48xx/2018 concluído !! Obrigado a todos pela ajuda ! Agora é preparar o processo da minha pequena.
Obs: devido ao número de processos aparentemente não estão enviando e-mail, somente a carta. Liguei para a linha de registro e disseram para aguardar a carta.
@ederlopes7, o número do seu processo enviado para Ovar tem 5 dígitos? Os que estão sendo concluídos tem 4 dígitos, e no meu caso específico foram enviados no ano passado e numerados em jan/2018. Seguiram a ordem certinha de numeração...
@ederlopes7 se foi numerado em abril e já começou com 22xxx/2018, tenha a certeza de que não tem apenas 4 dígitos. Da minha irmã foi enviado em novembro/2017, numerado em jan/2018 e tem o número 38xx/2018 (apenas 4 dígitos).... A numeração é nacional....não existe uma numeração por conservatória.
Finalmente recebi hoje o email falando que foi realizado o assento de nascimento de meu avô. O processo era 7xx/18 numerado em 05/01. Gostaria de saber se há possibilidade de começar o processo de atribuição de nacionalidade de minha mãe só com o assento de nascimento de meu avô que ficou pronto. Porque meu avó ficou viúvo, casou e divorciou, e parece que fazer a averbação de divórcio é mais complicado e todo esse processo iria me custar bem mais. Obrigado, pelas informações que me deram, estava ansioso pela demora do processo.
Recebi hoje e-mail da Sra Lucia João pedido para encaminhar o comprovante de pagamento dos 175 euros. Porém, o fiz através de cartão de crédito e foi gerado um formulário 1c com os dados de pagamento. Achei estranho ela não conhecer ou observar esse procedimento. Acabei por fim enviando cópia do e-mail da IRN e informações de pagamento.
Eles vão mandar a certidão por correio mas pode ser que demore. A Dona Lurdes informou que eu já posso dar entrada no meu processo sem ela. Vocês sabem informar se a freguesia e concelho das certidões é Ovar em ambos sempre?
O processo de atribuição da minha mãe, foi concluído.
Entregue em Ovar: 10/01/2018 Nº Processo: 59XX/2018 Concluído em: 16/11/2018
Estou reunindo a documentação necessária para transcrever o casamento dos meus pais, tendo em vista que meu pai (brasileiro, sem cidadania portuguesa) foi quem registrou meu nascimento. Então, finalmente, poderei solicitar minha tão sonhada atribuição.
Chegou o documento falando que o processo de nacionalidade do meu avó foi concluído com sucesso e posso pegar certidões em qualquer conservatória. Chegou para mim só um papel falando o número de assentamento. Gostaria de dar um documento oficial timbrado igual nossa certidão de nascimento para ele. Existe algum documento assim que posso pedir? Ou só existe a "carteira de identidade" portuguesa? Porque se for só ela, ele teria que ir no consulado tirar foto e etc, e ele não está em boas condições de viajar. Obrigado
@kustavo a certidao de nascimento portuguesa é bem simples diferente da certidão brasileira. Se ele quiser algo mais oficial terá q ir ao consulado tirar o Cartão Cidadão.
@kustavo Complementando o que o Vlad disse acima, as certidões portuguesas são todas informatizadas (assinatura digital) e não é igual as brasileiras, que tem papel timbrado, selo de segurança, assinatura a caneta... O Assento de Nascimento em Portugal é apenas uma folha mesmo e um número. Só esse "número" é suficiente para dar entrada no processo de nacionalidade dos descentes dele filhos/filhas. Se você está busca da sua nacionalidade, agora é preciso iniciar o processo de atribuição do seu pai (ou sua mãe), que é filho(a) do seu avô Português.
A principio, seu avô não precisa fazer mais nada, se ele quiser ir morar em Portugal, ou quiser ter um documento oficial com foto, ele precisará ir no Consulado e fazer o Cartão Cidadão (que é documento de identidade Português) e posteriormente fazer o Passaporte, se for o caso. Mas esses documentos não são necessários para dar continuidade ao processo de nacionalidade dos demais descendentes.
Amigas e amigo, Com muita alegria e ainda mais gratidão, informo que saiu a cidadania de minha filha. Acabei de falar com a LR e o assento foi lavrado no dia 14/12/2018. Processo recebido em Ovar no dia 04/04/2018 e numerado em 05/04/2018. Obrigado à todos pela paciência e vontade de ajudar!
