Utilizando IA como consultoria

Algéum por aqui já utilizou IA como consultoria?

Estou fazendo o processo todo com auxilio da IA, desde os pedidos de atualização de certidões, email de conservatórias pra conseguir informações e cheguei na fase de fazer o envio da correspondência ao CRC, e a IA está me dando como preferencial o de Ponta Delgada, segundo a IA é a melhor fila hoje.

Alguém já enviou pra essa consertvatória?

Comentários

• @DaniloCamps

IA é uma ferramenta incrível, mas como sabemos em alguns casos ela "alucina" e dá algumas informações desencontradas, o que pode te causar problemas no futuro.

Você não necessariamente precisa contratar um advogado ou consultoria especializada para dar entrada no processo, se desejar pode tentar fazer por conta propria seguindo os guias do forum, que são sempre atualizados pela comunidade, inclusive quanto ao local de envio:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

• editado February 24

@DaniloCamps

Cuidado com as informações que a IA fornece, a melhor opção é seguir os guias aqui do fórum. Você esta dizendo que quer enviar o processo para uma CRC com base em uma possível "fila" que segundo a IA esta menor, porém a depender do seu tipo de processo isso não é possível, cônjuge só é analisado em Lisboa, netos somente em Lisboa e no Porto e por aí vai. É difícil conseguir informação sobre as filas de processos nas CRCs, sem falar que a depender da fila, seu processo pode ser redirecionado para outra conservatória, o que levaria a um atraso ainda maior, isto inclusive já aconteceu em um processo no qual eu estava acompanhando.

• editado February 24

@DaniloCamps

Algéum por aqui já utilizou IA como consultoria?

Na minha opinião é receita para desastre... Não me entenda mal, não sou resistente a técnologia, na verdade é a área onde construí minha carreira, mas cada ferramenta tem um uso e esses robôs de IA são muito úteis para um monte de coisas, mas não são consultores. Usar IA dessa forma é como usar uma faca de ponta redonda para apertar parafuso: a faca de ponta redonda é uma ferramenta ótima para passar manteiga, mas se usar para apertar parafuso, apesar de provavelmente a ponta encaixar, vai estragar o parafuso, vai estragar a faca e a peça que você queria parafusar vai ficar frouxa.

IA é a ferramenta errada para essa atividade pois ela envolve análise de legislação, conhecimento do que é praticado nas conservatórias (que nem sempre está escrito claramente na lei) e exige filtrar o monte de bobagem que as pessoas escrevem na internet do que realmente é informação relevante. A IA não pensa, não analisa nuances. É ótima para fazer trabalho de força bruta. Para texto é ótima para pegar três ou quatro idéias que você lançou como ítens e encadear em um texto corrido de uma forma que faça sentido, ou corrigir ortografia e sintaxe etc, mas ferramentas de IA, ao contrário do que o material de marketing e o hype da imprensa sugere, não pensam, não analisam nuances etc.

É apenas um papagaio (no sentido de que repete frases que "ouviu" com mais frequência sem entender o que está falando) que identifica qual o assunto está sendo tratado e encaixa as palavras e frases que são mais comuns para aquele assunto com base no material que foi treinado (geralmente conteúdo público na internet). O resultado é que a resposta costuma vir com um português correto, a forma de encadear as idéias parece fazer sentido, mas na maioria das vezes não bate com a realidade pois é uma média do que se encontra na internet sobre aquele assunto (na sua grande maioria bobagem, informação errada etc).

E pior: se você for "apertando" o chatbot (qualquer um) você consegue fazer ele responder qualquer coisa e sempre vai parecer que faz sentido (veja o meme abaixo, apesar de ser piada, é mais ou menos assim mesmo que funciona).

Enfim, Se aceita um conselho: não use. Pegue os guias do fórum (que o @AlanNogueira compartilhou acima), que foram escritos com inteligência natural, e use-os como referência. Estão atualizados, testados e sabemos que funcionam. Se tiver dúvidas pergunte que o pessoal aqui sempre ajuda.

Use o chatbot, por exemplo, se precisar responder a uma exigência e tiver que escrever um texto formal, em português de portugal, a partir de algumas idéias ou pontos seus.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.