Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1196197199201202256

Comentários

  • @drakunder, faz o vale no dia do envio. Tira uma cópia simples e manda junto com os documentos! Cuidado para usar o valor correto do euro, use o EURO, o maior valor, e não o euro exportação.
  • Bom dia. Transcrição finalizada. Documentos chegaram em PD 12/06, não sei a data de saque do vale. finalizado em 16/08.
    @pessoal , se alguem puder ajudar, meu sogro e sogra estao em Portugal, Minha sogra ja é atribuida e essa transcricao sao do casamento deles. O periodo de estadia (90 dias) do meu sogro expira mes que vem. Qual a melhor forma legal de ele continuar por la dando entrada na aquisicao dele? Parece que o SEF ainda esta uma bagunca por la, ate a extensao de estadia esta complicada.
    Obrigado a todos
  • @Thiago os processos de aquisição de nacionalidade pelo casamento demoram em torno de 15 a 18 meses. Seu sogro terá que pedir visto por agrupamento familiar até a nacionalidade dele ser concluida.Isso terá que ser pedido no SEF e requer muita paciência.
  • estou enviando os documentos para Transcrição do Casamento,
    o nubente nao portugues é falecido,
    tanto a Certidão de Casamento quanto a de Nascimento constam a anotação do óbito.,

    assim que sair a Transcrição já posso enviar a Atribuição?
    ou será obrigatório transcrever o óbito?
  • @Guto não precisa transcrever o óbito
  • @Vlad obrigado!
  • NeoNeo Member
    editado August 2019
    Olá, pessoal.

    Venho novamente tentar contribui com o fórum, uma vez que o relato/orientações dos participantes são de extrema importância para todos. Sem contar que também é uma maneira de termos noção do tempo que os processos estão levando para serem concluídos e das exigências mais atuais.

    Enviei minha transcrição, juntamente com o vale postal no dia 28/05/2019, ela foi entregue no dia 05/06/2019 e o vale foi sacado no dia 26/06/2019. O processo foi concluído no dia 06/08/2019 e a correspondência com a certidão chegou no dia 22/08/2019. Resumindo, desde que o processo foi recebido até a conclusão foram praticamente dois meses.

    Um último detalhe que gostaria de compartilhar com o fórum é que, embora meu casamento tenha pacto antenupcial e que o mesmo conste da certidão de casamento, resolvi arriscar e não enviar o pacto, nem os 30 euros para a averbação do pacto, indo contra as orientações de alguns moderadores do fórum. Mas fiz isso por minha conta e risco!

    Enfim, acabou dando certo e o meu processo não caiu em exigência. Não sei se por sorte ou por realmente não obrigarem a averbar o pacto em Ponta Delgada. Só estou compartilhando pois acabei economizando cerca de 300 reais em documentação e custas, mas conforme mencionei anteriormente, sabia do risco que estava correndo e, caso caísse em exigência, no lugar de economizar eu gastaria os 300 reais mais um envio por EMS dos correios.

    MUITO OBRIGADO a todos do fórum!

    []´s
  • Você tem razão @Neo...A decisão de arriscar cabe a cada um...

    Creio que as orientações aqui do Fórum são sempre no sentido de minimizar as chances de que ocorra qualquer complicação com os processos...
    Existe sempre o risco de que a análise do processo seja direcionada para um Conservador mais exigente...
    Mas é sempre bom que sejam postadas aqui as experiências para que possamos usar como referência...
    Obrigado por compartilhar...
  • NeoNeo Member
    @Nilton Hessel, não precisa agradecer! Mais que uma obrigação, é um prazer poder contribuir!!! ;)

    Abração

    Obs: fazendo uma correção na minha pastagem, onde se lê "contribui" leia-se "contribuir "
  • Pessoal, para fins de histórico minha transcrição que teve o vale sacado dia 04/07 foi finalizada no dia 13/08. Solicitei hoje a certidão de casamento e verifiquei a data.
  • Bom dia pessoal,
    Pessoa, vou mandar o vale postal e os documentos para transcrição sábado agora.

    Como fico sabendo essas informações, data entrega, data saque, data inicio processo e término?

    Obrigado
  • editado August 2019
    @Felipe...

    Se escolheu Ponta Delgada...Use os serviços da DHL...(Ou similar)...PD fica no Arquipélago dos Açores e as entregas podem sofrer atrasos...Colocando em risco a validade do VP...

    Essa modalidade de remessa permite rastrear o objeto desde o despacho na loja até a assinatura do responsável pelo recebimento na Conservatória...

