Vale Postal RJ - Possivel regra nova?

Pessoal,

hoje ao enviar meu processo pra Ovar tive que passar por algumas agências dos Correios até conseguir fazer os Vales Postais. Quando cheguei em uma delas (Av. Nossa Senhora de Copacabana, próximo a Rua Miguel Lemos), assim que entrei fui ao caixa perguntar se faziam vale postal e o atendente disse que sim. Dai ele me já me perguntou de cara se seria pra Portugal, mesmo sem eu ter dito até mesmo se era internacional ou não. Ele me informou que se fosse para "cartório" em Portugal eles não estavam mais autorizados a fazer. Disse que faziam antes, mas que a nova regra dos Correios era de que só podem fazer agora se for destinado a uma pessoa física e que eu poderia até enviar no nome de algum funcionario da Conservatoria, mas que não mais em nome do "cartório". Segundo ele essa regra é nova.

Porém, sai de lá e fui em outra agência (Rua Dias da Rocha) e fiz normalmente os vales. Acho que vale alertar vocês sobre a possibilidade de ter essa nova regra sobre o envio de vales postais.
«134

Comentários

  • @Sollano Ramos,

    vez por outra, alguma agência dos correios alega algo para não fazer os vales postais.
    Aqui no Rio, sempre indico as agências: Primeiro de Março, Almirante Barroso, Dias da Rocha, Aeroporto Santos Dumont e Verdun.
  • Na zona norte, Abolição e Nova América fazem.
  • No recreio dos bandeirantes, no shopping atlantic blue center faz! Depois de rodar a Barra inteira e Recreio, só essa agência fez.
  • Segunda-feira agora fiz um no Santos Dumont, e o rapaz que me atendeu disse que o sistema dos correios mudou, que algumas agências estão com dificuldade de utilizar. A mudança foi que no vale não constava mais o valor em euros, só em reais, a solução que a agência encontrou foi colocar a seguinte informação nao campo de complemento do beneficiário: "Valor da remessa xxx euros".

    Deu como exemplo a agência central (primeiro de março), não estava fazendo por enquanto.
  • A agência da Primeiro de Março é a melhor aqui no Rio.
  • Obrigado pelos esclarecimentos!!

    @RIBEIRORDRG Aconteceu isso comigo tambem! Eu tive que fazer 3 Vales Postais, quando fiz o primeiro vi que nao continha em lugar nenhum o valor em Euros, só em reais. Perguntei pra atendente e a acompanhei fazendo o segundo. Antes de imprimir ela chamou a supervisora pra perguntar se estava correto daquele jeito e ela confirmou que agora é assim mesmo, e me garantiram que lá em Portugal eles sacam o valor certo em Euros. Nos meus eles não identificaram em lugar nenhum o valor que correspondia em Euros. Espero que as Conservatorias não impliquem com isso.
  • O endereço do correio que faz o vale postal sem reclamar e usar desculpas para não fazer na região do Recreio é na verdade Blue Atlantic Center, av das Américas, 15531. Eu havia colocado errado!!
  • Já aconteceu comigo na Agência da Barra da Tijuca, O funcionário de má vontade disse a mesma coisa. Mas acredito que não era para fazer.
    No mesmo dia, estive no Méier e fiz normalmente na agência Dias da Cruz
  • Correio do Barra Shopping fez vale postal sem problema algum.

    Excelente atendimento, recomendo.
  • editado July 2016
    @Bruno Nunes
    Voce deu sorte!!semana passada, quarta-feira mesmo fui lá e so perguntei por curiosidade estava passando e entrei para perguntar e o rapaz disse que Não!! No inicio do mês penei indo lá 2 dias seguidos e nada, nao fizeram, fiz no Recreio.
  • RobertRobert Member
    Hoje consegui fazer o vale postal internacional na agência dos Correios na Abolição, na Av Dom Hélder Câmara, RJ.
    A moça que me atendeu perguntou qual seria a finalidade e o país.
    Respondi: Manutenção de residente. Portugal.
    Ela fez os procedimentos e na hora do destinatário eu disse a ela para colocar a abreviação IRN.IP. Ela fez uma cara de que não entendeu e eu reafirmei que era para colocar abreviado mesmo.
    O valor equivalente aos 120€ ficou em R$ 455,69 + a taxa do serviço R$ 41,84= R$ 497,53
    O envio do SEDEX EMS para a cidade do Porto ficou em R$110,00. O envelope não foi cobrado.
  • @ Robert, muito bom ter conseguido!! Agora torcer para chegar logo e sair rápido!! Boa sorte!
  • @Sollano Ramos @RIBEIRORDRG

    Aconteceu uma coisa parecida comigo hoje ao emitir vales postais em SP.
    Fui na agência e primeiro me disseram que estava sem sistema para emitir vale internacional...
    Dei um tempo e voltei (com outra atendente), essa me atendeu melhor, mesmo sem saber fazer o serviço direito, despreparo total...

