Euros e o câmbio usado, ela mesmo colocou "manutenção de residentes", antes mesmo de eu falar. Assim q disse q queria um vale internacional ela perguntou : Pra Portugal? Diz q tem feito vários. Então se alguém quiser ir na certa lá fazem direitinho
@TeresaFarias17, muito obrigada pela sua dica! Fui lá, na verdade não tem nenhuma Sara lá, o nome Sara fica no computador. A atendente que você se refere, creio eu, que seja a Adriana pois ela é a única que faz lá esse procedimento. Um amor de pessoa, super paciente.
@Matheus Pereira, eu tive um problema na hora de enviar o último vale , da atribuição do meu genro. Saiu em real, eu pedi que fosse refeito mas tinha sido computado, e um tempo enorme no Correio em frente às barcas de Niteroi.
Faça sim o post, detalhando o passo a passo, assim sabemos como não enviar.
@Matheus Pereira, obrigada pela explicação. Realmente um tempo enorme , foi pra Brasília e esperamos resolver lá mesmo. No fim , acabou tudo bem, eu acho. O próximo vou enviar pela Moreira César em Icaraí.
@Matheus Pereira meu vale veio com esse erro que você falou! Cotação 1,000 e valor pago em reais. Você disse que desse jeito "geralmente" da erro. Já deu errado com você? Como você fez para corrigir o valor? E você sabe de alguma vez que deu certo assim?
meu vale foi em reais também na hora que fiz falei que podia estar errado a atendente foi la falou com a gerente e disse que tava certo, depois achei a cópia do vale que tinha feito no começo do ano onde o valor da remessa aparecia em euros levei la falei que aquele era certo e a gerente disse que mudou o sistema por isso saia em reais. Esperar pra ver agora mas acho que fizeram cagada e pra não ter o transtorno de arrumar falam isso.
OI, NÃO SEI SE AJUDA, COMO SOU LEIGA, EU FIZ UM VALE POSTAL DA MINHA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE JUNTO ENVIEI DOCUMENTOS E OUTRO DE TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DOS MEUS PAIS (TAMBÉM COM ENVIO DE DOCUMENTOS) MESES DEPOIS PORQUE NÃO IMAGINAVA QUE TINHA QUE FAZER TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DELES PARA OBTER A MINHA NACIONALIDADE, NAQUELA ÉPOCA NEM SABIA O QUE ERA ISSO, RSRS. PAGUEI O PRIMEIRO DA NACIONALIDADE PARA ACP NOS CORREIOS DA PENHA EM FRETE AO SHOPPING, PRÓXIMO AO MERCADO GUANABARA (NÃO LEMBRO A RUA) E O OUTRO NA ILHA DO GOVERNADOR, NA PORTUGUESA EM FRENTE A ESTÁTUA DE HOMENAGEM AO CANTOR RENATO RUSSO, UM NO FINAL DO ANO PASSADO E OUTRO EM ABRIL DESTE ANO, AMBOS SEM NENHUM PROBLEMA, E EU NEM REPAREI SOBRE VALORES EM EUROS, FIZ EXATAMENTE O QUE OS FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS MANDARAM, PAGUEI O VALE E ENVIEI DOCUMENTOS PELO ENVIO MAIS BARATO, NEM SEI O NOME MAIS TIVE COMO RASTREAR E TAMBÉM VERIFIQUEI O RECEBIMENTO PELO CÓDIGO NOS PRÓPRIOS CORREIOS PARA TER CERTEZA DA CHEGADA EM PORTUGAL NO ACP. PAGUEI UNS 20 E POUCO REAIS PELO ENVIO, NÃO COBRARAM O ENVELOPE E DEU TUDO CERTINHO! NA ÉPOCA CONFIEI NO FUNCIONÁRIO E ENVIEI OS DOCUMENTOS NO ENVIO MAIS BARATO PORQUE ACHEI CARO PARA UMA DIFERENÇA DE 5 DIAS QUE ELE HAVIA ME INFORMADO. NÃO SEI SE AJUDEI, MAS COMIGO FOI ASSIM. VOU FAZER AGORA A NACIONALIDADE DOS MEUS FILHOS MENORES E VOU ENVIAR NO MESMO LUGAR DA MESMA FORMA MAIS BARATA, ( LIVRE DE TAXAS POR SEREM MENORES, NÃO FAREI VALE POSTAL APENAS ENVIAREI DOCUMENTOS) E VOLTO PARA INFORMAR.
Desculpa, mas o meu foi assim como informei aqui e deu tudo certo, estou com o meu número de assento e nacionalidade! Vou começar o processo dos meus filhos e irei fazer o envio no mesmo lugar da mesma forma! Espero ter ajudado.
Quando o valor sai em Real, chega em Portugal em Real e a conversão é feita lá. Se entre a emissão e o saque houver variação desfavorável, vai faltar algum valor. Os vales emitidos em Real que chegam lá sem faltar alguma coisa têm sorte. Vales emitidos em Euro não sofrem variação do câmbio.
