Disse tudo que precisa ser dito. A ansiedade contagia, portanto, o seu toque de bom senso trará mais realidade. As Conservatórias já provaram que são eficientes e sérias, a partir do momento que o sedex deu a entrada no local indicado é preciso aguardar até três meses, sem estresse. A minha certidão chegou em casa após quatro meses, nunca liguei para a famosa Maria e para nenhuma outra atendente e muito menos para PD.
@hector costa, obrigado pela informação, @3762X Que bom que tivemos essa sorte, o Soeiro de minha família vem de Portugal mesmo de Souro pires mais pra ser exato ^^, obrigado pelo retorno.
Liguei para a LR e falei com a Maria. Ela foi muito solícita e atenciosa, me informou que o meu processo está em despacho e até o final deste mês, o conservador de Tondela irá assinar. Eu perguntei o que houve em Tondela, ela me disse exatamente o que a @Theresa, informou acima. Eles em Tondela, vão fazer uma força tarefa para liberar o máximo de processos este ano. Fiquei muito feliz com a notícia dada pela Maria.
@Renan Martins, a assinatura do escrevente/tabelião precisa ser reconhecida sim, em todas as certidões. O que é diferente de autenticar a certidão, como que foi dito.
Pessoal, finalmente o processo de atribuição de minha avó foi numerado, seguem as datas apenas par atualização:
Envio Atribuição: 11/11/2016 Recebido: 18/11/2016 Processo numerado: 2/12/2016 - processo numero: 47XXX/2016 Status: Em Análise
Agora é torcer para essa análise sair o quanto antes, pois depois ainda tem a transcrição do casamento dela (que enviei junto), atribuição de meu pai para ai finalmente poder fazer a minha.
Ela foi de uma educação sem precedentes. Palavras dela: " Tondela, irá fazer uma força tarefa, para concluir o máximo de processos até o final do ano". Ela disse também, que o meu será assinado pelo conservador até o final deste mês. O meu processo começa com a numeração 42xxx/16.
Gente,se o declarante da certidão de nascimento for cidadão português,não precisa transcrever o casamento.Certo? Meu primo é filho de pai português com mãe brasileira.E o pai dele foi o declarante na certidão de nascimento
Então, @Paulo Vilarinho, é melhor NINGUÉM telefonar para Tondela a fim de que o maior número possível de processos sejam concluídos. O pessoal vai precisar de concentração total.
Com certeza, evitar ao máximo ligar ou enviar email para Tondela. Eles estão se esforçando ao máximo para a conclusão do maior número possíveis de processos.
@Marcia ou @Theresa Lima, Boa Noite! Gostaria de tirar uma dúvida com vcs, o processo de atribuição de minha mãe chegou em Tondela em 2/11 /2016, vale postal foi sacado dia 25.11.2016, Gostaria de enviar pois já tenho todos os documentos para transcrição de seu casamento e minha atribuição para a mesma Conservatória, A duvida é no preenchimento do formulário 1C, no Quadro 2, como devo preencher, se ainda não tenho o numero de assento de nascimento de minha Mãe? Sei que em Nacionalidade é Portuguesa , Naturalidade Rio de Janeiro Desde já Agradeço
Boa noite, @Carl Segan, quando fazemos os processos de atribuição de mais de uma geração, temos 2 opções: ou enviamos juntos (caso de pai português, declarante, que não precisa transcrever o casamento, pois as conservatórias só aceitam 2 processos de cada vez) (e aí, o 1C fica em branco no quadro 2), ou aguardamos a conclusão do progenitor, para darmos continuidade.
No seu caso, você terá que aguardar o processo da sua mãe finalizar, para enviar seus documentos, e seu 1C preenchido. Não precisa esperar pela certidão portuguesa dela, pode enviar quando já souber o número do assento. Para isso, existe a Linha Registos.
@Vinicius Rossi, Informação Linha de Registo, informe o seu nome e data de nascimento. +351. 211 95 05 00. Opção 1 depois 1 novamente Ligando Skype acho mais barato.
@Marcia, OK Obrigado pela atenção, vou aguardar o processo de minha Mãe finalizar aí envio junto com a Transcrição de seu casamento a minha atribuição. As certidões prontas Autenticadas e Apostiladas são válidas por 6 meses, dá tempo. Quanto ao Conselho e Freguesia deixa em branco na minha atribuição já que ela nasceu no Rio de Janeiro, ou seria da conservatória de Tondela? Só preenchi o Pais e a Naturalidade no meu 1C, conforme informado.
