Olá pessoal, boa tarde! Acompanho esse tópico desde o inicio e apenas para atualizar e como o Luiz Cunha informou assustar um pouco, pois no mesmo dia foram numerados mais de 100 processos kkk. Segue os e-mails que recebi hj de Tondela, do meu sogro e da minha esposa. Porém o do meu sogro caiu em exigencia por causa do RG ser de 1976. Solicitei a eles se pode ser o CNH com filiação, uma vez q na cidade dele não ha poupatempo ou local para fazer a 2ª via (MG), porém não recebi informações ainda:
Dados do processo do meu sogro:
"Deu entrada a 09.01.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. – 13xx/17-SITPRO – VASCO PARDAL
DEVERÁ ENVIAR PARA CONCLUSÃO DO PROCESSO:
• Novo documento de identificação mais recente, visto que o que enviou é já de 1974. Caso não tenha deverá tirar novo e enviar novamente.
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada. No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário CRC de Tondela"
Dados do processo de atribuição da minha esposa:
Deu entrada a 09.01.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. – 13xx/17-SITPRO – KELLY PARDAL
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada. No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto.
Atentamente,
João Barros - Escriturário CRC de Tondela
Isso tudo para deixar mais nervoso e apreensivo. Estou indo atras da CNH apostilada por enquanto que eles não respondem. Visto que talvez, até eles responderem os documentos já cheguem em Portugal Vi comentarios que alguns conseguiram com a CNH, porém fico apreensivo mesmo assim, meu sogro nao tem passaporte brasileiro tambem. .)
E sobre os vales postais, fiz dois vales para cada processo (devido a divergencia na cotação do correio) e conforme informação do ctt - no dia de hoje, mesmo numerados os processos ainda não foram resgatados, uma vez que os primeiros vencem em 14/01 e os complementares em 26/01/2017, conforme informação do CTT.
Mesmo o processo da minha esposa tendo sido numerados, ele depende do meu sogro, acredito que aguardem toda a regularização da documentação.
***apenas informando, sobre esse envio do meu e-mail para Tondela, apenas respondi esse email deles solicitando um novo documento para que tenha documentado algo, assim que enviar os documentos novamente, caso eles aceitem a CNH. Pois, conforme orientado desde o inicio sobre não enviar emails a Tondela, isso não atrapalhe o andamento dos processos. Uma vez que os que serão atrapalhados, somos nós mesmos.
Com o relato da @Daniella, me parece que eles estão fazendo a feitura dos processos do final de Setembro. Ela mencionou que o processo dela, entrou para despacho no dia 07/11 e sexta passada dia 06/01, foi feito o registo. Dois meses para a assinatura do mesmo. O meu foi para despacho dia 07/12, se proceder o mesmo tempo da mais nova TUGA, tenho mais dois meses de espera, sendo assim irei perder a minha vaga de emprego. Uma coisa boa foi que a empresa me ligou hoje e disse que vai entrar em contato com a conservatória, para tentar acelerar o registo do meu processo.
Tenha fé que tudo dará certo no final, não consigo entender essa demora de dois meses para fazer o Registo. Está faltando bom senso da conservatório, uma vez que vc já mandou alguns e-mails com a informação de trabalho lá em Portugal.
Queria multo outras conservatórias como punta delgada e Tondela, que no início não levavam nem 1 mês para concluir o processo rsrs
É isso que eu não entendo a demora de dois meses. Enviei duas vezes para Tondela o email com a declaração e a proposta de trabalho e nada. Hoje a empresa me ligou e disse que vai tentar intervir junto a conservatória e vamos ver no que vai dar. Pelo que li aqui no fórum, tinha processo que levava 24 horas para ficar pronto, é claro que muitas coisas mudaram e uma enxurrada de processos chegaram e além disso as falsificações!!! Tomara que de certo!!!
Acredito que este assunto fuja um pouco do tópico, me desculpem.
Mas alguém sabe me informar se eu indo como turista, dar entrada presencialmente em Portugal, enquanto o processo de cidadania estiver em trâmite, posso permanecer em PT? Mesmo se o o prazo de 3 meses expirarem?
Na comunidade do face, a Déborah informou que sim, que posso permanecer enquanto o processo não for finalizado.
@Paulo Vilarinho, Realmente, vimos o exemplo do amigo que foi em ovar e quase virou português no mesmo dia, isso nos mostra que não é uma coisa de outro mundo fazer e concluir o processo de atribuição. Realmente eu acho que e falta de mão de obra e não é interresse deles gastarem mais dinheiro com funcionários, quem quiser q espere rsrs.
Por outro lado, fugir do Consulado e tudo de bom. Temos que levar em conta a alta demanda nos últimos anos devido à crise mundial,o brexit e a alta demanda dos indianos de Goa devido à facilidade para eles de solicitarem a cidadania.
