Filhos de pai que acabou de receber cidadania
em Consulados
Caros, meu pai acabou de receber a cidadania portuguesa, na condição de neto de portugueses. Com o Assento de Nascimento em mãos é possível dar entrada nos processos da minha mãe, meu e do meu irmão?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@PauloManso
Com o Assento de Nascimento em mãos é possível dar entrada nos processos da minha mãe, meu e do meu irmão?
Vamos separar os casos:
Sua mãe - primeiro precisa transcrever o casamento deles em Portugal. Com a transcrição feita, se eles forem casados há mais de 5 anos (a contar da data do casamento), pode iniciar o processo dela como cônjuge.
Você e seu irmão - precisa verificar quem consta como declarante do nascimento de cada um de vocês e com que idade foram registrados. Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança. Caso o declarante seja o português e o registro tenha ocorrido antes de 1 ano de idade, podem iniciar o processo de nacionalidade como filhos imediatamente. Caso contrário, transcrevam primeiro o casamento dos seus pais e depois iniciem o processo.
@ecoutinho muito obrigado! Você sabe qual é o primeiro passo para dar entrada no processo dos filhos? E para transcrever o casamento da minha mãe?
@PauloManso
Para os processos dos filhos, siga o guia abaixo a depender se são filhos maiores ou menores de idade
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
Para o processo de sua mãe o primeiro passo é a transcrição do casamento dos seus pais.
Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]
Depois de transcrito o casamento, pode iniciar o processo de sua mãe, a depender do tempo de casados.
Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3