@regilmar, tbem vi esse comentário no face q tondela ia parar ,recesso de verão, e enviar alguns processos para lisboa, não sei se é verdade essa informação, achei estranho.
estranho parar totalmente porque só tem essa conservatória na cidade, e os nascimentos, obitos, casamentos vão parar por conta disso? acredito mais que haja recesso parcial, um orgão publico não tem como fechar completamente, não trabalham só com nossas nacionalidades. Vi no Face falarem só sobre recesso, não que enviaram processos para Lisboa. Quem fez isso foi em 2015 o ACP quando o Conservador ficou de férias, não Tondela, que eu saiba
@Mei, @perboni Obrigada pelo retorno, também não estou entendo a demora, uma vez que acompanho este fórum e vi que muitos foram atendidos num prazo bem menor, eu já estou aguardando a 5 meses, todos os dias acordo cedo e antes de vir ao trabalho abro meu e-mail para ver se tenho notícias de Tondela, depois durante minha jornada de trabalho abro meu e-mail também na expectativa de encontrar noticias do meu processo é até aqui nada, continuo aguardando ansiosamente.
Enviei certidoes de nascimento paulistas a tondela, joão me disse que recebeu, somente isso, porém percebi que todas as outras certidões anexadas a processo de casamento, nascimento de minha mae, tooodas elas tem um selo pra consulta digital, menos a minha de são paulo. Existe a possibilidade de aceitarem uma certidao sem selo, isso aconteceu com alguém?
"Informo que o seu processo supracitado, foi concluído, tendo-lhe sido atribuído o assento de nascimento nº 25XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais, pelo que se quiser já poderá solicitar o seu cartão de cidadão, no Consulado português mais próximo.
Então atualizando..
07 de abril de 2017 – enviei os documentos do meu pai e o vale postal de 175 euros. 19 de abril de 2017 – Sra. Maria Antônia me enviou e-mail confirmando que os documentos chegaram. OBS: O vale postal também chegou, no entanto, eu errei e enviei em meu nome (era pra ser em nome de meu pai). Além disso, chegou num total de 212,33 euros (correio converteu errado). Tive que fazer um novo vale postal. 27 de abril de 2017 – fiz um novo vale postal, em nome do meu pai. 03 de maio de 2017 – recebei um novo e-mail da Sra. Maria Antonia confirmando o recebimento do vale postal. “Informo que o novo vale para o processo do seu pai, Gilson Crespo Anastacio, foi recebido hoje, nesta Conservatória, pelo que lhe foi atribuído o processo nº XXXXXX/2017 Sitpro”. 29 de junho de 2017 - processo de atribuição (do meu pai) foi concluÍdo!!
Fiz uma atribuição em Tondela e demorou 130 dias, fiquei com medo de enviar pra outras conservatorias e enviei outras 2 pra Tondela novamente, agora to achando q meu novo processo vai demorar mais do q pensei.. Sera que fiz besteira em escolher Tondela? Minha espectativa e finalizar em 120 dias novamente. =,(
@Andre Henriques, sinceramente acho difícil... só para numerar estão demorando mais de 20 dias. Quando enviei o processo do meu pai no início de fevereiro o mesmo dia que chegou recebi o email da Clara com o número do processo. Creio que Tondela, se continuar a pedir a transcrição ficará mais tranquila no final do ano. Tem processo de fevereiro ainda pendente. Essa a minha opinião!
Oi amigos! Hoje chegou a carta de conclusão do pedido de atribuição da minha sobrinha! Para fins da planilha, o número do processo é 30.0xx/2017 e o assento foi lavrado em 06/06/2017. Acho que o nosso Correio tem atrasado um pouco tb... Quem precisar de alguma dica estou à disposição. Mais uma vez, obrigado a todos!
