Tondela exige assento certificado quando é anterior a 1911. No caso em que o registro esteja informatizado não é preciso apresentar o documento. Basta o número do assento, data, e indicação da Conservatória que o detém.
Tondela alega que não possui acesso aos documentos que estão nos Arquivos Distritais. Por isso querem a certificação.
@augusto O do vale postal não entendi. Não enviei junto com os documentos, enviei o vale ontem e os documentos hoje. Para saber se o vale já foi sacado como faço?
@BrunoSoeiro Não era necessário apostilar o formulário, bastava olhar os documentos exigidos e economizaria 100 reais (preço do apostilamento em SP). Mas agora já foi rsrsrs
Pessoal, alguém aqui alguma vez já cometeu a mancada (pra nao usar palavra pior!) de perder o acesso ao e-mail colocado no formulário 1C? Nesse caso, o que sugerem pra restabelecer contato com Tondela e comunicar um e-mail alternativo?
Paciência @Renan Martins. Sei que não é fácil, eu mesmo estou muito ansioso. Mas você mandou hoje os documentos e o vale ontem. Esses documentos levam uns cinco dias pra chegar lá. Depois de chegar, quando eles triarem o processo é que vão sacar o vale. Pelo menos uns 20 dias de espera até lá.... e processos estão levando cerca de três meses pra concluir....
De acordo com um relato acima, a certidão chegou em casa "de surpresa", imaginando essa situação hipotética e que por 3 tentativas o correio não consegue entregar em casa. Como eu descobriria que eles tentaram entregar pra eu ir retirar lá na central?
@Renam Martins imaginei que não devia apostilar o formulário 1C mesmo mas no medo acabei fazendo mas tudo bem kkkk, @Mariza Guerra, meu pai nasceu em 1929 então tranquilo, agora só esperar sair o meu processo vou aguardar a confirmação de entrega dos documentos na CRC de Tondela e apos uns 15~20 dias entro em contato com a LR, só ter paciência agora, agradeço muito a todos desse fórum que sempre são muito prestativos, irei atualizando o estado do meu processo conforme for sendo atualizado.
@Bruno Soeiro, Tondela está levando de 2 a 3 meses para concluiir o processo, então não esquente a cabeça, é só aguardar. Qualquer problema com documentação eles mandam e-mail. Relaxe!!
A certidão da minha mãe, chegou de surpresa também , foi em junho, mas veio por carta registrada , não foi carta simples. Foi por Tondela mesmo, eu tenho a minha atribuição que chegou em Tondela em 03/11, sem notícias até agora. Quando passam as 3 tentativas eles encaminham para uma agência mais próxima, a minha eu já sei qual é, e passei lá dia 15/12 , eles procuram pelo nome do destinatário.
Algumas pessoas estão preocupadas com RG com mais de 10 anos, mas é muito fácil resolver, é só ir no poupa tempo, quem for casado leva a Certidão de Casamento, e em 2 dias terá a nova RG, com a mesma numeração, em mãos. Boa sorte!
@theresa a @maria Nélida está certa o número continua o mesmo, só atualizam a foto. E o poupa tempo, no caso de estar em sp, é o melhor lugar pra fazê-lo.
RG se troca bem rápido. Neste ponto, o DETRAN é bem eficiente. Em muitos casos, precisamos mesmo trocar, porque a foto já não corresponde à mesma pessoa.. rsrs
Porém, acho muito estranho esses pedidos das Conservatórias que os RGs sejam novos. Conheço diversas pessoas que fizeram seus processos e têm RGs das décadas de 70 e 80.
Estranho mesmo. Tudo bem que foi em Ovar, mas enviei a identidade de 1971 do meu pai para o processo de atribuição. Acho q deu certo, pois o processo está para despacho
Sou nova no fórum. Estou com as certidões em mãos com as firmas reconhecidas, só faltam apostilar. Como enviarei a atribuição do meu marido, nossa transcrição de casamento e atribuição do meu filho menor, tenho dúvida em relação às identidades. É preciso apostilar 3 identidades de cada um de nós, ou seja, 1 para cada processo separado? E para a transcrição de casamento, onde temos que assinar o requerimento, no cartório ou no consulado? Obrigada, pessoal!
@Drika L suas certidões são por cópia reprográfica?? Eu mandaria as identidades separadas para cada processo. Ex: atribuição do seu marido: certidão de nascimento com firma reconhecida, apostilada e por cópia reprográfica; requerimento 1c com firma reconhecida por autenticidade (assinatura precisa ser feita na frente do funcionário do cartório); identidade reconhecida em cartório e apostilada; a certidão do português (qual a data de nascimento do português??) As assinaturas dos formulários precisam ser reconhecidas por AUTENTICIDADE.
