Alguém tem ideia da data de envio dos processos que estão sendo analisados? Os documentos da minha mãe chegaram no dia 3 de maio. Semana que vem completará 2 meses...
@Nilton Hessel... Eu li a mensagem do Vlad Pen... Eu tenho o hábito de ler sempre as informações postadas... Eu só perguntei se alguém tinha a ideia de qual período estão sendo analisados os documentos. Apenas uma informação, já que não há uma planilha para acompanhar.
Como eu escrevi acima @Eliane... Lendo algumas páginas anteriores desse mesmo tópico você encontrará relatos individuais que responderão sua questão... Eu te indiquei fazer isso justamente por não existir uma planilha para esse tipo de processo...
@carolinemmpereira, no consulado do RJ tem que ir pessoalmente, parece que o escritório de Santos também está sendo rápido, pode fazer por lá. Em SP a documentação é enviada pelo correio, portanto não depende de agendamento, só seguir as instruções do site do consulado de SP e mandar a documentação para Santos.
@Daniel Henriques em relação a isso sem problemas, podemos ir para o RJ se for mais rápido (se for permitido, é claro). Perguntei porque no Consulado da Itália não é possível dar entrada por outro estado. Fiz a transcrição da minha avó pelo Consulado de SP via Correios, demorou 3 meses. Hoje vejo que tem gente esperando há 4 meses já! Dependo disso para dar entrada na minha nacionalidade. Pelo que entendi Santos e São Paulo são a mesma coisa, o que altera é pros serviços presenciais, tipo fazer passaporte e CC.
@carolinemmpereira, apesar de hoje Santos ser escritório consular do consulado de SP se mandar para Santos é tratado localmente, não é redirecionado para São Paulo. Teve alguém comentado no fórum recentemente que fez a transcrição e demorou uns 10 dias. Mas sabe como é, não existem garantias de prazo. Teve uma postagem agora pouco no fórum falando que no RJ está aberta agenda para transcrição de 21 a 28 de outubro. Acho que vai ser mais rápido enviar para Santos ou PD. Não tenho certeza se você consegue ser atendida no RJ residindo em SP.
Olá! Sou casada com um brasileiro, filho de portugueses, e recentemente fizemos o processo de transcrição do nosso casamento por PD. Agora, estou com o meu processo de atribuição de nacionalidade no Porto (através da minha mãe, com assento português). Junto com os meus documentos enviei cópia do nosso assento de casamento português. Terei que fazer a transcrição do nosso casamento novamente antes do agendamento do meu Cartão Cidadão? Obrigada.
Fiz a solicitacao da certidao de casamento da minha avo, ja que enviei as documentacoes para PD para transcricao de casamento dela. Verifiquei que o valor foi depositado em PD em 17/05, sendo assim, solicitei no Civil Online no dia 25/06 a certidao. Ate agora nao recebi o codigo de acesso para consultar o andamento do pedido. Enviei email para eles no dia 27/06, mas ate agora nada. Alguem teve o mesmo problema?
@Eliane_Figueiredo Meu processo tb chegou no dia 03/05 em PD, venho consultando o civil online mas até agora nada, não consultei se o vale postal foi sacado. Quando o processo for finalizado eu te aviso e caso o seu seja finalizado me avisa tb, pfv. Obrigado!!
@NiltonHessel Eu imaginei isso, mas como mudei de nome no casamento, achei que teria que transcrever o casamento por causa do cartão cidadão. Muito obrigada!
@Ivana... No Assento de Casamento que foi recentemente transcrito deve constar a informação da alteração do seu nome após o Casamento... O seu "futuro" Assento de Nascimento Português deve vir já atualizado com a Averbação do seu Casamento e também com a informação da alteração do seu nome... Quando sua Atribuição for concluída...Basta solicitar o Cartão de Cidadão...As informações que serão inseridas no chip do cartão serão as informações atualizadas...Ou seja...Que você é casada e o nome que usa atualmente...(De Casada)...
Como proceder com a transcrição em PDF, ou outro lugar mais fácil, sem ter a certidão de casamento? Ela é portuguesa e viveu com o brasileiro, teve filhos, mas não oficializou a união. Tem como?
@NiltonHessel , muito obrigada! Realmente, essa informação consta no nosso assento de casamento. Agora, é torcer para sair logo a atribuição por Porto. Agradeço a atenção!
Boa tarde... Eu sei que o andamento dos processos anda mais lento em consequência das férias e de problemas de saúde de alguns funcionários... Mas alguém sabe informar como andam os processos? Meus documentos chegaram no dia 3 de maio e até hoje, passados já 2 meses, nada foi modificado na certidão do civil online.
