Pessoal só para dar uma ideia de como estão as coisas em Tondela: Processo de atribuição de maior enviado em 13/06/2019, recebido em 17/06/2019, chave para consulta online do andamento do processo recebida por e-mail em 07/10/2019. Em 17/12/2019 quando o processo ainda estava na bolinha 1 recebi um pedido de exigência por e-mail (o que achei estranho pelos relatos aqui do fórum). Estava faltando um documento necessário para o andamento do processo... já tínhamos esse documento pronto então já enviamos no mesmo dia pra Tondela. Recebido lá dia 06/01/2020. No dia 10/01/2020 passou da bolinha 1 para a bolinha 2. Hoje (dia 13/01/2020), pulou da bolinha 2 para a bolinha 6. Agora acredito que o processo já tenha sido deferido e que só falte a criação do registo... Alguém sabe se Tondela está tendo os mesmos problemas que o ACP para emissão dos registos? Ou se está andando tudo como o habitual por lá? Será que quanto tempo mais para finalizar? Obg!
Aparentemente...Nos processos de menores de idade concluídos em Tondela...Os registos estão sendo emitidos com certa rapidez...
Liguei na LR na última sexta-feira e fui informado de que o processo do menor está concluído e uma carta foi enviada para o endereço indicado no requerimento...
As datas...:
28/10/2019 - Chegada da documentação...***Transcrição de Casamento + Atribuição de menor...
10/01/2020 - Contato LR informou que uma carta informando conclusão do processo...(E possivelmente com uma cópia do Assento de nascimento do menor)...Foi enviada para a morada indicada no requerimento no dia 09/12/2019...
***Antes de sexta-feira...Não havia ligado nem mandado email consultando sobre andamento do processo...
Quais foram os documentos enviados por você e qual foi o documento exigido por eles? O meu foi enviado dia 14/06 um dia depois do seu e minha chave chegou dia 10/10, porém até agora não recebi nada sobre algum suposto problema e meu processo não passou da Bolinha 1 ainda.
Enviei certidão de nascimento reprográfica, RG, tudo apostilado, e a cópia da certidão de batismo do progenitor português emitida pelo arquivo distrital. Mas faltou algum documento do progenitor pra comprovar a composição do nome na maioridade... aí enviei uma certidão de óbito reprográfica apostilada (lendo o fórum, depois que eu já tinha enviado tudo, eu suspeitei que fosse ter essa exigência, aí já deixei pronto o documento pra quando me pedissem eu já enviar). Acredito que o seu processo vá andar nos próximos dias... talvez eles não sigam uma ordem muito criteriosa para análise...
Olá pessoal gostaria de agradecer a todos e relatar meu processo de nacionalidade concluído hoje.
1° Passo: Envio dos documentos 14/06/2019 chegada 25/06/2019 2° Passo: Recebimento do Número do processo 10/10/2019 3° Passo: Finalização do processo 14/01/2020 Tempo total do processo: 7 meses Origem do processo: Atribuição do meu pai para mim.
Obs: Como relatado aqui se demora muito para concluir os passos após o número 1, porém no mesmo dia do término são concluídos todos os passos ao mesmo tempo.
.. Olá pessoal, mandei o processo do meu filho (recém nascido) e chegou ontem em Tondela, quanto tempo espero para mandar o email para receber o número do processo e senha para acompanhar? Desde já agradeço:)
@Bruno existem processos que desde abril 2019 estão nessa fase. Existem perspectivas de que agora em fevereiro os processos comecem a ser concluídos com mais rapidez, mas são especulações. Caso você tenha alguma oferta de emprego que dependa da sua nacionalidade portuguesa pode pedir prioridade.
Eu já fiz uns 9 processos via Tondela, o último foi em abril / 2019, as exigências continuam as mesmas desde abril ou alguma exigência mudou?
Outra dúvida, vou fazer o processo de uma amiga mas ela está morando em Barcelona e vai pagar de lá, mas não por transferência bancária, via cash mesmo, alguém sabe como fazer o pagamento?
