primeiro, entre em contato com o 0800 dos correios (número que se encontra na parte de baixo do comprovante do vale). Informe que expirou e peça o estorno. Os nossos correios entram em contato com o CTT. O IRN deve devolvê-lo antes.
Depois, faça outro vale bem rapidinho, por causa do prazo de 31/08, do balcão de nacionalidade de PD.
@Rafael Mentzingen, no correio vc fala que quer fazer um vale postal internacional para Portugal. leva copiado o endereco da conservatoria que vc gostaria de enviar o doc e endereco dessa mesma conservatoria para o vale postal. ao chegar no correio vao pedir seu endereco, CPF, RG depois vao pedir pra quem vc vai enviar, voce passa o endereco do vale postal da conservatoria e é manutencao mesmo de residente. Podem perguntar se tem um nome de alguem vc fala que nao que o nome é o nome da conservatoria mesmo. so aceitam dinheiro, nada de cheque, nem cartao de debito. fiz essa semana, o meu deu uns 717,00 reais para atribuicao e 600,00 para transcriçao.Boa sorte!
para qual endereço você enviou seu vale postal, desculpa perguntar ? Você botou nos correios a abreviatura da conservatora (IRN IP) ou o nome mesmo no vale postal ? E o endereço que você enviou os documentos ? Posso enviar para qualquer conservatória o meu pedido ?
@Rafael é processo de que? ateibuicao ou transcriçao do casamento de seus pais? Qual certidao vc tem, reprografica ou de inteiro teor? ja está tudo legalizado no consulado, reconheceu firma de quem assinou a certidao? legalizou copia do RG? depende muito o doc que vc tem, pois algumas conservatorias nao aceitam certos doc... Mande detalhes.
Rafael, vc abriu uma discussão e parece que não voltou lá para checar as respostas. Faça isso antes de sair perguntando novamente em outras discussões, como o fez aqui, para manter a organização do fórum.
Fui fazer o vale Postal aqui em São Paulo e a atendente não quis fazer alegando que só pode fazer o vale postal para pessoa física. Fui em mais de 3 agências para conseguir fazer o vale postal. Na agência que eu consegui fazer o vale a atendente fez tranquilamente e ainda me perguntou se era para pessoa física ou jurídica entre outras perguntas, como se fosse uma enquete vindo do próprio sistema. O extrato do vale postal saiu tudo em reais e acabei achando estranho. Liguei no fale conosco do correio e a atendente pediu o número do vale e me falou que estava tudo correto e me informou o valor em euros do vale que é de 175,16. Agora fiquei com dúvida se mudou a regra e só as atendentes que estão desinformadas estão emitindo os vales, ou se apenas algumas agências tem autorização para fazer a emissão do vale postal internacional para pessoa jurídica.
Fiz o Vale Postal na Agencia do Shopping Morumbi. A princípio a atendente (com um crachá escrito "Em Treinamento") disse que o sistema estava fora do ar. Como eu havia ligado antes no mesmo dia para perguntar e me informaram que estavam fazendo vales postais normalmente, insisti e ela chamou o superior dela que informou que o sistema estava normal. Ela nunca tinha feito o Vale, demorou um pouco mas saiu no final das contas.
Sobre essa pergunta de pessoa Física/Jurídica, não me fizeram mas, em contrapartida, me pediram o telefone do destinatário. Tive que caçar a informação no Google.
Pelo que todos já comentaram, no comprovante sai o valor em reais mas o destinatário irá sacar em Euros.
Na minha opinião, essa situação acontece por uma mistura de falta de conhecimento (não devem fazer muitos Vales Postais) com um pouco de má vontade e talvez eles tenham algum tipo de trabalho extra com os Correios. É que nem sacar seguro desemprego na Lotérica, o sistema SEMPRE está fora do ar rs.
Eu também fiz na agência do Shop Morumbi, na semana passada. Aconteceu o mesmo comigo, fui e a atendente disse que o sistema dava erro na hora de finalizar, ela sequer quis tentar (disse que tinha tentado havia 30min e tinha dado erro, mentira!). Dei uma enrolada no shopping e voltei uns 40min depois, com outra atendente, que fez "normalmente". Tive que ajuda-la a fazer... No fim um vale saiu todo em Reais, outro saiu em reais e DES, uma confusão só... Liguei nos correios e me disseram que ambos serão sacados em EUROS, no valor de 175 cada... então acho que está tudo certo! Realmente é um serviço que eles não estão habituados a fazer e, por falta de conhecimento ou muitas vezes preguiça mesmo, eles dão essa desculpa de sistema fora do ar, etc... Já vi gente no forum falando que no correio disseram que os vales foram suspensos há meses... rs! Quem estiver com problemas para emitir o vale é simples, troque de agência!!! Ou troque de atendente, peça para falar com o superior... eles tem que fazer!
@Marcia vi que você já respondeu a Katia, mas deixa ver se entendi: Enviei o vale no início de Julho, então expirará fim de Agosto, certo? Não devo conseguir enviar a exigência à tempo, então terei que pagar novamente?
