Alguém sabe se o vale postal é resgatado assim que o processo chega lá? Porque eu mandei o processo do meu sogro e da filha dele juntos...porém o do meu sogro ainda não foi concluído... Liguei pra lá, o dele já foi aprovado e está para registro ainda. Só depois q o dele for concluído que vão dar entrada no da filha dele...
Enviei o processo no dia 23/09, chegou lá 11/10 e o processo foi numerado no dia 17/10... se eles forem descontar o vale somente na data que o processo da minha cunhada for numerado e não da chegada dele lá, o mesmo já teria perdido a validade.
@Rafael Freitas, normalmente o vale é sacado assim que o processo eh numerado. Para confirmar se o vale foi sacado preencha o formulário do link abaixo com os dados do vale postal emitido:
Boa tarde!! Preciso da ajuda de vcs..... Sou filha de mãe portuguesa , já falecida, com pai brasileiro , também já falecido. Estou tentando dar entrada na minha atribuição portuguesa. Depois de muita pesquisa aqui e junto a conservatória de Tondela, juntei todos os documentos exigidos e enviei para Tondela. Enviei os documentos e o VP todos no dia 02/12/16 e no dia 21/12/2016 recebi todos os documentos de volta, com uma carta assinada pela Conservadora Ana margarida Borges da Silva Leon, informando que estavam devolvendo todo material, pois " se veio a concluir que a maternidade não foi estabelecida na menoridade,..." . Bom, detalhes do meu caso: meus não foram casados no papel, meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento, e por fim em nasci em 21/03/1968 e a certidão foi emitida em 05/03/1969 , ou seja, com menos de um ano do meu nascimento. Não seria essa a regra , que tem que ter menos de um ano do declarante, na certidão de nascimento. Quem puder me ajudar, para eu entender o que a Conservadora quis dizer quando informou que a maternidade não foi estabelecida na menoridade ? Vale eu questionar isso em Tondela? Me ajudem, pfv !! Obrigada .
@Monica, o que se entende por reconhecimento de paternidade é a declaração na certidão de nascimento. No caso do meu filho, por exemplo, como na época do nascimento dele eu e a mãe dele não éramos casados foi necessário que os dois fossem declarantes da certidão, pois não podia assinar pela minha "esposa". No entanto foi aceito por Tondela, eu sendo, português, também o declarante da certidão de nascimento. No seu caso, o declarante é seu pai, Brasileiro, portanto o progenitor português não era casado nem o declarante, portanto segundo as leis portuguesas não há declaração de maternidade por parte de sua mãe. Você pode tentar alguma coisa na justiça, mas fere o principio da lei portuguesa para a atribuição ( nota minha: No Brasil é igual).
@Mônica Aline Oliveira, complementando o que @Luiz AG disse, seu processo não foi aceito, porque não existe o estabelecimento da maternidade em sua certidão de nascimento. Como a portuguesa não era casada, e nem declarante na sua certidão, a simples menção do nome dela não é suficiente. Nestes casos é comum que os dois sejam declarantes no nascimento do filho (a). O que pode tentar fazer, é juntar ao processo outros documentos que comprovem a ligação materna, como reuniões de escolas por exemplo, e assim comprovar a maternidade de outra forma. Isso pode demandar processo judicial.
Recebido mais uma email de Tondela, me informando a mesma coisa da dá semana passada. Só que veio uma informação a mais.... De que todos os processos que foram entregues em outubro, serão concluídos até o final deste mês!!!
- Cópia simples do Assento de nascimento do português - Certidão de nascimento de inteiro Teor do conjugue estranheiro com firma reconhecida e apostilada - Certidão de Casamento de Inteiro Teor com firma reconhecida e apostilada - Cópia autenticada do Documento de Identificação do requerente - Formulário de Transcrição preenchido e com firma reconhecida por autenticidade - Vale Postal de 120 Euros
Coloque os documentos para atribuição em 1 envelope e os documentos para transcrição em outro envelope. Junte os 2 envelopes e coloque no envelope proprio que os correios irão te fornecer
Boa tarde, turma. Hoje liguei pra LR e meu processo de atribuição enviado em 01.12.16 foi numerado 50xxx, penso que não houve pendencia / exigencia, agora é aguardar para prosseguir com o processo seguinte. Tim tim
@367xx - @Paulo Vilarinho - Sério que você recebeu um email com essa mensagem ? isso é para glorificar de pé igreja. Puxa vida que noticia Paulo, Deus nos ajude.....
Muito obrigada Maria, Eu não terei a cópia do assento do meu nascimento pois estarei fazendo junto com a atribuição, preciso realmente do assentamento pois nesse caso teria q esperar sair a atribuição para depois fazer a transcrição, posso fazer sem ter o assento?
