@Robert Orban. Mais uma dúvida. Estou remetendo meu formulário 1C apenas com o reconhecimento presencial da assinatura sem o Apostilamento. Já os documentos de identificação (RG com filiação e passaporte), estou autenticando e colocando o apostilamento. O atendente no Tabelionato me informou que nas cópias dos documentos de identificação não precisaria. Inclusive estava informando para outra cliente. Muito obrigada se puderes me ajudar.
Obrigado, Marcia, Mais uma dúvida: a assinatura do formulário 1C, reconhecida em cartório, também precisa do apostilamento de Haia para ter validade? Não faço perguntas à conservatória, conforme orientação aqui do fórum, e acabo ficando com várias dúvidas. Existe algum post por aqui com um roteiro do estado atual das regras para Tondela, contendo quais documentos devo juntar e quais devem ter o tal apostilamento? Obrigado.
@Vera Lima, - Formulário 1C com reconhecimento por autenticidade apenas (assinar no cartório na frente do atendente), não precisa apostilar. - Documento de Identificação não precisa mandar dois. Só a cópia autenticada e apostilada do RG é suficiente (tem que constar a filiação)
Pessoal, em cada lugar do fórum eu vejo uma informação diferente do que precisa ser apostilhado... Afinal, RG e Histórico Escolar, apostilho ou não? Alguém tem 100% de certeza dessa informação?
@Vera Lima, acho que é o mínimo que todos nós participantes devemos fazer é justamente compartilhar nossas experiências e retribuir as informações que recebemos de outros membros do fórum. Assim todos conseguem caminhar com seus processos da melhor forma possível!
@Carolina Truzzi, os requerimentos de documentos necessários e quais precisam ser apostilhados irão variar de acordo com o tipo do processo. Nesse tópico, por exemplo, discutimos os requerimentos dos processos de atribuição (de pai/mãe para filho(a)). O histórico escolar (apostilhado ou não) não é um documento requerido por esse tipo de processo.
@Robert Orban Na resposta da Marcia consta que o RG não precisa ser apostilhado, aqui vi que você disse que precisa. No site do Consulado consta que precisa, mas como vou fazer direto por Tondela não sei se essa lista tem validade.
No tópico específico de Naturalização por Tondela não há tantas pessoas participando, por isso acabo acompanhando mais esse. Não sabia que não pedia Histórico Escolar por Atribuição, desculpe.
@Carolina Truzzi, pelo que vi o seu processo é de aquisição. Os requerimentos são bem diferentes e quando eu respondi à Vera, era considerando o caso dela - que é o mesmo que o meu - que é a Atribuição. Sobre a aquisição, infelizmente, não tenho conhecimento.
A lista que a @Marcia te mandou pode não ser igual a do Consulado, uma vez que o Consulado exige (em alguns casos) etapas/documentos/taxas que não são necessários quando se faz o processo direto com a Conservatória.
Dessa forma, a lista de requerimentos do Consulado não pode ser considerada uma "verdade absoluta". Se o seu plano é fazer o processo diretamente com a Conservatória, tenho confiança que as informações que constam no fórum (como a lista que a Marcia passou) podem ser consideradas como Fontes Oficiais.
Eu, infelizmente, conheci o fórum depois de já ter iniciado o processo e precisei gastar uma bela grana (desnecessária) pois para iniciar o processo pelo Consulado era necessário fazer a transcrição de óbito do meu avô brasileiro (gastei MUITO tempo para achar as certidões que o consulado exigia e gastei ainda as taxas do Consulado). Essa etapa é obrigatória para fazer o processo pelo consulado e nas Conservatórias é completamente desnecessária.
