Processo da minha filha de 15 anos, 1C menor. desde 10/23 estava na bolinha um. Noto que muitos ja tiveram seus processos concluídos. Dificil acreditar no IRN. As informações são falhas de mais, e telefone ninguém atende. Incrível tal situação. E a miúda precisou da documentação para as provas do governo.
Se o processo foi enviado para a ACP, é possível que já tenha terminado.
Se você consular nossa planilha Filhos - Planilha Cidadania Portuguesa, colocando os filtros Idade 0-17 anos, Status 7-Terminado e Último Acesso - Últimos 3 meses, verá que há pelo menos uma dezena de casos do fim de 2023 e mesmo do início de 2024 já finalizados.
Mas isso vale para a ACP. Se o processo foi enviado para outra conservatória, não temos muitas informações.
Minha sugestão: ligue para a Linha Registos e se informe. É preciso tentar várias vezes, insistir. Uma hora atendem - e te passam a informação correta. Já passei 4 horas no telefone tentando. A ligação cai, vc tenta de novo. Cai, tenta de novo. Até a hora que consegue.
No meu de 03/22 na fase AGUARDA RESPOSTA aparece: Em alguma das fases de tramitação, foi requisitado ao requerente alguma informação ou documento extra que ainda não foi enviado. O que não é verdade!
Não adianta ficarmos sofrendo agora com esse sistema que ainda está cheio de problemas, o jeito é aguardar até que estabilizem e passe a mostrar informações corretas...
@LeoSantos ,o processo 1D de meu irmão de jan/22 está exatamente como o seu. Ainda estou na dúvida, se esta atualizado ou não. Pois se já passou da análise tudo indicaria que já foi checado o atestado de antescedentes dos EUA. Como este processo sempre esteve na antiga bolinha 1, pensei que ainda pudesse cair em exigência pelo atestado de antecedentes que chegou lá depois de 90 dias de expedido. Se for analisar a consulta como está pode parecer que só falta a decisão. Mas está parecendo é que entre o submetido 2 e Em análise é feita a recepção, digitalização, e arquivo dos documentos e de Em análise até Para decisão o conservador irá analisar os documentos, aguardar as consultas externas e se não houver motivos de exigência emitirá a Proposta de decisão, caso haja exigência o processo ficara na fase Para decisão até o desfecho ou seja, cumprida a exigência é deferido, caso contrário indeferido.
O Em análise azul checado não parece que só falta o despacho.
Mas por outro lado me parece que os desenvolvedores desta nova plataforma estão assimilando de última hora as fases e eventos dos processos, pois a cada dia vem m resultado diferente.
@texaslady na consulta antiga o meu processo estava na bolinha 2, sendo ligando na linha de registos me informaram que estava na 4.
Então essa consulta tá batendo com o que acredito seja o estado atual do meu processo. Mas pode ser apenas coincidência né? Vou aguardar mais um pouco até tudo se estabilizar para ter certeza.
@LeoSantos obrigado pela informação. Todos os processos que acompanho, filho, neto e por casamento, sem exceção, estão desse jeito aí. No início, eu indiquei que achava que seria assim, com 4 movimentos apenas e que as datas seriam algo a mais. No entanto, penso que ainda estão atualizando e que alguns pontos podem ainda vir a ficarem melhores. Assim eu espero.
O que ainda nao esta muito claro pra mim eh, por exemplo, se o processo esta com tick azul na fase 2 (como no exemplo do Leo Santos) significa que todas aquelas tarefas da fase 2 ja estao feitas, ou seja, na verdade o processo estaria na fase "Para decisao" ou significa que eles estao executando alguma das tarefas da fase 2, por exemplo, verificacao da documentacao?
2 Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
Parece que o sistema mudou novamente. Tinha consultado ha pouco e meu processo aparecia como o do Leo Santos (varias vezes apareceu assim.) Agora mudou para ter apenas a bolinha 1 ticada e meu nome comecou a aparecer no resultado da consulta assim como o local do processo
@analuisapb O sistema foi atualizado e agora, infelizmente, demonstra a realidade. Meu processo de neto, bem como o do meu irmãos, são de out/23 e agora mostram apenas a bolinha 1 ticada, com local onde foram recepcionados e nossos nomes.