Sinceramente não sei........ já é a segunda vez que recebo um email de tondela em uma semana!!! Sendo que este....veio com essa nova informação..... que na verdade já tinham postado aqui no forum!!!! Agora o pq de eu receber o email e outras pessoas não....... não sei dizer!!!! Qdo chegou a documentação do seu Filho?
@Paulo Vilarinho, vou comemorar muito!! Meu filho está precisando muiiiiito do passaporte portugues, ele ja está morando na europa, Inglaterra. Essa cidadania vai ser muito importante!!! Ja perdeu um bom emprego por nao ter esse passaporte. Alem de ser muito importante o resgate da nossa origem. Na torcida!!! Com certeza todos esses de outubro receberão ate sexta a tão sonhada cidadania!!
Olá, enviei para Tondela no mesmo envelope atribuição do meu sogro, marido e do meu filho menor. Toda documentação chegou em Tondela no dia 23/12, nesse mesmo dia recebi um e-mail me informando que ambos vale postal foram com o valor de 166,00 euros, no e-mail falaram para eu completar o valor ou fazer um novo vale, fiz mais dois vales de 10 euros no próprio dia 23, mandei as informações e comprovantes por e-mail, e não tive mais respostas. Tem necessidade de mandar as cópias do vale postal por ems ? Como posso verificar se chegou o valor correto lá em Portugal, meus comprovantes só tem valor em real, ainda não consegui entender como faltou dinheiro. Obrigada !
Heloisa, ultimamente tem acontecido isso de os vales chegarem lá com valores menores, a diferença é sempre pequena assim. O último que eu mandei, chegou lá faltando 6,66 euros! Se não te contactaram ainda, é porque não houve necessidade e o vale complementar chegou.
Estou com uma duvida que aparentemente é simples, mas não encontro a resposta concreta aqui no blog.
Estou com toda a documentação para atribuição do meu pai que é filho de português, e depois de fazer a dele quero fazer a minha, tanto meu pai como meu avô casaram no brasil, é preciso transcrever o casamento de algum dos dois para eu conseguir minha atribuição?
OBS: Enviarei a documentação para Tondela. OBS: Minha mãe não tem interesse na cidadania.
Bom dia pessoal, vcs tem me ajudado muito, porém lendo alguns comentários acima, tive a seguinte duvida O processo de atribuição da minha mãe esta para ser concluído, para dar entrada na minha, ai esta a duvida: O declarante da minha certidão foi meu pai, pois minha mae estava na maternidade, eles não são casados, em minha identidade consta minha mãe que será a portuguesa, terei algum problema, e se tiver como faço? obs :na minha identidade tem filiação na minha certidão de casamento tb tem filiação da minha mãe.
@Rennan Duarte, como os ascendentes são homens, Tondela não exige a transcrição dos casamentos (por enquanto). Terá de enviar um processo de cada vez.
@Matheus Diniz, não necessariamente. O VP é sacado assim que o processo começa a ser analisado. Quando analisarem os documentos, pode haver exigência. Mas se eles foram sacados e não entraram em contato, não precisa se preocupar quanto a isso.
@Verônica Vieira, se sua certidão for lavrada com menos de um ano de vida, presume-se a maternidade, mas como sua mãe não é casada, e nem declarante, pode ser que tenha problemas. Se tiver, terá de entrar na justiça portuguesa. Sua mãe terá de fazer algo para reconhecer a maternidade retroativa a data de seu nascimento (digo isso, pois a maternidade tem de ser estabelecida na menoridade), e homologar isso na justiça portuguesa. Depois poderá proceder a sua atribuição. Eu não sei se é possível fazer esse reconhecimento por averbação na certidão de nascimento. Melhor aguardar alguém com mais experiência nisso.
Tbm estou precisando pelo menos do meu assento, até o final de Janeiro. Caso isso não aconteça vou perder uma ótima oportunidade. Eu gosto qdo o @Fabiano, fala que algo vai acontecer...... Semana passada logo depois do meu desabafo, ele postou uma palavra de força e depois chegou email. Então vamos esperar que teremos novidades com certeza!!!
Comentários
Se Deus quiser. Só em saber q está aprovado já d ótimo. Quanto tempo está para registo?
1- problema nenhum
2- terá que transcrever
Enviei o processo no dia 23/09, chegou lá 11/10 e o processo foi numerado no dia 17/10... se eles forem descontar o vale somente na data que o processo da minha cunhada for numerado e não da chegada dele lá, o mesmo já teria perdido a validade.
Alguém pode me tirar essa dúvida?
normalmente o vale é sacado assim que o processo eh numerado. Para confirmar se o vale foi sacado preencha o formulário do link abaixo com os dados do vale postal emitido:
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
No seu caso, o declarante é seu pai, Brasileiro, portanto o progenitor português não era casado nem o declarante, portanto segundo as leis portuguesas não há declaração de maternidade por parte de sua mãe.
