Tem que fazer por separado. Se a 4 CRC do Porto é rápida envie a transcricao para la. Tenho entendido que no Porto somente aceitam processos de filhos de portugueses nascidos em Portugal. Se ainda for assim, voce tera que mandar o seu pedido para CR Centrais Lisboa. A transcricao demora em media uns 15 dias para estar pronta. O processo de cidadania em Lisboa uns dois/tres meses atualmente.
Oi Denise, mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos. De acordo com a resposta da 4CRC Porto, qualquer Conservatória de Registo Civil pode realizar o processo de atribuição de filhos de portugueses nascidos no estrangeiro. De acordo com o que já pesquisei o Arquivo Central do Porto é que faz os processos de filhos de portugueses nascidos em Portugal. O processo de minha mãe, que sairá esta semana (de acordo com o Sr. Mário Vales), foi feito no ACP, pois ela é que é a filha de Português nascido em Portugal. http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/ Disseram para enviar os documentos para análise prévia, o que fiz de imediato e estou aguardando resposta. Tenho essa dúvida, para onde mandar os documentos para Atribuição. A transcrição de casamento irei enviar para a 4CRC Porto, mas o de Atribuição ainda não decidi. Me preocupo com os prazos de conclusão, quero evitar uma demora exagerada.
Atualizando: Enfim, durante a semana passada, saiu a cidadania de minha mãe (realizada pelo ACP). Na última sexta-feira, dia 06/06, enviei todos os documentos necessários para a realização da transcrição de casamento dela e de minha atribuição. Enviei tudo para a 4ª CRC Porto. Sim, as CRC's também realizam os processos de atribuição (filhos de Portugueses nascidos no estrangeiro). Agora é só aguardar e torcer para sair o quanto antes...
Parabéns para a sua mae. Nao deixe de contar aqui se tudo correu bem enviando os pedidos de transcricao e de cidadania juntos e se essa conservatoria foi eficiente e eficaz.
Pode deixar Denise, irei retribuir toda informação e atenção que obtive dos membros desta comunidade. Assim que forem surgindo as novidades de meu processo irei atualizando este tópico e depois de terminado irei fazer um resumo de tudo com todas as informações.
Pessoal, meu processo de atribuição ainda está "correndo" e prometi deixar minha experiência aqui na comunidade. Todos já devem saber que o Orkut irá encerrar suas atividades e que a comunidade ficará disponível publicamente mas estará "congelada", sem possibilidade de adicionarmos mais nenhuma informação. Por isso já me inscrevi no grupo do facebook: https://www.facebook.com/groups/722034894508717/ Se meu processo não terminar antes do final de Setembro, mês de encerramento do Orkut, irei gravar um vídeo, contando passo a passo minha experiência. Assim que fizer o vídeo, irei postá-lo no youtube e deixarei o link no grupo do facebook. Uma forma de retribuir toda ajuda que obtive através desta comunidade.
Ola Douglas quanto tempo depois de enviar os documentos voce ficou sabendo do numero do processo?
Ja faz mais de 1 mes que enviei os documentos da minha mae para CRC e enviei um email para la perguntando sobre o numero do processo, responderam que ainda nao consta nenhum processo no nome dela. Eu achava que depois de 1 mes ja estaria aberto o processo.
Tb enviei a minha documentação para o Porto (sou filha de portugueses). A minha documentação conforme informações do site dos correios de Portugal, chegou no dia 03 do mês passado.
Já enviei dois e-mails para o Sr. Mário Vales e não obtive resposta. Daí liguei para lá ontem e hj via skype (+351225573846) e ninguem atendeu. O número é esse mesmo?
alguém reportou aqui na comunidade que tb passou por isso na CRC, parece que os documentos vão para um setor que os digitaliza e abre o processo, só então o setor de nacionalidade providencia.
Tb enviei a minha documentação para o Porto (sou filha de portugueses). A minha documentação conforme informações do site dos correios de Portugal, chegou no dia 03 do mês passado.
Já enviei dois e-mails para o Sr. Mário Vales e não obtive resposta. Daí liguei para lá ontem e hj via skype (+351225573846) e ninguem atendeu. O número é esse mesmo?
Guilherme voce acha que esta no prazo mesmo depois de 1 mes nao ter aberto processo ainda? Vi tópicos onde alguns obtiveram o numero do processo com 1 mes e vi tambem pessoas que demoraram mais tempo.
Comentários
Se a 4 CRC do Porto é rápida envie a transcricao para la. Tenho entendido que no Porto somente aceitam processos de filhos de portugueses nascidos em Portugal. Se ainda for assim, voce tera que mandar o seu pedido para CR Centrais Lisboa.
A transcricao demora em media uns 15 dias para estar pronta. O processo de cidadania em Lisboa uns dois/tres meses atualmente.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_
Disseram para enviar os documentos para análise prévia, o que fiz de imediato e estou aguardando resposta.
Tenho essa dúvida, para onde mandar os documentos para Atribuição. A transcrição de casamento irei enviar para a 4CRC Porto, mas o de Atribuição ainda não decidi. Me preocupo com os prazos de conclusão, quero evitar uma demora exagerada.
mãe (realizada pelo ACP). Na última sexta-feira, dia 06/06, enviei todos
os documentos necessários para a realização da transcrição de casamento
dela e de minha atribuição. Enviei tudo para a 4ª CRC Porto. Sim, as
CRC's também realizam os processos de atribuição (filhos de Portugueses
nascidos no estrangeiro). Agora é só aguardar e torcer para sair o
quanto antes...
Nao deixe de contar aqui se tudo correu bem enviando os pedidos de transcricao e de cidadania juntos e se essa conservatoria foi eficiente e eficaz.