Oi pessoal meu nome é Matheus,sou do Rio de Janeiro Sou neto de portugueses e estou querendo tirar minha nacionalidade portuguesa.
Sou novo aqui no fórum, tenho algumas duvidas, eu li bastante perguntas e respostas que me ajudaram muito consegui ate o assento da minha avó seguindo umas dicas de uma pergunta. Estou interessado em tirar minha nacionalidade portuguesa de inicio procurei um advogado que pelo o que me parece bem famoso por aqui também ele me cobrou 5 mil para tirar minha nacionalidade, depois procurei um despachante aqui no rio que me cobrou 3.800,00 pelo consulado e 4.800,00 direto por Portugal.
Então pesquisei e li bastante aqui no Fórum e tenho aprendido muito, espero que eu consiga tirar a minha nacionalidade sozinho assim como muitos aqui.
Minha situação é a seguinte : Sou Neto Paterno de Portugueses, que são casados em Portugal. Meu avô é falecido já e minha vô é viva ainda.
Documentos e informações que tenho ;
- Certidão de nascimento português da minha avó - Certidão de casamento português dos meus avos em Portugal - Certidão de nascimento do meu pai ( Filho ) - Certidão de nascimento minha ( Neto ) - Cartão cidadão Português da minha avó - Identidade Estrangeira da minha avó - Passaporte português da minha avó - Numero de assento da minha avó - Certidão de óbito do meu avô
não possuo a certidão de nascimento do meu avô, mas tenho informações retirada da certidão de casamento dos meu avos sobre meu avô, informações quais ;
- Nome completo do meu avô - Ano de nascimento - Freguesia e conselho de onde ele era - Filiação
Pelo o que eu li aqui no Fórum meu perfil se encaixa no Processo de naturalização Pois meu pai não fez a atribuição e nem está afim de fazer, então só me resta naturalização por Parte dos meus avos.
Minha duvida é a seguinte, Pois tem algumas informações que estão batendo conflito, informações quais ;
No site do consulado Português de SP eu li que só consigo a naturalização caso meu pai já esteja falecido, e aqui no fórum fala que consigo mesmo ele estando vivo e não querendo fazer a atribuição. Afinal qual a informação certa, consigo tirar mesmo se meu pai não tenha feito a atribuição e estando vivo ainda ..?
Li também sobre certidão de nascimento atualizada, o que significa isso ? como ja relatei meu avô é falecido, nesse caso preciso atualizar a certidão de nascimento da minha avô ?
Tenho que ter o documento dos 2 ou consigo tirar somente por minha avó que esta viva ?
Minha ultima dúvida,
Com esses documentos e informações que passei a vocês consigo tirar minha naturalização direto por Portugal ou me falta algum documento ainda ?
@Jandira ahahahahahhhaahhaha eu fiz aquisição por ser neto e minha mãe não quis a dela, na real não quis porque a grana tá curta e ela que tava bancando a minha
Senhores, alguém me esclarece uma divida: Pra efeito de pedido de nacionalidade, a pessoa que está solicitando e é separada (estado civil), volta a ser solteira ou deve apresentar outro estado civil? "separada" "divorciada" "desquitada". [???]
@Matheusvqz o site do consulado de são paulo fala isso o que eu achei estranho... o do RJ não fala essa questão de poder fazer só quando os pais já forem falecido. E enviando para portugal você pode fazer mesmo pulando uma geração. Não recomendam, falam que pode ser negado e atribuição é mais fácil, mas eu fiz o mesmo processo que você fará e entreguei na mão dos portugas e espero ter sorte. Caso você já tenha o número de assento do seu parente portugues, não precisa que você mande um documento, só indicar no requerimento as informações que eles pedem. Certidão de nascimento atualizada deve ser a de inteiro teor que eles pedem, você pede requerer no cartório onde você foi registrado. Com relação a documento fica faltando o antecedente criminal.