O processo do meu tio de 95 anos foi concluído há umas 3 semanas. Numeração 78XX/18. Chegou em Ovar em Janeiro deste ano. Demorou mas rolou. Foram flexíveis em relação a um documento que não achava, mas anexei outros e aceitaram (consultei-os previamente).
Que sucesso. 95 anos para se reconhecer português. O coroa está em festa!
O Processo de meu Avô também foi concluído, recebi ontem o e-mail da Lurdes. Eu enviei o processo em março deste ano, e foi numerado em Abril. 70XXX/2018.
Obs. anteriormente neste fórum eu postei a numeração incorreta.
O véio até chorou de tanta felicidade, disse que agora quer ir para Portugal conhecer.
Quero agradecer muito este fórum e as pessoas presentes, sem duvida foram fundamental.
Comentários
Numerado jan/2018 38xx/2018
Concluído em 14/11/2018
O meu processo é 22xxx/2018 e foi enviado em março/2018 e numerado abril/2018
Eu vi de algumas pessoas como 38XX/2018 e 55XX/2018 ... parece que não tem uma ordem certa... ou tem?
Nas minhas contas.. em Janeiro/Fevereiro eu terei a finalização do meu processo.. eu estou certo?
Agora é preparar o processo da minha pequena.
Obs: devido ao número de processos aparentemente não estão enviando e-mail, somente a carta.
Liguei para a linha de registro e disseram para aguardar a carta.
foi algo que eu até estranhei quando comparo com outros processos.
A numeração é nacional....não existe uma numeração por conservatória.
Correto.Não tem necessidade de averbar o casamento e nem homologar o divórcio (fazendo o processo pelo ACP)
Achei estranho ela não conhecer ou observar esse procedimento. Acabei por fim enviando cópia do e-mail da IRN e informações de pagamento.
Meu processo saiu agora!
Envio: NOV/2018
O processo do meu pai saiu ontem.
Envio: NOV/2017
Despacho: 08/02/2018
Conclusão: 22/11/2018
Eles vão mandar a certidão por correio mas pode ser que demore. A Dona Lurdes informou que eu já posso dar entrada no meu processo sem ela. Vocês sabem informar se a freguesia e concelho das certidões é Ovar em ambos sempre?
O processo de atribuição da minha mãe, foi concluído.
Entregue em Ovar: 10/01/2018
Nº Processo: 59XX/2018
Concluído em: 16/11/2018
Estou reunindo a documentação necessária para transcrever o casamento dos meus pais, tendo em vista que meu pai (brasileiro, sem cidadania portuguesa) foi quem registrou meu nascimento.
Então, finalmente, poderei solicitar minha tão sonhada atribuição.
Obrigado à todos pela colaboração nesse fórum.
Obrigado
A principio, seu avô não precisa fazer mais nada, se ele quiser ir morar em Portugal, ou quiser ter um documento oficial com foto, ele precisará ir no Consulado e fazer o Cartão Cidadão (que é documento de identidade Português) e posteriormente fazer o Passaporte, se for o caso. Mas esses documentos não são necessários para dar continuidade ao processo de nacionalidade dos demais descendentes.
Com muita alegria e ainda mais gratidão, informo que saiu a cidadania de minha filha.
Acabei de falar com a LR e o assento foi lavrado no dia 14/12/2018.
Processo recebido em Ovar no dia 04/04/2018 e numerado em 05/04/2018.
Obrigado à todos pela paciência e vontade de ajudar!
Numeração 78XX/18. Chegou em Ovar em Janeiro deste ano. Demorou mas rolou.
Foram flexíveis em relação a um documento que não achava, mas anexei outros e aceitaram (consultei-os previamente).
Que sucesso. 95 anos para se reconhecer português. O coroa está em festa!
Eu enviei o processo em março deste ano, e foi numerado em Abril.
70XXX/2018.
Obs. anteriormente neste fórum eu postei a numeração incorreta.
O véio até chorou de tanta felicidade, disse que agora quer ir para Portugal conhecer.
Quero agradecer muito este fórum e as pessoas presentes, sem duvida foram fundamental.
Obs. Meu Avô foi o declarante do nascimento de meu Pai