Gente, conseguimos o assento de nascimento de minha esposa e agora vou enviar a documentação para realizar a transcrição de meu casamento em Ponta Delgada. Já preenchi o requerimento pedido, porém mesmo lendo as mensagens anteriores, ainda fiquei na dúvida. Eu já morava com ela antes do casamento, na mesma residência de hoje, preencho a residência habitual dos nubentes com nosso endereço de hoje?
Nos campos abaixo devo preencher assim?
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração: (Não preencho nada aqui, pois não tem pontilhado) O nubente: ………(Meu nome, pois sou estrangeiro - Brasileiro)……….…… … …….……… A Nubente: ………(Nome dela de solteira)………….…… …...................….. Primeira residência conjugal: …..……(Endereço atual onde já morávamos antes)………..……...
"Residência à data da celebração: (Não preencho nada aqui, pois não tem pontilhado)"
Do lado realmente não precisa preencher nada,mas repare que a frase termina com 2 pontos.É pra vc preencher logo abaixo esses dados e não colocar os nomes dos nubentes
O nubente: (residencia do noivo)………(Meu nome, pois sou estrangeiro - Brasileiro)……….…… … …….……… A Nubente: (residencia da noiva)………(Nome dela de solteira)………….…… …...................….. Primeira residência conjugal: (pode colocar o endereço atual) …..……(Endereço atual onde já morávamos antes)………..……...
Obrigado pela resposta, entendi que não preciso preencher os nomes dos nubentes e colocar apenas o endereço, ficando da forma abaixo, é isso?
Residência à data da celebração: O nubente: ……… ………………………….…… … …….……… A Nubente: ……..................................................................….. Primeira residência conjugal: ................(Endereço)...............
@Jandira hoje entrei no civil online e consta a alteração do meu nome, não sei quando a transcrição foi feita (sexta passada ou ontem), mas já notei que o civil online não atualiza na hora.
Outra dúvida que tive agora, meu casamento foi religioso e civil junto, na certidão de casamento o local da celebração consta como "Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição – Paróquia São José Operário" coloco isso mesmo? (ou precisa ser endereço?)
"Dados Relativos à celebração do casamento: Hora, data, lugar (nome do cartório), celebrante (nome do juiz, se no Cartório ou nome do padre quando o civil é celebrado juntamente com o religioso)."
Veja aqui toda explicação para preencher requerimento para transcrição por Ponta Delgada
Pessoal, me tirem uma dúvida: o meu pai é divorciado, mas em vias de adquirir a nacionalidade (o processo dele encontra-se na fase de registro no ACP). O divórcio em questão seria do primeiro casamento dele (os meus pais não eram casados, só viviam juntos). Como proceder com o caso dele?
@Pedro Antonio Pereira Jr. se ele não tem interesse em morar em Portugal e se o mesmo é o declarante de seu nascimento, faça pela ACP novamente e seja feliz...
@Flávio Corrêa eu pretendo fazer o meu processo por lá. Resolvi perguntar pois caso ele mude de ideia e tenha interesse em ficar por lá no futuro eu já sei como proceder.
Quanto ao seu processo nada a fazer, quanto ao dele é transcrever o primeiro casamento e depois nomear um advogado, fazer judicialmente o divórcio e se casou novamente transcrever o casamento, caso haja interesse de residir em Portugal e principalmente fazer algum tipo de reagrupamento familiar com a atual esposa.
@Flávio Corrêa entendi. Meu pai não se casou novamente depois desse divórcio, ele só viveu com a minha mãe. E ela já é falecida, então ele também não pretende se casar. Seria só para uma possível regularização mesmo.
Exatamente como o @Flavio Corrêa disse, @Pedro Antonio Pereira Jr., também não vejo motivo para mexer com isso, nem que seu pai fosse morar em Portugal, a menos que quisesse casar novamente.
Para seu processo, o importante é que seu pai tenha sido seu declarante e vc tenha sido registrado antes de completar um ano de idade.
Mas eu ouvi dizer que Ponta Delgada dispensa o pacto antenupcial. Sendo assim, basta eu colocar no formulário que não possuo (o pacto) e não apresentá-lo. Li isso em algum lugar. Alguém teve essa experiência?
