Não fique tão entusiasmado. Ainda falta 1 mês. Ainda tem que ter o Despacho de aprovação, e depois o assento. :-)
Os que aparecem perto do seu já concluídos são de menores (grátis, em azul), que têm prioridade no atendimento. Os de maiores estão concluindo de 1 mês atras ou mais.
1) Se sua mãe consta como declarante na sua certidão, antes de 1 ano de idade, em geral a transcrição é opcional.
Algumas vezes eles pedem em função de mudanças de apelido da mãe muito fora do padrão durante o casamento. Mas raramente acontece, e você sempre pode fazer depois, somente se houver exigência.
2) Se for fazer a transcrição, faça por Ponta Delgada, enviando de preferência por DHL (ou Sedex). Leva menos de 30 dias. Se o custo da transcrição não for um problema (€120+documentos+remessa), poderia fazer a transcrição do casamento em paralelo com sua nacionalidade. Quando forem analisar daqui a 5 meses, já aparecerá o casamento averbado ao assento de sua mãe, e nada perguntarão.
3) O seu processo (como filho art-1C) pode ser enviado para o ACP. Está levando cerca de 6 meses.
creio que no terço final de março é factível que avance pela etapa final ao menos! a ver ;-)
Por outro lado, consegui me comunicar com o Vice Consulado de Recife, até com facilidade (para minha grata surpresa). Informaram o que é necessário e deram prazo médio de 60 dias para finalização do processo. Pareceu-me razoável. Fiz a transcrição do casamento de minha avó portuguesa com meu avô por PD aproveitando que minha tia ia para lá, então foi bem tranquilo. Mas, nesse caso, até para poupar o custo do envio, acho que parece viável fazer localmente em Recife. Mas certamente meu pedido mandarei para a ACP mesmo.
Para mim, acho até que arriscaria mandar sem a transcrição.... Mas como pretendo fazer o da minha irmã também, no caso dela precisaria porque não foi a futura possível Tuga que a registrou.
Se fizer a transcrição por PD que fica pronto em 2 a 4 semanas, e pedem menos documentos. Você paga €40 na remessa, mas economiza na documentação, na segurança e no tempo.
Esta já é a segunda geração de Tugas feita com a ajuda e dicas deste fórum!
Reforço o agradecimento aos MODERADORES - EXCELENTESSSSS E BONDOSOS POR DOAREM TEMPO E CONHECIMENTO e todos que compartilham dicas importantes!
Dicas que gostaria de compartilhar com vcs, a maioria já ditas aqui e que se seguidas funcionam muitoooooo ! devolvendo o bem que este grupo me fez!
Family Search é excelente para localizar registros de portugueses. Achei meu avó lá..... depois de 1 dia inteiro de buscas, mas achei...
leia muito as dicas - o fórum é incrível, mas fique atento aos posts mais atuais também... existem várias práticas das conservatórias que vão se atualizando (ex. recibo de pagamento cartão de crédito que deve ser impresso e enviado no "pacote", a transcrição de casamento que não é exigida se o pai for português e declarante antes de 1 ano (Tondela), etc)
registre seu processo na planilha! DICA DE OURO PARA OS NERVOS! Você consegue acompanhar casos que deram entrada no mesmo período e entender se tem algo errado com o seu. Eles movimentam os processos por lotes.
o pagamento via cartão de crédito é simples demais! tem posts ensinando como preencher. O requerente não precisa ser necessariamente o "dono" do cartão.... Eu fiz do meu pai com os dados do meu cartão e deu super certo! Ligue para seu banco ANTES de fazer o pagamento e peça para liberar
os documentos exigidos para o processo não são complexos.... pegue aqui no site a "lista com nomes corretos" e leve escrito para pedir no cartório. Não tem erro!
organize os docs, antes de enviar recheque a lista de docs, tire copia ou escaneie tudo e guarde. Depois de um tempo esquecemos o que enviamos....
eu preencho o form da conservatória, que recebo por email, no computador... Acho que fica mais fácil e legível! Abro o PDF, no icone "bloco de notas com caneta" - escolho a opção assinar e ai o arquivo libera para edição. Este form deve ser impresso colorido frente e verso e assinado no cartório, somente.
use o DHL... vc rastreia a entrega e dá tudo certo. Eu dou um print e guardo com demais arquivos escaneados
fique tranquilo a senha de acesso chega! Não fique cobrando . Chegará em 50 - 60 dias. Busque em seu email por Tondela... a minha senha já havia chegado e ficou perdida em vários emails inbox
Minhas 2 experiencias com Tondela foram ótimas! Um processo levou 4 meses e o ultimo 6 meses.
