AJUDA - ATRIBUIÇÃO

2

Comentários

  • Minha filha, que mora na Franca, enviou umu cheque quando fizemos os processos dos meus filhos.
  • Denise A. Espinal

    Vou enviar um cheque mesmo, vamos ver no que vai dar.... Tem que ser nominal?
  • Bem pessoal, atualizando a situação. O processo de
    atribuição de minha mãe, filha de Português, está aguardando a finalização da
    transcrição de casamento e óbito de meu avô. A atribuição está no ACP e as
    transcrições enviei para CRC Lisboa. Após uma semana recebo o seguinte email
    por parte da CRC de Lisboa:

    Ofício relativo a: Processo n. XXXXX/2014 - Processo
    Preliminar de publicações 

    Atento o
    disposto no artº 56º nº 3 do Código do Registo Civil, fica V. Exa., notificada
    para esclarecer quais os nomes corretos dos pais da nubente (Antonio Magalhães
    Barbosa e Julia Cesar Moreira como constam na certidão apresentada para servir
    de base à transcrição ou Antonio de Magalhães Barboza e Julia Cezar Moreira
    conforme estão mencionados na certidão do registo de nascimento respeitante à
    nubente), que serão os recolhidos no assento de casamento a transcrever.

    Com os
    melhores cumprimentos. Escriturário Maria Alice
    do Ó Campos Lemos               
  • Como podem observar há um problema na certidão de minha avó
    (brasileira casada com meu avô Português), onde trocaram a letra "S"
    por "Z". Como esclarecer qual o nome correto? Como proceder?

  • Como é um erro considerado comum, de acordo com relatos da comunidade, não realizei retificação.
  • Eu não tive esse problema, mas me parece que ela está só perguntando qual nome ela deve utilizar na transcrição. Acho que não está pedindo nenhuma explicação. Eu responderia apenas que o nome correto é o com S de forma bem educada e prestativa. :P
  • Concordo com Matheus.
  • Pois bem pessoal, mais uma vez obrigado pelas respostas. Realmente eles
    estavam querendo saber somente o nome correto para colocar na
    transcrição. Liguei para Lisboa nesta segunda-feira (07/04/14) e eles
    disseram que estão aguardando a chegada da documentação. Se eu entendi,
    utilizando informações aqui da comunidade, eles enviam os documentos
    para a Conservatória de Origem, no caso Paredes de Coura, e depois que
    ocorre a modificação na certidão de nascimento (acréscimo no verso do
    documento sobre o casamento e falecimento de meu avô) eles enviam de
    volta à Lisboa, no caso. Seria isso mesmo? Ela não soube me informar
    quanto tempo demora e disse que eu poderia ligar quando quisesse. Alguém
    teria um prazo médio, como experiência? O processo de atribuição de
    minha mãe se encontra no ACP e está dependendo somente do processo de
    transcrição concluído para dar sequência.
  • ATRIBUIÇÃO PARA FILHA DE PORTUGUESES

    Bom dia, 

    Gostaria de saber se estou no caminho certo. Estarei dando entrada em breve por Portugal na Cidadania da minha sogra por ATRIBUIÇÃO. Ela é brasileira e seus pais eram portugueses nascidos em Portugal, casaram em Portugal e faleceram no Brasil.

    Li no site IRN os documentos solicitados.

    O que possuo:
    Certidão de nascimento original dos pais dela e cada certidão possui duas páginas já informando sobre o casamento (achei bem estranho pois nunca tinha visto isso) - 
    1- Essa certidão de fato serve para mandar para Portugal? 
    2- Posso enviar a cópia dela autenticada ? Pois é a única fonte certa que os pais dela são portugueses e se os documentos forem extraviados? 
    3- Precisa ser recente essas certidões deles?