Boa tarde, já estou com a documentação pronta para dar prosseguimento ao processo de transcrição, atribuição do meu marido e de meus dois filhos menores: 14 e 17 anos. Apesar de ainda não ter chegado o assento da minha sogra, irei incluir o impresso do email enviado por Ovar em que consta o número. Estou pedente para dessa vez mandar para Tondela, já que estou de posse das reprográficas. Porém, surgirão algumas dúvidas:
a) A inteiro teor já está apostilhada e reconhecida a firma. A reprográfica tirei algum tempo depois e consta o selo digital precisarei reconhecer firma também?
b) Documentos dos menores: Inteiro teor nascimento c firma reconhecida e apostilada, RG do menor c firma reconhecida e apostilado, requerimento atribuição gratuito assinado e reconhecido firma de ambos os pais.
c) Transcrição de casamento: Inteiro teor da certidão de casamento reconhecida firma e apostilada, Inteiro teor da certidão de nascimento do cônjuge reconhecida firma e apostilada, Rg do cônjuge c firma reconhecida e apostilado, formulário assinado pelo requerente com firma reconhecida e apostilado...
Ao começar montar os processos achei que estava tranquila e segura em relação as exigências, mas não tem jeito, o medo de errar acaba com tudo! rsrss
a)Precisa reconhecer sim, porque a data é outra, não foi feita juntas. b)sim, só tenho dúvida se precisa dos RG dos pais. c)O RG é de quem assina o requerimento, no caso seu esposo é quem deve assina!! KKKKKKKK essa insegurança é normal, até mesmo por envolver valores de certidão, de envio.... Se errar fazer tudo de novo, complica.
No caso dos filhos menores, os pais devem assinar e reconhecer as firmas, por isso o 1C tem duas linhas de assinatura. Também devem preencher o quadro de procurador, nas qualidades de pai e mãe. Os RGs necessários são os dos pais.
Sabem me informar em media quanto tempo esta levando para se concluir os processos, pois enviei 31/10 e até o momento ainda não tive retorno, não quero enviar e-mail para não conturbar mais lá, então caso alguém tenha alguma informação, fico grato...
Gostaria também de saber como fazer para consultar se ja fizeram o saque do vale postal, me parece que tem como fazer essa consulta..
Fico no aguardo de alguma informação.. desde ja agradeço.
Comentários
Disse tudo que precisa ser dito. A ansiedade contagia, portanto, o seu toque de bom senso trará mais realidade. As Conservatórias já provaram que são eficientes e sérias, a partir do momento que o sedex deu a entrada no local indicado é preciso aguardar até três meses, sem estresse. A minha certidão chegou em casa após quatro meses, nunca liguei para a famosa Maria e para nenhuma outra atendente e muito menos para PD.
Liguei para a LR e falei com a Maria. Ela foi muito solícita e atenciosa, me informou que o meu processo está em despacho e até o final deste mês, o conservador de Tondela irá assinar. Eu perguntei o que houve em Tondela, ela me disse exatamente o que a @Theresa, informou acima. Eles em Tondela, vão fazer uma força tarefa para liberar o máximo de processos este ano. Fiquei muito feliz com a notícia dada pela Maria.
Envio Atribuição: 11/11/2016
Recebido: 18/11/2016
Processo numerado: 2/12/2016 - processo numero: 47XXX/2016
Status: Em Análise
Agora é torcer para essa análise sair o quanto antes, pois depois ainda tem a transcrição do casamento dela (que enviei junto), atribuição de meu pai para ai finalmente poder fazer a minha.
Estou na esperança de ainda sair esse ano.
Abs.
Ela foi de uma educação sem precedentes. Palavras dela: " Tondela, irá fazer uma força tarefa, para concluir o máximo de processos até o final do ano". Ela disse também, que o meu será assinado pelo conservador até o final deste mês. O meu processo começa com a numeração 42xxx/16.
Meu primo é filho de pai português com mãe brasileira.E o pai dele foi o declarante na certidão de nascimento
Com certeza, evitar ao máximo ligar ou enviar email para Tondela. Eles estão se esforçando ao máximo para a conclusão do maior número possíveis de processos.