Pelo que percebi em ambos os processos : a bolinha fica parada no 1 muiiiiito tempo, mas fique tranquilo! eles estão trabalho internamente.... a atualização acontece somente no final.... último mês... a bolinha pula direto para 6 e depois 7.
Depois que o processo estiver aprovado, não precisa esperar o doc chegar pelo correio. Faça o pedido no Civil online. 10 Euros e chega em seu email o mesmo doc .
Felicitações pela conclusão de mais um processo...!!!
E muito...Muuuuuuuito obrigado por trazer esses esclarecimentos ao Fórum...Espero sinceramente que TODOS leiam com atenção e levem em conta suas excelentes dicas em todas as etapas de seus processos...
De fato, a planilha reduz a ansiedade. Já o acesso web aumenta a ansiedade, porque a pessoa não vê o quadro completo.
Curiosamente somente uma pequena fração das pessoas se inclui nela para acompanhar, o que diminui a taxa de acerto. E muitos acabam entrando dados errados por não entender direito as tais bolinhas coloridas da consulta online.
Fico feliz que tenha sido de proveito pra você. Quando fiz o meu processo, era por telefone, não havia a consulta online... Saber quando ligar era fundamental. Geralmente eu ligava na sexta, e a atendente dizia: seu processo foi aprovado (ou concluído) ontem. Duas vezes tinha sido naquele mesmo dia. Por isso mantive a planilha do ACP funcionando, e mais tarde expandi o conceito para Tondela, Almada, e outras.
Fui aprovado em uma vaga de trabalho em uma empresa em Portugal. Já li por aqui (eu acho) e em outro grupo, que Tondela não aceita pedidos de urgência. Essa informação procede? Mesmo em caso de ter a job offer e os documentos comprovando o emprego?
obs: Minha cidadania deve sair só em Abril/Maio. :(
Tondela já declarou mais de uma vez que não tem como atender a exigências, porque já faz no menor tempo possível. (essa foi a justificativa)
Todos os pedidos de urgência que vi em Tondela, nenhum surtiu qualquer efeito no tempo de conclusão, o que confirma as declarações anteriores da conservatória.
Você é livre pra pedir, mas a menos que seja uma solicitação do alto comissariado das nações unidas, não creio que surtirá efeito. :-)
Olá, pessoal, boa tarde! Os processos dos meus filhos (um menor) e de uma prima foram recebidos em Tondela no dia 23/11/20. O processo do meu filho menor passou para a fase 6 hoje (bolinha marrom no nº 6). Já os processos do meu outro filho maior e da minha prima, ainda não recebi o número. Será que devo fazer contato com eles ou aguardo um pouco mais? Sei, pelo que li nos posts anteriores, que Tondela parece estar sobre carregada, mas já se passaram 3 meses da data de recebimento. No dia 11/01/21 eles me enviaram um email solicitando a cópia do recibo de pagto, o qual enviei no mesmo dia em resposta, mas até agora nada...
@gandalf abreviação de conclusão de processos de nacionalidade faz parte de uma diretriz antiga do IRN.Desconheço que Tondela não siga essa regra.Mas como cada conservador toma suas próprias decisões, sugiro a @amaft procurar o IGSJ
Só encontrei essa referência acima, mas sei que há pelo menos mais uma resposta de Tondela a uma consulta sobre urgência em que a resposta dizia que Tondela não faz processamento com urgência porque os processos já tramitam no menor tempo possível. Algo assim.
@sandra se você entrar todos os dias por volta das 6:50/7h da manhã às vezes consegue remarcar pra antes disso. Em dezembro eu consegui uma desistência pra 3 semanas depois em SP.
Mais uma vez, gostaria de agradecer a este Forum, Mais uma etapa vencida. Comecei na Lei antiga consegui a nacionalidade portuguesa como neto (pela legislação antiga) e em stembro de 2018 dei entrada na Atribuição, hoje 2 anos e meio de pois, recebo o tão esperado email informando a conclusão do meu processo. Tudo com as dicas que peguei aqui no forum, sem intermediários. Eternamente grata a todos que contribuiram com suas experiências e seu tempo.