@Luciana, se o vale postal expirar, você terá que ser restituída do valor pago pelo primeiro vale e após fazer o segundo. Ou se preferir, pode fazer logo outro vale enquanto providencia a restituição.
No meu caso, estou tendo essa tremenda dor de cabeça junto aos Correios, porque eles informam que não é possível revalidar ou reencaminhar o vale, apenas ser restituído do valor enviado, porém, há um problema no sistema que está acusando que o vale ainda está disponível, mesmo após já ter passado o prazo e expirado.
@Luciana o que a Márcia explicou e que o vale expira para ser sacado. Se não for sacado pela conservatória ate o fim do mês subsequente,,o vale e devolvido para os Correios e vc terá que pedir o reembolso .
@Luciana, você será informada pela própria Conservatória quando for saber a respeito do processo. Isso acontece, porque o destinatário não saca o valor e o processo não é sequer analisado, como é o meu caso.
Se eles trabalharem em cima do processo, provavelmente já receberam o vale postal, senão, ficará na mesma situação que eu, tendo que pedir reembolso.
OBS: Desabafo: que péssimo serviço que prestam os Correios, absurdo, do absurdo gente! E ainda é público! Tem que privatizar isso! Telecomunicações é serviço essencial, seja por carta, remessa de dinheiro, Sedex, encomenda ou o que for e por isso o serviço tem de ser de qualidade.
Após uma peregrinação por algumas agências dos Correios que se negaram a emitir vale postal para pessoa jurídica, me dirigi no dia de hoje a agência do aeroporto Santos Dummont, que não só o emitiu prontamente, como parecia conhecer o procedimento para o IRN.IP. Podem ir nessa agência sem problemas, é normalmente vazia. Recomendo
Pessoal, enviei os documentos hoje pra atribuição do meu avô.
Fiz o vale postal na agência do correio indicada pela @madelaide, no Recreio e foi super de boa, atendentes atenciosos, o rapaz teve toda paciência do mundo comigo, visto que era a primeira vez que estava fazendo um vale postal.
Só fiquei com duas dúvidas, serei grato se alguém souber me responder.
O vale postal saiu em REAL e não em EURO, pode me dar algum problema?
O vale postal foi feito como manutenção de ESTUDANTE, isso também pode me dar algum problema?
@Kim O.iveira, nao sei... levo sempre em dinheiro! vc pode ligar pra la. procure na net correio av das americas 15531. Hoje esse valor de 175€ nao passa de 750,00 pois tem a taxa do correio tambem.La o pessoa é bem legal e tem boa vontade.
@madelaide, enviei sim, eles não emitem uma segunda via, mas fui até um quiosque no mesmo corredor e tirei uma xerox e enviei junto.
Acompanhando o rastreio, a última postagem hoje as 15h, informava que o documento já havia sido encaminhado para Portugal.
@kimoliveira, então, eles me informaram que o vale postal precisa ser em espécie mas que a forma de envio pode ser no dinheiro ou cartão, débito ou crédito.
Comentários
Obrigado.
primeiro, entre em contato com o 0800 dos correios (número que se encontra na parte de baixo do comprovante do vale). Informe que expirou e peça o estorno. Os nossos correios entram em contato com o CTT. O IRN deve devolvê-lo antes.
Depois, faça outro vale bem rapidinho, por causa do prazo de 31/08, do balcão de nacionalidade de PD.
Obrigada e boa noite !
expira no fim do mês subsequente ao do envio do mesmo.
Obrigado
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
no correio vc fala que quer fazer um vale postal internacional para Portugal.
leva copiado o endereco da conservatoria que vc gostaria de enviar o doc e endereco dessa mesma conservatoria para o vale postal.
ao chegar no correio vao pedir seu endereco, CPF, RG depois vao pedir pra quem vc vai enviar, voce passa o endereco do vale postal da conservatoria e é manutencao mesmo de residente. Podem perguntar se tem um nome de alguem vc fala que nao que o nome é o nome da conservatoria mesmo. so aceitam dinheiro, nada de cheque, nem cartao de debito.
fiz essa semana, o meu deu uns 717,00 reais para atribuicao e 600,00 para transcriçao.Boa sorte!
para qual endereço você enviou seu vale postal, desculpa perguntar ? Você botou nos correios a abreviatura da conservatora (IRN IP) ou o nome mesmo no vale postal ? E o endereço que você enviou os documentos ? Posso enviar para qualquer conservatória o meu pedido ?
Rafael
depende muito o doc que vc tem, pois algumas conservatorias nao aceitam certos doc... Mande detalhes.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4724/como-faco-para-enviar-o-vale-postal
Então, @M Adelaide Velooso, seria para processo de naturalização de neto de português.
Fui em mais de 3 agências para conseguir fazer o vale postal.
Na agência que eu consegui fazer o vale a atendente fez tranquilamente e ainda me perguntou se era para pessoa física ou jurídica entre outras perguntas, como se fosse uma enquete vindo do próprio sistema.
