@Daniela Brandão pode sim, cada processo em um envelope, com documentação completa, ambos envelopes dentro do envelope de envio. Especifique em cada envelope o processo que é. No de sua filha coloque atribuição de ... (menor)
lembramos quanto o questão do valor do vale postal a ser enviado: a fim de evitar valores a menor, tomem cuidado em verificar se o funcionário dos correios usa a maior cotação do euro (não usar o euro exportação).
FAVOR NÃO ENVIAREM E-MAILS OU LIGAR PARA AS CONSERVATÓRIAS SOLICITANDO AS INFORMAÇÕES AQUI POSTADAS. AS CONSERVATÓRIAS ESTÃO RECEBENDO DIARIAMENTE CENTENAS DE PROCESSOS E DE E-MAILS.
MAIS E-MAILS FARÃO COM QUE OS FUNCIONÁRIOS PAREM DE TRABALHAR NOS PROCESSOS SOMENTE PARA RESPONDER AOS E-MAILS.
A AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS SE TORNARÁ MUITO MAIS LENTA E OS PROCESSOS IRÃO DEMORAR MAIS PARA SEREM CONCLUÍDOS, MESMO OS MAIS SIMPLES.
SE TIVEREM DÚVIDAS, POSTEM NOS TÓPICOS CORRESPONDENTES
@Maria Adelaide, agradeço toda a ajuda de suas postagens juntamente com outros amigos são de grande valia, só vejo elogios a seu respeito, por isso fico sempre muito atenta em suas orientações.. que Deus te abençoe abundantemente, na ajuda de realizações de nossos sonhos..
Bom dia gente, estou para enviar o processo de transcrição de casamentos dos avós A avó, com ajuda deste fórum, é portuguesa e o avô é brasileiro.
Tenho algumas dúvidas. 1)No ano passado, acabei apostilando a certidão de casamento deles, que data de 17 de janeiro de 2017. Mas agora já tem mais de uma ano. Li aqui em algum lugar que apostilada não vence. Arriscariam mandar assim ou seria melhor solicitar e apostilar outra?
2) Os documentos que preciso são esses? Certidão de casamento apostilada Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro apostilada. Número do assento do cônjuge português; Formulário de transcrição de casamento com reconhecimento de firma por autenticidade em cartório
3) Aí, ainda precisa enviar algum documento da avó portuguesa que vai assinar o formulário? Porque o rg dela é brasileiro mas ela já é portuguesa...
4) A cópia da certidão do cônjuge brasileiro precisa ser de inteiro teor?
@Maidane Araujo 1) Ponta Delgada exige que as certidões tenham menos de 6 meses 2) ambas certidões inteiro teor, apostiladas 3) cópia autenticada do documento de identidade de quem assina o formulário, não precisa apostilar 4) sim
@Daniel Henriques Certidão de casamento de Inteiro Teor apostilada e a Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro de Inteiro Teor por cópia reprográfica apostilada?
...@MariaAdelaide ,gratidão eterna pois essa ajuda nos tempos de hj sem pretensões financeiras alguma é prestada só pelos grandes de coração e vc é os demais @Marcia@Vladpen@Mariza,, @Daniel Henriques....se enquadram perfeitamente neste quesito.. mais uma vez muuuuuiiito obrigado por todas orientações abs
É com prazer que anuncio: TRANSCRIÇÃO DOS BISOS concluída!
Documentos enviados via EMS: 14/09/2017 Entrega em PD: 21/09/2017 Numeração do processo: 3***/2017 Caiu em exigência: 13/10/2017 Envio de documento retificado via EMS: 23/01/2018 Entrega em PD: 06/02/2018 Email informando conclusão do processo: 22/02/2018 Assento de Casamento 1**/2018
Agora é começar a juntar os documentos para pedir a cidadania da mamãe.
OBS: 1) Eu enviei email hoje pedindo informações sobre o status do processo. 2) A exigência foi a retificação dos dados da minha bisa na certidão de casamento brasileira. Minha sorte foi que o cartório exigiu apenas a certidão de nascimento portuguesa apostilada no consulado. A retificação levou menos de 30 dias para ficar pronta.
@VANIAVIEIRA obrigado pela lembrança e pelas palavras. Fico feliz que tenha te ajudado de alguma maneira mesmo ainda não tendo tanto conhecimento como os outros colegas citados por você. Eu mesmo ainda tiro muitas dúvidas com eles.
Fui fazer o vale postal e os correios informaram que não posso mais fazer em nome da IRN, teria que ser para uma pessoa física. Em Ponta Delgada faço o vale postal para quem ? Lucia Medeiros ? Obrigado desde já. Fabio
@vlad pen e @vlad el , vou em outra agencia então, pois ano passado enviei para o ACP sem problemas, agora o cara dos correios veio com esssa. Obrigado !