Agora nova etapa iniciarei o processo para minhas filhas. Pretendo entrar por Tondela, pelo que entendi dão prioridade aos menores de idade. Por gentileza gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho a Certidão antiga que peguei, já com a transcrição do Casamento, para dar entrada no processo de minhas filhas basta juntar essa Certidão com o email de Conclusão ou preciso pegar a Certidão atualizada no Civil on line?
ACP está com melhores prazos atualmente...Tanto para Atribuição de menores como para maiores de idade...
Como sou bem sistemático...Para o processo de meus sobrinhos...Solicitei Certidões atualizadas dos meus irmãos...
Não achei 10,00 euros tanto $ assim...E dicidi fazer dessa forma...
Contudo...Vale mencionar...:
Salvo engano...Se tem Cópia simples de sua Certidão de Nascimento Portuguesa...Creio que deve servir...Isso por que...De qualquer forma...Eles vão consultar seu Registo no sistema e vão verificar que a Conversão da sua Nacionalidade Derivada em Originária foi recentemente concluída...
Comentários
@leonunes
Não fique tão entusiasmado. Ainda falta 1 mês. Ainda tem que ter o Despacho de aprovação, e depois o assento. :-)
Os que aparecem perto do seu já concluídos são de menores (grátis, em azul), que têm prioridade no atendimento. Os de maiores estão concluindo de 1 mês atras ou mais.
1) Se sua mãe consta como declarante na sua certidão, antes de 1 ano de idade, em geral a transcrição é opcional.
Algumas vezes eles pedem em função de mudanças de apelido da mãe muito fora do padrão durante o casamento. Mas raramente acontece, e você sempre pode fazer depois, somente se houver exigência.
2) Se for fazer a transcrição, faça por Ponta Delgada, enviando de preferência por DHL (ou Sedex). Leva menos de 30 dias. Se o custo da transcrição não for um problema (€120+documentos+remessa), poderia fazer a transcrição do casamento em paralelo com sua nacionalidade. Quando forem analisar daqui a 5 meses, já aparecerá o casamento averbado ao assento de sua mãe, e nada perguntarão.
3) O seu processo (como filho art-1C) pode ser enviado para o ACP. Está levando cerca de 6 meses.
Valeu, @gandalf .
Estou botando o carro na frente dos bois né? rsrs
creio que no terço final de março é factível que avance pela etapa final ao menos! a ver ;-)
Por outro lado, consegui me comunicar com o Vice Consulado de Recife, até com facilidade (para minha grata surpresa). Informaram o que é necessário e deram prazo médio de 60 dias para finalização do processo. Pareceu-me razoável. Fiz a transcrição do casamento de minha avó portuguesa com meu avô por PD aproveitando que minha tia ia para lá, então foi bem tranquilo. Mas, nesse caso, até para poupar o custo do envio, acho que parece viável fazer localmente em Recife. Mas certamente meu pedido mandarei para a ACP mesmo.
Para mim, acho até que arriscaria mandar sem a transcrição.... Mas como pretendo fazer o da minha irmã também, no caso dela precisaria porque não foi a futura possível Tuga que a registrou.
obg pelo retorno.
@leonunes
Se fizer a transcrição por PD que fica pronto em 2 a 4 semanas, e pedem menos documentos. Você paga €40 na remessa, mas economiza na documentação, na segurança e no tempo.
Entendi! Valeu. Realmente. E tá podendo pagar por cartão de crédito né?
@leonunes
Eu nunca fiz pagando PD por cartão, mas o Vlad disse que sim, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235149/#Comment_235149
Bom dia! Processo finalizado em Tondela!!!!
13/08/20 - Recebimento em Tondela
08/02/21 - fase 2 verde
10/02/21 - Despacho
18/02/21 - Concluído !!!!!
Esta já é a segunda geração de Tugas feita com a ajuda e dicas deste fórum!
Reforço o agradecimento aos MODERADORES - EXCELENTESSSSS E BONDOSOS POR DOAREM TEMPO E CONHECIMENTO e todos que compartilham dicas importantes!