Bom dia a todos, Com bastante alegria que informo que o processo do meu tio foi concluído hoje e está para chegar pelo correio! Gostaria de agradecer muito a @Marcia por ter me ajudado em todas as etapas e também a todos do fórum por suas informações essenciais
CRC Tondela para mim Há 53 minutosDetalhes Ex.º Senhor:
Temos a honra de comunicar a V.ª Ex.ª que foi feito hoje o registo respeitante ao processo mencionado em epígrafe sob o n.º 37xxx/2016 da Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa. A certidão vai seguir pelo correio. Com os melhores cumprimentos, A Conservadora, Ana Margarida Borges da Silva León Conservatória do Registo Civil de Tondela
- Mandei um único processo de atribuição dia 12/08 via EMS (não sabia ainda que a Conservatória pediria para esperar até Setembro) - Chegou em Tondela dia 18/08 - Concluído hoje dia 26/08
Agora é só aguardar com fé que meus processos em PD serão numerados a tempo. Grande abraço!
Boa tarde pessoal, a vocês que conseguiram tirar a cidadania por atribuição, poderiam me dar uma força? Bem minha mãe é filha de Português, por sorte meu avô que registrou ela, já consegui todas as documentações e quero dar entrada na cidadania dela ainda por esses dia, minha dúvida é A certidão de meu avô é uma impressão que o consulado me deu, só essa copia serve? a certidão de nascimento para Tondela tem que ser de inteiro teor igual ao consulado? E esse VALE POSTAL que temos que pagar como funciona?
Desculpe tantas perguntas é que mandei email la em tondela e eles disseram que estão muito lotados e que não consegue fazer uma pré avaliação nos documento de minha mãe. Atenciosamente Silvana
Pessoal mal escrevi e já venho pedir desculpas, vi que vocês pedem pra não enviar emails para Tondela! me desculpe vou tirar minhas duvidas com vocês de agoraem diante.
Vale Postal: Ir até o Correio e pagar de acordo com a cotação do dia o valor da atribuição de 175 euros. Emitir o vale em favor do IRN, IP (primeiro post do tópico tem o endereço para utilizar no Vale). Com o número do vale postal, completar o preenchimento do formulário 1C (último quadro). Tirar uma cópia para enviar junto com os documentos no envelope.
@marcia vc mencionou para o @rodrigo fazer a atribuição e o casamento da mãe dele juntos. Neste caso eu preciso pagar pelos dois serviços né? tirar duas certidões de nascimento de IT e tal? É isso? A única diferença é que vou botar os dois processos separados no mesmo envelope e despachar pra PT?
isso mesmo. Sempre se faz vales postais separados (um de 175 euros e o outro de 120 euros). Os dois vales em nome de quem requer o serviço.
Compra envelopes pardos e separa os documentos, e os coloca dentro do mesmo envelope branco dos correios. Um envelope conterá os documentos para atribuição e o outro, para a transcrição. Escreva no envelope: Atribuição de fulano de tal Transcrição de casamento de fulano de tal
Bom dia! Gostaria da ajuda de vocês. Sou neta de portuguesa e agora surgiu o interesse em adquirir minha cidadania. Pelo que ando lendo estou na primeira etapa, que seria a atribuição da minha mãe. Já comecei a providenciar os documentos dela, mas fiquei na dúvida se preciso solicitar a transcrição do casamento também. Caso não o faça irá comprometer o meu futuro processo? E, obrigada pela ajuda.
@betaejm,bom dia! Primeiro vc precisa saber se sua avó portuguesa casou em Portugal ou aqui no Brasil. Se casou em Portugal não será necessário transcrever o casamento dos seus avós. Se casou aqui no Brasil será necessário transcrever o casamento,fazer a atribuição da sua mãe e transcrever o casamento da sua mãe pra depois vc fazer sua atribuição.
@Maria Nélida, muito obrigada pelas informações. Andei lendo um pouco mais e percebi que teria que fazer os procedimentos que você citou. Tenho muito o que fazer ainda, rsrs. Obrigada pela ajuda.
ola, bom dia ,Meu nome é Alcidio paulo delgado dos reis , de nacionalidade cabo-verdiana, vim para Portugal estudar conclui os estudo desde então eu trabalho , sempre com os papeis em dia ... pedi a atribuição da nacionalidade, no dia que nasceu a minha filha de mãe sambem cabo-verdiana, a minha filha não adquiriu a nacionalidade pk ambos os pais são estrangeiros , mas no entanto a minha mulher , o avo é nacional portugues ,aliais o pai dele adequiri-o através do avo , ja fez um ano e meio ainda nada e a segurança social anda atrás de de min para apresentar os documentos, estou a espera que saia o meu processo para lhe dar a nacionalidade , ate la esta suspensa o abono dela, agradecia que me ajudassem a resolver essa situação..... Alcidio Paulo Delagado Dos reis Nascido 30-06-1990 obrigado
porque a atribuição que deve pedir para sua filha foi negada? Vc ou sua esposa estavam morando ilegalmente em Portugal, na época que ela nasceu, há mais de 5 anos? E nenhum dos dois trabalhava para Cabo Verde?