Com tudo isso agradeço o fórum em ajudar a enviar direto para Tondela sem intermédio do Consulado Português do Rj Q o atendimento é uma porcaria.
@367XX - @Paulo Vilarinho entendo sua situação, tenta ir para Tondela, to quase fazendo a mesma coisa, se precisar tenho uns contatos de aluguel em acomodações boas e baratas na região, eu to decidindo hoje se vou até dia 30, fale comigo em privado busque no Facebook Jairo Duarte. Ok podemos nos ajudar.
Conforme informei na pagina anterior, no dia 09.01.2017, recebi um e-mail da Conservatoria de Tondela do Sr. João Barros, onde informa que será necessário o novo envio de um documento de identificação, pois o que enviei do meu sogro é muito antigo (1976). Parece que pelo que lemos em vários lugares, o documento de identidade não tem validade, porém consta recomendações que deve se manter o mesmo com no máximo 10 anos após expedido. O da minha esposa não tive problemas (expedido em 2009), porém o processo dela depende da finalização do processo do meu sogro. EU acho o melhor - minha opinião, enviar o documento atualizado ou passaporte válido com filiação.
@Jandira, o @Willian tem razão, em ocasião de renovar meu passaporte brasileiro, Receita Federal recusou-se aceitar meu RG, com mais de 10 anos de emissão. De acordo com funcionária esse é o prazo de validade, embora não haja indicação desta validade no documento.
Bom dia!!! Informo que o seu processo foi concluído com sucesso, tem o número de assento 5xx/2016 da CRcentrais. Solicito o envio de morada completa para enviar a certidão q que tem direito.
Cumprimentos
Clara Nogueira
Processo recebido em Tondela 15/11. Processo numerado 29/11. Exigências enviadas 12/12. Finalizado 10/01.
O número do processo é o 471XX, não acho que eles seguem linearmente se não o seu seria finalizado antes do meu. Acho que os processos com documentos de mais fácil análise são finalizados primeiro.
Pessoal, eu não arriscaria mandar RGs antigos. Há 3 anos fui fazer o meu passaporte aqui no RJ e o meu RG foi expedido em 1998, informaram que eu deveria fazer um novo RG. RG não tem validade, porém creio que seja interessante fazer novos RGs para evitar problemas.
@Rodrigo, também acho!! Agora o do meu filho era tão simples!! Eu portuguesa, com casamento averbado em Ovar, atribuição em Ovar. Não caiu em exigencia!! Estranho
@Maria Adelaide no caso ali a minha numeração é o número de processo me expressei mal , mas segundo a LR esta a trabalhar esta para despacho , perguntei o que é despacho? segundo a atendente ela entendi que despacho e analise foi o que ela me falou a uma hora atras.
Comentários
Número assustador!
http://www.tsf.pt/sociedade/interior/milhares-de-goeses-pediram-nacionalidade-portuguesa-para-ir-para-o-reino-unido-5594334.html
Acompanho esse tópico desde o inicio e apenas para atualizar e como o Luiz Cunha informou assustar um pouco, pois no mesmo dia foram numerados mais de 100 processos kkk. Segue os e-mails que recebi hj de Tondela, do meu sogro e da minha esposa. Porém o do meu sogro caiu em exigencia por causa do RG ser de 1976. Solicitei a eles se pode ser o CNH com filiação, uma vez q na cidade dele não ha poupatempo ou local para fazer a 2ª via (MG), porém não recebi informações ainda:
Dados do processo do meu sogro:
"Deu entrada a 09.01.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. – 13xx/17-SITPRO – VASCO PARDAL
DEVERÁ ENVIAR PARA CONCLUSÃO DO PROCESSO:
• Novo documento de identificação mais recente, visto que o que enviou é já de 1974. Caso não tenha deverá tirar novo e enviar novamente.
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
CRC de Tondela"
Dados do processo de atribuição da minha esposa:
Deu entrada a 09.01.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. – 13xx/17-SITPRO – KELLY PARDAL
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
CRC de Tondela
Isso tudo para deixar mais nervoso e apreensivo. Estou indo atras da CNH apostilada por enquanto que eles não respondem. Visto que talvez, até eles responderem os documentos já cheguem em Portugal Vi comentarios que alguns conseguiram com a CNH, porém fico apreensivo mesmo assim, meu sogro nao tem passaporte brasileiro tambem. .)
E sobre os vales postais, fiz dois vales para cada processo (devido a divergencia na cotação do correio) e conforme informação do ctt - no dia de hoje, mesmo numerados os processos ainda não foram resgatados, uma vez que os primeiros vencem em 14/01 e os complementares em 26/01/2017, conforme informação do CTT.
Mesmo o processo da minha esposa tendo sido numerados, ele depende do meu sogro, acredito que aguardem toda a regularização da documentação.
Bastante nervoso com isso
Só para conhecimento,
Liguei hoje na LR e o processo está para Registo.
