Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1114115117119120454

Comentários

  • @hector costa, na torcida!
  • boa noite pessoal, estou lendo sobre enviar via tondela, não achei um passo a passo para isso, estou meia perdida, pois o processo da minha mãe foi feito via consulado do RJ, esta para sair a cidadania dela, gostaria de fazer a minha por tondela, alguem poderia me ajudar com um check-list ou me indicar onde devo pesquisar a cerca de documentos e passo a passo para abrir o processo por lá?
    desde ja muito obrigado, esse fórum é magnífico...
  • @Theresa Lima boa noite. Enviei minha atribuicao em 01.12.16 e assim que concluido, iria mandar meu ''casamento'' junto com nascimento da minha '' filha maior de 18 anos. Nesse caso pode enviar os 2 juntos? Um feliz Final de Natal a todos da comunidade, eu fiz questão de vinho Portugues e bacalhau. rsrsrsr

  • @Verônica Vieira

    OS PROCESSOS NÃO DEVEM SER ENVIADOS EM SIMULTÂNEO: SÓ DEPOIS DE CONCLUÍDO O PROCESSO DO PROGENITOR DEVERÁ SER REMETIDO O PROCESSO DO FILHO.

    Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:

    - formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura;

    - certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;

    -cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;

    - indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);

    A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

    Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.


    O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:

    Conservatória do Registo Civil de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela
  • Estou orientando minhas primas para atribuiçao mas li em algum lugar que Tondela está exigindo certidao original do progenitor portugues.
    Isso procede, ou pode ser enviada copia simples ou apenas o preenchimento dos dados corretamente no 1C ?
    Agradeço.
  • @Katia Gonzaga
    Eu enviei cópia simples, assim como eles pediram:
    "- indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);"
    Pelo o que me foi informado se você enviar a cópia simples não precisa responder no formulário 1c os dados de nascimento do progenitor português. Só marcar se é mãe ou pai o português, caso você não tenha a cópia aí sim você precisa responder todas as partes relacionadas ao progenitor.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado December 2016
    @Katia Gonzaga e @Carolina Castilho

    Veja no email que quando Tondela se refere a "certidão de registo de batismo se tiver nascido antes de 5 depois outubro de 1910" quer dizer o assento certificados pelo arquivo distrital. Não aceitam nem a cópia autenticada. Querem a original.
  • Jairo mandei e mail pra algumas conservatorias pra testar se fazem a nacionalidade poucas me responderam dizendo que nao fazem, tem alguma sugestao ?
  • @Mariza e @Carolina...muito obrigada.
    Entao foi isso que li e me confundiu..
    No caso em questão como foi após 1910 se nao há necessidade farei como fiz o meu, apenas preenchendo o 1C.
    Feliz Ano Novo pra vocês.


  • @Luiz Henrique, tenho não vamos ver se alguém aparece com alguma na semana que vem, creio que com tudo que aconteceu neste fim de ano em Tondela, devem surgir algumas alternativas.
  • Pessoal, Bom dia!

    Sou novo no fórum e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Meu avô materno é português e vivo e inha mãe também é viva. Eu já sou maior de idade. Pretendo fazer o processo via Tondela e gostaria de confirmar a documentação necessária e se esta Conservatória ainda está realizando os processos. Farei por atribuição, primeiro o processo da minha mãe e em seguida o meu. Pelo que pude ler, preciso dos seguintes documentos para o processo da minha mãe:

    1 - Formulário 1C com assinatura reconhecida. ( esta assinatura deve ser reconhecida no Consulado ou cartório?)
    2 - Certidão de nascimento de minha mãe de inteiro teor apostilada. (Sendo apostilada, existe necessidade de ir ao consulado validar?)
    3 - Cópia autenticada da identidade de minhã mãe comprovando a filiação, também apostilada.(Sendo apostilada, existe necessidade de ir ao consulado validar?)
    4 - Cópia simples da certidão de nascimento do meu avô português.

    Agradeço a quem puder responter!


  • Bom dia @Lucas.
    A partir de 14/08 quando passou a vigorar a Convenção de Haia, não se legalizam mais documentos no Consulado, mas vc deve apostilhá-los nos cartórios credenciados pelo CNJ.

    1- No cartório onde vc possui firma fará o reconhecimento de firma por autenticidade no formulário 1C ( vc data e assina na frente do funcionário do cartório) e observe se na etiqueta está escrito AUTENTICIDADE.
    2 - certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada no cartório
    3 - cópia autenticada do RG ou passaporte modelo novo onde conste filiação apostilado no cartório
    4 - Sim

  • @Katia, muito obrigado! E depois da juntada desses documentos, é só enviar para Tondela, correto? Sabe me informar, por favor, se eles estão realizando os processos? Pelo que eu li, estão demorando mais.
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado December 2016
    Oi @Lucas...
    Sim, pode enviar para Tondela com o vale postal de 175 euros ( finalidade: manutenção de residente).

    Na verdade todas as conservatórias estão demorando um pouco mais do que estávamos acostumados pois agora a demanda tem sido bem maior já que nós acabamos multiplicando a informação de sua eficiência para parentes e amigos, mas ainda acho que é a mais rápida e no mais tardar em 3 ou 4 meses você terá a o assento em mãos.

