Pessoal, mas para saber se o vale já foi sacado basta entrar em contato através daquele formulário no CTT? É bom esperar quantos dias para falar com eles?
@Renan Martins, espere uns 20 dias e entre em contato pelo formulário do site da CTT mesmo. Dê todos os detalhes de uma só vez: número, remetente, nome e endereco de destinatário, data e hora da postagem, valor (se for em reais no comprovante dê em reais e o equivalente em euros no dia), local da postagem. Vai te poupar um ping pong de e-mails muito chato! Depois leva uns 10 dias úteis (inclui sábado) pra darem a resposta.
Entendo todas as dificuldades que Tondela vem enfrentando, só que está muito estranhos todos esses relatos de "despacho", "análise", "em trabalho" e nada de resolverem. Além dos inúmeros processos e das falsificações, tem algo mais neste angu!!!
Pessoal, atualizado o processo de atribuição do meu marido:
Enviado em 01/12/16 Chegou em Tondela em 09/12/16 Enviei email para os Registros Centrais hoje e descobri que o processo foi numerado como 49xxx/16 Ainda não tenho retorno do CTT sobre o resgate do vale postal
Mesmo assim, estou esperançosa porque o processo de transcrição de casamento dos pais dele foi junto e acredito que, se numeraram o processo dele, finalizaram a transcrição e o vale postal não teve problema de valor a menor.
@Paulo Vilarinho, utilizei esse email na época em que precisava saber da numeração da minha sogra para dar início ao processo do meu marido(ela tinha dado entrada pelo consulado) e quando consegui o número do processo, passei a ligar para a LR. Como, dessa vez, queria evitar de ligar para LR, enviei email e eles me responderam no mesmo dia. Agora vou esperar algumas semanas e ligar para a LR para saber do status, mas estou prevendo a conclusão para fevereiro. Eles são bem sucintos na resposta, então, não aconselho ficar fazendo muitos questionamentos. Eles agem da mesma forma que a LR.
Hoje ao chegaram duas cartas de Portugal. Uma com uma Transcrição de Casamento e outra com os Assentos de Nascimento de uma parente e do filho menor. A Força-Tarefa de Tondela aliada à ausência de telefonemas surtiram efeitos.
Portanto, é o que sempre dizemos, deixem Tondela trabalhar e todos serão beneficiados. Quaisquer dúvidas sobre o status do processo, a LR informa. Dúvidas sobre os Vales Postais, é a vez do CTT. Documentos e casos especiais, TODOS NÓS do fórum o ajudaremos.
Um detalhe, tratava-se da Transcrição de Casamento da portuguesa e das Atribuições de sua filha e seu neto menor (não foi fruto de um casamento e seu registro foi realizado antes do 1 ano de idade). Foram enviadas Certidões de Nascimento IT por Cópia Reprográfica e não havia divergências de datas nem de nomes.
Parabéns!!! Pelo visto, Tondela só está enviando email, quando o processo cai em exigência. Fora isso, eles estão enviando a cópia dos assentos e transcrições. Isso que estou entendendo.
Acredito que a Força-Tarefa se destina a concluir os processos pendentes até uma certa data (data da última numeração) para encerrar 2016 com a conservatória "normalizada". Acredito que a partir de janeiro tudo irá voltar aos prazos costumeiros de 3 meses.
Então, isso não deve animar ninguém que ainda não tenha enviado processo para Tondela.
Já vi relatos de desatualização dos status da LR. Não se estresse que tudo irá dar certo. Tenho certeza de que dentro em breve outras gratas surpresas acontecerão.
Controlar a ansiedade não tem sido fácil para mim, mas vamos seguindo.
Também não entendo a ordem dos processos que estão sendo concluídos. Será que o meu caiu em exigência e não mandaram email? Já vi dois processos posteriores sendo concluídos....
Boa noite. Estou aguardando a chegada da atribuição de minha mãe que foi pedia no consulado em Santos, SP. Pedirei a minha atribuição por parte de mãe logo em seguida, entretanto tenho lido as postagens aqui e fiquei com uma dúvida, em alguns comentários eu li a respeito de Transcrição de Casamento, em outros eu li que não foi feita. Por gentileza, alguém poderia me explicar quando é necessário pedir a transcrição de casamento? na relação de documentos que está colocada na página inicial do fórum não está relacionada tal transcrição. Será que precisarei pedir a transcrição de casamento de minha mãe? o Declarante de meu nascimento foi meu pai, mas consta o nome de pai e mãe em minha certidão de nascimento, além disso eu pedirei a atribuição por parte de mãe. Obrigado pela atenção.