Boa noite Já separei as documentações para a transcrição de casamento do meu pai. Como não chegou a certidão portuguesa dele, vou mandar anotado em um papel junto com a documentação conforme orientado aqui no fórum. A minha pergunta é o seguinte: como fiz em Tondela devo colocar só a numeração do assento? E no meu formulário 1C se caso não chegar certidão do portugues para solicitar a minha, no quadro 2 que tem a parte freguesia, concelho deixo em branco tb? Obrigada
Pesssoal, necessito de ajuda.... Fiz transcrição em PD do casamento do meu Sogro, porém não recebemos a via, não to conseguindo pelo Civilonline (Cartão não autoriza mesmo sendo internacional) enfim....preciso preencher um documento e como informo os dados dessa Transcrição em PD, preciso das informações de numero de registro/ano (já tenho) e Freguesia e Conselho? O que informo?
Se a transcrição de casamento já foi feita, ela está averbada no assento de nascimento, no sistema informático, e você não precisa informar o número da transcrição. Você não tem o assento de nascimento do teu sogro ? Isto seria o bastante.
Comentários
pedimos para tentar exaustivamente tirar as dúvidas por aqui, ao invés de ligar para as conservatórias.
lembramos quanto o questão do valor do vale postal a ser enviado:
a fim de evitar valores a menor, tomem cuidado em verificar se o funcionário dos correios usa a maior cotação do euro (não usar o euro exportação).
Complementando, é sempre bom verificar antes de sair de casa qual a cotação do dia, e ir com o valor em mente:
sobre a cotação do euro, veja aqui (é a cotação mais alta):
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
MAIS E-MAILS FARÃO COM QUE OS FUNCIONÁRIOS PAREM DE TRABALHAR NOS PROCESSOS SOMENTE PARA RESPONDER AOS E-MAILS.
A AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS SE TORNARÁ MUITO MAIS LENTA E OS PROCESSOS IRÃO DEMORAR MAIS PARA SEREM CONCLUÍDOS, MESMO OS MAIS SIMPLES.
SE TIVEREM DÚVIDAS, POSTEM NOS TÓPICOS CORRESPONDENTES
estou para enviar o processo de transcrição de casamentos dos avós
A avó, com ajuda deste fórum, é portuguesa e o avô é brasileiro.
Tenho algumas dúvidas.
1)No ano passado, acabei apostilando a certidão de casamento deles, que data de 17 de janeiro de 2017. Mas agora já tem mais de uma ano. Li aqui em algum lugar que apostilada não vence. Arriscariam mandar assim ou seria melhor solicitar e apostilar outra?
2) Os documentos que preciso são esses?
Certidão de casamento apostilada
Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro apostilada.
Número do assento do cônjuge português;
Formulário de transcrição de casamento com reconhecimento de firma por autenticidade em cartório
3) Aí, ainda precisa enviar algum documento da avó portuguesa que vai assinar o formulário? Porque o rg dela é brasileiro mas ela já é portuguesa...
4) A cópia da certidão do cônjuge brasileiro precisa ser de inteiro teor?
por enquanto é isso.
Obrigada gente
1) Ponta Delgada exige que as certidões tenham menos de 6 meses
2) ambas certidões inteiro teor, apostiladas
3) cópia autenticada do documento de identidade de quem assina o formulário, não precisa apostilar
4) sim
Obrigada pela consideração! Sucesso. Beijos.
Documentos enviados via EMS: 14/09/2017
Entrega em PD: 21/09/2017
Numeração do processo: 3***/2017
Caiu em exigência: 13/10/2017
Envio de documento retificado via EMS: 23/01/2018
Entrega em PD: 06/02/2018
Email informando conclusão do processo: 22/02/2018
Assento de Casamento 1**/2018
Agora é começar a juntar os documentos para pedir a cidadania da mamãe.
OBS:
1) Eu enviei email hoje pedindo informações sobre o status do processo.
2) A exigência foi a retificação dos dados da minha bisa na certidão de casamento brasileira. Minha sorte foi que o cartório exigiu apenas a certidão de nascimento portuguesa apostilada no consulado. A retificação levou menos de 30 dias para ficar pronta.
Em Ponta Delgada faço o vale postal para quem ?
Lucia Medeiros ?
Obrigado desde já.
Fabio
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao
Obrigado !
obrigada pelas palavras!
Já separei as documentações para a transcrição de casamento do meu pai. Como não chegou a certidão portuguesa dele, vou mandar anotado em um papel junto com a documentação conforme orientado aqui no fórum.
A minha pergunta é o seguinte: como fiz em Tondela devo colocar só a numeração do assento?
E no meu formulário 1C se caso não chegar certidão do portugues para solicitar a minha, no quadro 2 que tem a parte freguesia, concelho deixo em branco tb?
Obrigada
O ideal é aguardar o assento para conferir todos os dados. Se não puder esperar peça uma cópia no site do civilonline.
Para a atribuição vc preencherá o 1C com o número, ano e Conservatória dos Registos Centrais.
Fiz transcrição em PD do casamento do meu Sogro, porém não recebemos a via, não to conseguindo pelo Civilonline (Cartão não autoriza mesmo sendo internacional) enfim....preciso preencher um documento e como informo os dados dessa Transcrição em PD, preciso das informações de numero de registro/ano (já tenho) e Freguesia e Conselho? O que informo?
Você não tem o assento de nascimento do teu sogro ? Isto seria o bastante.
Estou enviando o processo de transcrição para ponta delgada.
Preciso ligar para a conservatória antes? Ou somente envio os documentos direto?