    Outro:
    4- Li que precisa da Certidão de Nascimento dela INTEIRO TEOR. Confirma?
    5- Ela é casada então precisa também da Certidão de Casamento dela INTEIRO TEOR. Confirma?
    6- Certidão simples do marido dela que é brasileiro e vivo. Precisa ser uma nova?
    7- Essa transcrição do casamento dela posso pagar a taxa de 120 euros juntamente com a de 175 euros da nacionalidade e farão isso em Portugal ou como é feito?

    Toda as certidões brasileiras preciso levar ao consulado para legalizar e custa em torno de R$ 46,00 cada.

    A pergunta (1) talvez seja a mais importante!

    E concluindo depois desses documentos é só enviar e esperar o número do processo.

    Obrigada!

  • imageGuilherme Ferreira Mello:
    Atualizando as informações e as dúvidas: Dei entrada no processo de atribuição de minha mãe (filha de Português) através do ACP com o Sr. Mário Vales. A documentação chegou para eles no dia 22/01/2014 e até a presente data (21/02/2014) não obtive resposta ainda sobre a situação do processo.
    1) Este prazo é normal (de acordo com a experiência de vocês)?
    2) Após sair o assento de nascimento de minha mãe quais as Conservatórias vocês indicariam, tanto para transcrição do casamento de minha mãe quanto para iniciar o meu processo (levando em conta os prazos de conclusão)?

    Obrigado!
    Guilherme dando entrada pelo ACP tem que pagar a taxa pelo IRN 175 euros? 
  • Camila, em primeiro lugar, obrigado pela compreensão.

    Quanto as suas dúvidas estava aqui tentando elaborar uma resposta, mas vc parece ser rápida. rsrsrs

    1 - A certidão dos portugueses basta uma cópia xerox.

    Primeiro sua sogra precisa nascer (atribuição) para depois casar (transcrição).

    Como vc está no Rio, sem dúvida, a melhor opção é fazer o processo da sua sogra no ACP.

    Vou preparar uma resposta melhor e colocar aqui.

  • Então, o 1º passo é solicitar a nacionalidade da sua sogra, veja no 'Guia de Ajuda' Cibele - 13/07/2010 (pag 8) os documentos necessários, quanto a cópia do RG não precisa mais legalizar no consulado basta autenticar no cartório. Aconselho que dê uma lida no 'Guia de Ajuda' a partir daí, assim acredito que suas dúvidas serão respondidas. Qq coisa volta a perguntar.

  • Ferreira,

                   tb achei que era só esclarecer os nomes corretos, no caso pensei que poderia usar a identidade da sua avó e/ou a certidão de nascimento de sua mãe. Vc mandou um email com essas informações?

                   Quanto aos procedimentos, acredito que os documentos não viajam de um lado para o outro. Acho que onde vc deu entrada (foi a CRC-Lisboa mesmo?) solicita a Conservatória de Paredes de Coura para lançar no sistema informatizado os dados da certidão de nascimento, então Lisboa faz a averbação do casamento e do óbito. Em relação ao prazo vai depender de Paredes de Coura e Lisboa. Acredito que ninguém da comunidade tenha ideia do prazo da CRC-Lisboa para transcrições. 

  • imageGuilherme Moreira dos Santos:

    Então, o 1º passo é solicitar a nacionalidade da sua sogra, veja no 'Guia de Ajuda' Cibele - 13/07/2010 (pag 8) os documentos necessários, quanto a cópia do RG não precisa mais legalizar no consulado basta autenticar no cartório. Aconselho que dê uma lida no 'Guia de Ajuda' a partir daí, assim acredito que suas dúvidas serão respondidas. Qq coisa volta a perguntar.

    Obrigada! Peço realmente desculpas por ter postado em tópico errado e fico muito feliz por ter vocês aqui para ajudar nesse processo.

    Li o tópico e encontrei da Cibele

    Cibele סיבל - 13/07/2010

    “Caso o portugues, seja o declarante do nascimento do requerente, os seguintes documentos sao necessarios:...”