@Mei, liguei a questão de 1 mês e meio e o rapaz que me atendeu disse que esta em processo, e já querendo desligar, eu então perguntei em que etapa estava meu processo, pois deve ter várias etapas, gostaria de saber quais são e em que etapa estava o meu processo, não soube me dizer, disse que a informação que eles tinham era a que me falou, ou seja esta em processo. Em uma outra outra ocasião num e-mail que solicitei informação a Tondela e que me responderam tem que aguardar, sugeri que deveriam ter um site onde disponibilizassem as informações sobre os processos, como quais são as etapas, e em qual etapa o processo se encontra, e ainda qual o tempo de demora em média em cada etapa, isto evitaria que ligássemos e enviássemos e-mail solicitando informações sem que possam nos responder de forma a entendermos a demora, acho que desta forma diminuiria bastante nossa ansiedade, mas, sei que não é tão simples assim, isto demandaria tempo para desenvolver o sistema, investimento e pessoas para alimentar os dados diariamente no site e ainda teria que ter um e-mail para contato com pessoas disponíveis para responder nossas questões diariamente sem que isto interferisse na rotina do trabalho deles, pois estão assoberbados e sem condições de nos atender ou responder e-mail, porem seria perfeito para nós termos um sistema online. @Meim eu so liguei uma única vez para eles e percebi que não tinham muito o que acrescentar sobre as informações que recebi por e-mail em que me solicitaram que aguardasse. Será que recentemente eles mudaram o atendimento e tem mais informações para nos dar?
Bem chata essa situação da LR. Gente, eles não estão lá pra isso? Não entendo essa falta de paciência, de vontade nas respostas. Que horror. Tô longe de achar isso normal.
Gente bom dia, estou com algumas duvidas a respeito do formulario 1C: No quadro 2 o que seriam aqueles dois quadrinhos em braco ao lado da palavra conservatoria de registro civil? e no quadro 5 o declarante tem que assinar nas duas linhas? Obirgado
Aos 100 dias de processo eu fiz a minha primeira e única ligação para a LR. Fui extremamente bem atendido. Se eu for me balizar pelo prazo da nossa tabela, meu processo já era pra ter finalizado (uma resposta positiva ou negativa). Tô tranquilo. Minha vida não depende desta resposta. Liguei mais para saber se havia alguma pendência de documentos. Vou ligar dia 14 do próximo mês, caso ainda não tenha recebido nenhuma resposta. A intenção, mais uma vez, é saber se há algum problema ou falta de documentação. Vou dizer pra vocês que, de minha parte, acredito nas informações que são passadas. Não tenho base para duvidar. Liguei, disse "Boa tarde, preciso saber sobre o processo de Nº tal". Disseram meu nome completo, a data de entrada do processo e disseram em que "pé" estava. Mesmo tendo ligado somente uma vez, não foram incoerentes nas respostas. A pessoa que me atendeu foi extremamente educada. Disseram o que eu precisava ouvir (só não disseram o que eu queria ouvir). Esse papo de estarem ligando demais não procede. É um serviço que está disponível. Quem precisa saber se há necessidade de mais pessoal para atendimento, ou não, são eles. É um serviço "PAGO". Se você deu entrada e pagou pelo seu serviço (naturalização, atribuição, averbação), você já pagou pelo atendimento que vai ter na LR também. Mais uma: A CRC é uma coisa, a LR é outra. A Linha de Registro fica em Lisboa. Tondela fica a 267 km de Lisboa. Sempre que alguém fala que ligou para a LR outro alguém vem dizendo que não deve ligar, que vai atrasar o processo. Isso também não procede. A CRC tem competências diferentes da LR. A LR se presta a dar informações. Pra finalizar, as CRC não param totalmente nas férias. Não há férias coletivas nas CRC. E, até onde sei, não há processo que pertença ao servidor A, B ou C. O serviço que eles executam é "impessoal". Se há algo a ser cumprido no seu processo por um setor onde há somente um funcionário trabalhando (normalmente são dois, mas um está de férias, por exemplo), pode até demorar o dobro do tempo, mas o funcionário vai executar o serviço. Recapitulando, - as informações da LR são confiáveis. Basta ler no Fórum (dezenas de mensagens) que a gente vai ver que sim; - a LR não é CRC. Ligar pra lá não atrapalha o processo. É um serviço pago. Quem está fazendo algum serviço em uma CRC já pagou por aquele serviço e tem o direito de utilizá-lo e - as CRC não param para as férias. Sejamos tranquilos. Sejamos educados, especialmente no trato com os servidores da LR. Sejamos firmes em nossa postura, para que nenhuma "notícia inventada" (como essa de que as CRC param nas férias) não nos abale ou nos tire da nossa calma. "A vitória cabe ao que mais persevera..." Napoleão Bonaparte Bom final de semana a todos. Obs.: há colegas (pessoais e de trabalho) que estão aguardando pela "cidadania" italiana, há mais de 6 anos. Tem um que está desistindo da "cidadania" alemã. São várias vezes mais caros, muitas vezes mais morosos.