Os dois processos que acompanho, da minha sogra como neta e da minha esposa por essa condição, apareceram inicialmente, da minha sogra, na bolinha 3 e da minha esposa na bolinha 2, ambos retornaram para a 1
Bem, como outros já comentaram, houve uma atualização da plataforma ontem.
no caso do processo 1D que eu acompanho, agora aparece corretamente o número do processo, o local do pedido e o nome da requisitante.
a bolinha “em análise “ está azul com o V, e a bolinha “para decisão “, em branco com a caneta. O que eu acredito corresponder ao estado atual do processo.
por outro lado, o botão “notificações “ que antes aparecia no canto direito superior da tela, desapareceu. Assim como desapareceu também a linha azul onde deveriam vir informações sobre o “mandatário “, embora esse processo não tenha um, então nesse caso específico, não está fazendo falta.
como está seu status hoje? O de meu irmão retornou para "Submetido" depois de ter passado por "Em análise" e "Para decisão".
Na plataforma de consulta anterior estava na bolinha 1. Mas sempre achei que já deveria estar na 3 ou 4. Pensei que não estavam atualizando.
Como não sabemos o que vem a seguir, só torço para que haja outra atualização e que passe para "Em análise" que é o que acredito que deva estar já que fazem quase 3 anos.
@texaslady infelizmente a consulta do meu processo regrediu para a bolinha 1 novamente.
Até mesmo o campo de 'histórico de notificações" desapareceu.
Curiosamente, eu mandei um email para a CRC, e recebi uma resposta automática, dizendo que ainda estão analisando os processo de maio/2021. O que me chamou a atenção, é que fala que meu processo foi "distribuído ao setor Nac. B, desta Conservatória dos Registos Centrais". Nunca tinha visto esta expressão antes, setor Nac. B. Será que estão se organizando internamente e criaram um setor exclusivo para nacionalidade de netos?
Só achismo, mas poderia ser nacionalidade de brasileiros? Mas acho que com a nova plataforma, se realmente o que se pretende pelo comunicado do IRN acontecer, ou seja os 3 passos abaixo, finalmente vamos poder ter uma fila organizada cronologicamente e os processos serão distribuídos conforme a ordem de entrada.
As novas funcionalidades de atendimento (frontoffice) permitem:
Digitalizar os documentos apresentados pelo requerente logo na entrada do pedido
Extrair os dados de identificação do requerente com recurso a inteligência artificial e inseri-los automaticamente no sistema
Classificar, de forma automática, o processo, quanto à tipologia do pedido.
É difícil acreditar que seu processo esteja apenas na fase Submetido, e mesmo o de meu irmão que é de jan/2022. No mínimo seu processo deveria estar "Em análise". Só na nossa planilha tem 11 processos que receberam assento no mês de outubro. De vários meses de 2021, maio, julho, agosto, setembro, e até um de janeiro de 2022, todos deram entrada por meio físico. É uma variação de tempo enorme para dizer que se segue uma ordem cronológica.
Mas vamos torcer para que as mudanças venham mesmo para melhor e que possamos ter uma consulta realmente atualizada.
@texaslady faz todo sentido ser brasileiros mesmo, afinal de contas somos os maiores "clientes" deles disparado, justificaria ter um departamento só pra isso.
Outra alternativa seria departamento "A", "B", "C", etc - cada um cuidaria de um tipo de processo (casamento, descendência, tempo de residência...) não sei dizer ao certo.
Quanto ao estado do meu processo, vou ficar por enquanto com a informação que recebi ligando na linha de registos, o funcionário me disse que estava na antiga bolinha 4. Minha esperança é que saísse a decisão até o final do ano, embora cada vez fique mais difícil, ainda tenho fé :D
Curiosamente, eu mandei um email para a CRC, e recebi uma resposta automática, dizendo que ainda estão analisando os processo de maio/2021. O que me chamou a atenção, é que fala que meu processo foi "distribuído ao setor Nac. B, desta Conservatória dos Registos Centrais". Nunca tinha visto esta expressão antes, setor Nac. B. Será que estão se organizando internamente e criaram um setor exclusivo para nacionalidade de netos?