Com o relato da @Daniella, me parece que eles estão fazendo a feitura dos processos do final de Setembro. Ela mencionou que o processo dela, entrou para despacho no dia 07/11 e sexta passada dia 06/01, foi feito o registo. Dois meses para a assinatura do mesmo. O meu foi para despacho dia 07/12, se proceder o mesmo tempo da mais nova TUGA, tenho mais dois meses de espera, sendo assim irei perder a minha vaga de emprego. Uma coisa boa foi que a empresa me ligou hoje e disse que vai entrar em contato com a conservatória, para tentar acelerar o registo do meu processo.
Tenha fé que tudo dará certo no final, não consigo entender essa demora de dois meses para fazer o Registo. Está faltando bom senso da conservatório, uma vez que vc já mandou alguns e-mails com a informação de trabalho lá em Portugal.
Queria multo outras conservatórias como punta delgada e Tondela, que no início não levavam nem 1 mês para concluir o processo rsrs
É isso que eu não entendo a demora de dois meses. Enviei duas vezes para Tondela o email com a declaração e a proposta de trabalho e nada. Hoje a empresa me ligou e disse que vai tentar intervir junto a conservatória e vamos ver no que vai dar. Pelo que li aqui no fórum, tinha processo que levava 24 horas para ficar pronto, é claro que muitas coisas mudaram e uma enxurrada de processos chegaram e além disso as falsificações!!!
Tomara que de certo!!!
Acredito que este assunto fuja um pouco do tópico, me desculpem.
Mas alguém sabe me informar se eu indo como turista, dar entrada presencialmente em Portugal, enquanto o processo de cidadania estiver em trâmite, posso permanecer em PT? Mesmo se o o prazo de 3 meses expirarem?
Na comunidade do face, a Déborah informou que sim, que posso permanecer enquanto o processo não for finalizado.
Obrigado!
Veja tópicos relacionados ao seu caso...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5833/meu-relato-acerca-do-processo-de-atribuicao-pessoalmente-no-porto#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4915/atribuicao-para-filhos-menores-reagrupamento-familiar-marido/p1
Realmente, vimos o exemplo do amigo que foi em ovar e quase virou português no mesmo dia, isso nos mostra que não é uma coisa de outro mundo fazer e concluir o processo de atribuição. Realmente eu acho que e falta de mão de obra e não é interresse deles gastarem mais dinheiro com funcionários, quem quiser q espere rsrs.
Por outro lado, fugir do Consulado e tudo de bom. Temos que levar em conta a alta demanda nos últimos anos devido à crise mundial,o brexit e a alta demanda dos indianos de Goa devido à facilidade para eles de solicitarem a cidadania.
Com tudo isso agradeço o fórum em ajudar a enviar direto para Tondela sem intermédio do Consulado Português do Rj Q o atendimento é uma porcaria.
Conforme informei na pagina anterior, no dia 09.01.2017, recebi um e-mail da Conservatoria de Tondela do Sr. João Barros, onde informa que será necessário o novo envio de um documento de identificação, pois o que enviei do meu sogro é muito antigo (1976). Parece que pelo que lemos em vários lugares, o documento de identidade não tem validade, porém consta recomendações que deve se manter o mesmo com no máximo 10 anos após expedido. O da minha esposa não tive problemas (expedido em 2009), porém o processo dela depende da finalização do processo do meu sogro. EU acho o melhor - minha opinião, enviar o documento atualizado ou passaporte válido com filiação.
De acordo com funcionária esse é o prazo de validade, embora não haja indicação desta validade no documento.
Chegou em Tondela 26.10 numerado 16.11 449xx/16 - ainda em Analise.....
Email de Tondela:
Bom dia!!!
Informo que o seu processo foi concluído com sucesso, tem o número de assento 5xx/2016 da CRcentrais.
Solicito o envio de morada completa para enviar a certidão q que tem direito.
Cumprimentos
Clara Nogueira
Processo recebido em Tondela 15/11.
Processo numerado 29/11.
Exigências enviadas 12/12.
Finalizado 10/01.
O número do processo é o 471XX, não acho que eles seguem linearmente se não o seu seria finalizado antes do meu. Acho que os processos com documentos de mais fácil análise são finalizados primeiro.
Há 3 anos fui fazer o meu passaporte aqui no RJ e o meu RG foi expedido em 1998, informaram que eu deveria fazer um novo RG.
RG não tem validade, porém creio que seja interessante fazer novos RGs para evitar problemas.
segundo a atendente ela entendi que despacho e analise foi o que ela me falou a uma hora atras.
Processo da minha mãe 40xxx/16, não caiu em exigência e outros processos com número bem maior sendo finalizado primeiro. Kkkkkkkk
O do filho da @M Adelaide chegou antes do processo da minha mãe e tb nada.
Mistérios rsrs