    Lembrando que Tondela não aceita mais de um processo da mesma linha de descendência portanto vc deve enviar o da tua mãe e somente após ter o número do assento dela, vc deverá enviar o teu. Certifique-se se não será necessário fazer também transcrição de casamento de seus pais.

    O vale postal deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
    Conservatória do Registo Civil de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela

    Boa sorte !
  • Boa tarde!
    Estou com todos so dctos para a atribuicao de minna mãe ,filha de portugues declarante do nascimento. Preciso transcrever o casa mento de meus pais para fazer futuramente a minha atribuicao?? Gostaria de enviar a atribuicao e a transcricao juntos mas nao consegui ainda a certidao de nascimento do meu pai...
  • Obrigada Carolina
    Sobre a atribuição já estou esclarecida porém tenho ainda dúvidas, se poder me ajudar ficarei muito grata.
    1- quais documentos são necessários para solicitar o processo de minha transcrição de casamento?
    2 - como faço pra enviar junto o pedido de pedido de atribuição e transcrição?
    Mais uma vez muito obrigado....
    Feliz ano novo...
  • Boa tarde a todos,
    Estou fazendo o processo de atribuição da avó (filha de português) de minha esposa.
    Após longos meses num processo de retificação de documentos terei todos em mãos nesta semana para enviar a Portugal.
    Como também terei que fazer a transcrição do casamento dos avós para passar às gerações seguintes, vocês acham que devo enviar todos os documentos (atribuição da avó + transcrição de casamento) para Tondela?
    Ou seria melhor enviar somente a atribuição a Tondela e depois fazer a transcrição do casamento em Ponta Delgada (já que e mais rápida e menos exigente)?
    Caso envie tudo para Tondela é obrigatório ter a reprográfica da cert. de casamento e nascimento do avô brasileiros? Ou a inteiro teor apostilada serve?
    O que recomendam?
  • @carlosr

    Prezado,

    Existe uma informação da Thereza moderadora do grupou que:

    "Tondela agora não aceita mais de um processo na mesma linha de descendência. Assim, é necessário que o processo do(a) progenitor(a) esteja concluído para se enviar o processo do(a)s filho(a)s."

    A transcrição de casamento tondela estava aceitando certidão de casamento e nascimento de inteiro teor.
  • @Ribeiro

    Sei da limitação a uma geração. Minha dúvida é restrita a primeira etapa, da avó, se é melhor fazer atribuição + transcrição juntas em Tondela ou se faço só atribuição em Tondela e casamento em Ponta Delgada.
  • Carlosr,

    Vai de cada um, eu mandaria os dois para o mesmo lugar para evitar problema, visto q o principal e o mais demorado é atribuição, pq a transcrição e bem mais rápida.

    Quem terá uma opinião formada são as moderadoras, pois eu não sei se vc pode transcrever o casamento antes de atribuir. Exemplo o processo da minha mãe primeiro haverá a atribuição dela com nome de solteira para depois transcrever o casamento (averbar o nome de casada.

    Após isso eu solicito a minha atribuição, pois o nome da minha mãe já vai estar como consta na minha certidão de nascimento.

  • @carlosr, no seu caso, sugiro enviar os dois processos para a mesma Conservatória, visto que assim que acabarem a atribuição, começam a transcrição, e enviam as duas certidões juntas para o endereço indicado.
    Sempre faço assim com os processos, mas fique à vontade para aguardar mais opiniões.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado December 2016
    Certamente não haverá problemas com as transcrições uma vez que o desempenho das conservatórias é avaliado pela velocidade em concluir transcrições.

    O que Tondela e outras conservatórias não aceitam mais é fazer muitos processos de uma vez só na mesma linha de descendência pois se um deles cair em exigência todos os seguintes ficarão comprometidos. No fórum sempre sugerimos fazer dessa maneira.
  • Bom dia pessoas. Alguém tem novidades???
  • @Marcosalonso, acho que se for sair esse ano só depois de quarta-feira. Acredito que na quinta e sexta-feira saia algo.
  • Deus queira!
    @ M Adelaide depois que meu processo sair ,tenho de fazer a transcrição do meu casamento para poder tirar a dos meus filhos?
    Ou só Tondela que exige?
  • @367xx - Tudo quieto na terra de Camões....
  • @Simeia Lobato,
    Vai precisar por ser portuguesa(mulher), todas exigem!!
  • @40xxx/16

    Eu tenho Novidade da Terra Portuguesa.

    Acabei de ligar na LR e a Maria me informou que o processo da minha mãe foi aprovado e está para registo.

    Agora vai......

    Aleluia \o/ rsrsrs
  • @Ribeiro, calma.... vai sair!! O do meu filho já está para registo ha bastante tempo!! Rs...
  • Pessoal, estou fazendo a atrinuição da minha mãe e posteriormente farei a minha e tanho mais duas dúvidas:

    1 - O RG dela que estou juntando aos documentos tem o nome de casada. Tem algum problema quanto a isso?

    2 - No momento em que eu for fazer a minha atribuição, ela já será portuguesa. Vi que ela foi a declarante na minha certidão de nascmiento. Sendo assim, é preciso trancrever o casamento dos meus pais?

    Obrigado a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.