Da minha parte, posso dizer que minhas últimas experiências não foram boas na LR, assim como outros colegas aqui. Queria ter sido muito bem atendida, mas das ultimas vezes não fui.
A primeira vez que liguei, me disseram que estava em despacho. A segunda, que estava em análise (sendo que análise é um status anterior ao despacho). A terceira simplesmente disse que ainda não estava pronto, mesmo depois de insistência em saber, então, qual era a posição do processo.
Como confiar nas informações, se são desencontradas? Sem contar na má vontade que senti as duas ultimas vezes que liguei. Isso me deixa bastante chateada e acredito que a todos que estão no mesmo processo.
@Paulo Castro Tem um detalhe importante nisso: a LR não informa as pendências porque isso não entra no sistema. Eu ligava pra lá e sempre, independente de quem atendia, diziam que estava para despacho. Quando estourou o prazo da tabela entrei em contato com Tondela e soube que havia caído em exigência. Eles tinham mandado notificação há quase 30 dias e eu não tinha recebido pq erraram o meu email na hora de enviar. Mesmo depois de Tondela ter enviado este email que não recebi, eu ligava pra LR e diziam que eu não precisava fazer nada, que deveria aguardar pois estava para despacho.
Boa tarde a todos. Em relação às Fases do Processo, tirei esta dica daqui do nosso Fórum: 1 - Instrução - protocolo; 2 - Numeração; 3 - Distribuição; 4 - Análise; 5 - Atribuição; 6 - Registro; 7 - Despacho; 8 - Registro final/averbação/conclusão; 9 - Envio. Por minha própria conta e risco (emocional), fiz meu cálculo de 120 dias (média de quando dei entrada no meu processo) entre a fase 2 e a 8. O que daria uma média de 20 dias para cada uma das fases dentro do intervalo. Quando liguei com 100 dias, disseram que estava para indo para o Registro final (fase 8), então, o meu cálculo estava batendo. Acredito que se ligasse hoje (+ de 120 dias), poderia ter uma informação diferente (por exemplo, que voltou para a fase de Análise*) ou corroborar o meu cálculo, já recebendo a tão esperada informação do número do meu assento. Só que não quero ligar agora. Vou esperar mais um bocado. Lá pelo dia 14 de julho eu ligo. Vou ver o que vai ser... Em relação ao atendimento, acontece com a gente aqui também. Às vezes somos bem-atendidos, outras vezes não. Minha experiência foi boa. Espero ter boa-sorte na próxima vez que ligar. Pretendi, com minha publicação acima, salientar alguns pontos que parecem gerar dúvidas entre várias pessoas que aqui escrevem, em nenhum momento pretendi esclarecer (não tenho este condão...) ou dar respostas aos problemas apresentados pelos colegas (não é minha responsabilidade). Mais uma vez: - A LR funciona; - A LR é diferente da CRC; - Quando alguém atende na LR, o trabalho na CRC não para; - As informações prestadas pela LR são boas (ele somente fazem a leitura do sistema); - As CRC não param nas férias e - Pode ligar para a LR sim, já que lá eles só dão informações sobre o processo que eles lêem no SITPRO. Até o momento (desde a chegada da documentação, numeração do processo com o envio do Email pra mim, saque do Vale Postal Internacional dentro do prazo, etc.), minhas experiências foram boas. Desejo que todos tenham boa-sorte também. Assim que tiver novidades, posto aqui. Espero que todos tenham novidades boas por estes dias. Excelente final de semana pra vocês. Sucesso! * a mudança de Status para um Status "anterior" ao da lista das fases apresentada acima pode ocorrer. Se alguém nota que faltou algo ou que algo precise ser analisado novamente, ele volta para o Status anterior. O Registro Final depende, inclusive, de uma nova análise por parte de quem vai dar a assinatura final (e isto está claro em várias mensagens aqui no Fórum). Quando o/a Conservador(a) vai dar a "palavra" final no processo, ele/ela revisa tudo. Neste momento, a mundaça de Status pode ocorrer.