    Enfim,

    Emiti dois vales para atribuição (175 euros).
    Preenchi os campos na tela junto com a funcionária do correio...
    Ela marcou: - Conversão de moeda estrangeira para R$
    - Selecionou EUROS
    - Digitou o valor de 175 euros

    Logo abaixo apareceu a cotação do euro do dia (3,81 - conferi no site dos correios, é essa mesmo) e posteriormente o valor em reais.

    Finalizamos o processo, mas no comprovante não apareceu o valor em euros, em lugar algum!
    Aparece:
    Remessa: R$ 667,87
    Valor da cotação: R$ 1,00
    Valor da remessa: R$ 687,67

    Taxas: R$ 45 e uns quebrados..

    Total: 712..

    No comprovante do segundo vale aparece Valor da remessa em DES: 146
    Valor da cotação: R$ 4,55

    Não entendi nada!
    Tenho certeza que ela fez em euros pois fez na minha frente, estava olhando para a tela.
    E convertendo os valores finais pagos em reais (descontando as taxas), dá exatamente 175 euros.
    Uma confusão, não sei o que fazer... terei que esperar chegar em Portugal para eles me dizerem se o valor está correto...
    Caso esteja errado, eles devolvem os vales e eu terei que enviar vales novos?

    Obrigado!
  • RIBEIRORDRGRIBEIRORDRG Member
    editado July 2016
    Lucas Fonseca, encontrar algum funcionário dos correios que não sabe o serviço e, por conta disso arrumar uma desculpa como provavelmente aconteceu com vc, é normal.

    Sobre a conversão e devolução, a @Marcia possa te ajudar.
  • @Marcia
    Qual sua opinião sobre o que postei? (erro nos comprovantes dos vales).

    Na agência o correio se nega a estornar e também não conseguem consultar nada.
    Liguei hoje pela manhã e falei com vários atendentes, todos se negam a consultar as informações dos vales.
    Creio que a única alternativa é colocar esses vales mesmo nos formulários e enviar os documentos...
    Quando chegar lá vou descobrir se foram certos ou não! Foi o que a moça dos correios me disse

    Não sei mais o que fazer, envio assim mesmo?

  • Também tive um problema com o correio central de Santo André... mas acredito que foi pelo atendente. Antes mesmo de abrir o sistema ele já foi dizendo que o sistema tava fora, fez uma pesquisa... um calculo simulando o valor e ai demorou um pouquinho e disse "olha realmente está fora" e foi me falando que o Banco do Brasil faz... que era para eu ir la. Não insisti pois a pessoa que está com má vontade não vai dar certo ne?
    Sai e na mesma hora fui na agencia da Av Gilda, mesmo sendo uma agencia pequena e aparentemente franquia, sempre sou muito bem atendida... a menina fez tudo na maior paciência (eram 2 vales) e aparentemente deu tudo certo.
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado July 2016
    Ai meus sais...
    Vendo a conversa de vcs acima resolvi conferir meu Vale postal que conforme relatei em outro post chegou essa madrugada em PD...e qual não foi minha surpresa ao constatar que seguiu como "manutenção de estudante"... e o pior que eu disse o correto, o atendente me deu o papel pra conferir e eu não percebi o erro.
    E agora amiga @marcia ?
    To quase infartando.
  • Todos os vales que eu fiz no passado, o valor da remessa saía em Euro.
    Há pouco tempo eu fui com um amigo e o valor da remessa saiu em Real! Achei errado e o gerente estonou (mesmo que o serviço diga que não é possível). Na agência Verdun (RJ)
    Dias depois ele foi noutra agência (Ilha do Governador) e o vale foi emitido da mesma forma.
    Ainda não entendi se agora o método é assim ou se estão fazendo errado e enviando vales em Real pra lá.
    Alguém sabe explicar? @Marcia, sabe de alguma coisa?
  • Matheus Pereira, boa tarde.