    Minha dúvida: Os pais da minha sogra são falecidos, mesmo assim eles são considerados declarantes do nascimento do requerente. Confirma?


    Herмαηø Torres - 24/10/2012

    “NACIONALIDADE VIA ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    Rua Visconde de Setubál, 328...”

     
    Minha grande dúvida: Só chegar nos Correios e pedir por Vale postal e colocar o comprovante dentro do envelope, sim? O Sr. Mário continua respondendo pelo e-mail em 2014?

  • Procurando no tópico de ajuda

    Sobre transcrição da minha sogra assim que chegar a certidão. Documentos necessários:

    1- Certidão de casamento dela INTEIRO TEOR legalizada pelo consulado. No Itamaraty não precisa?
    2- Certidão simples de nascimento do marido dela tirada menos de 180 dias. Confirma?
    3- Preencher a documentação que eles irão enviar via e-mail e assinatura deverá ser autenticada pessoalmente no cartório. Confirma?
    4- Xerox da nova certidão que chegará dela servirá? Ou qual outro documento que deverei enviar? 

    Taxa dos 120 euros via Vale Postal e enviar via sedex Mundi

    Algum documento que eu tenha esquecido? RG autenticado precisa enviar novamente? Ou a certidão de Nascimento brasileira INTEIRO TEOR? 


    Renato . - 04/09/2012

    "Com a certidão de nascimento pronta (se o Requerente for casado, fazer a
    transcrição de casamento em uma Conservatória do Registo Civil em Portugal,
    custo 120 euros) solicitar no Consulado de BH o Bilhete de Identidade ou Cartão
    Cidadão e depois o Passaporte Eletrônico Português."


    Obrigada.

  • Camila,

                  'declarante' é quem foi ao cartório registrar o nascimento da sua sogra, essa informação consta da cert nasc.

                   Isso, vale postal em nome do ACP, endereço tal... O Sr. Mário está referenciado neste mesmo tópico em que estamos, já em 2014.

                  Depois dá uma olhada no form. 1C e veja se tem alguma dúvida.

     

                   As certidões brasileiras são sempre em Inteiro Teor. Só as de nascimento precisam passar pelo Itamaraty.

                   Quanto a transcrição do casamento dá uma olhada neste outro tópico que tem o formulário e o que é necessário para solicitar pela 4ª Conservatória do Porto:

                   http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5880524550010853825&na=2&npn=2&nid

     

     

  • imageGuilherme Moreira dos Santos:


     

    Obrigada mais uma vez querido.
    Vou ler todo o formulário 1C hoje.

    No tópico da  Cibele סיבל - 13/07/2010

    Me perdoa, mas não entendi com exatidão.
    Ela cita os documentos no caso seja o declarante, mas os pais dela são falecidos. Continua os mesmos documentos citados por ela ou inclui algum outro?

    Vou dar atenção nesse 1C e obrigada por informar que o Sr. Mário está na ativa graças a Deus.

    Obrigada.

  • FORMULÁRIO 1C

    Boa noite.
    Estou lendo o formulário 1C e esbarrei com o 

    Quadro 2 : Declarações

    1- Na parte com [ ]Mãe e Pai (Posso marcar AMBOS já que eram portugueses?)  Confirma?
    2- Não é para preencher essa parte freguesia, concelho... Confirma?
    3- Manter o nome é SIM ok

    Lá embaixo tem uma 'ajuda' dizendo:
    "Pode juntar a certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) de nacionalidade portuguesa, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia"

    Quadro 6: Pagamentos
    4- Tenho que pagar esse Vale Postal nos Correios e depois disso anotar nesse campo o número do vale e, levar ao cartório para assinatura presencial. Confirma?

    Obrigada.
  • Camila,

                   faz o reconhecimento no cartório e vai ao correio uma só vez: paga o vale, anota o número no formulário e envia.

                   O preenchimento do Quadro 2, ok.