Como você postou aqui assumo que vá fazer por Tondela, segue os docs necessários: Documentos necessários: - Certidão de nascimento do português - Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada - Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada - Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório - Vale postal no valor de €250 e - certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português.
Certidões brasileiras --> apostilar e reconhecer firma de quem as assinou Certidão de antecedentes criminais --> apostilar Cópia do histórico escolar --> autenticar Cópia do RG --> autenticar Requerimento --> reconhecer assinatura por autenticidade em cartório
@Marcosalonso obrigada! Realmente já vi depoimentos de pessoas que foram pegas de surpresa com a carta da conservatória... ainda não liguei essa semana para a LR, mas semana passada estava para registo...
Sua mensagem ficou extensa demais. Se aceita um conselho, tire primeiro a atribuição de seu pai e depois tire a sua a partir dele.
No caso, de você tirar direto por seu avô, o processo fica mais complicado, mais custoso, e pode ser negado, pois é necessário que se comprove vínculo com a comunidade portuguesa.
Conversa com seu pai, diga que voce tomará a frente disso, a única coisa que ele precisará fazer é ir no cartório com você para assinar o formulário 1C.
Seus avós sendo casados em Portugal, já te diminui um processo que seria a transcrição de casamento deles. Seu avô estando falecido não muda o processo. Se foi o seu avô quem foi o declarante na certidão de nascimento do seu pai, siga o caminho por ele. Principalmente se foi o seu pai o declarante na sua certidão.
As certidões de nascimento dos requerentes (sua e seu pai) devem ser de inteiro teor, por cópia reprográfica com a firma de quem assina reconhecida (sinal público). Há um tópico no grupo, sobre certidão de inteiro teor.
Caso, decida realmente fazer direto pelo seus avós, esse não seria o tópico. Procure o tópico de AQUISIÇÃO.
@Matheusvqz Corro o risco de ser inconveniente, mas vou perguntar mesmo assim: você que está bancando os processos? Em caso positivo, porque seu pai não quer fazer a atribuição, uma vez que não fará nenhuma diferença na vida dele? Não dá para fazer um trabalho de convencimento? Diga a ele que a aquisição pode lhe ser negada, mas atribuição por meio dele é direito certo e líquido. Eu estou fazendo o processo de atribuição da minha mãe para beneficiar eu e minha irmã. Não ajuda em nada na vida dela a atribuição, mas também não prejudica. E como os filhos estão bancando tudo, o único trabalho dela foi nos acompanhar no cartório, uma hora apenas.
Também sou do Rio de Janeiro! Então, é o seguinte.. Minha mãe (filha do português) não fazia questão de tirar a nacionalidade portuguesa dela. Mas entendeu que seria a melhor opção pra mim e aceitou. O processo dela já está a caminho de Tondela. O problema da naturalização é que ela não é garantida, pode ser negada se você não comprovar uma 'ligação efetiva' com Portugal, o que não sabemos direito do que é, pois a lei é bastante subjetiva. O processo de naturalização é bem mais caro e mais burocrático também. O melhor caminho é, sem dúvida, a atribuição do seu pai e, em seguida, a sua. E você tem SORTE! Minha mãe (sendo mulher) precisará fazer um processo de transcrição de casamento (um processo à parte, custa quase o mesmo de uma atribuição), antes de eu mandar o meu processo de atribuição. No seu caso, seu pai (por ser homem), não precisará transcrever nada! Eu mesmo corri atrás das certidões da minha mãe, apostilei tudo, inclusive o RG dela, fui pessoalmente nos Correios, paguei o vale postal no nome dela e mandei o processo dela via EMS no nome dela. A ÚNICA coisa que ela teve de fazer foi ir no cartório onde tem firma para assinar presencialmente o formulário 1C. Não levou mais do que 2 minutos!! Sério, vale muito a pena! Seu pai não precisará se preocupar com nada. Estude bem a sua situação e verás que vale MUITO a pena. Muitos que fazem naturalização queriam ter a sorte que você tem.