    Um conselho...Depois que tiver confirmado o recebimento da remessa na Conservatória...Aguarde o documento...(Assento de Casamento)...Chegar em sua casa...
  • O assento do meu marido saiu no início do ano... dei entrada na transcrição e já recebi o assento do nosso casamento.
    Nesse meio tempo, dei entrada no meu processo de cidadania por atribuição (minha mãe portuguesa), mas enviei a certidão do casamento aqui do Brasil para a confirmação do acréscimo no meu nome decorrente do meu casamento.
    Minha dúvida... Precisarei fazer a transcrição do meu casamento para dar entrada no cartão cidadão? Lembrando que já foi feita antes pelo meu marido...
  • editado August 2019
    @Eliane vc não precisa fazer sua transcrição de casamento para pedir o cartão cidadão e se ja foi feita pelo seu marido não precisa fazer duas vezes.
  • Boa Tarde estou começando o procedimento para fazer transcriçao do casamanto da minha avó portuguesa. Já reuni todos os documentos mas percebi que um deles (certidao de casamento de inteiro teor apostilada) ao invés de pegar a digitada peguei a reprografica. Tem algum problema ou melhor pedir uma nova digitada?
  • @pradole sem problemas ser certidão reprográfica, desde que esteja de fácil leitura.
  • Oi gente,

    Vim avisar que a transcriçao do casamento dos meus pais finalmente ficou pronta. Chequei antes das 7h e o nome tinha mudado. Vale sacado em 08/07!
  • @Natália desculpe minha ignorância, mas como saber a data do saque do VP?
  • @Guto Barros , eu solicitei via chamado junto aos correios Tel: 3003.01.00 abri uma ocorrência, tenha em mãos seu CPF e o numero do VP. Demoraram bastante mas me informaram que o meu VP enviado em 21/06 foi sacado em 23/07 . Em função das greves e paralisações , problemas com quadro funcional reduzido e ferias os processos estão demorando bem mais que antes.
  • @amontenegro entendi, muito obrigado pela informação!
  • @Guto Barros

    É só mandar email p/ informacao@ctt.pt com os dados do VP e perguntar (eles só sacam por volta de 1 mês, entao nem adianta perguntar antes).
  • Olá pessoal. Tenho uma dúvida.
    Minha esposa tem a cidadania portuguesa (por atribuição feita na ACP Porto) e eu sou brasileiro.
    Temos uma filha de 1 ano, sendo a minha esposa a declarante na certidão de nascimento.
    Eu preciso mesmo transcrever nosso casamento para pedir atribuição da nossa filha ou tem algum conservatória que aceitaria fazer sem a transcrição?
  • editado September 2019
    @Guilherme...

    Sendo sua esposa a Portuguesa...Terá que transcrever o Casamento...

    Para economizar com remessa...Pode enviar Transcrição + Atribuição da Filha Menor para Tondela...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos/p381
  • @NatáliaMedeiros obrigado pela informação!
  • Pessoal, estou ajudando uma amiga a fazer a transcrição do casamento da avó dela (portuguesa) com o avô brasileiro para ela dar entrada depois no pedido do pai dela.
    Ela enviou:
    - cópia simples da certidão de nascimento do português (avó)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilada
    - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilada
    - Vale Postal de 120 Euros
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório de notas
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    O requerimento ela fez em nome dela, na qualidade de neta.
    Só que hoje ela recebeu um e-mail de Ponta Delgada solicitando a certidão de nascimento dela, devidamente apostilada.

    Seria para garantir a qualidade de neto, já que o nome dos avós não aparece no RG? Talvez fique mais barato trocar a solicitação por uma com a assinatura do pai dela e autenticar o RG dele, se for esse o caso. Alguém teve esse pedido?
  • @GFaria é recomendado sua amiga enviar a certidão de nascimento de inteiro teor apostilada pq o Vale Postal foi feito em nome dela.
  • Hmm nem tinha pensado nisso, ok então... Infelizmente, vai ficar mais caro mesmo. Muito obrigada!
  • OLA, sou nova aqui. Acabei por descobrir que no assento do meu sogro portugues já consta ele casado com minha sogra. acredito que isso seja a transcrição do casamento. deles. Ele foi fazer aqui no consulado o cartão cidadão e la mesmo disseram que agora é só meu marido fazer a cidadania. Podemos de uma vez fazer a cidadania dele e a transcrição de nosso casamento? E aí após dou entrada no meu pedido/? s documentos são enviados juntos no mesmo envelope? onde aceita fazer os dois tondela ou ponta delgada? O RG apostilado é só do meu marido no requerimento da cidadania dele?
  • editado September 2019
    @Kátia primeiro terá que esperar a nacionalidade do seu marido ser concluída, depois vc faz sua transcrição de casamento e em seguida vc pede a aquisição de nacionalidade pelo casamento se tiver mais de 5 anos de casada ( sem filhos) ou 3 anos( com filhos atribuídos portugueses)
  • Bruno MarinhoBruno Marinho Member
    editado September 2019
    Boa tarde a todos.

    estou separando os documentos p transição do casamento dos meus pais. Dúvidas:

    1- Posso pedir, direto, inteiro teor digitada? (na transcrição o meu avo, voltou pq estava ilegível e tive que enviar uma digitada).

    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.