Entendi. Então precisarei pedir a transcrição de casamento de minha mãe. Permita-me mais uma pergunta: poderei pedir a transcrição e minha atribuição em um mesmo envelope, com dois processos distintos?
Tondela está de certa maneira "incomunicável" durante essa Força-Tarefa para priorizar os processos pendentes. Você deveria ter enviado uma cópia do documento junto com o seu processo.
Seria interessante se algum conhecido seu em Portugal pudesse levar pessoalmente à Tondela uma carta sua anexada à cópia da proposta de emprego, mencionando o número do processo e o motivo da urgência.
Não deu para enviar junto pq, meu processo.enviei em.outubro e a proposta chegou semana retrasada. Tenho família lá em PT e vou ver com meu tio amanhã!
Sim, você poderá enviar a Transcrição de casamento de sua mãe e sua atribuição em um mesmo EMS, porém grampeie um separado do outro e aguarde a chegada do assento de sua mãe, para poder enviar a cópia simples junto da Transcrição dela e não esqueça de preencher o número em seu formulário 1C ok...
Demos entrada no processo da avó da minha esposa pelo consulado do Rio no final de Junho (Dia 27), a previsão que deram era de 6 a 7 meses mas já percebi que isso não vai acontecer...
Em Março do próximo ano vamos a Portugal para já sondar tudo, conhecer os lugares (nunca fomos) e nos preparar para a mudança assim que pudermos (Após concluir o processo da mãe dela, vamos em definitivo para finalizar o processo da minha esposa por lá).
Como o consulado do Rio não informa nada e aproveitando que já estarei por lá, será que consigo ir em alguma conservatória em Lisboa para saber se descubro algo sobre o processo da avó dela?
Caso o processo já tenha sido concluído, será que consigo já pegar a certidão de nascimento (segunda via) para darmos entrada pessoalmente no processo da minha sogra em Tondela?
Tendo em vista a sempre exigência da transcrição de casamento por Ovar, porém...ou melhor enviar para Tondela?
Minha esposa e minha cunhada tiveram a atribuição concluída semana passada, porém diante do prazo longo que já tinha passado, arrisquei em agendar o CC e foram hoje solicitar no Consulado do RJ.
Uma dúvida, minha cunhada não foi casada com o pai do meu sobrinho, ou seja, inexistência da transcrição de casamento.
Porém, o pai (brasileiro) foi o declarante do nascimento. Poderá haver algum problema ou Ovar criar algum problema quanto a isso?
Meu sobrinho é menor, tem 7 anos, teve o nascimento registrado pelo pai brasileiro logo ao nascimento. E ambos irão assinar o 1C requerendo a nacionalidade ainda menor.
Comentários
É bom esperar quantos dias para falar com eles?
Depois leva uns 10 dias úteis (inclui sábado) pra darem a resposta.
Entendo todas as dificuldades que Tondela vem enfrentando, só que está muito estranhos todos esses relatos de "despacho", "análise", "em trabalho" e nada de resolverem. Além dos inúmeros processos e das falsificações, tem algo mais neste angu!!!
Enviado em 01/12/16
Chegou em Tondela em 09/12/16
Enviei email para os Registros Centrais hoje e descobri que o processo foi numerado como 49xxx/16
Ainda não tenho retorno do CTT sobre o resgate do vale postal
Mesmo assim, estou esperançosa porque o processo de transcrição de casamento dos pais dele foi junto e acredito que, se numeraram o processo dele, finalizaram a transcrição e o vale postal não teve problema de valor a menor.
Você poderia me passar o email do registros centrais
Obrigado
Eles respondem rápido? Pq, está difícil de obter informação por lá. rsrsrsr
Obrigado!
Agora vou esperar algumas semanas e ligar para a LR para saber do status, mas estou prevendo a conclusão para fevereiro.
Eles são bem sucintos na resposta, então, não aconselho ficar fazendo muitos questionamentos. Eles agem da mesma forma que a LR.
Entendi. Só perguntei mesmo...sobre o status do meu processo e mais nada.
Muito obrigado pela informação!
Hoje ao chegaram duas cartas de Portugal. Uma com uma Transcrição de Casamento e outra com os Assentos de Nascimento de uma parente e do filho menor. A Força-Tarefa de Tondela aliada à ausência de telefonemas surtiram efeitos.
Portanto, é o que sempre dizemos, deixem Tondela trabalhar e todos serão beneficiados. Quaisquer dúvidas sobre o status do processo, a LR informa. Dúvidas sobre os Vales Postais, é a vez do CTT. Documentos e casos especiais, TODOS NÓS do fórum o ajudaremos.