E é possível SIM adquirir cidadania sem ter que dar entrada no consulado ou pagar altas fortunas ao Dr. Urubu.
Então gente vou seguir a orientação de vocês, vou fazer a atribuição do meu pai primeiro.
A questão com meu pai não é nada de mais, eu só não queria incomodar em questão de tempo e problemas que forem surgir e que ele tenha que resolve, e sim eu que vou arcar com as despesas.
Como disse vou segui a orientação de vocês e tirar a atribuição do meu pai. nessa caso tenho algumas duvidas, eu tiro pela mãe ou pelo pai dele ? no caso minha avó e meu avô, meu avô é falecido como já falei.
*Certidão de nascimento do meu pai quem foi o declarante foi meu avô *Minha certidão de nascimento quem foi o declarante foi meu Pai
Mãe ( minha avó ) : Tenho toda documentação dela - - Certidão de nascimento português - Certidão de casamento português dos meus avos em Portugal - Cartão cidadão Português da minha avó - Identidade Estrangeira da minha avó - Passaporte português da minha avó - Numero de assento da minha avó
Pai ( meu avô )" que é falecido " ( Que é declarante na certidão de nascimento do meu pai ) ( Não tenho muitos documentos sobre meu avô )
Tenho somente informações retirada da certidão de casamento em Portugal, informações quais ;
- Nome completo do meu avô - somente ano de nascimento - Freguesia e conselho de onde ele era - Filiação - Certidão de óbito
Então gente a situação é essa, minha duvida é ; tiro a atribuição do meu pai pela mãe ( que tenho todos os documentos ou pelo pai ( que não tenho muitos documentos e somente informações da certidão de casamento )
Eu li, mas a questão em fazer pelo meu avô a aquisição do meu pai é que não tenho a certidão de nascimento do meu avô, somente informações retirada da certidão de casamento sobre ele, a documentação completa tenho somente da minha avó
no meu ver fica mais fácil fazer pela minha avó pois tenho todos os documentos dela. documento do meu avô só tenho a de óbito e informações ( Nome Completo, ano que nasceu, Freguesia e Concelho de onde ele era e filiação )
com essas informações qual é a melhor forma de tirar a aquisição do meu pai ?
Quem não deseja ou não pode fazer o pedido de nacionalidade por atribuição, que é mais interessante, poderá requerer por aquisição, sem a necessidade de apresentar provas de ligação efetiva com Portugal, pelo menos na vigência da lei atual. A prova de conhecimento da língua portuguesa através de apresentação do histórico escolar não é uma dificuldade.
Pois é, acabei de receber um e-mail agora de Tondela. Tinha perguntado quais documentos necessários para a naturalização ( Avos para neto ) eles não pediram provas de ligação com Portugal, só pediram " Documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa (no caso do Brasil, conclusão de duas séries)" se não me engano estão falando do Diploma de ensino fundamental ( me me corrijam se eu estiver errado )
@Rebelo Então, não sei se Tondela irá aceitar. Mandei o meu antes de eles mandarem esses emails dizendo que só aceitam 1 processo por vez. Seria estranho devolverem os 2 processos pra cá pra eu enviar de novo mas dessa vez um só. Acho que os que já mandaram eles vão fazer, depois vão reter lá ou sei lá. Não faz muito sentido isso de devolverem os processos.
irei fazer a atribuição do meu pai para depois fazer a minha, vou segui a orientação de vocês. minha unica duvida agora é tirar a atribuição do meu pai pela minha avó ou pelo meu avô ? o que me faz ter essa duvida é que, não tenho certidão de nascimento do meu avô somente certidão de casamento dos meus avôs que tem informações sobre meu avô, (Nome completo, filiação, ano que nasceu, Freguesia e concelho que ele era ) e certidão de óbito Mas meu avô foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai e meu pai foi o declarante na minha certidão. por orientação do @Fabio Malta Montanha me indica tirar pelo meu avô, mas não tenho certidão de nascimento dele.
já a minha vó tenho todos os documentos
- Certidão de nascimento português - Certidão de casamento português dos meus avos em Portugal - Cartão cidadão Português da minha avó - Identidade Estrangeira da minha avó - Passaporte português da minha avó - Numero de assento da minha avó
E ai gente o que vocês me indicam, a atribuição do meu pai pela minha avó ou pelo meu avô ?