Olá, estou com uma duvida com a minha certidão de inteiro teor, estão aceitando a de inteiro teor normal com o selo de fiscalização? Sem ser a reprográfica?
Uma perguntinha! Liguei na Linha de registro, e lá consta como Despachado, isso significa que está tudo certo e foi encaminhado para o Registro, correto?
Comentários
Mais uma dúvida. Estou remetendo meu formulário 1C apenas com o reconhecimento presencial da assinatura sem o Apostilamento.
Já os documentos de identificação (RG com filiação e passaporte), estou autenticando e colocando o apostilamento.
O atendente no Tabelionato me informou que nas cópias dos documentos de identificação não precisaria. Inclusive estava informando para outra cliente.
Muito obrigada se puderes me ajudar.
Mais uma dúvida: a assinatura do formulário 1C, reconhecida em cartório, também precisa do apostilamento de Haia para ter validade? Não faço perguntas à conservatória, conforme orientação aqui do fórum, e acabo ficando com várias dúvidas. Existe algum post por aqui com um roteiro do estado atual das regras para Tondela, contendo quais documentos devo juntar e quais devem ter o tal apostilamento?
Obrigado.
- Formulário 1C com reconhecimento por autenticidade apenas (assinar no cartório na frente do atendente), não precisa apostilar.
- Documento de Identificação não precisa mandar dois. Só a cópia autenticada e apostilada do RG é suficiente (tem que constar a filiação)
Muito obrigada.
@Carolina Truzzi, os requerimentos de documentos necessários e quais precisam ser apostilhados irão variar de acordo com o tipo do processo. Nesse tópico, por exemplo, discutimos os requerimentos dos processos de atribuição (de pai/mãe para filho(a)). O histórico escolar (apostilhado ou não) não é um documento requerido por esse tipo de processo.
Vi que a @Marcia já te respondeu em outro tópico.
No tópico específico de Naturalização por Tondela não há tantas pessoas participando, por isso acabo acompanhando mais esse. Não sabia que não pedia Histórico Escolar por Atribuição, desculpe.
Obrigada.
A lista que a @Marcia te mandou pode não ser igual a do Consulado, uma vez que o Consulado exige (em alguns casos) etapas/documentos/taxas que não são necessários quando se faz o processo direto com a Conservatória.
Dessa forma, a lista de requerimentos do Consulado não pode ser considerada uma "verdade absoluta". Se o seu plano é fazer o processo diretamente com a Conservatória, tenho confiança que as informações que constam no fórum (como a lista que a Marcia passou) podem ser consideradas como Fontes Oficiais.
Eu, infelizmente, conheci o fórum depois de já ter iniciado o processo e precisei gastar uma bela grana (desnecessária) pois para iniciar o processo pelo Consulado era necessário fazer a transcrição de óbito do meu avô brasileiro (gastei MUITO tempo para achar as certidões que o consulado exigia e gastei ainda as taxas do Consulado). Essa etapa é obrigatória para fazer o processo pelo consulado e nas Conservatórias é completamente desnecessária.
Com bastante alegria que informo que o processo do meu tio foi concluído hoje e está para chegar pelo correio!
Gostaria de agradecer muito a @Marcia por ter me ajudado em todas as etapas e também a todos do fórum por suas informações essenciais
CRC Tondela
para mim
Há 53 minutosDetalhes
Ex.º Senhor:
Temos a honra de comunicar a V.ª Ex.ª que foi feito hoje o registo respeitante ao processo mencionado em epígrafe sob o n.º 37xxx/2016 da Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa. A certidão vai seguir pelo correio.
