Nacionalidade portuguesa pelo casamento

14950525455319

Comentários

  • @Alyne fajardo é melhor comprar crédito no Skype e ligar fica bem em conta, pois é demorado mesmo, mas todas as vezes que liguei fui muito bem atendido apesar da demora para ser atendido.
  • Dei entrada no precesso do meu marido em janeiro de 2018. A informacao q tive é que está a espera da resposta do Sef e de algum orgao da justica. Sabem quanto tempo fica nessa fase? Sera q demora muito ainda para ser finalizado? Obrigada!
  • @Alyne Fajardo,
    Realmente demora mais de 1h para ser atendido. O horário mais tranquilo para ligar é as 5h aqui no Brasil.

    Outro ponto de atenção:
    Somente o próprio pode ligar para saber informações do processo. Isso é uma regra. Alguns atendentes até passam o status quando não foi o próprio que ligou, mas acredito que em casos de exigências isso será mais difícil.

    Então acho recomendado você pedir para o seu pai ligar, pois se você ligar, provavelmente vai aguardar muito tempo e não terá informações.

    Boa Sorte!
  • Por gentileza, alguém tem o link da planilha atualizada de cidadania para cônjuge? Tentei entrar no link mencionado mas não abre pra mim... Gostaria de inserir o meu processo.
    Obrigada,
    Luciana
  • Pessoal, algum caso de aquisição por casamento aqui no fórum que já tenha sido concluído com parecer favorável e fez uso da nova lei que presume a ligação efetiva com Portugal somente por ser nascido em país de língua oficial portuguesa e 5 anos de casamento com português originário? Ou seja, que nunca morou em Portugal?
    Vou enviar o processo pro meu marido semana que vem no consulado de Newark em New Jersey, e tá me batendo uma ansiedade danada (e medo de perder 250 euros).
    Temos algum caso similar em que deu tudo certo?
  • @Giovanna, dá uma olhada na planilha que tem acima do seu comentário. Tem um monte de processos já concluídos assim . O do meu marido já foi.
  • @vanessa obrigada! Eu vi a planilha mas não estava certa de que os casos eram similares ao meu - onde a única prova de laço efetivo com Portugal seria ser brasileiro e casado com português originário há pelo menos 5 anos. Queria ter certeza se que ao menos um caso similar já foi aprovado. Que bom saber então a nova lei está mesmo dando certo para as nacionalidades de cônjuges brasileiros! :)
  • @ppcarmo80
    Bom dia! Esse período demora uns 2 / 3 meses... Mas pode variar para menos. Depois disso mais dois para liberarem o assento caso seu processo seja deferido possitivamente. No meu caso ainda estou no aguardo do assento que foi deferido em 01/10/18, na linha de registro me informaram que ainda estavam fazendo os julho (informação dada em 02/10). Boa sorte!
  • @AlyneFajardo
    Bom dia!
    Infelizmente eles estão estão com uma carga de trabalho enorme, a espera é grande mesmo, nunca fiquei menos de 50 minutos a espera, mas sempre fui muito bem atendido e com cordialidade.
    Leve em consideração que não somos apenas nós brasileiros que estamos a pedir, a comunidade portuguesa é muito grande no mundo todo.
    Mas vá com fé e confiança que dará tudo certo.
    O fórum aqui ajuda muito nas dúvidas.
    Muito boa sorte!
  • giovanna fernandesVanessa RSP no post acima, na planilha de acompanhamento dos processos de atribuição de cidadania através do casamento e que está disponibilizada aqui no forum no endereço https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!331&ithint=file,xlsx&app=Excel&authkey=!AM4xF-Q_Qf_HSwc , já temos 10 processos concluídos até o momento e muitos outros em vias de serem finalizados nos próximos meses, sendo que todos foram baseados na nova lei. Desta forma, desde que você e seu marido preencham os requisitos para à entrada do processo, não há porque ter medo de seguir adiante com o mesmo. Boa sorte!
  • Boa Tarde! Apenas para título de informação, liguei hoje na linha de registros (1h10min de espera) e meu processo que dei entrada em 05/07/2018 foi numerado. 56xxx/18.
  • Pessoal,
    Sou casado ha 5 anos e minha esposa conseguiu a atribuição de nacionalidade neste ano.
    Estou indo a Lisboa este mês. Alguém sabe informar onde devo ir para dar entrada na minha, pelo casamento, pessoalmente?
  • @carlos somente CRC de Lisboa.
  • @Vlad Pen é a da Rua Rodirgo da Fonseca, certo?
    E outra pergunta, se levar o formulário 3 para ser assinado na hora basta? Ou tenho que ter a assinatura reconhecida no consulado (não estou no brasil pra levar o doc no cartorio)?
  • editado November 2018
    @Carlos sim..vc pode assinar na hora e pagar na hora.Chegue cedo pq os advogados tem prioridade.
  • @carlosr

    Dei entrada pessoalmente achando ter alguma vantagem nisso - mas é pura ilusão. Mesmo tendo atendimento prioritário (estávamos com meu filho - na época bebê), demorou bastante. Perdemos uma manhã toda.

    No fim das contas, percebo que não houve nenhuma vantagem em dar entrada pessoalmente. Se eu tivesse feito pelos correios o tempo seria o mesmo e não teria perdido um dia das minhas férias numa repartição pública.

    Boa sorte!
  • Pessoal,

    Nova ligação para a LR...tempo de espera cerca de 35 minutos (liguei 13:40 - horário Brasil).