Você leu os documentos necessários no tópico pertinente? Não é necessário certidão de casamento dos seus avós se já houve a transcrição. Informe-se direto com o CRC onde sua vó está registrada. Também não é necessário certidão de óbito, passaporte, nem identidade dos seus avós, caso faça atribuição. Leia mais no tópico a respeito da atribuição.
Liguei hoje pra linha de registo e informaram que o processo do meu sogro, que foi enviado em setembro, foi concluído. porém ele ainda não recebeu nenhum e-mail de tondela dizendo que o mesmo foi concluído. E junto do processo dele eu mandei o da minha cunhada, e até agora ela n recebeu nenhum e-mail deles também.
O único e-mail que recebemos foi em outubro com o nr. do processo do meu sogro.
Mandei hoje um e-mail pra ctt para saber se o vale da minha cunhada foi resgatado.
Devo aguardar um pouco mais pra ver se eles mandam um e-mail com o nr. do processo da minha cunhada ou tento entrar em contato com eles?
Pessoal boas novas!!!!! Recebi o e mail da Clara Nogueira de Tondela com o número do meu assento!!! Uhuuuuuuu Quero agradecer a todos aqui do fórum que me ajudaram nesse longo processo ( eu comecei a buscar as certidões em Julho de 2016 kkkk) Foram várias mudanças ao longo desse período... tondela do nada começou a só aceitar certidoes repograficas, ponta delgada fechou para nacionalidade, apostila de haia... alguem lembra de mais algum? kkk
Meu processo 39xxx/2016 Enviei dia 01/10 Numerado dia 14/10 Transcrição de casamento dos meus pais finalizado dia 17/10 Atribuição concluída dia 17/10/2017
@PauloVilarinho já pode comemorar!!!! de amanhã não passa kkkkk
Estou fazendo a naturalização do meu avô e enviei para Tondela em novembro do ano passado toda a documentação. Antes de ontem porém recebi um ofício solicitando que no prazo de 20 dias eu enviasse novos documentos, tais como:
- Certidão de Nascimento de cópia reprográfica devidamente legalizada; - Novo requerimento com a assinatura reconhecida presencialmente e legalizado; - Certidão de baptismo original;
Vocês sabem informar o porquê dessa exigência? Eu mandei tudo isso anteriormente. O fato de não chegar lá em 20 dias pode ocasionar algum prejuízo para meu avô? Obrigado pela ajuda!
Pelo visto, eles encontraram erro nesses 3 documentos, por isso, exigiram que enviasse novamente. Acredito que você terá que enviar por Sedex urgente (ou prioritário, não tenho certeza do nome) que chegará por lá, antes desses 20 dias.
- Certidão de Nascimento de cópia reprográfica devidamente legalizada; - Deve ter mandando sem a reprografia do livro - Novo requerimento com a assinatura reconhecida presencialmente e legalizado; - No selo estava escrito que o reconhecimento fora feito por "AUTENTICIDADE"? - Certidão de baptismo original; - Não sei dizer, ao certo, talvez algum membro mais experiente do forum ajude, mas acho que Tondela, exige a certidão de batismo original (ou reconhecida) quando se trata de certidões anteriores a 1910.
De qualquer forma, responda ao email deles com o código de rastreio da nova remessa para que eles saibam que você já enviou e que está dependendo apenas dos Correios.