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Conservatória do Registo Civil de Tondela
- Mandei um único processo de atribuição dia 12/08 via EMS (não sabia ainda que a Conservatória pediria para esperar até Setembro)
- Chegou em Tondela dia 18/08
- Concluído hoje dia 26/08
Agora é só aguardar com fé que meus processos em PD serão numerados a tempo.
Grande abraço!
Parabéns pro teu tio...e espero que os teus e tbm o meu em PD sejam concluídos logo.
Abraço.
Bem minha mãe é filha de Português, por sorte meu avô que registrou ela, já consegui todas as documentações e quero dar entrada na cidadania dela ainda por esses dia, minha dúvida é
A certidão de meu avô é uma impressão que o consulado me deu, só essa copia serve?
a certidão de nascimento para Tondela tem que ser de inteiro teor igual ao consulado?
E esse VALE POSTAL que temos que pagar como funciona?
Desculpe tantas perguntas é que mandei email la em tondela e eles disseram que estão muito lotados e que não consegue fazer uma pré avaliação nos documento de minha mãe.
Atenciosamente
Silvana
me desculpe vou tirar minhas duvidas com vocês de agoraem diante.
- Sim, serve. A certidão deve ter um número na parte Superior: "Assento de Nascimento nº XXXX do ano de YYYY". Se já foi informatizada, apenas o número/ano e a Conservatória são suficientes (preencher no formulário 1C)
- Inteiro Teor por cópia reprográfica ou se contiver os selos eletrônicos de fiscalização (link abaixo)
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp
Vale Postal: Ir até o Correio e pagar de acordo com a cotação do dia o valor da atribuição de 175 euros. Emitir o vale em favor do IRN, IP (primeiro post do tópico tem o endereço para utilizar no Vale). Com o número do vale postal, completar o preenchimento do formulário 1C (último quadro). Tirar uma cópia para enviar junto com os documentos no envelope.
E essa apostila de arraia preciso fazer ela também?
E já agradeço a ajuda.
Se você já legalizou algum dos documentos não precisa apostilhar.
parabéns pro seu tio!!!
Fico feliz em ter ajudado! Abs.
esta discussão é sobre atribuição.
Favor postar dúvidas sobre aquisição em outro lugar, conforme já fez e já lhe respondi.
@Robert Orban,
obrigada.
Se está buscando orientação com os consulados, siga os procedimentos deles. Aqui no fórum seguimos o que as conservatórias de Portugal determinam.
isso mesmo.
Sempre se faz vales postais separados (um de 175 euros e o outro de 120 euros). Os dois vales em nome de quem requer o serviço.
Compra envelopes pardos e separa os documentos, e os coloca dentro do mesmo envelope branco dos correios. Um envelope conterá os documentos para atribuição e o outro, para a transcrição. Escreva no envelope:
Atribuição de fulano de tal
Transcrição de casamento de fulano de tal
Sou neta de portuguesa e agora surgiu o interesse em adquirir minha cidadania. Pelo que ando lendo estou na primeira etapa, que seria a atribuição da minha mãe. Já comecei a providenciar os documentos dela, mas fiquei na dúvida se preciso solicitar a transcrição do casamento também. Caso não o faça irá comprometer o meu futuro processo? E, obrigada pela ajuda.
Primeiro vc precisa saber se sua avó portuguesa casou em Portugal ou aqui no Brasil.
Se casou em Portugal não será necessário transcrever o casamento dos seus avós.
Se casou aqui no Brasil será necessário transcrever o casamento,fazer a atribuição da sua mãe e transcrever o casamento da sua mãe pra depois vc fazer sua atribuição.
Nascido 30-06-1990
obrigado
porque a atribuição que deve pedir para sua filha foi negada?
Vc ou sua esposa estavam morando ilegalmente em Portugal, na época que ela nasceu, há mais de 5 anos?
E nenhum dos dois trabalhava para Cabo Verde?
Uma perguntinha! Liguei na Linha de registro, e lá consta como Despachado, isso significa que está tudo certo e foi encaminhado para o Registro, correto?