Dicas que gostaria de compartilhar com vcs, a maioria já ditas aqui e que se seguidas funcionam muitoooooo ! devolvendo o bem que este grupo me fez!
@Raquel_abreu , parabéns!!! Obrigada por compartilhar sua experiência! Vai acabar com a ansiedade de muita gente!!
@Raquel_abreu...
Felicitações pela conclusão de mais um processo...!!!
E muito...Muuuuuuuito obrigado por trazer esses esclarecimentos ao Fórum...Espero sinceramente que TODOS leiam com atenção e levem em conta suas excelentes dicas em todas as etapas de seus processos...
Boa Sorte...!!!
Boa tarde pessoal! Acabei de atualizar na planilha status dos processos de meus dois filhos menores.
Enviado em 09/11/20
Numerado em 26/01/21
Despacho em 19/02/21
Falta menos do que faltava antes, sem pressa, mas a ansiedade é algo inerente aos membros desse fórum rsrsrsrsr
@amontenegro
Creio que completarão na próxima quinta ou sexta, antes do final do mês, os ML e os MP.
@Raquel_abreu
Parabéns pelo legado que passa aos tuguinhas.
De fato, a planilha reduz a ansiedade. Já o acesso web aumenta a ansiedade, porque a pessoa não vê o quadro completo.
Curiosamente somente uma pequena fração das pessoas se inclui nela para acompanhar, o que diminui a taxa de acerto. E muitos acabam entrando dados errados por não entender direito as tais bolinhas coloridas da consulta online.
Fico feliz que tenha sido de proveito pra você. Quando fiz o meu processo, era por telefone, não havia a consulta online... Saber quando ligar era fundamental. Geralmente eu ligava na sexta, e a atendente dizia: seu processo foi aprovado (ou concluído) ontem. Duas vezes tinha sido naquele mesmo dia. Por isso mantive a planilha do ACP funcionando, e mais tarde expandi o conceito para Tondela, Almada, e outras.
@gandalf que ótima estimativa.
Vou acompanhar diariamente via portal e informo aqui no fórum assim que concluído.
Gratidão
Bom dia a todos!
Atribuição filho Maior
Processo recebido em Tondela 28/08/2020
Chave de acesso em 21/10/2020
Ficou parado na Bolinha 1, Foi recebido, desde 21/10/2020
Foi direto para a Bolinha 6 marrom, Dia 18/02/2021
Bolinha 6 verde Dia 20/02
O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Agora só aguardar a bolinha 7 ficar verde, para solicitar o assento Portugues!
Boa noite pessoal! Tudo bom?
Fui aprovado em uma vaga de trabalho em uma empresa em Portugal. Já li por aqui (eu acho) e em outro grupo, que Tondela não aceita pedidos de urgência. Essa informação procede? Mesmo em caso de ter a job offer e os documentos comprovando o emprego?
obs: Minha cidadania deve sair só em Abril/Maio. :(
Obrigado,
@amaft se voce puder comprovar com documentos expressivos a vaga de emprego, Tondela pode abreviar a conclusão do seu processo.
@Vlad Pen @amaft
Tondela já declarou mais de uma vez que não tem como atender a exigências, porque já faz no menor tempo possível. (essa foi a justificativa)
Todos os pedidos de urgência que vi em Tondela, nenhum surtiu qualquer efeito no tempo de conclusão, o que confirma as declarações anteriores da conservatória.
Você é livre pra pedir, mas a menos que seja uma solicitação do alto comissariado das nações unidas, não creio que surtirá efeito. :-)
esse gastou 182d igual a todos outros: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/225716/#Comment_225716
Olá, pessoal, boa tarde! Os processos dos meus filhos (um menor) e de uma prima foram recebidos em Tondela no dia 23/11/20. O processo do meu filho menor passou para a fase 6 hoje (bolinha marrom no nº 6). Já os processos do meu outro filho maior e da minha prima, ainda não recebi o número. Será que devo fazer contato com eles ou aguardo um pouco mais? Sei, pelo que li nos posts anteriores, que Tondela parece estar sobre carregada, mas já se passaram 3 meses da data de recebimento. No dia 11/01/21 eles me enviaram um email solicitando a cópia do recibo de pagto, o qual enviei no mesmo dia em resposta, mas até agora nada...
Putz, entendi! Obrigado @gandalf e @Vlad Pen
@Patgouvinhas
Se acalme e espere.