@lucasdbb acho estranho esse pedido, só uma coisa ql o numero do processo? Eu tbm fiz o de minha avó e sou o procurador dela e mandei dia 4/11/16, to no aguardo a diferença é que tinha feito a transcrição de Casamento dos pais de minha avó (com mãe Portuguesa) antes por Ponta Delgada, mas o q me preocupa é que mandei uma copia autenticada da certidão de batismo certificado, até agora não recebi nenhum email, o processo dela é 473xx/2016
@lucasdbb quando enviei meus docs pediram copia da certidão de baptismo, era de 1911, mas parece que passaram a exigir a certidão de baptismo original para nascidos antes de 1911.
Pelos correios, o EMS é o meio mais rápido, custa por volta R$ 120,00, há tb o DHL, acredito seja + rápido, não sei dizer valor.
Quanto ao prazo, acredito que se solicitar a eles um prazo maior para emissão e remessa de documentos aceitarão. É o caso de solicitar.
Tondela exige a certificação do registro anterior a 1911. Solicite ao Arquivo Distrital que o detém que envie diretamente à Conservatória de Tondela. O pagamento ao Arquivo Distrital é a parte chata, normalmente não aceitam vale postal.
Comentários
Sou neto de portugueses e estou querendo tirar minha nacionalidade portuguesa.
Sou novo aqui no fórum, tenho algumas duvidas, eu li bastante perguntas e respostas que me ajudaram muito consegui ate o assento da minha avó seguindo umas dicas de uma pergunta.
Estou interessado em tirar minha nacionalidade portuguesa de inicio procurei um advogado que pelo o que me parece bem famoso por aqui também ele me cobrou 5 mil para tirar minha nacionalidade, depois procurei um despachante aqui no rio que me cobrou 3.800,00 pelo consulado e 4.800,00 direto por Portugal.
Então pesquisei e li bastante aqui no Fórum e tenho aprendido muito, espero que eu consiga tirar a minha nacionalidade sozinho assim como muitos aqui.
Minha situação é a seguinte :
Sou Neto Paterno de Portugueses, que são casados em Portugal.
Meu avô é falecido já e minha vô é viva ainda.
Documentos e informações que tenho ;
- Certidão de nascimento português da minha avó
- Certidão de casamento português dos meus avos em Portugal
- Certidão de nascimento do meu pai ( Filho )
- Certidão de nascimento minha ( Neto )
- Cartão cidadão Português da minha avó
- Identidade Estrangeira da minha avó
- Passaporte português da minha avó
- Numero de assento da minha avó
- Certidão de óbito do meu avô
não possuo a certidão de nascimento do meu avô, mas tenho informações retirada da certidão de casamento dos meu avos sobre meu avô, informações quais ;
- Nome completo do meu avô
- Ano de nascimento
- Freguesia e conselho de onde ele era
- Filiação
Pelo o que eu li aqui no Fórum meu perfil se encaixa no Processo de naturalização
Pois meu pai não fez a atribuição e nem está afim de fazer, então só me resta naturalização por Parte dos meus avos.
Minha duvida é a seguinte, Pois tem algumas informações que estão batendo conflito, informações quais ;
No site do consulado Português de SP eu li que só consigo a naturalização caso meu pai já esteja falecido, e aqui no fórum fala que consigo mesmo ele estando vivo e não querendo fazer a atribuição. Afinal qual a informação certa, consigo tirar mesmo se meu pai não tenha feito a atribuição e estando vivo ainda ..?
Li também sobre certidão de nascimento atualizada, o que significa isso ?
como ja relatei meu avô é falecido, nesse caso preciso atualizar a certidão de nascimento da minha avô ?
Tenho que ter o documento dos 2 ou consigo tirar somente por minha avó que esta viva ?
Minha ultima dúvida,
Com esses documentos e informações que passei a vocês consigo tirar minha naturalização direto por Portugal ou me falta algum documento ainda ?