@calrosr Boa tarde. Sim, pode ocorrer. Acredito que o mito de não ficar ligando para a LR venha daí, as pessoas ligavam para a CRC mesmo quando o processo não estava "fora do prazo". Mito desfeito: LR não é CRC. Quando alguém liga pra LR o trabalho na CRC não para. Você fez o certo ao meu ver: viu que não havia resposta dentro do "prazo" e entrou em contato (diga-se de passagem, este prazo é uma média do tempo de conclusão dos processos cujo início e fim nos são conhecidos!). Lá, ficou sabendo da necessidade de cumprir uma exigência. Viu que enviaram a exigência para um Email incorreto (também pode ocorrer), e correu atrás do prejuízo. Semana passada recebi um Email do Consulado aqui do RJ com uma informação que não me dizia respeito (alguém com um nome parecido pediu informações e eles responderam para o meu Email, talvez devido ao famigerado recurso de "autocompletar" que muitos clientes de Email possuem). Boa sorte pra todos. Obs.: eu não tenho o telefone direto de Tondela. Nunca o tive. Dia 14, quando completar 5 meses de processo, vou ver se ligo pra lá.
Eu particularmente nunca vi aqui no grupo alguém falando para não ligar na LR, mas se houve isso, realmente estava equivocado.
Pra mim, LR so funciona dependendo de quem atende, e o fato das informações serem fidedignas ou não, também depende deste fato (e por consequencia, da boa vontade dessa pessoa). Infelizmente, como tudo na vida, nada nem todos são 100%.
Tomara que todos tenhamos mais sorte da próxima vez.
Fui registrado no mesmo dia e consta o nome completo do meu pai dos meus avós paternos corretamente!
Não consigo entender qual a necessidade de transcrever o casamento do meu pai e minha mãe. Podem me explicar melhor isso e como eu terei que fazer? Não tenho contato com minhas irmãs e nem com a outra mulher do meu pai!
Pessoal, por experiência propria, a LR foi feita para dar informações dos processos mas n necessariamente eles estão atualizados. No caso da minha mae não estão, tenho certeza! Como eh possível depois de 130 dias ainda estar em analise. Não acredito, nem que o serviço seja ruim nem que seja o melhor. Simplesmente não atualizam todos para a LR, nem enviam e-mails a todos, simples!!!
Observei na planilha que os processos de fevereiro já estão sendo vistos e tendo retorno! Gostaria de saber se Arnaldo Rodrigues (Josué) que deu entrada no mesmo dia que o meu processo em 24/02 caiu em exigência para ser concluído ou já havia mandado a transcrição junto com o processo?! Por favor Arnaldo, qual o seu caso??
Pelo que vi na tabela , os processos em geral estão demorando cerca de 140 dias. Convém atualizar a planilha para não criar falsas expectativas. O processo da minha prima, por exemplo, é de 07/03 com previsão de conclusão na segunda, dia 05/07 mas Tondela ainda está com processos do final de fevereiro. Então o certo seriam mais 20 dias nessa conta, ou seja, para depois de 25/7. Isso SE não houver atrasos por conta da redução de funcioários em função de férias nas CRC e aumento na demanda das Atribuições de Netos (numeração dos processos).
Portanto, @pessoALL, tenhamos calma porque está tudo dentro do "normal".
Pessoal, Uma dúvida, estando no Brasil consigo movimentar toda a documentação para enviar para CRC de Tondela, mas eles enviam para o Brasil o registro de nascimento e passaporte ou tenho que ir buscar?