    Meu processo ainda aguarda retorno do DGAJ...haja coração.
  • Alguém já tentou entregar os documentos em outro lugar que não seja CRC de Lisboa?
    Pergunto pq no próprio impresso consta a informação que pode ser entregue em:

    Balcões da Nacionalidade instalados nas seguintes Conservatórias do Registo Civil

    Almada, Amadora, Aveiro, Barreiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro,
    Guimarães, Lisboa, Mangualde, Ovar, Pombal, Ponta Delgada,
    Portalegre, Arquivo Central do Porto, Santarém, Silves, Tondela,
    Torres Vedras.
  • @Lucky Vigario, no final, pelo que sei, vão todos para Lisboa - digo nos casos de aquisição.
  • Boa noite,
    Gostaria de saber como tirar minha nacionalidade Portuguesa?
    Sou Brasileiro minha esposa Brasileira com a nacionalidade Portuguesa já fizemos a transcrição de casamento e meu filho Brasileiro com a nacionalidade Portuguesa.
    Quais os documentos que tenho que enviar ou levar.Já fui diversas vezes para Portugal.
  • Amigos, gostaria de uma opinião.
    Tenho a cidadania já e a minha filha também.
    Em março eu e minha esposa completamos 5 anos de casados (o casamento já foi transcrito).
    É aconselhável, no ponto de vista de vocês, esperar dar os 5 anos de casados ou a nossa filhar já ter a cidadania basta para o processo ser deferido?
    Acredito que até eles abrirem o envelope dos meus docs (vamos enviar via correios) já completei os 5 anos de casado. Ou não?
    Qual a média de tempo que está demorando para os processos de cônjuges enviados pelos correios?
    De qualquer maneira, vamos enviar esse docs apenas no inicio de janeiro, já que ainda não os temos em mãos.
    Obrigado desde já.
  • @brunotonel se sua filha ja possui a nacionalidade o tempo para aquisição do cônjuge( sua esposa) para aquisição são 3 anos e não 5.Vc pode dar entrada no processo agora. O prazo para conclusão são 12 meses.
  • @carlossr , bom dia!
    Olha eu dei entrada no ano passado no CNAI do Porto, de lá já saí com ele numerado. Mas de qualquer forma eles mandam de lá pra Lisboa. Se for a Lisboa vá muito cedo pois as senhas acabam poucos minutos depois da abertura da CRC, como em todos os serviços públicos, tudo anda muito cheio. Tenha certeza que está com todos os documentos e preencha tudo direitinho pra não cair em exigências depois. Boa sorte!
  • Bom dia da Nova Zelândia, Pedido de Aquisição da Nacionalidade através de união de fato para meu esposo (A. de Figueiredo) recebido pela CRC em 24/08/2018. Nenhum número de processo emitido ainda.
  • editado November 2018
    @Portuguese ja lhe respondi no outro tópico.Pedimos não duplicar perguntas e tópicos diferentes
  • Daniel PeresDaniel Peres Member
    editado November 2018
    Srs. Boa tarde,
    Nos primeiros meses do próoximo ano devo iniciar 2 processos de pedios de Aquisição de Nacionalidade por casamento.
    Lí diversas vezes que com a nova lei, precisamos de 3 anos de casados ( com filhos ) ou 5 anos de casados sem filhos, que servem para justamente comprovar os laços com a comunidade Portuguesa.
    Vi na planilia que vários processos com base no acima exposto, já foram concluídos ou estão prestes a serem finalizados.

    Entretanto, no site do IRN, não encontrei nada claro sobre esses prazos de casamento servirem como comprovação de laços com a comunidade.

    Não estou querendo contestar o incontestável ( uma vez que os processos inegavelmente estão sendo concluídos.. ), mas gostaria de saber se em algum lugar, / site de Portugal mesmo,no IRN ou de conservatórias, conseguimos encontrar justamente essa Nova Lei, onde especificamente se trata desses prazos de casamento & comprovação dos laços.

    Obrigado pela ajuda de sempre.
    Com a ajuda de vocês, já foram pra conta 4 Atribuições concluidas, uma prestes a ser concluída, uma de menor prestes a ser enviada e 2 aquisições por casamento em vista para o próximo ano ( tudo da familia da minha esposa ). Muuuuuito Grato a todos
  • @Daniel Peres, tem no seguinte decreto-lei:
    https://dre.pt/home/-/dre/107541407/details/maximized

    Decreto-Lei n.º 71/2017
    Artigo 56.º
    4 - A Conservatória dos Registos Centrais deve presumir que existe ligação efetiva à comunidade nacional quando o declarante, maior, no momento do pedido preencha, designadamente, um dos seguintes requisitos:

    a) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união de facto há, pelo menos, cinco anos, com nacional português originário;

    b) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e existam filhos, portugueses de origem, do casamento ou da união de facto que fundamenta a declaração;

    c) Conheça suficientemente a língua portuguesa, desde que esteja casado ou viva em união de facto com português originário há, pelo menos, cinco anos;

    d) Resida legalmente no território português nos três anos imediatamente anteriores ao pedido, se encontre inscrito na administração tributária e no Serviço Nacional de Saúde ou nos serviços regionais de saúde, e comprove frequência escolar em estabelecimento de ensino no território nacional ou demonstre conhecimento da língua portuguesa;

    e) Resida legalmente no território português nos cinco anos imediatamente anteriores ao pedido, se encontre inscrito na administração tributária e no Serviço Nacional de Saúde ou nos serviços regionais de saúde.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.