Espero que possam me ajudar
Caso você já tenha o número de assento do seu parente portugues, não precisa que você mande um documento, só indicar no requerimento as informações que eles pedem. Certidão de nascimento atualizada deve ser a de inteiro teor que eles pedem, você pede requerer no cartório onde você foi registrado.
Com relação a documento fica faltando o antecedente criminal.
Como você postou aqui assumo que vá fazer por Tondela, segue os docs necessários:
Documentos necessários:
- Certidão de nascimento do português
- Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
- Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
- Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório
- Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
- Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório
- Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório
- Vale postal no valor de €250
e
- certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português.
Certidões brasileiras --> apostilar e reconhecer firma de quem as assinou
Certidão de antecedentes criminais --> apostilar
Cópia do histórico escolar --> autenticar
Cópia do RG --> autenticar
Requerimento --> reconhecer assinatura por autenticidade em cartório
Sua mensagem ficou extensa demais.
Se aceita um conselho, tire primeiro a atribuição de seu pai e depois tire a sua a partir dele.
No caso, de você tirar direto por seu avô, o processo fica mais complicado, mais custoso, e pode ser negado, pois é necessário que se comprove vínculo com a comunidade portuguesa.
Conversa com seu pai, diga que voce tomará a frente disso, a única coisa que ele precisará fazer é ir no cartório com você para assinar o formulário 1C.
Seus avós sendo casados em Portugal, já te diminui um processo que seria a transcrição de casamento deles.
Seu avô estando falecido não muda o processo. Se foi o seu avô quem foi o declarante na certidão de nascimento do seu pai, siga o caminho por ele. Principalmente se foi o seu pai o declarante na sua certidão.
As certidões de nascimento dos requerentes (sua e seu pai) devem ser de inteiro teor, por cópia reprográfica com a firma de quem assina reconhecida (sinal público). Há um tópico no grupo, sobre certidão de inteiro teor.
Caso, decida realmente fazer direto pelo seus avós, esse não seria o tópico. Procure o tópico de AQUISIÇÃO.
De início, leia:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3283/primeira-vez-no-forum-comece-por-aqui#latest - Comece por aqui.
http://www.cidadaniaportuguesa.com/filhos/ - Caso decida fazer primeiro para seu pai, depois para você
http://www.cidadaniaportuguesa.com/netos/ - Caso queria seguir direto por seus avós
http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/ - aqui saberá quais os documentos necessita.
Abs,
Eu estou fazendo o processo de atribuição da minha mãe para beneficiar eu e minha irmã. Não ajuda em nada na vida dela a atribuição, mas também não prejudica. E como os filhos estão bancando tudo, o único trabalho dela foi nos acompanhar no cartório, uma hora apenas.
Também sou do Rio de Janeiro!
Então, é o seguinte.. Minha mãe (filha do português) não fazia questão de tirar a nacionalidade portuguesa dela. Mas entendeu que seria a melhor opção pra mim e aceitou. O processo dela já está a caminho de Tondela.
O problema da naturalização é que ela não é garantida, pode ser negada se você não comprovar uma 'ligação efetiva' com Portugal, o que não sabemos direito do que é, pois a lei é bastante subjetiva. O processo de naturalização é bem mais caro e mais burocrático também.
O melhor caminho é, sem dúvida, a atribuição do seu pai e, em seguida, a sua. E você tem SORTE! Minha mãe (sendo mulher) precisará fazer um processo de transcrição de casamento (um processo à parte, custa quase o mesmo de uma atribuição), antes de eu mandar o meu processo de atribuição. No seu caso, seu pai (por ser homem), não precisará transcrever nada!
Eu mesmo corri atrás das certidões da minha mãe, apostilei tudo, inclusive o RG dela, fui pessoalmente nos Correios, paguei o vale postal no nome dela e mandei o processo dela via EMS no nome dela. A ÚNICA coisa que ela teve de fazer foi ir no cartório onde tem firma para assinar presencialmente o formulário 1C. Não levou mais do que 2 minutos!!