Boa tarde, gente, tudo bem? Na certidao de nascimento do meu avo tem alguns erro de gramática, do tipo: anno, creança, assigna, mez. Entretanto, os dados do meu avô (nome, cidade, ano do registro) ta td certo. Será que Ponta Delgada vai implicar com esses erros gramaticais?
Gente, tudo bem? Me tirem umas dúvidas, por favor?
Pergunta 1: Minha avó vai fazer o requerimento de trascrição do casamento. O meu avô precisa assinar o documento com ela também, ou ela pode ser a única Declarante?
E, 2, ainda falando do '2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente:' NACIONALIDADE DOS NUBENTES À DATA DO CASAMENTO: Se o nubente(s) for nascido (s) em Portugal ou com a nacionalidade originária, preencher: PORTUGUESA Se a nacionalidade fora adquirida por aquisição, preencher: BRASILEIRA. O assento português indicará a nacionalidade.
Sobre esse tópico, eu devo sempre colocar que ela é brasileira, msm q tenha a atribuição portuguesa, correto?
Comentários
A leitura de algumas das páginas anteriores deste mesmo tópico vão te mostrar a resposta...
Não deixe de levar em conta essa importante informação compartilhada pelo @Vlad Pen...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/200697/#Comment_200697
Eu li a mensagem do Vlad Pen... Eu tenho o hábito de ler sempre as informações postadas...
Eu só perguntei se alguém tinha a ideia de qual período estão sendo analisados os documentos. Apenas uma informação, já que não há uma planilha para acompanhar.
Lendo algumas páginas anteriores desse mesmo tópico você encontrará relatos individuais que responderão sua questão...
Eu te indiquei fazer isso justamente por não existir uma planilha para esse tipo de processo...
Não tenho certeza se você consegue ser atendida no RJ residindo em SP.
Só se faz a Transcrição uma vez...!!!
Se a sua Transcrição de Casamento já foi concluída seu Casamento já está registado em Portugal...
Fiz a solicitacao da certidao de casamento da minha avo, ja que enviei as documentacoes para PD para transcricao de casamento dela. Verifiquei que o valor foi depositado em PD em 17/05, sendo assim, solicitei no Civil Online no dia 25/06 a certidao. Ate agora nao recebi o codigo de acesso para consultar o andamento do pedido. Enviei email para eles no dia 27/06, mas ate agora nada.
Alguem teve o mesmo problema?
Meu processo tb chegou no dia 03/05 em PD, venho consultando o civil online mas até agora nada, não consultei se o vale postal foi sacado. Quando o processo for finalizado eu te aviso e caso o seu seja finalizado me avisa tb, pfv.
Obrigado!!
Assim que tiver uma posiçõ eu te aviso...
O meu vale foi sacado dentro do prazo.
Vamos aguardar...
No Assento de Casamento que foi recentemente transcrito deve constar a informação da alteração do seu nome após o Casamento...
O seu "futuro" Assento de Nascimento Português deve vir já atualizado com a Averbação do seu Casamento e também com a informação da alteração do seu nome...
Quando sua Atribuição for concluída...Basta solicitar o Cartão de Cidadão...As informações que serão inseridas no chip do cartão serão as informações atualizadas...Ou seja...Que você é casada e o nome que usa atualmente...(De Casada)...
Como proceder com a transcrição em PDF, ou outro lugar mais fácil, sem ter a certidão de casamento? Ela é portuguesa e viveu com o brasileiro, teve filhos, mas não oficializou a união. Tem como?
Grato.
Eu sei que o andamento dos processos anda mais lento em consequência das férias e de problemas de saúde de alguns funcionários... Mas alguém sabe informar como andam os processos? Meus documentos chegaram no dia 3 de maio e até hoje, passados já 2 meses, nada foi modificado na certidão do civil online.
Na certidao de nascimento do meu avo tem alguns erro de gramática, do tipo: anno, creança, assigna, mez. Entretanto, os dados do meu avô (nome, cidade, ano do registro) ta td certo. Será que Ponta Delgada vai implicar com esses erros gramaticais?
Pergunta 1: Minha avó vai fazer o requerimento de trascrição do casamento. O meu avô precisa assinar o documento com ela também, ou ela pode ser a única Declarante?
E, 2, ainda falando do '2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente:'
NACIONALIDADE DOS NUBENTES À DATA DO CASAMENTO:
Se o nubente(s) for nascido (s) em Portugal ou com a nacionalidade originária, preencher: PORTUGUESA
Se a nacionalidade fora adquirida por aquisição, preencher: BRASILEIRA.
O assento português indicará a nacionalidade.
Sobre esse tópico, eu devo sempre colocar que ela é brasileira, msm q tenha a atribuição portuguesa, correto?