O extrato do vale postal saiu tudo em reais e acabei achando estranho. Liguei no fale conosco do correio e a atendente pediu o número do vale e me falou que estava tudo correto e me informou o valor em euros do vale que é de 175,16.
Agora fiquei com dúvida se mudou a regra e só as atendentes que estão desinformadas estão emitindo os vales, ou se apenas algumas agências tem autorização para fazer a emissão do vale postal internacional para pessoa jurídica.
Fiz o Vale Postal na Agencia do Shopping Morumbi. A princípio a atendente (com um crachá escrito "Em Treinamento") disse que o sistema estava fora do ar. Como eu havia ligado antes no mesmo dia para perguntar e me informaram que estavam fazendo vales postais normalmente, insisti e ela chamou o superior dela que informou que o sistema estava normal. Ela nunca tinha feito o Vale, demorou um pouco mas saiu no final das contas.
Sobre essa pergunta de pessoa Física/Jurídica, não me fizeram mas, em contrapartida, me pediram o telefone do destinatário. Tive que caçar a informação no Google.
Pelo que todos já comentaram, no comprovante sai o valor em reais mas o destinatário irá sacar em Euros.
Na minha opinião, essa situação acontece por uma mistura de falta de conhecimento (não devem fazer muitos Vales Postais) com um pouco de má vontade e talvez eles tenham algum tipo de trabalho extra com os Correios. É que nem sacar seguro desemprego na Lotérica, o sistema SEMPRE está fora do ar rs.
Eu também fiz na agência do Shop Morumbi, na semana passada.
Aconteceu o mesmo comigo, fui e a atendente disse que o sistema dava erro na hora de finalizar, ela sequer quis tentar (disse que tinha tentado havia 30min e tinha dado erro, mentira!).
Dei uma enrolada no shopping e voltei uns 40min depois, com outra atendente, que fez "normalmente".
Tive que ajuda-la a fazer...
No fim um vale saiu todo em Reais, outro saiu em reais e DES, uma confusão só...
Liguei nos correios e me disseram que ambos serão sacados em EUROS, no valor de 175 cada... então acho que está tudo certo!
Realmente é um serviço que eles não estão habituados a fazer e, por falta de conhecimento ou muitas vezes preguiça mesmo, eles dão essa desculpa de sistema fora do ar, etc... Já vi gente no forum falando que no correio disseram que os vales foram suspensos há meses... rs!
Quem estiver com problemas para emitir o vale é simples, troque de agência!!! Ou troque de atendente, peça para falar com o superior... eles tem que fazer!
No meu caso, estou tendo essa tremenda dor de cabeça junto aos Correios, porque eles informam que não é possível revalidar ou reencaminhar o vale, apenas ser restituído do valor enviado, porém, há um problema no sistema que está acusando que o vale ainda está disponível, mesmo após já ter passado o prazo e expirado.
Se não for sacado pela conservatória ate o fim do mês subsequente,,o vale e devolvido para os Correios e vc terá que pedir o reembolso .
Se eles trabalharem em cima do processo, provavelmente já receberam o vale postal, senão, ficará na mesma situação que eu, tendo que pedir reembolso.
OBS: Desabafo: que péssimo serviço que prestam os Correios, absurdo, do absurdo gente! E ainda é público! Tem que privatizar isso! Telecomunicações é serviço essencial, seja por carta, remessa de dinheiro, Sedex, encomenda ou o que for e por isso o serviço tem de ser de qualidade.
Concordo, mas seu caso será resolvido!
Após uma peregrinação por algumas agências dos Correios que se negaram a emitir vale postal para pessoa jurídica, me dirigi no dia de hoje a agência do aeroporto Santos Dummont, que não só o emitiu prontamente, como parecia conhecer o procedimento para o IRN.IP. Podem ir nessa agência sem problemas, é normalmente vazia. Recomendo
na página anterior desta discussão, eu havia recomendado, entre outras, a agências do Santos Dumont:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/52090/#Comment_52090
Fiz o vale postal na agência do correio indicada pela @madelaide, no Recreio e foi super de boa, atendentes atenciosos, o rapaz teve toda paciência do mundo comigo, visto que era a primeira vez que estava fazendo um vale postal.
Só fiquei com duas dúvidas, serei grato se alguém souber me responder.
O vale postal saiu em REAL e não em EURO, pode me dar algum problema?
O vale postal foi feito como manutenção de ESTUDANTE, isso também pode me dar algum problema?
Hoje esse valor de 175€ nao passa de 750,00 pois tem a taxa do correio tambem.La o pessoa é bem legal e tem boa vontade.
Acompanhando o rastreio, a última postagem hoje as 15h, informava que o documento já havia sido encaminhado para Portugal.
@kimoliveira, então, eles me informaram que o vale postal precisa ser em espécie mas que a forma de envio pode ser no dinheiro ou cartão, débito ou crédito.
Em função do Banco Postal, certa vez fui informado que poderia fazer o pagamento do vale pelo cartão de débito do Banco do Brasil