Sério, vale muito a pena! Seu pai não precisará se preocupar com nada. Estude bem a sua situação e verás que vale MUITO a pena. Muitos que fazem naturalização queriam ter a sorte que você tem.
E é possível SIM adquirir cidadania sem ter que dar entrada no consulado ou pagar altas fortunas ao Dr. Urubu.
A questão com meu pai não é nada de mais, eu só não queria incomodar em questão de tempo e problemas que forem surgir e que ele tenha que resolve, e sim eu que vou arcar com as despesas.
Como disse vou segui a orientação de vocês e tirar a atribuição do meu pai.
nessa caso tenho algumas duvidas, eu tiro pela mãe ou pelo pai dele ? no caso minha avó e meu avô, meu avô é falecido como já falei.
*Certidão de nascimento do meu pai quem foi o declarante foi meu avô
*Minha certidão de nascimento quem foi o declarante foi meu Pai
Mãe ( minha avó ) :
Tenho toda documentação dela -
- Certidão de nascimento português
- Certidão de casamento português dos meus avos em Portugal
- Cartão cidadão Português da minha avó
- Identidade Estrangeira da minha avó
- Passaporte português da minha avó
- Numero de assento da minha avó
Pai ( meu avô )" que é falecido "
( Que é declarante na certidão de nascimento do meu pai )
( Não tenho muitos documentos sobre meu avô )
Tenho somente informações retirada da certidão de casamento em Portugal, informações quais ;
- Nome completo do meu avô
- somente ano de nascimento
- Freguesia e conselho de onde ele era
- Filiação
- Certidão de óbito
Então gente a situação é essa, minha duvida é ; tiro a atribuição do meu pai pela mãe ( que tenho todos os documentos ou pelo pai ( que não tenho muitos documentos e somente informações da certidão de casamento )
no meu ver fica mais fácil fazer pela minha avó pois tenho todos os documentos dela.
documento do meu avô só tenho a de óbito e informações ( Nome Completo, ano que nasceu, Freguesia e Concelho de onde ele era e filiação )
com essas informações qual é a melhor forma de tirar a aquisição do meu pai ?
Quem não deseja ou não pode fazer o pedido de nacionalidade por atribuição, que é mais interessante, poderá requerer por aquisição, sem a necessidade de apresentar provas de ligação efetiva com Portugal, pelo menos na vigência da lei atual. A prova de conhecimento da língua portuguesa através de apresentação do histórico escolar não é uma dificuldade.
Tinha perguntado quais documentos necessários para a naturalização ( Avos para neto )
eles não pediram provas de ligação com Portugal, só pediram " Documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa (no caso do Brasil, conclusão de duas séries)"
se não me engano estão falando do Diploma de ensino fundamental ( me me corrijam se eu estiver errado )
Se tu tens a possibilidade de fazer por atribuição, faça por atribuição.
Então, não sei se Tondela irá aceitar.
Mandei o meu antes de eles mandarem esses emails dizendo que só aceitam 1 processo por vez.
Seria estranho devolverem os 2 processos pra cá pra eu enviar de novo mas dessa vez um só.
Acho que os que já mandaram eles vão fazer, depois vão reter lá ou sei lá.
Não faz muito sentido isso de devolverem os processos.
Na verdade era uma dúvida minha mesmo, não peculiar ao meu caso.
Se os correios avisam caso o vale venha a caducar.
minha unica duvida agora é tirar a atribuição do meu pai pela minha avó ou pelo meu avô ?
o que me faz ter essa duvida é que, não tenho certidão de nascimento do meu avô
somente certidão de casamento dos meus avôs que tem informações sobre meu avô, (Nome completo, filiação, ano que nasceu, Freguesia e concelho que ele era ) e certidão de óbito Mas meu avô foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai e meu pai foi o declarante na minha certidão. por orientação do @Fabio Malta Montanha me indica tirar pelo meu avô, mas não tenho certidão de nascimento dele.
já a minha vó tenho todos os documentos
- Certidão de nascimento português
- Certidão de casamento português dos meus avos em Portugal
- Cartão cidadão Português da minha avó
- Identidade Estrangeira da minha avó
- Passaporte português da minha avó
- Numero de assento da minha avó
E ai gente o que vocês me indicam, a atribuição do meu pai pela minha avó ou pelo meu avô ?