Na minha família 10 dos 11 filhos adquiriram a nacionalidade portuguesa através de minha vó, apenas 1 dos 11 filhos não conseguiu fazer em tempo hábil. O mesmo já faleceu a alguns anos deixando 4 filhos de 2 casamentos, 1 dos filhos conseguiu a nacionalidade através de minha vó (mãe do pai dele falecido), os outros 3 não tiveram a mesma oportunidade de ir para fora do pais e adquirir a nacionalidade. Hoje após fazer a minha e de ajudar alguns outros primos me deparei com um dos filhos desse meu tio me pedindo ajuda, o mesmo tem 17 anos e é fruto do segundo casamento. Gostaria de saber como faço o procedimento para a nacionalidade do rapaz uma vez que quando é de menor o processo fica mais barato e rápido. Qualquer duvida tento esclarecer. Obrigado!!!
Bom dia pessoal, vou enviar meu processo para Tondela essa semana. Sei que tem alguns procedimentos para acompanhamento do processo, uma planilha, etc. Existe algum tópico que descreve o passo a passo depois do envio?
@Felipe landim Eu já enviei 3 processo para lá dois processos demoraram por volta de 203 dias e o último processo demorou 238 dia, este último havia encaminhado em 28/02/2019 e finalizou em 22/10/2018.
@Felipe landim, você mandou a certidão certificada? Ou alguma cópia da que já tinha? Só irão aceitar a certidão narrativa, certificada, emitida pelo Arquivo Distrital correspondente, se a certidão dele ainda não estiver informatizada. Se estiver informatizada, peça outra pelo civil online
@liane, obrigado pela resposta. Eu havia solicitado a certidão no arquivo da ilha da madeira, onde ele nasceu. E enviei para o processo de transcrição. Como descubro se ela está informatizada para pedir pelo civil online? Obrigado
@Felipe landim, se foi antes de 1911 e está no arquivo não está disponível pelo civilonline. Terá que solicitar mais uma cópia certificada ao arquivo para instruir o próximo processo.
Comentários
Processo de atribuição de maior enviado em 13/06/2019, recebido em 17/06/2019, chave para consulta online do andamento do processo recebida por e-mail em 07/10/2019.
Em 17/12/2019 quando o processo ainda estava na bolinha 1 recebi um pedido de exigência por e-mail (o que achei estranho pelos relatos aqui do fórum). Estava faltando um documento necessário para o andamento do processo... já tínhamos esse documento pronto então já enviamos no mesmo dia pra Tondela. Recebido lá dia 06/01/2020.
No dia 10/01/2020 passou da bolinha 1 para a bolinha 2.
Hoje (dia 13/01/2020), pulou da bolinha 2 para a bolinha 6.
Agora acredito que o processo já tenha sido deferido e que só falte a criação do registo... Alguém sabe se Tondela está tendo os mesmos problemas que o ACP para emissão dos registos? Ou se está andando tudo como o habitual por lá? Será que quanto tempo mais para finalizar?
Obg!
Aparentemente...Nos processos de menores de idade concluídos em Tondela...Os registos estão sendo emitidos com certa rapidez...
Liguei na LR na última sexta-feira e fui informado de que o processo do menor está concluído e uma carta foi enviada para o endereço indicado no requerimento...
As datas...:
28/10/2019 - Chegada da documentação...***Transcrição de Casamento + Atribuição de menor...
10/01/2020 - Contato LR informou que uma carta informando conclusão do processo...(E possivelmente com uma cópia do Assento de nascimento do menor)...Foi enviada para a morada indicada no requerimento no dia 09/12/2019...
***Antes de sexta-feira...Não havia ligado nem mandado email consultando sobre andamento do processo...
Quais foram os documentos enviados por você e qual foi o documento exigido por eles?
O meu foi enviado dia 14/06 um dia depois do seu e minha chave chegou dia 10/10, porém até agora não recebi nada sobre algum suposto problema e meu processo não passou da Bolinha 1 ainda.