Olá, Enviei dois processos de transcrição para Ponta Delgada, que chegaram lá, por DHL, no dia 02 de Maio 18. Mandei email para civil.pdelgada@irn.mj.pt, mas não tive resposta. Vendo o post do Flavio, mandei email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, mas tive a seguinte resposta: "Bom dia, Reencaminha-se o e-mail, a fim de dar cumprimento ao nele solicitado. Att, Maria Alice" Ela envio o meu email para civil.pdelgada@irn.mj.pt. Acho que estou num loop. Alguém teve essa resposta e acabou recebendo alguma informação útil depois? muito obrigado, João
João, estou com o mesmo problema. Meus documentos chegaram dia 23/04 meu vale emitido dia 17 e ainda não foi sacando e não consigo nenhuma resposta de Ponta. Enviei email para a central e obtive a mesma resposta que a sua.
Enviei o pedido de transcrição de casamento de minha avó no dia 09/04 via DHL e os documentos chegaram lá no dia 16/04. Ainda não consegui obter informações sobre o andamento da transcrição.
Ontem (dia 08/05), recebi a mesma mensagem que você recebeu e estou aguardando retorno de Ponta Delgada.
Eu também havia enviado uma mensagem para o atendimento do CTT, via site, para saber se o vale já havia sido sacado, e hoje recebi via e-mail (informacao@ctt.pt) um pedido de complementação das informações para que possam proceder à pesquisa, assim, aproveito para lembrar a todos que é essencial o preenchimento dos seguintes dados para informação sobre Vale Postal Internacional: - Número do vale; - Valor; - Data de emissão; - Loja emissora.
@Marcia@Aline Kie Aproveitando a dúvida da Aline acima, pois providenciarei o meu requerimento de transcrição de casamento para PD ainda essa semana ou semana que vem. O meu casamento foi realizado com pacto antenupcial, mas enviei um e-mail para Ponta Delgada e eles me falaram que não era necessário enviar o mesmo. A certidão de casamento faz menção ao pacto, como a Marcia atentou em post anterior. Vou enviar o segundo modelo de requerimento (próprio requerente), que não faz menção ao pacto e requerer a transcrição de casamento sem o mesmo. Procede? Obrigada!!!
Obrigado a todos pelas respostas. @Rpquel, @fesalles. Como faço pra ver se já sacaram o vale postal? Basta mandar email para informacao@ctt.pt, com as informações que a @Rpquel botou? @Jandira Pinheiro. Se eu for ao Consulado pra perguntar, eles me atenderão, sem agendamento? obrigado, João
Agora surgiram outras dúvidas, quem puder me auxiliar ficarei muiiiiiiiiiito grata:
1- O cartório que pedi as certidões do meu marido e a do nosso casamento (é o mesmo) realiza o apostilamento mas não reconhece assinaturas. O que eu faço? Reconheço as certidões em outro cartório e volto nele para apostilar?
2- Como eu (a portuguesa - nacionalidade originária) que irei declarar, posso apresentar um RG de 1 ano e 6 meses atrás? Ele não precisa mesmo ser apostilado?
3- No formulário 2, na parte de cima em que está "O Nubente" e "A Nubente", na parte do estado civil, eu coloco o estado civil de cada um anterior ao casamento (exemplo: eu solteira / ele divorciado)?
4- Ainda nesse campo a minha naturalidade é a daqui do Brasil né?
5- Na parte "Se um dos nubentes for estrangeiro" coloco só os dados do meu marido (brasileiro) ou dos 2?
6- Posso excluir a parte "Primeira residência conjugal"?
7- Se eu quiser colocar o valor de 125 euros (com a maior cotação) no vale postal tem problema? Pergunto pois li relatos de pessoas que mesmo com a cotação maior teve problemas e o processo ficou parado até resolver.
Oi Gente!! Enviei os documentos para a transcrição de casamento dos meus pais. Envio EMS (do RJ) - 17/04/2018 Entrega Ponta Delgada - 27/04/2018 Devo me preocupar com o prazo do vale? enviei um email para saber se foi sacado, mas não me responderam.