    Leia as postagens acima, desde o início, pfv.

    Abs.
  • @RIBEIRORDRG o seu vale foi recebido pela conservatória?
  • @Lucas Fonseca, @Matheus Pereira,

    se o vale tiver sido feito com a conversão errada, será devolvido pela conservatória.
    O sistema dos correios, que emite os vales postais, mudou, e não mais sai impresso (como antes) "remessa de 175 euros". Agora, sai o valor em reais, já convertido. É claro que a conservatória não receberá reais. É apenas uma forma, acredito, para se ter o controle de remessas de dinheiro pro exterior.

    Os correios acharam uma maneira curiosa de informar o valor em euros, como o @RIBEIRORDRG colocou: colocam nos comentários (observações) do vale "Remessa de 175 euros".

    Mas, não há nada errado.


    @Katia Gonzaga,
    "Manutenção de Residente" é o que usamos, mas "Manutenção de estudante" tb é válido. O importante não é o motivo, mas que o vale foi emitido.


    Pessoal, o importante é checar se há comunicação entre os nossos correios e o CTT.
    Os correios daqui podem mudar o sistema, mas devem manter a comunicação conforme antes (e ou informar a conversão usada para o CTT, ou informar já o valor em euros, quando checar a comunicação eletrônica).

    Um rapaz que estou ajudando teve a mesma questão com o vale postal dele, que foi enviado dia 18 ou 19/07, daqui do Rio. Ele checou e a conservatória recebeu normalmente.

    Se chegou para um, chegará para todos.

    Qualquer problema que se tenha com os vales postais, liguem para o 0800 que aparece no recibo do vale.
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado August 2016
    @Marcia. Bom dia !
    E como faço essa checagem sobre a conversao ?
    Meu envelope foi entregue ontem na CRC de PD.
    Obrigada !
  • @Marcia
    Depois de inúmeras tentativas eu consegui fazer o rastreio do Vale postal.
    Liguei várias vezes e quando falava que era consulta de vale, desligavam na minha cara. Alguns atendentes (os que não desligaram na cara) disseram ser impossível rastrear o vale postal e também que não tinham acesso a qualquer informação do Vale.
    Para minha surpresa, ontem, na primeira tentativa de contato com os correios, o atendente prontamente consultou os vales (data de emissão, local, destino e valor)
    Disse que o valor que consta para eles é de 175 euros e que é esse o valor que será recebido em Portugal. Me disse ainda que o correio português tem 5 dias úteis para realizar a entrega do Vale. Então está tudo certo mesmo... é só mais uma bagunça dos correios!

    Obrigado!
  • Ainda estou boiando ..
    Como devo proceder @Lucas ?
  • @Lucas Fonseca,

    rastrear o vale não dá mesmo.
    Porque rastrear significa que vc quer saber em que etapa está o vale (já foi emitido para o local de destino?, já foi sacado? etc)

    Qdo ligamos pros correios, devemos perguntar qual o valor que o vale postal internacional foi emitido.
    E vc acabou checando este valor. Então, está tudo bem.

    Conforme escrevi, já vi acontecer isso semana passada e está sendo sacado normalmente, com o valor certo.



    @Katia Gonzaga,

    a checagem que mencionei era essa: ligar pros correios e verificar o valor. O Lucas já fez isso. O seu está correto tb. Relaxa!
  • @Marcia...
    Uffaaaaa...
    Obrigada !
  • Pessoal notícia importante,
    Acabei de chegar dos Correios.
    Rodei por várias agencias póoprias dos correios (A/C): Praça da Bandeira, Uruguaiana, Rio Branco, Quitanda, Republica do Chile, Assembléia.
    Nenhuma deles consegui fazer o Vale Postal. O sistema está com erro.

    Depois de alguns dias só consegui fazer na Agência da 1º de Março.
    Vale Postal €175 convertido em R$ 671,04
    Taxa: R$ 45,07
    EMS: R$ 110,00
  • @Luiz Cunha, ontem fiz no Recreio, apesar de morar na Barra prefiro ir até o Recreio e ser bem atendida e conseguir fazer. Neste correio sempre faz, nunca tem desculpas... Eles tem a maior boa vontade.
  • @Luiz Cunha,

    temos falado muito que a melhor agência aqui no Rio é a Primeiro de Março.
    A última postagem sobre isso foi essa, do dia 01/08:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/54082/#Comment_54082
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.