Explicando
Minha mãe tem dupla cidadania minha irmã e sobrinha também. Elas tiraram pelo consulado do RJ já faz uns anos. Dei entrada no meu processo de aquisição e casamento (atualmente divorciada) pois mudei o nome em Abril/16 e Maio/16 respectivamente e em Dez/16 recebi email do consulado me exigindo certidão de nascimento e rg com sinal publico e apostila Haia mas até o momento nada.
Perguntas: Tenho problemas em abrir processo novamente por outro lugar? Consigo parte de restituição do valor já pago pelo processo?
@larissamac84 o problema deve ter acontecido pq seu processo foi anterior a exigencia de Haia, quando os docs eram regularizados pelo consulado.. como provavelmente o consulado enrolou e Portugal começou a exigir o apostilamento, por isso estão exigindo a certidão de nascimento e RG apostilados e com sinal publico do notario..
Provavelmente vc não consiguira abrir o processo em outro local pq ja tem um processo em andamento no seu nome.. e com certeza vc nao tera restituiçao de nenhum valor ja pago.
Comentários
Ontem enviei um email a Tondela para saber sobre o processo da minha mãe, que deu entrada em 08/02/17, recebi hoje o seguinte email:
Ex.ª Senhora:
O processo foi despachado favoravelmente e será feito em breve; logo que concluído, ser-lhe-á comunicado.
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Não pediram a transcrição do meu avô. Agora é partir para a transcrição da minha mãe e depois a minha atribuição, irei pessoalmente a Portugal.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos pela grande ajuda.
Abraços
Uai, será que Tondela só queria desviar um pouco de processos de lá??? Por isso pediram a transcrição nos meses de Abril e Maio???
Alguém no face confirmou que para tudo!!! Achei estranho.
@perboni
Obrigada pelo retorno, também não estou entendo a demora, uma vez que acompanho este fórum e vi que muitos foram atendidos num prazo bem menor, eu já estou aguardando a 5 meses, todos os dias acordo cedo e antes de vir ao trabalho abro meu e-mail para ver se tenho notícias de Tondela, depois durante minha jornada de trabalho abro meu e-mail também na expectativa de encontrar noticias do meu processo é até aqui nada, continuo aguardando ansiosamente.
Enviei certidoes de nascimento paulistas a tondela, joão me disse que recebeu, somente isso, porém percebi que todas as outras certidões anexadas a processo de casamento, nascimento de minha mae, tooodas elas tem um selo pra consulta digital, menos a minha de são paulo.
Existe a possibilidade de aceitarem uma certidao sem selo, isso aconteceu com alguém?
aguardo ajuda!
"Informo que o seu processo supracitado, foi concluído, tendo-lhe sido atribuído o assento de nascimento nº 25XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais, pelo que se quiser já poderá solicitar o seu cartão de cidadão, no Consulado português mais próximo.
Então atualizando..
07 de abril de 2017 – enviei os documentos do meu pai e o vale postal de 175 euros.
19 de abril de 2017 – Sra. Maria Antônia me enviou e-mail confirmando que os documentos chegaram.
OBS: O vale postal também chegou, no entanto, eu errei e enviei em meu nome (era pra ser em nome de meu pai). Além disso, chegou num total de 212,33 euros (correio converteu errado). Tive que fazer um novo vale postal.
27 de abril de 2017 – fiz um novo vale postal, em nome do meu pai.
03 de maio de 2017 – recebei um novo e-mail da Sra. Maria Antonia confirmando o recebimento do vale postal.
“Informo que o novo vale para o processo do seu pai, Gilson Crespo Anastacio, foi recebido hoje, nesta Conservatória, pelo que lhe foi atribuído o processo nº XXXXXX/2017 Sitpro”.
29 de junho de 2017 - processo de atribuição (do meu pai) foi concluÍdo!!
Sera que fiz besteira em escolher Tondela? Minha espectativa e finalizar em 120 dias novamente.
