Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1425426428430431454

Comentários

  • editado February 2021

    @leonunes

    Não fique tão entusiasmado. Ainda falta 1 mês. Ainda tem que ter o Despacho de aprovação, e depois o assento. :-)

    Os que aparecem perto do seu já concluídos são de menores (grátis, em azul), que têm prioridade no atendimento. Os de maiores estão concluindo de 1 mês atras ou mais.

    1) Se sua mãe consta como declarante na sua certidão, antes de 1 ano de idade, em geral a transcrição é opcional.

    Algumas vezes eles pedem em função de mudanças de apelido da mãe muito fora do padrão durante o casamento. Mas raramente acontece, e você sempre pode fazer depois, somente se houver exigência.

    2) Se for fazer a transcrição, faça por Ponta Delgada, enviando de preferência por DHL (ou Sedex). Leva menos de 30 dias. Se o custo da transcrição não for um problema (€120+documentos+remessa), poderia fazer a transcrição do casamento em paralelo com sua nacionalidade. Quando forem analisar daqui a 5 meses, já aparecerá o casamento averbado ao assento de sua mãe, e nada perguntarão.

    3) O seu processo (como filho art-1C) pode ser enviado para o ACP. Está levando cerca de 6 meses.

  • editado February 2021

    Valeu, @gandalf .

    Estou botando o carro na frente dos bois né? rsrs

    creio que no terço final de março é factível que avance pela etapa final ao menos! a ver ;-)

    Por outro lado, consegui me comunicar com o Vice Consulado de Recife, até com facilidade (para minha grata surpresa). Informaram o que é necessário e deram prazo médio de 60 dias para finalização do processo. Pareceu-me razoável. Fiz a transcrição do casamento de minha avó portuguesa com meu avô por PD aproveitando que minha tia ia para lá, então foi bem tranquilo. Mas, nesse caso, até para poupar o custo do envio, acho que parece viável fazer localmente em Recife. Mas certamente meu pedido mandarei para a ACP mesmo.

    Para mim, acho até que arriscaria mandar sem a transcrição.... Mas como pretendo fazer o da minha irmã também, no caso dela precisaria porque não foi a futura possível Tuga que a registrou.

    obg pelo retorno.

  • @leonunes

    Se fizer a transcrição por PD que fica pronto em 2 a 4 semanas, e pedem menos documentos. Você paga €40 na remessa, mas economiza na documentação, na segurança e no tempo.

  • Entendi! Valeu. Realmente. E tá podendo pagar por cartão de crédito né?

  • @leonunes

    Eu nunca fiz pagando PD por cartão, mas o Vlad disse que sim, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235149/#Comment_235149

  • Bom dia! Processo finalizado em Tondela!!!!

    13/08/20 - Recebimento em Tondela

    08/02/21 - fase 2 verde

    10/02/21 - Despacho

    18/02/21 - Concluído !!!!!


    Esta já é a segunda geração de Tugas feita com a ajuda e dicas deste fórum!

    Reforço o agradecimento aos MODERADORES - EXCELENTESSSSS E BONDOSOS POR DOAREM TEMPO E CONHECIMENTO e todos que compartilham dicas importantes!

    Dicas que gostaria de compartilhar com vcs, a maioria já ditas aqui e que se seguidas funcionam muitoooooo ! devolvendo o bem que este grupo me fez!

    1. Family Search é excelente para localizar registros de portugueses. Achei meu avó lá..... depois de 1 dia inteiro de buscas, mas achei...
    2. leia muito as dicas - o fórum é incrível, mas fique atento aos posts mais atuais também... existem várias práticas das conservatórias que vão se atualizando (ex. recibo de pagamento cartão de crédito que deve ser impresso e enviado no "pacote", a transcrição de casamento que não é exigida se o pai for português e declarante antes de 1 ano (Tondela), etc)
    3. registre seu processo na planilha! DICA DE OURO PARA OS NERVOS! Você consegue acompanhar casos que deram entrada no mesmo período e entender se tem algo errado com o seu. Eles movimentam os processos por lotes.
    4. o pagamento via cartão de crédito é simples demais! tem posts ensinando como preencher. O requerente não precisa ser necessariamente o "dono" do cartão.... Eu fiz do meu pai com os dados do meu cartão e deu super certo! Ligue para seu banco ANTES de fazer o pagamento e peça para liberar
    5. os documentos exigidos para o processo não são complexos.... pegue aqui no site a "lista com nomes corretos" e leve escrito para pedir no cartório. Não tem erro!
    6. organize os docs, antes de enviar recheque a lista de docs, tire copia ou escaneie tudo e guarde. Depois de um tempo esquecemos o que enviamos....
    7. eu preencho o form da conservatória, que recebo por email, no computador... Acho que fica mais fácil e legível! Abro o PDF, no icone "bloco de notas com caneta" - escolho a opção assinar e ai o arquivo libera para edição. Este form deve ser impresso colorido frente e verso e assinado no cartório, somente.
    8. use o DHL... vc rastreia a entrega e dá tudo certo. Eu dou um print e guardo com demais arquivos escaneados
    9. fique tranquilo a senha de acesso chega! Não fique cobrando . Chegará em 50 - 60 dias. Busque em seu email por Tondela... a minha senha já havia chegado e ficou perdida em vários emails inbox
    10. Minhas 2 experiencias com Tondela foram ótimas! Um processo levou 4 meses e o ultimo 6 meses.
    11. Pelo que percebi em ambos os processos : a bolinha fica parada no 1 muiiiiito tempo, mas fique tranquilo! eles estão trabalho internamente.... a atualização acontece somente no final.... último mês... a bolinha pula direto para 6 e depois 7.
    12. Depois que o processo estiver aprovado, não precisa esperar o doc chegar pelo correio. Faça o pedido no Civil online. 10 Euros e chega em seu email o mesmo doc .