Não é novidade isso. Eu mesmo já havia recebido emails em 2023 mencionando o "setor Nac. B." Mas como isso é organizado, eu não sei.
@Destefano faz 1 mês que esta plataforma está no ar e continua com erro. O meu processo é de Abril/22 e até o momento não sei como está. No primeiro dia estava na bolinha 3 e hoje nem abrir abre e quando abre fica na bolinha 1. Mandei e-mail la na CRC mas ainda não obtive retorno. Está bemmm difícil de saber o que está rolando.
@Aled faz um mês que ela começou, mas faz um 1 em que ela passa por uma ampliação importante e que a gente gostando ou não, é natural que tenhamos problemas. Eles se superam, ok, mas a revolta se justifica, ao meu ver, em casos como o seu, mas as pessoas quando leem os seus comentários acabam tbm achando que está sendo injustiçado e tal... no final, acaba um monte de gente revoltada, mandando diversos emails para o IRN, criando um clima de pouca ajuda no fórum e gerando mais demanda no IRN com o envio de emails que ainda que não seja recebidos, acabando gerando fluxo no fórum e atrapalhando pessoas como vc, em que em tese, possui uma demanda justa.
Concordo com o @Destefano e acrescento que sou da opinião de que não adianta ficarmos nos estressando com algo que não temos como controlar.
Além de não resolver o problema do site, as pessoas só se estressam ainda mais e ficam ansiosas. O site está fora? Checa o status outro dia ou na semana que vem. Tem pressa em ter um status por qualquer motivo? Liga na Linha Registos, mas a menos que haja uma exigência para ser atendida, não há nada a fazer além de esperar e de vez em quando dar uma checada para ver se o processo já concluiu e não te mandaram o assento.
Não adianta ter pressa. O que está sob o nosso controle é o que acontece antes de iniciar o processo: o levantamento dos documentos, ter a estratégia desenhada ("puxa a cidadania de quem", transcreve casamento? etc), o planejamento de para onde mandar o processo, como mandar, que certidões mandar, que certidões não mandar , ver se tem alguma possibilidade de exigência e já deixar a certidão "na manga" para caso peçam etc.
Fazendo esse trabalho de pesquisa/planejamento antes, o processo tende a ser tranquilo e sem surpresas. O negócio é não fazer planos e "esquecer" o processo por um tempo que uma hora sai.
Comentários
Galera, alguem que já teve o processo aprovado e registro criado pode consultar no novo sistema e olhar pf as ferramentas desenvolvedor
"data": {
"Submetido2": "past",
"Emanalise2": "past",
"Aguardaresposta2": "active",
"Paradecisao2": "active",
"Paraministerio2": "next",
"Concluido_Ministerio": "next",
"Concluido_DecisionProposal": "next",
"HoldAnswer2": false,
"MinisterioSelected3": false,
"Submetido_Date": "",
"Aguardaresposta_Date": "",
"Paradecisao_Date": "",
"Paraministerio_Date": "",
"Concluido_Ministerio_Date": "",
"Concluido_DecisionProposal2": ""
}
}
conferir como esta esses campos, aparentemente esses são os q mostra estado atual
Bom dia a todos.
Processo da minha filha de 15 anos, 1C menor. desde 10/23 estava na bolinha um. Noto que muitos ja tiveram seus processos concluídos. Dificil acreditar no IRN. As informações são falhas de mais, e telefone ninguém atende. Incrível tal situação. E a miúda precisou da documentação para as provas do governo.
@RogerioGC
Se o processo foi enviado para a ACP, é possível que já tenha terminado.
Se você consular nossa planilha Filhos - Planilha Cidadania Portuguesa, colocando os filtros Idade 0-17 anos, Status 7-Terminado e Último Acesso - Últimos 3 meses, verá que há pelo menos uma dezena de casos do fim de 2023 e mesmo do início de 2024 já finalizados.