Gostaria de tirar uma dúvida com vcs, o processo de atribuição de minha mãe chegou em Tondela em 2/11 /2016, vale postal foi sacado dia 25.11.2016, Gostaria de enviar pois já tenho todos os documentos para transcrição de seu casamento e minha atribuição para a mesma Conservatória, A duvida é no preenchimento do formulário 1C, no Quadro 2, como devo preencher, se ainda não tenho o numero de assento de nascimento de minha Mãe?
Sei que em Nacionalidade é Portuguesa , Naturalidade Rio de Janeiro
Desde já Agradeço
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/67058/#Comment_67058
concordo em gênero, número e grau com você.
Já dissemos isso inúmeras vezes, a mesma pessoa que atende o telefone, é quem responde os emails e quem dá prosseguimento aos processos.
quando fazemos os processos de atribuição de mais de uma geração, temos 2 opções:
ou enviamos juntos (caso de pai português, declarante, que não precisa transcrever o casamento, pois as conservatórias só aceitam 2 processos de cada vez) (e aí, o 1C fica em branco no quadro 2), ou aguardamos a conclusão do progenitor, para darmos continuidade.
No seu caso, você terá que aguardar o processo da sua mãe finalizar, para enviar seus documentos, e seu 1C preenchido. Não precisa esperar pela certidão portuguesa dela, pode enviar quando já souber o número do assento. Para isso, existe a Linha Registos.
Envio: 25/10/2016
Recebimento: 10/11/2016
Saque dos vales: 24/11/2016
Ainda não tenho o número do processo. Onde consigo a informação?
Informação Linha de Registo, informe o seu nome e data de nascimento.
+351. 211 95 05 00. Opção 1 depois 1 novamente Ligando Skype acho mais barato.
Obrigado pela atenção, vou aguardar o processo de minha Mãe finalizar aí envio junto com a Transcrição de seu casamento a minha atribuição. As certidões prontas Autenticadas e Apostiladas são válidas por 6 meses, dá tempo.
Quanto ao Conselho e Freguesia deixa em branco na minha atribuição já que ela nasceu no Rio de Janeiro, ou seria da conservatória de Tondela?
Só preenchi o Pais e a Naturalidade no meu 1C, conforme informado.
A LR serve a para todas as conservatórias.
Não é exclusiva de Tondela.
Boa tarde, já estou com a documentação pronta para dar prosseguimento ao processo de transcrição, atribuição do meu marido e de meus dois filhos menores: 14 e 17 anos. Apesar de ainda não ter chegado o assento da minha sogra, irei incluir o impresso do email enviado por Ovar em que consta o número. Estou pedente para dessa vez mandar para Tondela, já que estou de posse das reprográficas. Porém, surgirão algumas dúvidas:
a) A inteiro teor já está apostilhada e reconhecida a firma. A reprográfica tirei algum tempo depois e consta o selo digital precisarei reconhecer firma também?
b) Documentos dos menores: Inteiro teor nascimento c firma reconhecida e apostilada, RG do menor c firma reconhecida e apostilado, requerimento atribuição gratuito assinado e reconhecido firma de ambos os pais.
c) Transcrição de casamento: Inteiro teor da certidão de casamento reconhecida firma e apostilada, Inteiro teor da certidão de nascimento do cônjuge reconhecida firma e apostilada, Rg do cônjuge c firma reconhecida e apostilado, formulário assinado pelo requerente com firma reconhecida e apostilado...
Ao começar montar os processos achei que estava tranquila e segura em relação as exigências, mas não tem jeito, o medo de errar acaba com tudo! rsrss
a)Precisa reconhecer sim, porque a data é outra, não foi feita juntas.
b)sim, só tenho dúvida se precisa dos RG dos pais.
c)O RG é de quem assina o requerimento, no caso seu esposo é quem deve assina!!
KKKKKKKK essa insegurança é normal, até mesmo por envolver valores de certidão, de envio.... Se errar fazer tudo de novo, complica.
Os RGs necessários são os dos pais.
Sabem me informar em media quanto tempo esta levando para se concluir os processos, pois enviei 31/10 e até o momento ainda não tive retorno, não quero enviar e-mail para não conturbar mais lá, então caso alguém tenha alguma informação, fico grato...
Gostaria também de saber como fazer para consultar se ja fizeram o saque do vale postal, me parece que tem como fazer essa consulta..
Fico no aguardo de alguma informação.. desde ja agradeço.