Você pode tentar alguma coisa na justiça, mas fere o principio da lei portuguesa para a atribuição ( nota minha: No Brasil é igual).
O que pode tentar fazer, é juntar ao processo outros documentos que comprovem a ligação materna, como reuniões de escolas por exemplo, e assim comprovar a maternidade de outra forma. Isso pode demandar processo judicial.
Recebido mais uma email de Tondela, me informando a mesma coisa da dá semana passada. Só que veio uma informação a mais.... De que todos os processos que foram entregues em outubro, serão concluídos até o final deste mês!!!
Abcs
- Certidão de nascimento de inteiro Teor do conjugue estranheiro com firma reconhecida e apostilada
- Certidão de Casamento de Inteiro Teor com firma reconhecida e apostilada
- Cópia autenticada do Documento de Identificação do requerente
- Formulário de Transcrição preenchido e com firma reconhecida por autenticidade
- Vale Postal de 120 Euros
Coloque os documentos para atribuição em 1 envelope e os documentos para transcrição em outro envelope.
Junte os 2 envelopes e coloque no envelope proprio que os correios irão te fornecer
@Jairo Duarte, de joelho!!! kkkkkkkk
Eu não terei a cópia do assento do meu nascimento pois estarei fazendo junto com a atribuição, preciso realmente do assentamento pois nesse caso teria q esperar sair a atribuição para depois fazer a transcrição, posso fazer sem ter o assento?
Sinceramente não sei........ já é a segunda vez que recebo um email de tondela em uma semana!!! Sendo que este....veio com essa nova informação..... que na verdade já tinham postado aqui no forum!!!! Agora o pq de eu receber o email e outras pessoas não....... não sei dizer!!!! Qdo chegou a documentação do seu Filho?
@Jairo,
Com a glória de Deus...... iremos comemorar este final de ano!!!!
Iremos comemorar este final de ano. O meu chegou lá dia 19/10 e foi numerado dia 28/10.
Vamos ter fé em Deus!!!!
Na torcida!!!
Com certeza todos esses de outubro receberão ate sexta a tão sonhada cidadania!!
Está quase lá!!!.....Logo terão boas novas!
Que liiiinda notícia!!!! Estamos ansiosos, torcendo muito! Vamos! Quem sabe teremos novidades excelentes!
Se não te contactaram ainda, é porque não houve necessidade e o vale complementar chegou.
Estou com uma duvida que aparentemente é simples, mas não encontro a resposta concreta aqui no blog.
Estou com toda a documentação para atribuição do meu pai que é filho de português, e depois de fazer a dele quero fazer a minha, tanto meu pai como meu avô casaram no brasil, é preciso transcrever o casamento de algum dos dois para eu conseguir minha atribuição?
OBS: Enviarei a documentação para Tondela.
OBS: Minha mãe não tem interesse na cidadania.
Obrigado pela ajuda.
Pergunto isso porque fiz dois processos de atribuicao, sendo um meu e um do meu pai, mas os dois vales postais eu fiz no meu nome.
Sera que vai dar problema?
O processo de atribuição da minha mãe esta para ser concluído, para dar entrada na minha, ai esta a duvida:
O declarante da minha certidão foi meu pai, pois minha mae estava na maternidade, eles não são casados, em minha identidade consta minha mãe que será a portuguesa, terei algum problema, e se tiver como faço?
obs :na minha identidade tem filiação na minha certidão de casamento tb tem filiação da minha mãe.
Terá de enviar um processo de cada vez.
@Matheus Diniz, não necessariamente. O VP é sacado assim que o processo começa a ser analisado. Quando analisarem os documentos, pode haver exigência.
Mas se eles foram sacados e não entraram em contato, não precisa se preocupar quanto a isso.
@Verônica Vieira, se sua certidão for lavrada com menos de um ano de vida, presume-se a maternidade, mas como sua mãe não é casada, e nem declarante, pode ser que tenha problemas. Se tiver, terá de entrar na justiça portuguesa.
Sua mãe terá de fazer algo para reconhecer a maternidade retroativa a data de seu nascimento (digo isso, pois a maternidade tem de ser estabelecida na menoridade), e homologar isso na justiça portuguesa. Depois poderá proceder a sua atribuição.
Eu não sei se é possível fazer esse reconhecimento por averbação na certidão de nascimento. Melhor aguardar alguém com mais experiência nisso.
Tbm estou precisando pelo menos do meu assento, até o final de Janeiro. Caso isso não aconteça vou perder uma ótima oportunidade. Eu gosto qdo o @Fabiano, fala que algo vai acontecer...... Semana passada logo depois do meu desabafo, ele postou uma palavra de força e depois chegou email. Então vamos esperar que teremos novidades com certeza!!!