=,(
Obrigada
Em uma outra outra ocasião num e-mail que solicitei informação a Tondela e que me responderam tem que aguardar, sugeri que deveriam ter um site onde disponibilizassem as informações sobre os processos, como quais são as etapas, e em qual etapa o processo se encontra, e ainda qual o tempo de demora em média em cada etapa, isto evitaria que ligássemos e enviássemos e-mail solicitando informações sem que possam nos responder de forma a entendermos a demora, acho que desta forma diminuiria bastante nossa ansiedade, mas, sei que não é tão simples assim, isto demandaria tempo para desenvolver o sistema, investimento e pessoas para alimentar os dados diariamente no site e ainda teria que ter um e-mail para contato com pessoas disponíveis para responder nossas questões diariamente sem que isto interferisse na rotina do trabalho deles, pois estão assoberbados e sem condições de nos atender ou responder e-mail, porem seria perfeito para nós termos um sistema online.
@Meim eu so liguei uma única vez para eles e percebi que não tinham muito o que acrescentar sobre as informações que recebi por e-mail em que me solicitaram que aguardasse.
Será que recentemente eles mudaram o atendimento e tem mais informações para nos dar?
estou com algumas duvidas a respeito do formulario 1C: No quadro 2 o que seriam aqueles dois quadrinhos em braco ao lado da palavra conservatoria de registro civil? e no quadro 5 o declarante tem que assinar nas duas linhas?
Obirgado
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Fui extremamente bem atendido.
Se eu for me balizar pelo prazo da nossa tabela, meu processo já era pra ter finalizado (uma resposta positiva ou negativa).
Tô tranquilo. Minha vida não depende desta resposta. Liguei mais para saber se havia alguma pendência de documentos.
Vou ligar dia 14 do próximo mês, caso ainda não tenha recebido nenhuma resposta.
A intenção, mais uma vez, é saber se há algum problema ou falta de documentação.
Vou dizer pra vocês que, de minha parte, acredito nas informações que são passadas.
Não tenho base para duvidar.
Liguei, disse "Boa tarde, preciso saber sobre o processo de Nº tal". Disseram meu nome completo, a data de entrada do processo e disseram em que "pé" estava. Mesmo tendo ligado somente uma vez, não foram incoerentes nas respostas. A pessoa que me atendeu foi extremamente educada. Disseram o que eu precisava ouvir (só não disseram o que eu queria ouvir).
Esse papo de estarem ligando demais não procede. É um serviço que está disponível. Quem precisa saber se há necessidade de mais pessoal para atendimento, ou não, são eles.
É um serviço "PAGO". Se você deu entrada e pagou pelo seu serviço (naturalização, atribuição, averbação), você já pagou pelo atendimento que vai ter na LR também.
Mais uma: A CRC é uma coisa, a LR é outra.
A Linha de Registro fica em Lisboa.
Tondela fica a 267 km de Lisboa.
Sempre que alguém fala que ligou para a LR outro alguém vem dizendo que não deve ligar, que vai atrasar o processo. Isso também não procede. A CRC tem competências diferentes da LR. A LR se presta a dar informações.
Pra finalizar, as CRC não param totalmente nas férias. Não há férias coletivas nas CRC. E, até onde sei, não há processo que pertença ao servidor A, B ou C. O serviço que eles executam é "impessoal". Se há algo a ser cumprido no seu processo por um setor onde há somente um funcionário trabalhando (normalmente são dois, mas um está de férias, por exemplo), pode até demorar o dobro do tempo, mas o funcionário vai executar o serviço.
Recapitulando,
- as informações da LR são confiáveis. Basta ler no Fórum (dezenas de mensagens) que a gente vai ver que sim;
- a LR não é CRC. Ligar pra lá não atrapalha o processo. É um serviço pago. Quem está fazendo algum serviço em uma CRC já pagou por aquele serviço e tem o direito de utilizá-lo e
- as CRC não param para as férias.
Sejamos tranquilos.
Sejamos educados, especialmente no trato com os servidores da LR.
Sejamos firmes em nossa postura, para que nenhuma "notícia inventada" (como essa de que as CRC param nas férias) não nos abale ou nos tire da nossa calma.
"A vitória cabe ao que mais persevera..." Napoleão Bonaparte
Bom final de semana a todos.