Mas isso vale para a ACP. Se o processo foi enviado para outra conservatória, não temos muitas informações.
Minha sugestão: ligue para a Linha Registos e se informe. É preciso tentar várias vezes, insistir. Uma hora atendem - e te passam a informação correta. Já passei 4 horas no telefone tentando. A ligação cai, vc tenta de novo. Cai, tenta de novo. Até a hora que consegue.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
No meu de 03/22 na fase AGUARDA RESPOSTA aparece: Em alguma das fases de tramitação, foi requisitado ao requerente alguma informação ou documento extra que ainda não foi enviado. O que não é verdade!
Pessoal um forista ligou lá na linha de registros e teve a informação de que:
“a plataforma não está operacional e vai estar apenas na segunda-feira “ segundo informado pela atendente https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/355477#Comment_355477
Não adianta ficarmos sofrendo agora com esse sistema que ainda está cheio de problemas, o jeito é aguardar até que estabilizem e passe a mostrar informações corretas...
@Destefano agora que o sistema está atualizando, meu processo aparece assim:
Só o fato de ter esse histórico de notificações, já melhorou muito na minha opinião.
@LeoSantos ,o processo 1D de meu irmão de jan/22 está exatamente como o seu. Ainda estou na dúvida, se esta atualizado ou não. Pois se já passou da análise tudo indicaria que já foi checado o atestado de antescedentes dos EUA. Como este processo sempre esteve na antiga bolinha 1, pensei que ainda pudesse cair em exigência pelo atestado de antecedentes que chegou lá depois de 90 dias de expedido. Se for analisar a consulta como está pode parecer que só falta a decisão. Mas está parecendo é que entre o submetido 2 e Em análise é feita a recepção, digitalização, e arquivo dos documentos e de Em análise até Para decisão o conservador irá analisar os documentos, aguardar as consultas externas e se não houver motivos de exigência emitirá a Proposta de decisão, caso haja exigência o processo ficara na fase Para decisão até o desfecho ou seja, cumprida a exigência é deferido, caso contrário indeferido.
O Em análise azul checado não parece que só falta o despacho.
Mas por outro lado me parece que os desenvolvedores desta nova plataforma estão assimilando de última hora as fases e eventos dos processos, pois a cada dia vem m resultado diferente.
Enfim com o tempo vamos decifrar as novas fases.
@texaslady na consulta antiga o meu processo estava na bolinha 2, sendo ligando na linha de registos me informaram que estava na 4.
Então essa consulta tá batendo com o que acredito seja o estado atual do meu processo. Mas pode ser apenas coincidência né? Vou aguardar mais um pouco até tudo se estabilizar para ter certeza.
@LeoSantos obrigado pela informação. Todos os processos que acompanho, filho, neto e por casamento, sem exceção, estão desse jeito aí. No início, eu indiquei que achava que seria assim, com 4 movimentos apenas e que as datas seriam algo a mais. No entanto, penso que ainda estão atualizando e que alguns pontos podem ainda vir a ficarem melhores. Assim eu espero.
@Destefano @LeoSantos @texaslady @CarlosASP @ecoutinho
hoje houve uma atualizacao na página do IRN, se voces observarem, eles agora explicam o que sao as novas bolinhas e a correspondencia com as antigas.
Consultar estado do processo de nacionalidade | Justiça.gov.pt (justica.gov.pt)
agora, porque nao colocaram essa informacao na propria página de consulta... vai saber!
@eduardo_augusto ,
está nova plataforma de consulta ainda não está completamente definida. Hoje postei em outro tópico estas fazes do site do IRN (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26498/atualizacao-da-planilha-de-acompanhamento#latest). Estas 4 fases devem ter sido a idéia inicial, mas em algumas consultas aparece uma fase intermediária "Aguarda Respostas".
Acho que quando estiver bem definido eles vao incluir as fases na página de consulta.
@eduardo_augusto
Interessante a informacao sobre as novas fases.
