Boa tarde pessoal, tenho uma duvida, vou enviar a atribuição da minha mãe e atrnscricao do casamento dela juntos, gostaria de saber se os documentos que vou enviar estão certos, para atribuição dela vou enviar: Formulário 1c Vale postal de 175 euros Cópia autenticada e apostilada do RG Certidão de nascimento em inteiro teor com cópia reprografia do livro e apostilda Número do assento de nascimento da mae. E para transcrição do casamento os documentos que vou enviar: Formulário preenchido Vale postal de 120 euros Cópia autenticada e apostilada do RG do marido Certidão de nascimento do marido em inteiro teor e apostilada Certidão de casamento em inteiro teor apostilada. Gostaria de saber se está tudo certo para poder enviar.
@Leonardo Pedro, O formulário 1C precisa da assinatura reconhecida por Autenticidade (No cartório) ou Presencialmente no Consulado. Para a transcrição de casamento, a mesma observação.
O meu pai e minha nãe, ambos nasceram em Portugal, e eram casados antes de eu nascer, preciso fazer a transcrição de casamento? Pois vou fazer o meu processo de atribuição.
Olá, por favor, estou com algumas duvidas no meu processo. Dei entrada no processo para a cidadania da minha avó, mas quando chegou lá pediram pra eu enviar o documento de identificação dela legalizado, vacilei e enviei sem legalização, mas já está pronto para enviar. Depois vou dar entrada na cidadania do meu pai, e para isso vou precisar fazer a transcrição de casamento da minha avó. Posso enviar a transcrição da minha avó junto com o processo do meu pai ou é melhor enviar agora junto com o documento que faltou? Onde posso encontrar o formulário para a transcrição de casamento? Obrigado.
@Fernando Fonseca, das duas uma: - Ou você irá mandar a cópia da certidão de nascimento do português que você especificou no formulário 1C e na própria Certidão irá constar a transcrição do casamento; - Ou você irá passar o número do Assento e Ano (caso já esteja em formato eletrônico em Portugal) e eles irão consultar e verificar que o casamento já está transcrito.
@Vitor Souza,eu enviaria a transcrição da sua avó com o do seu pai, já que você não enviou agora. Sobre o formulário para transcrição do casamento, existe um formulário padrão no site do Consulado. Eu havia preenchido a transcrição dos meus pais usando o modelo de PD antes de saber do fechamento do balcão. A conservadora de Tondela aceitou o modelo de PD sem problemas.
Parece que Tondela voltou a dar uma paradinha, devem estar revezando cada tarefa, uma semana na validação e despacho, e depois outra pra registro.
Tem mais alguém que está no processo de Despachado ? Vi que o meu e do meu Pai já foi despachado dia 25, e o meu processo chegou dia 16 ( Antes de um membro que já teve o seu registro)...
Esta fase é a pior, é tipo foi, mas não foi ainda haha....
enviei o processo de atribuição do meu pai para lisboa em fev/ 2016, me passaram numero de processo, mas estão com um ano de atraso em analisar.
será que eu poderia refazer tudo e enviar a Tondela, pagar outro vale postal refazer toda documentação e enviar... não terá problemas?
porque depois eu poderei solicitar a devolução de toda documentação em lisboa e o meu vale postal de volta. ou na hora que eles consultarem verão que ele já é um cidadão português e me devolverão o processo todo?
estou com pressa em fazer a cidadania dele, pois queremos levar a minha vó pra portugal e ela já esta com 94 anos....
@theresa lima, Minha vó, já é portuguesa, viúva, vou enviar o do meu pai pra Tondelas, pois no porto e Lisboa estão demorando muito, eu posso enviar o pedido de atribuição do meu pai novamente a Tondrla, pois em Lisboa estão demorando muito para analisar e o meu pai está precisando finalizar o dele pra poder viajar com ela q já é portuguesa! Como ela é idosa, não queremos que vá sozinha entendeu!
Encaminhei hoje meu processo pra Tondela. Enviei por documento prioritário com prazo de até 15 dias, então deve casar com a volta das férias do pessoal por lá. Assim que tiver informações vou atualizando aqui
As listas para atribuição e transcrição de casamento são:
*Atribuição Formulário 1c com firma reconhecida por autenticidade (assinar no cartório na frente do notário) Vale postal de 175 euros (colocar uma cópia dele no envelope, guarda o original com você) Cópia autenticada e apostilada do RG Certidão de nascimento em inteiro teor com cópia reprografia do livro e apostilda Número do assento de nascimento do pai português ou mãe portuguesa
*Transcrição do casamento Formulário preenchido com firma do requerente reconhecida por autenticidade (assinar no cartório na frente do notário) Vale postal de 120 euros (colocar uma cópia dele no envelope, guarda o original com você) Certidão de nascimento do outro nubente em inteiro teor e apostilada Certidão de casamento em inteiro teor apostilada.
Posso solicitar a atribuicao da minha mae pelo pai dela que e portugues e enviar meus documentos como neto e solicitar as duas juntas ou tenho que fazer uma por vez?
solicitar da minha mae, esperar o processo terminar e depois de receber o assento da minha mae eu solicitar a minha?