Enviei certidão de nascimento reprográfica, RG, tudo apostilado, e a cópia da certidão de batismo do progenitor português emitida pelo arquivo distrital. Mas faltou algum documento do progenitor pra comprovar a composição do nome na maioridade... aí enviei uma certidão de óbito reprográfica apostilada (lendo o fórum, depois que eu já tinha enviado tudo, eu suspeitei que fosse ter essa exigência, aí já deixei pronto o documento pra quando me pedissem eu já enviar).
Acredito que o seu processo vá andar nos próximos dias... talvez eles não sigam uma ordem muito criteriosa para análise...
Obrigada!
Quais as iniciais do número do seu processo? O processo da minha mãe foi enviado em 05/06/2019 e inda está na bolinha 01
processo 840XX/2019
O meu é 793xx / 2019 e pulou hoje para bolinha 2. Nem acreditei, espero que não tem falta de documentos.
@BRUNO
Hahaha não falei que ia andar! Vai dar certo
1° Passo: Envio dos documentos 14/06/2019 chegada 25/06/2019
2° Passo: Recebimento do Número do processo 10/10/2019
3° Passo: Finalização do processo 14/01/2020
Tempo total do processo: 7 meses
Origem do processo: Atribuição do meu pai para mim.
Obs: Como relatado aqui se demora muito para concluir os passos após o número 1, porém no mesmo dia do término são concluídos todos os passos ao mesmo tempo.
Foi falo que chegaria em minha casa pelo correio.
Olá pessoal, mandei o processo do meu filho (recém nascido) e chegou ontem em Tondela, quanto tempo espero para mandar o email para receber o número do processo e senha para acompanhar?
Desde já agradeço:)
A minha está vermelha, será normal?
O documento de identificação deverá ser cópia autenticada e apostilada
Eu já fiz uns 9 processos via Tondela, o último foi em abril / 2019, as exigências continuam as mesmas desde abril ou alguma exigência mudou?
Outra dúvida, vou fazer o processo de uma amiga mas ela está morando em Barcelona e vai pagar de lá, mas não por transferência bancária, via cash mesmo, alguém sabe como fazer o pagamento?
Na minha família 10 dos 11 filhos adquiriram a nacionalidade portuguesa através de minha vó, apenas 1 dos 11 filhos não conseguiu fazer em tempo hábil. O mesmo já faleceu a alguns anos deixando 4 filhos de 2 casamentos, 1 dos filhos conseguiu a nacionalidade através de minha vó (mãe do pai dele falecido), os outros 3 não tiveram a mesma oportunidade de ir para fora do pais e adquirir a nacionalidade. Hoje após fazer a minha e de ajudar alguns outros primos me deparei com um dos filhos desse meu tio me pedindo ajuda, o mesmo tem 17 anos e é fruto do segundo casamento. Gostaria de saber como faço o procedimento para a nacionalidade do rapaz uma vez que quando é de menor o processo fica mais barato e rápido. Qualquer duvida tento esclarecer. Obrigado!!!
Sei que tem alguns procedimentos para acompanhamento do processo, uma planilha, etc.
Existe algum tópico que descreve o passo a passo depois do envio?
Obrigado
Meu bisavô não tem número de assento(que eu saiba) , pois foi registrado antes de 1910 em uma paróquia.
Acabei de transcrever o casamento dele, e tive que enviar certidão de nascimento dele, a única que eu havia.
Existe alguma forma de descobrir o número de assento dele, para eu não ter que pedir outra certidão de nascimento?
Obrigado
Só irão aceitar a certidão narrativa, certificada, emitida pelo Arquivo Distrital correspondente, se a certidão dele ainda não estiver informatizada.
Se estiver informatizada, peça outra pelo civil online
Eu havia solicitado a certidão no arquivo da ilha da madeira, onde ele nasceu. E enviei para o processo de transcrição.
Como descubro se ela está informatizada para pedir pelo civil online?
Obrigado