     

                   Voltando ao 'Declarante' do nascimento: O que a Cibele quis dizer é que se o declarante (está na certidão de nascimento - Foi declarante....) é o português, então são necessários somente esses documentos. Se não, podem ser necessários outras comprovações.

     

                    Em tempo: Também sou filho de pais portugueses e o 'declarante' do meu nascimento não foi nenhum dos dois, nem parente é; e não tive problema. Mandei somente os docs que constam do 'Guia de Ajuda'.

  • Legalização documentos Consulado RJ

    Agendamento Consulado RJ

    Para legalizar a certidão de nascimento de inteiro teor da minha sogra após passar no Itamaraty qual é a opção no site para o agendamento? Estou insegura de clicar e gerar uma opção errada que causará transtornos.
    1- É a terceira opção: Legalização de Fotocópia Simples?
    2- Ela precisa estar junto quando for legalizar a Certidão dela? 



    Legalizacao
    de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Pelo Correio

    Legalizacao
    de Documentos - Fotocopia Simples (sem estar autenticada em cartório
    brasileiro)-Pelo Correio

    Legalizacao
    de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Entrega no mesmo dia-Com
    Agendamento

    Legalizacao
    de Documentos - Fotocopia Simples (sem estar autenticada em cartório
    brasileiro)-Entrega no mesmo dia-Com Agendamento




    Acho que esse trecho do texto peguei o "bonde andando"


    Guilherme
    Moreira dos Santos
     - 06/05/2013

    "Lino,
             é isso mesmo. Reconhecimento
    da assinatura do notário que no caso do consulado-RJ abrange RJ e ES.
             Eu gerei
    o boleto com o meu cadastro e eu fui
    ao consulado. Meus filhos são (muito) maiores."


    Obrigada!

  • Camila,

                   1 - É a terceira opção, mas não é fotocópia, é 'Reconhecimento de Assinatura'.

                   2 - Não.

  • Guilherme Moreira

    Obrigada pela atenção Guilherme Moreira. Excelente! Serei eternamente grata pela paciência em responder as minhas questões, detalhes, indicando tópicos. Em uma semana consegui juntar todos os documentos necessários.
    Agora é só esperar o Consulado colocar no site como Pagamento Efetuado.

    Falta pouco para o primeiro processo ser enviado ao ACP.
  • Sr. Mário respondeu!

    Redigi um e-mail para meu marido enviar ao Sr. Mário ontem a noite e hoje ele já respondeu.
    Segue o e-mail para outras pessoas verem quem em 11 de abril de 2014 como estão as coisas e o Sr. Mário na ativa graças a Deus.
    Coloquei pontinhos (...) para retirar o nome da família do esposo, etc.

    ENVIADO: DIA 10-11-2014 ÀS 21:53


    Sr. Mário,

     

    Boa noite.

     

    Minha mãe é filha de Portugueses que nasceram em Portugal, se casaram em Portugal. Venho através desse e-mail para verificar se os documentos estão de acordo para dar entrada na Cidadania Portuguesa por atribuição para da minha mãe (...).

     

    1- Certidão de Nascimento dos pais dela portugueses CÓPIA

    2- Certidão de Nascimento de INTEIRO TEOR dela (minha mãe) legalizado no Itamaraty e legalizado pelo Consulado do Rio de Janeiro.

    3- RG Identidade da minha mãe autenticada no cartório.

    4- Formulário 1C preenchido e autenticado em cartório pessoalmente por autenticidade.

    5- Taxa de € 175 via Vale Postal. Colocando o comprovante dentro do envelope para:

     

    Rua Visconde de Setubái, 328.  

    4200-498 PORTO.

    6- Gostaria de saber se as certidões dos meus avôs em anexo servem mesmo sendo antigas?

     

    Obrigado pela atenção,

    (...)


  • Sr. Mário respondeu cont.