@ Ribeiro, você mao vai conseguir fazer a sua sem a transcricao do casamento da sua mãe, como a portuguesa é sua mãe a transcricao é necessario em qualquer conservatoria. Você estará enviando 2 processos por vez, eles nao aceitam mais que dois!
@Theresa lima boa noite, O que seria esse documento, pra que servirá ao anexar no novo envio? Tenho uma pessoa aí, em Portugal, com uma procuração de plenos poderes que meu pai enviou para que ela possa fazer o que precisar referente a esse processo. Porque preciso pedir esse cancelamento antes de enviar pra Tondela a nova documentação, sendo que você me disse que não irão me devolver os documentos que já foram enviados.
Esse cancelamento seria somente para efetivar a devolução do valor pago?
Não vejo o porque precisar fazer esse cancelamento antes, como sou leiga no assunto, espero não estar sendo inconveniente com as minhas dúvidas!
a procuração, para efeito de processos de cidadania não é uma procuração com "plenos poderes", como estamos acostumados no Brasil. É uma procuração, específica, onde deve ser citado os poderes de requerer, pedir cancelamento, e acompanhar o processo de cidadania.
Para o cancelamento de processo que cursa na CRC Lisboa, terá que fazer uma carta para a Conservatória de Registo Central Lisboa (entendo que foi por lá que vcs deram entrada), pedindo que cancelem o processo, e colocando todos os dados possíveis sobre o processo e o requerente, e pedindo também a devolução do valor pago (só devolveram metade).
Somente após a confirmação do cancelamento deste processo, é que se pode dar entrada em novo processo por outra conservatória. Este procedimento é necessário porque quando o novo lugar escolhido for dar entrada, no sistema constaria já uma numeração, e significaria duplicidade.
Na procuração está tudo especificado, dados do requerente, número de processo, e lá também consta tudo que a pessoa pode fazer sem a presença do meu pai, inclusive o cancelamento, retirada de documentos, pagamentos entte outros poderes mais. Creio que não terá problemas, em ela ir até o CRC de Lisboa e fazer esse pedido. O meu medo é eles não efetivarem outro pedido após esse cancelamento! Isso não me dará nenhum problema futuro, correto?
eles aceitando a carta de cancelamento, pode ser feito outro pedido de cidadania sim! Devem colocar na carta a sua urgência e citar que, por ser a conservatória com mais processos, a CRC Lisboa está demorando mais do que se esperava.
Mas, como a @Theresa Lima falou: não devolvem os documentos (terão que pedir tudo de novo) e o vale postal, costumam devolver somente a metade.
Comentários
Assim que sair meu Registro atualizo voces com as datas.
Abraços
Formulário 1c
Vale postal de 175 euros
Cópia autenticada e apostilada do RG
Certidão de nascimento em inteiro teor com cópia reprografia do livro e apostilda
Número do assento de nascimento da mae.
E para transcrição do casamento os documentos que vou enviar:
Formulário preenchido
Vale postal de 120 euros
Cópia autenticada e apostilada do RG do marido
Certidão de nascimento do marido em inteiro teor e apostilada
Certidão de casamento em inteiro teor apostilada.
Gostaria de saber se está tudo certo para poder enviar.
O formulário 1C precisa da assinatura reconhecida por Autenticidade (No cartório) ou Presencialmente no Consulado.
Para a transcrição de casamento, a mesma observação.
O meu pai e minha nãe, ambos nasceram em Portugal, e eram casados antes de eu nascer, preciso fazer a transcrição de casamento? Pois vou fazer o meu processo de atribuição.
Dei entrada no processo para a cidadania da minha avó, mas quando chegou lá pediram pra eu enviar o documento de identificação dela legalizado, vacilei e enviei sem legalização, mas já está pronto para enviar. Depois vou dar entrada na cidadania do meu pai, e para isso vou precisar fazer a transcrição de casamento da minha avó. Posso enviar a transcrição da minha avó junto com o processo do meu pai ou é melhor enviar agora junto com o documento que faltou?
Onde posso encontrar o formulário para a transcrição de casamento?
Obrigado.
- Ou você irá mandar a cópia da certidão de nascimento do português que você especificou no formulário 1C e na própria Certidão irá constar a transcrição do casamento;
- Ou você irá passar o número do Assento e Ano (caso já esteja em formato eletrônico em Portugal) e eles irão consultar e verificar que o casamento já está transcrito.
@Vitor Souza,eu enviaria a transcrição da sua avó com o do seu pai, já que você não enviou agora. Sobre o formulário para transcrição do casamento, existe um formulário padrão no site do Consulado. Eu havia preenchido a transcrição dos meus pais usando o modelo de PD antes de saber do fechamento do balcão. A conservadora de Tondela aceitou o modelo de PD sem problemas.
Tem mais alguém que está no processo de Despachado ? Vi que o meu e do meu Pai já foi despachado dia 25, e o meu processo chegou dia 16 ( Antes de um membro que já teve o seu registro)...