Um detalhe, tratava-se da Transcrição de Casamento da portuguesa e das Atribuições de sua filha e seu neto menor (não foi fruto de um casamento e seu registro foi realizado antes do 1 ano de idade). Foram enviadas Certidões de Nascimento IT por Cópia Reprográfica e não havia divergências de datas nem de nomes.
Parabéns!!! Pelo visto, Tondela só está enviando email, quando o processo cai em exigência. Fora isso, eles estão enviando a cópia dos assentos e transcrições.
Isso que estou entendendo.
Mais uma vez..... Parabéns!!!
@Theresa Lima
Estranho os processos de número 40xxx não terem saído ainda é a LR responder que nada foi feito nele.
Outra coisa que não consigo entender e a ordem de conclusão dos processos.
Com certeza.
Muito estranho.....
Eu sinceramente não entendo mais nada!!!!!
Acredito que a Força-Tarefa se destina a concluir os processos pendentes até uma certa data (data da última numeração) para encerrar 2016 com a conservatória "normalizada". Acredito que a partir de janeiro tudo irá voltar aos prazos costumeiros de 3 meses.
Então, isso não deve animar ninguém que ainda não tenha enviado processo para Tondela.
O meu processo hoje completa 54 dias corridos. Espero o que a Maria me disse se concretize, que até o final deste ano o meu será assinado.
Mais uma vez Parabéns!!!
Já vi relatos de desatualização dos status da LR. Não se estresse que tudo irá dar certo. Tenho certeza de que dentro em breve outras gratas surpresas acontecerão.
@:D
Eu tenho uma proposta de emprego que irá vencer no final de Janeiro. Você acha que eu devo enviar esta proposta de emprego à Tondela ou não?
Obrigado
Controlar a ansiedade não tem sido fácil para mim, mas vamos seguindo.
Também não entendo a ordem dos processos que estão sendo concluídos. Será que o meu caiu em exigência e não mandaram email? Já vi dois processos posteriores sendo concluídos....
Será necessário transcrever o casamento da sua mãe. Tendo em vista que seu pai foi o declarante do seu nascimento e sua mãe a nacional portuguesa.
Provavelmente o nome que consta na sua certidão é o nome de casada da sua mãe.
Ao obter a atribuição de nacionalidade, consta o nome de solteira.
Tondela está de certa maneira "incomunicável" durante essa Força-Tarefa para priorizar os processos pendentes. Você deveria ter enviado uma cópia do documento junto com o seu processo.
Seria interessante se algum conhecido seu em Portugal pudesse levar pessoalmente à Tondela uma carta sua anexada à cópia da proposta de emprego, mencionando o número do processo e o motivo da urgência.
Não deu para enviar junto pq, meu processo.enviei em.outubro e a proposta chegou semana retrasada. Tenho família lá em PT e vou ver com meu tio amanhã!
Obrigado!!!
Sim, você poderá enviar a Transcrição de casamento de sua mãe e sua atribuição em um mesmo EMS, porém grampeie um separado do outro e aguarde a chegada do assento de sua mãe, para poder enviar a cópia simples junto da Transcrição dela e não esqueça de preencher o número em seu formulário 1C ok...
Boa sorte
Demos entrada no processo da avó da minha esposa pelo consulado do Rio no final de Junho (Dia 27), a previsão que deram era de 6 a 7 meses mas já percebi que isso não vai acontecer...
Em Março do próximo ano vamos a Portugal para já sondar tudo, conhecer os lugares (nunca fomos) e nos preparar para a mudança assim que pudermos (Após concluir o processo da mãe dela, vamos em definitivo para finalizar o processo da minha esposa por lá).
Como o consulado do Rio não informa nada e aproveitando que já estarei por lá, será que consigo ir em alguma conservatória em Lisboa para saber se descubro algo sobre o processo da avó dela?
Caso o processo já tenha sido concluído, será que consigo já pegar a certidão de nascimento (segunda via) para darmos entrada pessoalmente no processo da minha sogra em Tondela?
Obrigado!
Minha esposa e minha cunhada tiveram a atribuição concluída semana passada, porém diante do prazo longo que já tinha passado, arrisquei em agendar o CC e foram hoje solicitar no Consulado do RJ.
Uma dúvida, minha cunhada não foi casada com o pai do meu sobrinho, ou seja, inexistência da transcrição de casamento.
Porém, o pai (brasileiro) foi o declarante do nascimento. Poderá haver algum problema ou Ovar criar algum problema quanto a isso?
Meu sobrinho é menor, tem 7 anos, teve o nascimento registrado pelo pai brasileiro logo ao nascimento. E ambos irão assinar o 1C requerendo a nacionalidade ainda menor.
Apenas RG são aceitos em Tondela, atualmente.