    RESPOSTA DIA 11-04-2014:

    De: Mario Manuel Vales Ferreira mario.m.ferreira@irn.mj.pt

    Bom dia (...)

     

    Está tudo correcto. Só a morada é "Setúbal"

     

    Ficar bem

     

    Mário Vales

  • Pessoal, volto para atualizar os fatos do processo de minha mãe. O processo de atribuição de minha mãe está esperando, no ACP, a transcrição de casamento e óbito de meu avô (Português). O processo de transcrição e óbito foi enviado à CRC Lisboa e se encontra "parado" (faz 1 mês) e eles fizeram uma notificação sobre a confirmação do nome dos pais da nubente (pais de minha vó brasileira) que houve troca das letras "Z" e "S", pedindo que esclarecimentos sobre qual o nome correto para que seja colocado na averbação.  Faz semanas que ligo pra lá e a atendente disse que estava tudo "OK" mas quando ligo hoje, para minha surpresa, ela disse que enviaram pelos correios a notificação e estão aguardando o retorno. Eu disse que tinha recebido esse comunicado por email também e tinha respondido informando os nomes corretos. Perguntei como proceder e ela disse não saber, sugeriu que minha mão fizesse uma declaração assinada e enviasse. Enviei um arquivo com a certidão de nascimento de inteiro teor de minha mãe onde constam os nomes corretos mas mesmo assim ela não soube dizer se poderá ser esclarecido por email...pediu que ligasse na próxima segunda-feira pois sua colega esta de férias e que eu falasse direto com ela. Enfim, eles não tem "jogo de cintura", parecem não não ter proatividade... Disseram que estava tudo certo, que era só aguardar, quando ligo novamente descubro que não está resolvido e eles não sabem informar como proceder, enfim, vou aguardar até segunda para ver se consigo resolver a situação por email...
  • Atualizando...depois de ligar e muito insistir recebo a notícia que os documentos enviados à CRC Lisboa através de email, a certidão de nascimento de inteiro teor de minha mãe onde constam os nomes dos pais de minha vó, serão analisados pela Sra. Conservadora e estando tudo "OK" o processo será concluído. Disseram que avisarão através do email e pediram para aguardar... O que posso fazer, o processo já está lá à mais de um mês. Será que o ACP poderia ajudar de alguma forma?
  • Os processos pela CRC Lisboa geralmente demoram mais mesmo.
    Se estao aceitando esclarecimentos via email ja é um grande avanço. Antes ao receber a carta com as perguntas a gente tinha que mandar a resposta por carta tamb~em.
    Voce tem que esperar a resposta.
    Se demoram muito terá que ligar novamente.
  • Atualizando... Finalmente saiu a transcrição de casamento de meu avô português, via Conservatória de Registo Central de Lisboa, depois de 2 meses (isso mesmo, um procedimento que pelo que vi por aqui demoraria em torno de 1 semana). Assim, o processo de atribuição de minha mãe deu sequência e de acordo com o Sr. Mário nesta próxima semana ela já será portuguesa. (Ufa, mais uma passo foi dado. rsrsrsr). Assim que receber o número do assento de nascimento dela irei fazer a transcrição de casamento de meus pais. Estou em Minas Gerais e gostaria de saber qual Conservatória ou talvez no consulado de BH seria o melhor prazo, pois não quero enviar para Lisboa novamente. Sei que tem alguns tópicos aqui sobre isso, mas gostaria de algo (uma opinião) mais recente sobre isso. Obrigado.
  • Pessoal, estou com uma dúvida para onde mandar meu processo de atribuição. A cidadania de minha mãe sai esta semana pelo Arquivo Central do Porto. Eu não sei se envio a transcrição de casamento dela junto com meu processo de atribuição, ambos para a 4CRC Porto ou se faço a transcrição pela 4CRC Porto e Atribuição pela CRCentrais Lisboa. O que vcs acham? Em termos de prazos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.