O que ainda nao esta muito claro pra mim eh, por exemplo, se o processo esta com tick azul na fase 2 (como no exemplo do Leo Santos) significa que todas aquelas tarefas da fase 2 ja estao feitas, ou seja, na verdade o processo estaria na fase "Para decisao" ou significa que eles estao executando alguma das tarefas da fase 2, por exemplo, verificacao da documentacao?
2 Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
Parece que o sistema mudou novamente. Tinha consultado ha pouco e meu processo aparecia como o do Leo Santos (varias vezes apareceu assim.) Agora mudou para ter apenas a bolinha 1 ticada e meu nome comecou a aparecer no resultado da consulta assim como o local do processo
@analuisapb O sistema foi atualizado e agora, infelizmente, demonstra a realidade. Meu processo de neto, bem como o do meu irmãos, são de out/23 e agora mostram apenas a bolinha 1 ticada, com local onde foram recepcionados e nossos nomes.
@Destefano
Os dois processos que acompanho, da minha sogra como neta e da minha esposa por essa condição, apareceram inicialmente, da minha sogra, na bolinha 3 e da minha esposa na bolinha 2, ambos retornaram para a 1
Bem, como outros já comentaram, houve uma atualização da plataforma ontem.
no caso do processo 1D que eu acompanho, agora aparece corretamente o número do processo, o local do pedido e o nome da requisitante.
a bolinha “em análise “ está azul com o V, e a bolinha “para decisão “, em branco com a caneta. O que eu acredito corresponder ao estado atual do processo.
por outro lado, o botão “notificações “ que antes aparecia no canto direito superior da tela, desapareceu. Assim como desapareceu também a linha azul onde deveriam vir informações sobre o “mandatário “, embora esse processo não tenha um, então nesse caso específico, não está fazendo falta.
vamos ver o que vem pela frente!
Só trazendo o quadro relativo ao link que o @eduardo_augusto postou para facilitar a visualização:
Aproveito para atualizar de acordo com a minha última atualização.
Tenho 2 processos de filhos submetidos em julho e agosto de 2023 assim, só muda a data de finalização em um mês:
Tenho 2 processos de netos menores submetido em agosto de 2023 com o seguinte quadro:
Por fim, 1 processo de nacionalidade pelo casamento de abril de 2022. Se de fato estiver atualizado, explica mais agora do que antes:
@LeoSantos ,
como está seu status hoje? O de meu irmão retornou para "Submetido" depois de ter passado por "Em análise" e "Para decisão".
Na plataforma de consulta anterior estava na bolinha 1. Mas sempre achei que já deveria estar na 3 ou 4. Pensei que não estavam atualizando.
Como não sabemos o que vem a seguir, só torço para que haja outra atualização e que passe para "Em análise" que é o que acredito que deva estar já que fazem quase 3 anos.
@texaslady infelizmente a consulta do meu processo regrediu para a bolinha 1 novamente.
Até mesmo o campo de 'histórico de notificações" desapareceu.
Curiosamente, eu mandei um email para a CRC, e recebi uma resposta automática, dizendo que ainda estão analisando os processo de maio/2021. O que me chamou a atenção, é que fala que meu processo foi "distribuído ao setor Nac. B, desta Conservatória dos Registos Centrais". Nunca tinha visto esta expressão antes, setor Nac. B. Será que estão se organizando internamente e criaram um setor exclusivo para nacionalidade de netos?
@LeoSantos acredito eu q sim e não
Tipo como sistema agora automatico vão dividir por artigos automaticamente e cada conservador pegar um artigo acredito eu
Suposição
@LeoSantos ,
Só achismo, mas poderia ser nacionalidade de brasileiros? Mas acho que com a nova plataforma, se realmente o que se pretende pelo comunicado do IRN acontecer, ou seja os 3 passos abaixo, finalmente vamos poder ter uma fila organizada cronologicamente e os processos serão distribuídos conforme a ordem de entrada.