@alecardodofernades as certidões são por cópia reprográfica sim. Sobre as identidades autenticadas e apostiladas, perguntei por ser o apostilamento um pouco caro, de forma que pensei em apostilar 1de cada um l e depois tirar cópias apenas autenticadas para os demais processos, já que iram todos no mesmo envelope. A data do de nascimento do português é 1939..
@drika L Entendi. Não sei se alguém já passou por essa experiência com as identidades. Vamos ver se alguém fez como vc falou. Como o nascimento do português é pós 1911 basta indicar no formulário 1c ou mandar uma cópia simples da certidão.
@Drica, Cada processo é um, portanto você terá que cumprir as exigências documentais em combo. Às vezes são até processados por pessoas diferentes. Não mande nenhum documento para ser compartilhado. Sairá mais caro se o seu processo cair em exigência, pois terá o custo de outro sedex para o envio de mais uma identidade apostilada.
Comentários
Tondela exige assento certificado quando é anterior a 1911. No caso em que o registro esteja informatizado não é preciso apresentar o documento. Basta o número do assento, data, e indicação da Conservatória que o detém.
Tondela alega que não possui acesso aos documentos que estão nos Arquivos Distritais. Por isso querem a certificação.
O do vale postal não entendi.
Não enviei junto com os documentos, enviei o vale ontem e os documentos hoje.
Para saber se o vale já foi sacado como faço?
Não era necessário apostilar o formulário, bastava olhar os documentos exigidos e economizaria 100 reais (preço do apostilamento em SP).
Mas agora já foi rsrsrs
e processos estão levando cerca de três meses pra concluir....
No site do CTT (abaixo) você pode verificar se o vale foi sacado, é preciso informar o número do vale.
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
É uma entrega de carta simples, se vc tiver caixa não terá problemas.
A certidão da minha mãe, chegou de surpresa também , foi em junho, mas veio por carta registrada , não foi carta simples. Foi por Tondela mesmo, eu tenho a minha atribuição que chegou em Tondela em 03/11, sem notícias até agora. Quando passam as 3 tentativas eles encaminham para uma agência mais próxima, a minha eu já sei qual é, e passei lá dia 15/12 , eles procuram pelo nome do destinatário.
Ao fazer o RG no Detran, receberei outra numeração e terei que alterar todos os documentos onde ela conste.
Tatiana trocou a dela que também era Félix Pacheco e continuou o mesmo número
Depois falo com vc
Se for assim, troco na segunda embora nunca tenha tido problemas com o RG.
Em muitos casos, precisamos mesmo trocar, porque a foto já não corresponde à mesma pessoa.. rsrs
Porém, acho muito estranho esses pedidos das Conservatórias que os RGs sejam novos.
Conheço diversas pessoas que fizeram seus processos e têm RGs das décadas de 70 e 80.
Sou nova no fórum.
Estou com as certidões em mãos com as firmas reconhecidas, só faltam apostilar. Como enviarei a atribuição do meu marido, nossa transcrição de casamento e atribuição do meu filho menor, tenho dúvida em relação às identidades. É preciso apostilar 3 identidades de cada um de nós, ou seja, 1 para cada processo separado?
E para a transcrição de casamento, onde temos que assinar o requerimento, no cartório ou no consulado?
Obrigada, pessoal!
Eu mandaria as identidades separadas para cada processo. Ex: atribuição do seu marido: certidão de nascimento com firma reconhecida, apostilada e por cópia reprográfica; requerimento 1c com firma reconhecida por autenticidade (assinatura precisa ser feita na frente do funcionário do cartório); identidade reconhecida em cartório e apostilada; a certidão do português (qual a data de nascimento do português??)
As assinaturas dos formulários precisam ser reconhecidas por AUTENTICIDADE.
Sobre as identidades autenticadas e apostiladas, perguntei por ser o apostilamento um pouco caro, de forma que pensei em apostilar 1de cada um l e depois tirar cópias apenas autenticadas para os demais processos, já que iram todos no mesmo envelope.
A data do de nascimento do português é 1939..
Como o nascimento do português é pós 1911 basta indicar no formulário 1c ou mandar uma cópia simples da certidão.
Obrigada!
É, vamos ver se alguém compartilha experiência semelhante.
Obrigada!
Cada processo é um, portanto você terá que cumprir as exigências documentais em combo. Às vezes são até processados por pessoas diferentes. Não mande nenhum documento para ser compartilhado. Sairá mais caro se o seu processo cair em exigência, pois terá o custo de outro sedex para o envio de mais uma identidade apostilada.
É facto!
Tem dota razão!
Não quero de forma alguma ter que ariscar algo.
Obrigada!
Algum relato de conclusão de processo?