Eles vão numerar e lhe informar a senha. Já teriam lhe informado se não tivessem tido problema em achar o pagamento.
Veja que somente poucas pessoas maiores receberam o código de acesso. Os seus estariam entre elas desde 11/01. Só mais alguns dias.
@gandalf abreviação de conclusão de processos de nacionalidade faz parte de uma diretriz antiga do IRN.Desconheço que Tondela não siga essa regra.Mas como cada conservador toma suas próprias decisões, sugiro a @amaft procurar o IGSJ
@gandalf tem razão! Vou aguardar um pouco mais. Obrigada e boa noite!
@Vlad Pen
aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229251/#Comment_229251
Só encontrei essa referência acima, mas sei que há pelo menos mais uma resposta de Tondela a uma consulta sobre urgência em que a resposta dizia que Tondela não faz processamento com urgência porque os processos já tramitam no menor tempo possível. Algo assim.
Boa dia pessoal! Atualizando status dos processos de meus dois filhos menores.
Enviado em 09/11/20
Numerado em 26/01/21
Despacho em 19/02/21
Aguardando registro: 24/02/21
Bom Dia!
Atualizando status do processo da minha filha menor:
03/11/20 - recebimento da documentação em Tondela
26/01/21 - Status 1 - Foi recebido
19/02/21 - Status 2 - Foi registrado - O seu pedido está pronto para ser verificado.
19/02/21 - Status 5 verde - O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respectivo despacho.
24/02/21 - Status 6 verde - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português.
Já atualizei a planilha!
Pessoal boa tarde! Onde consigo fazer cartão cidadão e passaporte mais rápido no Brasil? Qual consulado ? O de SP está agendando para Agosto.
@sandra
Somente no consulado que atende a sua área de residência, ou na embaixada em Brasília.
Quando voltarem a permitir viagens, PT também volta a ser uma opção.
@sandra se você entrar todos os dias por volta das 6:50/7h da manhã às vezes consegue remarcar pra antes disso. Em dezembro eu consegui uma desistência pra 3 semanas depois em SP.
@gandalf
As viagens para PT estão suspensas para todos os tipos de vistos? Mesmo para quem tem visto de trabalho? obrigado
Boa noite
Mais uma vez, gostaria de agradecer a este Forum, Mais uma etapa vencida. Comecei na Lei antiga consegui a nacionalidade portuguesa como neto (pela legislação antiga) e em stembro de 2018 dei entrada na Atribuição, hoje 2 anos e meio de pois, recebo o tão esperado email informando a conclusão do meu processo. Tudo com as dicas que peguei aqui no forum, sem intermediários. Eternamente grata a todos que contribuiram com suas experiências e seu tempo.
Agora nova etapa iniciarei o processo para minhas filhas. Pretendo entrar por Tondela, pelo que entendi dão prioridade aos menores de idade. Por gentileza gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho a Certidão antiga que peguei, já com a transcrição do Casamento, para dar entrada no processo de minhas filhas basta juntar essa Certidão com o email de Conclusão ou preciso pegar a Certidão atualizada no Civil on line?
Desde já grata
@Claudia Baptista...
ACP está com melhores prazos atualmente...Tanto para Atribuição de menores como para maiores de idade...
Como sou bem sistemático...Para o processo de meus sobrinhos...Solicitei Certidões atualizadas dos meus irmãos...
Não achei 10,00 euros tanto $ assim...E dicidi fazer dessa forma...
Contudo...Vale mencionar...:
Salvo engano...Se tem Cópia simples de sua Certidão de Nascimento Portuguesa...Creio que deve servir...Isso por que...De qualquer forma...Eles vão consultar seu Registo no sistema e vão verificar que a Conversão da sua Nacionalidade Derivada em Originária foi recentemente concluída...
Mas confesso que gostaria de saber a opinião dos colegas... @Leticialele ... @gandalf ... @Vlad Pen
Ah...Felicitações pela conclusão do seu processo...!!!
@Nilton Hessel , @Claudia Baptista , a conversão de nacionalidade derivada em originária vai aparecer como averbação na certidão portuguesa.
Assim, não há necessidade de mandar cópia, basta o número da certidão, lembrando que é da Conservatória dos Registos Centrais.
Mande o processo para o ACP, está mais rápido que Tondela.