  • @Raquel_abreu , parabéns!!! Obrigada por compartilhar sua experiência! Vai acabar com a ansiedade de muita gente!!

  • @Raquel_abreu...

    Felicitações pela conclusão de mais um processo...!!!

    E muito...Muuuuuuuito obrigado por trazer esses esclarecimentos ao Fórum...Espero sinceramente que TODOS leiam com atenção e levem em conta suas excelentes dicas em todas as etapas de seus processos...

    Boa Sorte...!!!

  • Boa tarde pessoal! Acabei de atualizar na planilha status dos processos de meus dois filhos menores.

    Enviado em 09/11/20

    Numerado em 26/01/21

    Despacho em 19/02/21

    Falta menos do que faltava antes, sem pressa, mas a ansiedade é algo inerente aos membros desse fórum rsrsrsrsr

  • editado February 2021

    @amontenegro

    Creio que completarão na próxima quinta ou sexta, antes do final do mês, os ML e os MP.


    @Raquel_abreu

    Parabéns pelo legado que passa aos tuguinhas.

    De fato, a planilha reduz a ansiedade. Já o acesso web aumenta a ansiedade, porque a pessoa não vê o quadro completo.

    Curiosamente somente uma pequena fração das pessoas se inclui nela para acompanhar, o que diminui a taxa de acerto. E muitos acabam entrando dados errados por não entender direito as tais bolinhas coloridas da consulta online.

    Fico feliz que tenha sido de proveito pra você. Quando fiz o meu processo, era por telefone, não havia a consulta online... Saber quando ligar era fundamental. Geralmente eu ligava na sexta, e a atendente dizia: seu processo foi aprovado (ou concluído) ontem. Duas vezes tinha sido naquele mesmo dia. Por isso mantive a planilha do ACP funcionando, e mais tarde expandi o conceito para Tondela, Almada, e outras.

  • @gandalf que ótima estimativa.

    Vou acompanhar diariamente via portal e informo aqui no fórum assim que concluído.

    Gratidão

  • Bom dia a todos!

    Atribuição filho Maior

    Processo recebido em Tondela 28/08/2020

    Chave de acesso em 21/10/2020

    Ficou parado na Bolinha 1, Foi recebido, desde 21/10/2020

    Foi direto para a Bolinha 6 marrom, Dia 18/02/2021

    Bolinha 6 verde Dia 20/02

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Agora só aguardar a bolinha 7 ficar verde, para solicitar o assento Portugues!

  • Boa noite pessoal! Tudo bom?

    Fui aprovado em uma vaga de trabalho em uma empresa em Portugal. Já li por aqui (eu acho) e em outro grupo, que Tondela não aceita pedidos de urgência. Essa informação procede? Mesmo em caso de ter a job offer e os documentos comprovando o emprego?

    obs: Minha cidadania deve sair só em Abril/Maio. :(

    Obrigado,

  • @amaft se voce puder comprovar com documentos expressivos a vaga de emprego, Tondela pode abreviar a conclusão do seu processo.

  • @Vlad Pen @amaft

    Tondela já declarou mais de uma vez que não tem como atender a exigências, porque já faz no menor tempo possível. (essa foi a justificativa)

    Todos os pedidos de urgência que vi em Tondela, nenhum surtiu qualquer efeito no tempo de conclusão, o que confirma as declarações anteriores da conservatória.

    Você é livre pra pedir, mas a menos que seja uma solicitação do alto comissariado das nações unidas, não creio que surtirá efeito. :-)

    esse gastou 182d igual a todos outros: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/225716/#Comment_225716

  • Olá, pessoal, boa tarde! Os processos dos meus filhos (um menor) e de uma prima foram recebidos em Tondela no dia 23/11/20. O processo do meu filho menor passou para a fase 6 hoje (bolinha marrom no nº 6). Já os processos do meu outro filho maior e da minha prima, ainda não recebi o número. Será que devo fazer contato com eles ou aguardo um pouco mais? Sei, pelo que li nos posts anteriores, que Tondela parece estar sobre carregada, mas já se passaram 3 meses da data de recebimento. No dia 11/01/21 eles me enviaram um email solicitando a cópia do recibo de pagto, o qual enviei no mesmo dia em resposta, mas até agora nada...