Só me resta essa duvida agora, rs
Você leu os documentos necessários no tópico pertinente?
Não é necessário certidão de casamento dos seus avós se já houve a transcrição.
Informe-se direto com o CRC onde sua vó está registrada.
Também não é necessário certidão de óbito, passaporte, nem identidade dos seus avós, caso faça atribuição.
Leia mais no tópico a respeito da atribuição.
O único e-mail que recebemos foi em outubro com o nr. do processo do meu sogro.
Mandei hoje um e-mail pra ctt para saber se o vale da minha cunhada foi resgatado.
Devo aguardar um pouco mais pra ver se eles mandam um e-mail com o nr. do processo da minha cunhada ou tento entrar em contato com eles?
Recebi o e mail da Clara Nogueira de Tondela com o número do meu assento!!! Uhuuuuuuu
Quero agradecer a todos aqui do fórum que me ajudaram nesse longo processo ( eu comecei a buscar as certidões em Julho de 2016 kkkk) Foram várias mudanças ao longo desse período... tondela do nada começou a só aceitar certidoes repograficas, ponta delgada fechou para nacionalidade, apostila de haia... alguem lembra de mais algum? kkk
Meu processo 39xxx/2016
Enviei dia 01/10
Numerado dia 14/10
Transcrição de casamento dos meus pais finalizado dia 17/10
Atribuição concluída dia 17/10/2017
@PauloVilarinho já pode comemorar!!!! de amanhã não passa kkkkk
Estou fazendo a naturalização do meu avô e enviei para Tondela em novembro do ano passado toda a documentação. Antes de ontem porém recebi um ofício solicitando que no prazo de 20 dias eu enviasse novos documentos, tais como:
- Certidão de Nascimento de cópia reprográfica devidamente legalizada;
- Novo requerimento com a assinatura reconhecida presencialmente e legalizado;
- Certidão de baptismo original;
Vocês sabem informar o porquê dessa exigência? Eu mandei tudo isso anteriormente. O fato de não chegar lá em 20 dias pode ocasionar algum prejuízo para meu avô? Obrigado pela ajuda!
Pelo visto, eles encontraram erro nesses 3 documentos, por isso, exigiram que enviasse novamente.
Acredito que você terá que enviar por Sedex urgente (ou prioritário, não tenho certeza do nome) que chegará por lá, antes desses 20 dias.
- Certidão de Nascimento de cópia reprográfica devidamente legalizada; - Deve ter mandando sem a reprografia do livro
- Novo requerimento com a assinatura reconhecida presencialmente e legalizado; - No selo estava escrito que o reconhecimento fora feito por "AUTENTICIDADE"?
- Certidão de baptismo original; - Não sei dizer, ao certo, talvez algum membro mais experiente do forum ajude, mas acho que Tondela, exige a certidão de batismo original (ou reconhecida) quando se trata de certidões anteriores a 1910.
De qualquer forma, responda ao email deles com o código de rastreio da nova remessa para que eles saibam que você já enviou e que está dependendo apenas dos Correios.
Pelos correios, o EMS é o meio mais rápido, custa por volta R$ 120,00, há tb o DHL, acredito seja + rápido, não sei dizer valor.
Quanto ao prazo, acredito que se solicitar a eles um prazo maior para emissão e remessa de documentos aceitarão.
É o caso de solicitar.
Tondela exige a certificação do registro anterior a 1911. Solicite ao Arquivo Distrital que o detém que envie diretamente à Conservatória de Tondela. O pagamento ao Arquivo Distrital é a parte chata, normalmente não aceitam vale postal.