Obs.: há colegas (pessoais e de trabalho) que estão aguardando pela "cidadania" italiana, há mais de 6 anos. Tem um que está desistindo da "cidadania" alemã. São várias vezes mais caros, muitas vezes mais morosos.
A primeira vez que liguei, me disseram que estava em despacho. A segunda, que estava em análise (sendo que análise é um status anterior ao despacho). A terceira simplesmente disse que ainda não estava pronto, mesmo depois de insistência em saber, então, qual era a posição do processo.
Como confiar nas informações, se são desencontradas? Sem contar na má vontade que senti as duas ultimas vezes que liguei. Isso me deixa bastante chateada e acredito que a todos que estão no mesmo processo.
Tem um detalhe importante nisso: a LR não informa as pendências porque isso não entra no sistema.
Eu ligava pra lá e sempre, independente de quem atendia, diziam que estava para despacho.
Quando estourou o prazo da tabela entrei em contato com Tondela e soube que havia caído em exigência. Eles tinham mandado notificação há quase 30 dias e eu não tinha recebido pq erraram o meu email na hora de enviar.
Mesmo depois de Tondela ter enviado este email que não recebi, eu ligava pra LR e diziam que eu não precisava fazer nada, que deveria aguardar pois estava para despacho.
Em relação às Fases do Processo, tirei esta dica daqui do nosso Fórum:
1 - Instrução - protocolo;
2 - Numeração;
3 - Distribuição;
4 - Análise;
5 - Atribuição;
6 - Registro;
7 - Despacho;
8 - Registro final/averbação/conclusão;
9 - Envio.
Por minha própria conta e risco (emocional), fiz meu cálculo de 120 dias (média de quando dei entrada no meu processo) entre a fase 2 e a 8. O que daria uma média de 20 dias para cada uma das fases dentro do intervalo. Quando liguei com 100 dias, disseram que estava para indo para o Registro final (fase 8), então, o meu cálculo estava batendo. Acredito que se ligasse hoje (+ de 120 dias), poderia ter uma informação diferente (por exemplo, que voltou para a fase de Análise*) ou corroborar o meu cálculo, já recebendo a tão esperada informação do número do meu assento. Só que não quero ligar agora. Vou esperar mais um bocado. Lá pelo dia 14 de julho eu ligo. Vou ver o que vai ser...
Em relação ao atendimento, acontece com a gente aqui também. Às vezes somos bem-atendidos, outras vezes não. Minha experiência foi boa. Espero ter boa-sorte na próxima vez que ligar.
Pretendi, com minha publicação acima, salientar alguns pontos que parecem gerar dúvidas entre várias pessoas que aqui escrevem, em nenhum momento pretendi esclarecer (não tenho este condão...) ou dar respostas aos problemas apresentados pelos colegas (não é minha responsabilidade).
Mais uma vez:
- A LR funciona;
- A LR é diferente da CRC;
- Quando alguém atende na LR, o trabalho na CRC não para;
- As informações prestadas pela LR são boas (ele somente fazem a leitura do sistema);
- As CRC não param nas férias e
- Pode ligar para a LR sim, já que lá eles só dão informações sobre o processo que eles lêem no SITPRO.
Até o momento (desde a chegada da documentação, numeração do processo com o envio do Email pra mim, saque do Vale Postal Internacional dentro do prazo, etc.), minhas experiências foram boas.
Desejo que todos tenham boa-sorte também.
Assim que tiver novidades, posto aqui.
Espero que todos tenham novidades boas por estes dias.
Excelente final de semana pra vocês.
Sucesso!
* a mudança de Status para um Status "anterior" ao da lista das fases apresentada acima pode ocorrer. Se alguém nota que faltou algo ou que algo precise ser analisado novamente, ele volta para o Status anterior. O Registro Final depende, inclusive, de uma nova análise por parte de quem vai dar a assinatura final (e isto está claro em várias mensagens aqui no Fórum). Quando o/a Conservador(a) vai dar a "palavra" final no processo, ele/ela revisa tudo. Neste momento, a mundaça de Status pode ocorrer.