  • Putz, entendi! Obrigado @gandalf e @Vlad Pen

  • @Patgouvinhas

    Se acalme e espere.

    Eles vão numerar e lhe informar a senha. Já teriam lhe informado se não tivessem tido problema em achar o pagamento.

    Veja que somente poucas pessoas maiores receberam o código de acesso. Os seus estariam entre elas desde 11/01. Só mais alguns dias.

  • @gandalf abreviação de conclusão de processos de nacionalidade faz parte de uma diretriz antiga do IRN.Desconheço que Tondela não siga essa regra.Mas como cada conservador toma suas próprias decisões, sugiro a @amaft procurar o IGSJ

  • @gandalf tem razão! Vou aguardar um pouco mais. Obrigada e boa noite!

  • @Vlad Pen

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229251/#Comment_229251

    Só encontrei essa referência acima, mas sei que há pelo menos mais uma resposta de Tondela a uma consulta sobre urgência em que a resposta dizia que Tondela não faz processamento com urgência porque os processos já tramitam no menor tempo possível. Algo assim.

  • Boa dia pessoal! Atualizando status dos processos de meus dois filhos menores.

    Enviado em 09/11/20

    Numerado em 26/01/21

    Despacho em 19/02/21

    Aguardando registro: 24/02/21

  • editado February 2021

    Bom Dia!

    Atualizando status do processo da minha filha menor:

    03/11/20 - recebimento da documentação em Tondela

    26/01/21 - Status 1 - Foi recebido

    19/02/21 - Status 2 - Foi registrado - O seu pedido está pronto para ser verificado.

    19/02/21 - Status 5 verde - O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respectivo despacho.

    24/02/21 - Status 6 verde - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português.

    Já atualizei a planilha!

  • Pessoal boa tarde! Onde consigo fazer cartão cidadão e passaporte mais rápido no Brasil? Qual consulado ? O de SP está agendando para Agosto.

  • @sandra

    Somente no consulado que atende a sua área de residência, ou na embaixada em Brasília.

    Quando voltarem a permitir viagens, PT também volta a ser uma opção.

  • editado February 2021

    @sandra se você entrar todos os dias por volta das 6:50/7h da manhã às vezes consegue remarcar pra antes disso. Em dezembro eu consegui uma desistência pra 3 semanas depois em SP.

  • @gandalf

    As viagens para PT estão suspensas para todos os tipos de vistos? Mesmo para quem tem visto de trabalho? obrigado

  • Boa noite

    Mais uma vez, gostaria de agradecer a este Forum, Mais uma etapa vencida. Comecei na Lei antiga consegui a nacionalidade portuguesa como neto (pela legislação antiga) e em stembro de 2018 dei entrada na Atribuição, hoje 2 anos e meio de pois, recebo o tão esperado email informando a conclusão do meu processo. Tudo com as dicas que peguei aqui no forum, sem intermediários. Eternamente grata a todos que contribuiram com suas experiências e seu tempo.

    Agora nova etapa iniciarei o processo para minhas filhas. Pretendo entrar por Tondela, pelo que entendi dão prioridade aos menores de idade. Por gentileza gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho a Certidão antiga que peguei, já com a transcrição do Casamento, para dar entrada no processo de minhas filhas basta juntar essa Certidão com o email de Conclusão ou preciso pegar a Certidão atualizada no Civil on line?

    Desde já grata

  • editado February 2021


    @Claudia Baptista...

    ACP está com melhores prazos atualmente...Tanto para Atribuição de menores como para maiores de idade...

    Como sou bem sistemático...Para o processo de meus sobrinhos...Solicitei Certidões atualizadas dos meus irmãos...

    Não achei 10,00 euros tanto $ assim...E dicidi fazer dessa forma...

    Contudo...Vale mencionar...:

    Salvo engano...Se tem Cópia simples de sua Certidão de Nascimento Portuguesa...Creio que deve servir...Isso por que...De qualquer forma...Eles vão consultar seu Registo no sistema e vão verificar que a Conversão da sua Nacionalidade Derivada em Originária foi recentemente concluída...

    Mas confesso que gostaria de saber a opinião dos colegas... @Leticialele ... @gandalf ... @Vlad Pen

    Ah...Felicitações pela conclusão do seu processo...!!!

  • @Nilton Hessel , @Claudia Baptista , a conversão de nacionalidade derivada em originária vai aparecer como averbação na certidão portuguesa.

    Assim, não há necessidade de mandar cópia, basta o número da certidão, lembrando que é da Conservatória dos Registos Centrais.

    Mande o processo para o ACP, está mais rápido que Tondela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.