As novas funcionalidades de atendimento (frontoffice) permitem:
É difícil acreditar que seu processo esteja apenas na fase Submetido, e mesmo o de meu irmão que é de jan/2022. No mínimo seu processo deveria estar "Em análise". Só na nossa planilha tem 11 processos que receberam assento no mês de outubro. De vários meses de 2021, maio, julho, agosto, setembro, e até um de janeiro de 2022, todos deram entrada por meio físico. É uma variação de tempo enorme para dizer que se segue uma ordem cronológica.
Mas vamos torcer para que as mudanças venham mesmo para melhor e que possamos ter uma consulta realmente atualizada.
@texaslady faz todo sentido ser brasileiros mesmo, afinal de contas somos os maiores "clientes" deles disparado, justificaria ter um departamento só pra isso.
Outra alternativa seria departamento "A", "B", "C", etc - cada um cuidaria de um tipo de processo (casamento, descendência, tempo de residência...) não sei dizer ao certo.
Quanto ao estado do meu processo, vou ficar por enquanto com a informação que recebi ligando na linha de registos, o funcionário me disse que estava na antiga bolinha 4. Minha esperança é que saísse a decisão até o final do ano, embora cada vez fique mais difícil, ainda tenho fé :D
@texaslady @LeoSantos
Curiosamente, eu mandei um email para a CRC, e recebi uma resposta automática, dizendo que ainda estão analisando os processo de maio/2021. O que me chamou a atenção, é que fala que meu processo foi "distribuído ao setor Nac. B, desta Conservatória dos Registos Centrais". Nunca tinha visto esta expressão antes, setor Nac. B. Será que estão se organizando internamente e criaram um setor exclusivo para nacionalidade de netos?
Não é novidade isso. Eu mesmo já havia recebido emails em 2023 mencionando o "setor Nac. B." Mas como isso é organizado, eu não sei.
o organograma do IRN é esse aqui: organograma_centrais_02 (justica.gov.pt)
Olá!
Sabem dizer se o sistema de consulta de processos foi novamente alterado?
@Destefano faz 1 mês que esta plataforma está no ar e continua com erro. O meu processo é de Abril/22 e até o momento não sei como está. No primeiro dia estava na bolinha 3 e hoje nem abrir abre e quando abre fica na bolinha 1. Mandei e-mail la na CRC mas ainda não obtive retorno. Está bemmm difícil de saber o que está rolando.
@Aled faz um mês que ela começou, mas faz um 1 em que ela passa por uma ampliação importante e que a gente gostando ou não, é natural que tenhamos problemas. Eles se superam, ok, mas a revolta se justifica, ao meu ver, em casos como o seu, mas as pessoas quando leem os seus comentários acabam tbm achando que está sendo injustiçado e tal... no final, acaba um monte de gente revoltada, mandando diversos emails para o IRN, criando um clima de pouca ajuda no fórum e gerando mais demanda no IRN com o envio de emails que ainda que não seja recebidos, acabando gerando fluxo no fórum e atrapalhando pessoas como vc, em que em tese, possui uma demanda justa.
Concordo com o @Destefano e acrescento que sou da opinião de que não adianta ficarmos nos estressando com algo que não temos como controlar.
Além de não resolver o problema do site, as pessoas só se estressam ainda mais e ficam ansiosas. O site está fora? Checa o status outro dia ou na semana que vem. Tem pressa em ter um status por qualquer motivo? Liga na Linha Registos, mas a menos que haja uma exigência para ser atendida, não há nada a fazer além de esperar e de vez em quando dar uma checada para ver se o processo já concluiu e não te mandaram o assento.
Não adianta ter pressa. O que está sob o nosso controle é o que acontece antes de iniciar o processo: o levantamento dos documentos, ter a estratégia desenhada ("puxa a cidadania de quem", transcreve casamento? etc), o planejamento de para onde mandar o processo, como mandar, que certidões mandar, que certidões não mandar , ver se tem alguma possibilidade de exigência e já deixar a certidão "na manga" para caso peçam etc.
Fazendo esse trabalho de pesquisa/planejamento antes, o processo tende a ser tranquilo e sem surpresas. O negócio é não fazer planos e "esquecer" o processo por um tempo que uma hora sai.