1- Geralmente as assinaturas ficam online em todos os cartórios e eles fazem por sinal publico.Se nesse cartório não fazem assim,procure saber em qual cartório vc pode reconhecer a firma do tabelião e depois leve pra apostilar.
2- Pode usar o que vc tem.Xerox autenticada (não precisa apostilar)
3- Sim
4- Naturalidade estado em que nasceu.Ex: Rio de Janeiro,São Paulo
5- Coloca dos dois
6- Não deixe nada em branco.Geralmente isso consta na certidão de casamento.Caso não tenha,coloque a residencia atual.
7 - É melhor colocar uns 5 Euros a mais devido a diferença cambial
Pessoal, estou com a mesma dificuldade de conseguir informacoes sobre o meu processo. Pensei em solicitar a certidao de casamento no civil online...o q sugerem?
Comentários
Eu já morava com ela antes do casamento, na mesma residência de hoje, preencho a residência habitual dos nubentes com nosso endereço de hoje?
Nos campos abaixo devo preencher assim?
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração: (Não preencho nada aqui, pois não tem pontilhado)
O nubente: ………(Meu nome, pois sou estrangeiro - Brasileiro)……….…… … …….………
A Nubente: ………(Nome dela de solteira)………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……(Endereço atual onde já morávamos antes)………..……...
podem me ajudar?
"Residência à data da celebração: (Não preencho nada aqui, pois não tem pontilhado)"
Do lado realmente não precisa preencher nada,mas repare que a frase termina com 2 pontos.É pra vc preencher logo abaixo esses dados e não colocar os nomes dos nubentes
O nubente: (residencia do noivo)………(Meu nome, pois sou estrangeiro - Brasileiro)……….…… … …….………
A Nubente: (residencia da noiva)………(Nome dela de solteira)………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: (pode colocar o endereço atual) …..……(Endereço atual onde já morávamos antes)………..……...
Residência à data da celebração:
O nubente: ……… ………………………….…… … …….………
A Nubente: ……..................................................................…..
Primeira residência conjugal: ................(Endereço)...............
Muito, muito obrigado!!
Sim,é isso
No campo "Residencia a data da celebração" somente endereços dos nubentes
Assim espero.....vou aguardar
"Dados Relativos à celebração do casamento:
Hora, data, lugar (nome do cartório), celebrante (nome do juiz, se no Cartório ou nome do padre quando o civil é celebrado juntamente com o religioso)."
Veja aqui toda explicação para preencher requerimento para transcrição por Ponta Delgada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
1- Sou eu a portuguesa. As certidões de casamento e nascimento do meu marido bastam que seja de inteiro teor (não precisa ser reprografica?
2- Preciso exigir um selo especial em tais certidões ou só pedir mesmo no cartório?
3- A assinatura da pessoa do cartório que vai nas certidões deve ser reconhecida por eles mesmos ou peço que reconheça no cartório que irei apostilar?
4- Eu ainda não tirei o passaporte nem o cartão cidadão. Eu que serei a declarante. Preciso enviar cópia autenticada do meu RG brasileiro?
5- Tenho o pacto antenupcial, mas não irei mandar para Ponta Delgada. Ela não exige mesmo?
Muiiiiito obrigada.
1. Basta de inteiro teor.
2. Atualmente, os cartórios já estão fornecendo as certidões com selos.
3. Com o apostilamento, esse reconhecimento é feito automaticamente.
4. Sim. Copia autenticada do seu RG
5. O pacto deve estar contido na sua certidão de casamento, e sendo assim tem que envia-lo.
Para seu processo, o importante é que seu pai tenha sido seu declarante e vc tenha sido registrado antes de completar um ano de idade.
Li isso em algum lugar.
Alguém teve essa experiência?
Enviei dois processos de transcrição para Ponta Delgada, que chegaram lá, por DHL, no dia 02 de Maio 18. Mandei email para civil.pdelgada@irn.mj.pt, mas não tive resposta.
Vendo o post do Flavio, mandei email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, mas tive a seguinte resposta:
"Bom dia,
Reencaminha-se o e-mail, a fim de dar cumprimento ao nele solicitado.