Esta fase é a pior, é tipo foi, mas não foi ainda haha....
@theresa lima, bom dia...
enviei o processo de atribuição do meu pai para lisboa em fev/ 2016, me passaram numero de processo, mas estão com um ano de atraso em analisar.
será que eu poderia refazer tudo e enviar a Tondela, pagar outro vale postal refazer toda documentação e enviar... não terá problemas?
porque depois eu poderei solicitar a devolução de toda documentação em lisboa e o meu vale postal de volta.
ou na hora que eles consultarem verão que ele já é um cidadão português e me devolverão o processo todo?
estou com pressa em fazer a cidadania dele, pois queremos levar a minha vó pra portugal e ela já esta com 94 anos....
aguardo seu contato....
obrigada
Não devolvem os documentos e só devolvem a metade do valor do Vale Postal.
Sugiro que faça o 1C do seu pai e vá solicitando novamente aos cartórios as certidões necessárias para o processo dele.
Entre em contato com Lisboa e solicite instruções para o cancelamento do processo.
Minha vó, já é portuguesa, viúva, vou enviar o do meu pai pra Tondelas, pois no porto e Lisboa estão demorando muito, eu posso enviar o pedido de atribuição do meu pai novamente a Tondrla, pois em Lisboa estão demorando muito para analisar e o meu pai está precisando finalizar o dele pra poder viajar com ela q já é portuguesa!
Como ela é idosa, não queremos que vá sozinha entendeu!
DEPOIS que cancelar o processo por Lisboa, receberá um documento que deverá ser anexado ao processo do seu pai.
Assim que tiver informações vou atualizando aqui
As listas para atribuição e transcrição de casamento são:
*Atribuição
Formulário 1c com firma reconhecida por autenticidade (assinar no cartório na frente do notário)
Vale postal de 175 euros (colocar uma cópia dele no envelope, guarda o original com você)
Cópia autenticada e apostilada do RG
Certidão de nascimento em inteiro teor com cópia reprografia do livro e apostilda
Número do assento de nascimento do pai português ou mãe portuguesa
*Transcrição do casamento
Formulário preenchido com firma do requerente reconhecida por autenticidade (assinar no cartório na frente do notário)
Vale postal de 120 euros (colocar uma cópia dele no envelope, guarda o original com você)
Certidão de nascimento do outro nubente em inteiro teor e apostilada
Certidão de casamento em inteiro teor apostilada.
solicitar da minha mae, esperar o processo terminar e depois de receber o assento da minha mae eu solicitar a minha?
Você estará enviando 2 processos por vez, eles nao aceitam mais que dois!
O que seria esse documento, pra que servirá ao anexar no novo envio?
Tenho uma pessoa aí, em Portugal, com uma procuração de plenos poderes que meu pai enviou para que ela possa fazer o que precisar referente a esse processo.
Porque preciso pedir esse cancelamento antes de enviar pra Tondela a nova documentação, sendo que você me disse que não irão me devolver os documentos que já foram enviados.
Esse cancelamento seria somente para efetivar a devolução do valor pago?
Não vejo o porque precisar fazer esse cancelamento antes, como sou leiga no assunto, espero não estar sendo inconveniente com as minhas dúvidas!
Aguardo seu retorno...
Muito obrigada pela sua ajuda!!!
a procuração, para efeito de processos de cidadania não é uma procuração com "plenos poderes", como estamos acostumados no Brasil. É uma procuração, específica, onde deve ser citado os poderes de requerer, pedir cancelamento, e acompanhar o processo de cidadania.
Para o cancelamento de processo que cursa na CRC Lisboa, terá que fazer uma carta para a Conservatória de Registo Central Lisboa (entendo que foi por lá que vcs deram entrada), pedindo que cancelem o processo, e colocando todos os dados possíveis sobre o processo e o requerente, e pedindo também a devolução do valor pago (só devolveram metade).
Somente após a confirmação do cancelamento deste processo, é que se pode dar entrada em novo processo por outra conservatória. Este procedimento é necessário porque quando o novo lugar escolhido for dar entrada, no sistema constaria já uma numeração, e significaria duplicidade.
Na procuração está tudo especificado, dados do requerente, número de processo, e lá também consta tudo que a pessoa pode fazer sem a presença do meu pai, inclusive o cancelamento, retirada de documentos, pagamentos entte outros poderes mais.
Creio que não terá problemas, em ela ir até o CRC de Lisboa e fazer esse pedido.
O meu medo é eles não efetivarem outro pedido após esse cancelamento!
Isso não me dará nenhum problema futuro, correto?
Obrigada por nos ajudar!
eles aceitando a carta de cancelamento, pode ser feito outro pedido de cidadania sim!
Devem colocar na carta a sua urgência e citar que, por ser a conservatória com mais processos, a CRC Lisboa está demorando mais do que se esperava.
Mas, como a @Theresa Lima falou: não devolvem os documentos (terão que pedir tudo de novo) e o vale postal, costumam devolver somente a metade.