@Matheus Pereira Eu dei muito azar então . Fiz o vale em euros . Coloquei 252 euros .Saiu em Euros . Recebi e-mail me cobrando 1,48 Em outro processo çoloquei 6 euros a mais 256 euros .Deu tudo certo Agora fui fazer um vale e em duas agências me informaram que o vale não sairá mais em Euros . Só em real .Eu fiz a conta com a mesma margem de 4 euros a mais .E vou aguardar . Eu conclui que não há regra fixa para isso ..
Comentários
Pra quem possa interessar também o cartório do barra shopping está prestando um otimo serviço também. Emitindo as apostilas bem rápido.
deve ser emitido antes do envio.
Para atribuição --> tem que anotar o número do vale postal no 1C
Para aquisição e transcrição de casamento --> recomendo juntar uma folha branca avulsa, e colocar "Processo de ... de fulano de tal" "Número do Vale Postal xxx"
Observei uma falha no envio, algums funcionários fazem da maneira errada, porque tem dois métodos!
Se for o caso, eu faço um post detalhando o procedimento correto.
Num método que geralmente dá erro, o valor da remessa sai em Real (R$). E a cotação sai "1,0000"
No outro método, o "correto", o valor da remessa sai em Euro (EUR). A cotação varia de acordo com o câmbio na hora, algo em torno de 3,50.
Quando a cotação sai em Euro, não chega errado. Quando sai em Real, tem chance de chegar faltando. Já tive duas experiências assim.
Nos próximos vales, vou pedir desculpa ao funcionário e tentar orientá-lo caso faça errado.
Precisei completar 4 € num vale, e custou R$ 49,45 porque só a taxa já custa R$ 35 + 1,5% do valor em Real da remessa.
Ai meu Deus!!!
Fiz ontem um vale postal e acabei de ver que foi feito em reais, a cotação saiu 1.0000
Será que terei problemas ?
Para saber se o vale postal foi entregue a CRC e se o mesmo foi pago mandem e-mail para a CTT preenchendo o formulário do Link abaixo.
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
O valor da cotação sair em Euro no comprovante é fundamental pra não ter erro no vale.
As duas agências que eu indico são: Verdun, no Grajaú e Moreira César, em Icaraí.
Saiu em real, eu pedi que fosse refeito mas tinha sido computado, e um tempo enorme no Correio em frente às barcas de Niteroi.
Faça sim o post, detalhando o passo a passo, assim sabemos como não enviar.
Dá muito trabalho e demora mais de 1 hora.
Segue o tópico com instruções de como emitir o vale sem erro:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7969/vale-postal-como-emitir#latest
No fim , acabou tudo bem, eu acho. O próximo vou enviar pela Moreira César em Icaraí.
PAGUEI O PRIMEIRO DA NACIONALIDADE PARA ACP NOS CORREIOS DA PENHA EM FRETE AO SHOPPING, PRÓXIMO AO MERCADO GUANABARA (NÃO LEMBRO A RUA) E O OUTRO NA ILHA DO GOVERNADOR, NA PORTUGUESA EM FRENTE A ESTÁTUA DE HOMENAGEM AO CANTOR RENATO RUSSO, UM NO FINAL DO ANO PASSADO E OUTRO EM ABRIL DESTE ANO, AMBOS SEM NENHUM PROBLEMA, E EU NEM REPAREI SOBRE VALORES EM EUROS, FIZ EXATAMENTE O QUE OS FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS MANDARAM, PAGUEI O VALE E ENVIEI DOCUMENTOS PELO ENVIO MAIS BARATO, NEM SEI O NOME MAIS TIVE COMO RASTREAR E TAMBÉM VERIFIQUEI O RECEBIMENTO PELO CÓDIGO NOS PRÓPRIOS CORREIOS PARA TER CERTEZA DA CHEGADA EM PORTUGAL NO ACP. PAGUEI UNS 20 E POUCO REAIS PELO ENVIO, NÃO COBRARAM O ENVELOPE E DEU TUDO CERTINHO! NA ÉPOCA CONFIEI NO FUNCIONÁRIO E ENVIEI OS DOCUMENTOS NO ENVIO MAIS BARATO PORQUE ACHEI CARO PARA UMA DIFERENÇA DE 5 DIAS QUE ELE HAVIA ME INFORMADO.
NÃO SEI SE AJUDEI, MAS COMIGO FOI ASSIM. VOU FAZER AGORA A NACIONALIDADE DOS MEUS FILHOS MENORES E VOU ENVIAR NO MESMO LUGAR DA MESMA FORMA MAIS BARATA, ( LIVRE DE TAXAS POR SEREM MENORES, NÃO FAREI VALE POSTAL APENAS ENVIAREI DOCUMENTOS) E VOLTO PARA INFORMAR.
Os vales emitidos em Real que chegam lá sem faltar alguma coisa têm sorte.
Vales emitidos em Euro não sofrem variação do câmbio.
Eu dei muito azar então .
Fiz o vale em euros . Coloquei 252 euros .Saiu em Euros .
Recebi e-mail me cobrando 1,48
Em outro processo çoloquei 6 euros a mais 256 euros .Deu tudo certo
Agora fui fazer um vale e em duas agências me informaram que o vale não sairá mais em Euros .
Só em real .Eu fiz a conta com a mesma margem de 4 euros a mais .E vou aguardar .
Eu conclui que não há regra fixa para isso ..