Att, Maria Alice"
Ela envio o meu email para civil.pdelgada@irn.mj.pt. Acho que estou num loop.
Alguém teve essa resposta e acabou recebendo alguma informação útil depois?
muito obrigado,
João
Enviei email para a central e obtive a mesma resposta que a sua.
Enviei o pedido de transcrição de casamento de minha avó no dia 09/04 via DHL e os documentos chegaram lá no dia 16/04. Ainda não consegui obter informações sobre o andamento da transcrição.
Ontem (dia 08/05), recebi a mesma mensagem que você recebeu e estou aguardando retorno de Ponta Delgada.
Eu também havia enviado uma mensagem para o atendimento do CTT, via site, para saber se o vale já havia sido sacado, e hoje recebi via e-mail (informacao@ctt.pt) um pedido de complementação das informações para que possam proceder à pesquisa, assim, aproveito para lembrar a todos que é essencial o preenchimento dos seguintes dados para informação sobre Vale Postal Internacional:
- Número do vale;
- Valor;
- Data de emissão;
- Loja emissora.
E vamos esperar que tudo dê certo!
Aproveitando a dúvida da Aline acima, pois providenciarei o meu requerimento de transcrição de casamento para PD ainda essa semana ou semana que vem. O meu casamento foi realizado com pacto antenupcial, mas enviei um e-mail para Ponta Delgada e eles me falaram que não era necessário enviar o mesmo. A certidão de casamento faz menção ao pacto, como a Marcia atentou em post anterior. Vou enviar o segundo modelo de requerimento (próprio requerente), que não faz menção ao pacto e requerer a transcrição de casamento sem o mesmo. Procede? Obrigada!!!
@Rpquel, @fesalles. Como faço pra ver se já sacaram o vale postal? Basta mandar email para informacao@ctt.pt, com as informações que a @Rpquel botou?
@Jandira Pinheiro. Se eu for ao Consulado pra perguntar, eles me atenderão, sem agendamento?
obrigado,
João
Se Ponta Delgada enviou email dispensando o pacto,imprima esse email e envie junto com a documentação.
1- O cartório que pedi as certidões do meu marido e a do nosso casamento (é o mesmo) realiza o apostilamento mas não reconhece assinaturas. O que eu faço? Reconheço as certidões em outro cartório e volto nele para apostilar?
2- Como eu (a portuguesa - nacionalidade originária) que irei declarar, posso apresentar um RG de 1 ano e 6 meses atrás? Ele não precisa mesmo ser apostilado?
3- No formulário 2, na parte de cima em que está "O Nubente" e "A Nubente", na parte do estado civil, eu coloco o estado civil de cada um anterior ao casamento (exemplo: eu solteira / ele divorciado)?
4- Ainda nesse campo a minha naturalidade é a daqui do Brasil né?
5- Na parte "Se um dos nubentes for estrangeiro" coloco só os dados do meu marido (brasileiro) ou dos 2?
6- Posso excluir a parte "Primeira residência conjugal"?
7- Se eu quiser colocar o valor de 125 euros (com a maior cotação) no vale postal tem problema? Pergunto pois li relatos de pessoas que mesmo com a cotação maior teve problemas e o processo ficou parado até resolver.
Desde já muito obrigada!
Enviei os documentos para a transcrição de casamento dos meus pais.
Envio EMS (do RJ) - 17/04/2018
Entrega Ponta Delgada - 27/04/2018
Devo me preocupar com o prazo do vale? enviei um email para saber se foi sacado, mas não me responderam.
1- Geralmente as assinaturas ficam online em todos os cartórios e eles fazem por sinal publico.Se nesse cartório não fazem assim,procure saber em qual cartório vc pode reconhecer a firma do tabelião e depois leve pra apostilar.
2- Pode usar o que vc tem.Xerox autenticada (não precisa apostilar)
3- Sim
4- Naturalidade estado em que nasceu.Ex: Rio de Janeiro,São Paulo
5- Coloca dos dois
6- Não deixe nada em branco.Geralmente isso consta na certidão de casamento.Caso não tenha,coloque a residencia atual.
7 - É melhor colocar uns 5 Euros a mais devido a diferença cambial