Boa tarde.
Sim, pode ocorrer.
Acredito que o mito de não ficar ligando para a LR venha daí, as pessoas ligavam para a CRC mesmo quando o processo não estava "fora do prazo".
Mito desfeito: LR não é CRC. Quando alguém liga pra LR o trabalho na CRC não para.
Você fez o certo ao meu ver: viu que não havia resposta dentro do "prazo" e entrou em contato (diga-se de passagem, este prazo é uma média do tempo de conclusão dos processos cujo início e fim nos são conhecidos!). Lá, ficou sabendo da necessidade de cumprir uma exigência. Viu que enviaram a exigência para um Email incorreto (também pode ocorrer), e correu atrás do prejuízo.
Semana passada recebi um Email do Consulado aqui do RJ com uma informação que não me dizia respeito (alguém com um nome parecido pediu informações e eles responderam para o meu Email, talvez devido ao famigerado recurso de "autocompletar" que muitos clientes de Email possuem).
Boa sorte pra todos.
Obs.: eu não tenho o telefone direto de Tondela. Nunca o tive. Dia 14, quando completar 5 meses de processo, vou ver se ligo pra lá.
Pra mim, LR so funciona dependendo de quem atende, e o fato das informações serem fidedignas ou não, também depende deste fato (e por consequencia, da boa vontade dessa pessoa). Infelizmente, como tudo na vida, nada nem todos são 100%.
Tomara que todos tenhamos mais sorte da próxima vez.
Fui registrado no mesmo dia e consta o nome completo do meu pai dos meus avós paternos corretamente!
Não consigo entender qual a necessidade de transcrever o casamento do meu pai e minha mãe. Podem me explicar melhor isso e como eu terei que fazer? Não tenho contato com minhas irmãs e nem com a outra mulher do meu pai!
Desde já, muito obrigado!
Como eh possível depois de 130 dias ainda estar em analise. Não acredito, nem que o serviço seja ruim nem que seja o melhor. Simplesmente não atualizam todos para a LR, nem enviam e-mails a todos, simples!!!
Observei na planilha que os processos de fevereiro já estão sendo vistos e tendo retorno!
Gostaria de saber se Arnaldo Rodrigues (Josué) que deu entrada no mesmo dia que o meu processo em 24/02 caiu em exigência para ser concluído ou já havia mandado a transcrição junto com o processo?! Por favor Arnaldo, qual o seu caso??
Obrigada!
Pelo que vi na tabela , os processos em geral estão demorando cerca de 140 dias. Convém atualizar a planilha para não criar falsas expectativas.
O processo da minha prima, por exemplo, é de 07/03 com previsão de conclusão na segunda, dia 05/07 mas Tondela ainda está com processos do final de fevereiro. Então o certo seriam mais 20 dias nessa conta, ou seja, para depois de 25/7.
Isso SE não houver atrasos por conta da redução de funcioários em função de férias nas CRC e aumento na demanda das Atribuições de Netos (numeração dos processos).
Portanto, @pessoALL, tenhamos calma porque está tudo dentro do "normal".
Uma dúvida, estando no Brasil consigo movimentar toda a documentação para enviar para CRC de Tondela, mas eles enviam para o Brasil o registro de nascimento e passaporte ou tenho que ir buscar?
Explicando
Minha mãe tem dupla cidadania minha irmã e sobrinha também. Elas tiraram pelo consulado do RJ já faz uns anos.
Dei entrada no meu processo de aquisição e casamento (atualmente divorciada) pois mudei o nome em Abril/16 e Maio/16 respectivamente e em Dez/16 recebi email do consulado me exigindo certidão de nascimento e rg com sinal publico e apostila Haia mas até o momento nada.
Perguntas:
Tenho problemas em abrir processo novamente por outro lugar?
Consigo parte de restituição do valor já pago pelo processo?
Obrigada!!!
Provavelmente vc não consiguira abrir o processo em outro local pq ja tem um processo em andamento no seu nome.. e com certeza vc nao tera restituiçao de nenhum valor ja pago.
O que te resta e suprir as exigencias e esperar.